Páginas

segunda-feira, maio 03, 2010

Ulices, o PDT e a vaga no TCE


Editorial


Ainda sob calor da polêmica Flávio Conceição x Clóvis Barbosa e a existência de apenas uma vaga de conselheiro para um dos dois no Tribunal de Contas do Estado (TCE), a aposentadoria do conselheiro Antônio Manoel de Carvalho Dantas, protocolada, na última sexta-feira, dia 30, já rende em toda a mídia sergipana uma nova controvérsia sobre a possível escolha do deputado estadual Ulices Andrade (PDT) para ser o próximo conselheiro do TCE.

A acomodação faria parte do pacote de medidas que vem sendo costurado pelo governador Marcelo Déda (PT), para manter o chamado governo de coalizão unido. A timidez quase silenciosa do PDT, quando o assunto é a formação da majoritária, entrega o sonho de ver o seu maior líder conselheiro do TCE.

Para isso, Déda, apesar de respeitar a decisão dos 24 deputados, já teria dado o seu aval ao nome de Ulices, até porque precisa do apoio do PDT, sobretudo de prefeitos como Fábio Henrique, em Socorro, já que na eleição passada o município optou por João Alves. E do próprio Alex Rocha, em São Cristóvão. Neste município, a situação é ainda mais delicada, já que Lauro Rocha, pai do prefeito, sempre foi aliado de João Alves.

O desfecho estaria em sintonia com a posição do empresário e presidente do PR, Edvan Amorim, e do seu irmão, o deputado federal Eduardo Amorim, líder do PSC , e pré-candidato ao Senado. Eles também entendem que a decisão cabe aos deputados, mas deixam nas entrelinhas que ou Ulices e o PDT como um todo incorporam o projeto Eduardo Amorim no Senado em 2011, ou nada de contar com votos da bancada do PSC.

Ulices teria confidenciado a amigos que, obviamente, tem pressa. Gostaria de resolver sua vida antes de Déda bater o martelo pela composição da majoritária. O deputado não acredita que Almeida Lima, que teima em entrar na chapa de última hora, possa atrapalhar os projetos do grupo dedista, mas não quer subestimar o adversário. Por isso, definir o processo com urgência estaria em seus planos.

Mas e os irmãos Amorim? As declarações que Edvan tem prestado a imprensa demonstram que ele troca a pressa na escolha do novo conselheiro pela certeza de que seu irmão, e por tabela os demais integrantes do seu grupo, terão apoio para a candidatura do PSC ao Senado.

Há tempos o prefeito Fábio Henrique não apenas defendeu a presença de Eduardo Amorim na chapa majoritária como também deixou claro que o apoiará. Fábio se mostra grato a Eduardo Amorim, que não mede esforços para ajudar Socorro. A vida de Ulices não está difícil de ser resolvida junto aos irmãos Amorim. Basta o PDT seguir os passos do prefeito de Socorro.

Do Universo Político.com

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA