Páginas

sexta-feira, maio 28, 2010

Pr. Daniel Fortes participou de um debate mobilizado pelo vereador Jailton Santana sobre dependentes químicos


Em sessão especial na manhã de quinta-feira, dia 20/05 na Câmara MunicIpal de Aracaju, foi debatido o tema DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM SERGIPE, abordando as suas conseqüências na família e na sociedade, a falta de estrutura do Estado em dar assistência aos dependentes e o trabalho realizado pelas clínicas São Marcelo e Santa Maria na área do tratamento assistencial aos usuários de entorpecentes, em especial o crack. De autoria do vereador Jailton Santana (PSC), a sessão teve como convidados o juiz da Comarca de São Cristóvão, Manoel Costa Neto; a promotora de Justiça dos Direitos do Cidadão, Euza Missano; e a coordenadora do Núcleo de Apoio à Infância e Adolescente, a promotora Miriam Tereza Machado; O delegado Flávio Albuquerque, o juiz Manoel Costa Neto entre outros.

O Pr. Daniel Fortes também se fez presente na Sessão Especial e falou sobre a campanha 'Jesus Liberta' desenvolvida por ele no ano passado com o intuito de colaborar para a recuperação de usuários de drogas. "A Igreja tem um papel fundamental na vida da sociedade. Conheço vários casos em que o jovem ao frequentar a igreja se recuperou. Tenho vários testemunhos nessa questão, mostrando como a igreja é um parceiro forte na recuperação de jovens e adultos que caem no mundo das drogas", afirmou.

Ainda em seu discurso, Daniel fez uma sugestão aos vereadores de Aracaju. "Peço aos parlamentares que conversem com a Prefeitura de Aracaju para que seja criada uma Secretaria de Combate ao Uso de Drogas para que seja possível desenvolver ações mais enérgicas quanto ao combate ao uso de drogas", disse.

O Pr Daniel Fortes lançou o ano passado a Campanha “DROGAS, JESUS LIBERTA”, uma campanha que tem repercutido bastante, inclusive muitas mães desesperadas tem ido em busca de ajuda em seu programa de rádio, o que levou a fazer um outro programa específico intitulado, “TIRAÍ A PEDRA”.

O Pr. Daniel tem sentido a dor destas famílias, e por isto entrou nesta luta de corpo e alma para cobrar das autoridades que desempenhem o seu papel.

O crack é um elemento que acelera a violência no Estado de Sergipe. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério Público de Sergipe, 70% dos atos infracionais registrados no Estado, relacionados a jovens, estão associados às drogas. O dado alarmante está refletido nas instituições que cuidam de menores que cumprem pena privativa de liberdade. Segundo dados, 65% se declararam usuários de crack.

Os homicídios constituem a primeira causa de morte entre os usuários, resultantes de brigas em geral, ações policiais e punições de traficantes pelo não-pagamento de dívidas contraídas nesse comércio; outra causa importante são as doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, por exemplo, por conta do comportamento promíscuo que a droga gera. O modo de vida do usuário o expõe à vitimização, muitas vezes e infelizmente, levando-o a um fim trágico.

O Pr. Daniel entende que o problema do crack hoje é um problema de saúde pública, precisa ser tratado, e é obrigação do estado.

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA