Páginas

quinta-feira, maio 13, 2010

Ficha Limpa: Líder do governo foi infeliz, diz Laércio Oliveira


Ele defende o projeto e diz que "tem gente prometendo até o que não pode dar" em troca de voto

Do Universo Político.com



O suplente de deputado federal e empresário, Laércio Oliveira (PR), lamentou, na manhã desta quinta-feira, dia 13, a colocação do líder do governo no Senado, senador Jucá (PMDB-RR), que afirmou que o projeto "Ficha Limpa não é prioridade". Para Laércio, esse projeto é como uma peneira que "facilitará ao eleitorado" escolher seu representante "sem o risco de ele ser um ficha suja".



"Ele foi extremamente infeliz. Desse jeito, como é que a gente consegue fazer uma política de transparência? Como é que queremos colocar a sociedade no seio da discussão, se quando os políticos têm essa oportunidade, de dar clareza ao processo político, um projeto desses é deixado de lado?", questionou Laércio Oliveira, em entrevista ao Liberdade Sem Censura, cobrando compromisso dos parlamentares em votar no Ficha Limpa, que é um projeto de iniciativa popular.



O Ficha Limpa proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada - tomada por vários juízes ou desembargadores -, mesmo que o trâmite do processo não tenha sido concluído no Judiciário. Laércio insiste que essa medida é essencial para a política e requer a aprovação urgente.



"Isso é uma obrigação de cada cidadão, e do político mais ainda. Porque temer a provação desse projeto? Representante do povo não deve ter dívidas com a Justiça", taxou ele. O projeto, que reuniu mais de 1,6 milhões de assinaturas para tramitar no Congresso, foi aprovado pela Câmara Federal e agora aguarda votação no Senado. Laércio acredita que, "a aprovação desse projeto será a realização da vontade do povo, que está cansado de ser enganado por político sem compromisso".



Alerta

Laércio Oliveira aproveitou para voltar a alertar a população sobre o "cuidado com as promessas enganosas". Segundo o empresário, tem cidadão propenso a disputar eleição ou reeleição "oferecendo até o que não pode dar".



"Tem gente que não tem autonomia para fazer calçamento prometendo calçamento de ruas. Têm promessas de empregos, casas... Um absurdo", denunciou ele.



O empresário ressaltou a importância de cada eleitor fazer um julgamento particular na hora de escolher seu representante. "Espero que o Ficha Limpa comece a vigorar nestas eleições (que ocorrem em outubro). Mas independente do projeto, o cidadão deve avaliar cada candidato e selecionar aquele cuja ficha não é suja. Porque se cada um fizer isso. Os próprios aqueles que não tem ficha limpa não terão oportunidade de se elegerem", considerou.



Por Raissa Cruz

Com informações da Liberdade FM

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA