Páginas

domingo, maio 09, 2010

SINAIS DE TURBULÊNCIA

www.faxaju.com.br


Diógenes Brayner

A antecipação da aposentadoria do conselheiro Antônio Manoel de Carvalho do Tribunal de Contas do Estado, que ocorreu na sexta-feira da semana passada, abriu insatisfações dentro de segmentos que integram a base aliada do Governo. O empresário Edvan Amorim (PR), que comanda a bancada liderada pelo PSC, não escondeu a posição contrária e fez declarações abertas à imprensa. O grupo viu na antecipação uma forma de proteger o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ulices Andrade (PDT), que já tem guardada, como trunfo, a relação de assinaturas dos seus colegas, apoiando-o para assumir a vaga que, só dia 03 de julho, seria aberta. A data limite não causaria qualquer problema, porque todos os passos para formação da coligação e escolha dos nomes que comporiam a chapa majoritária, já estariam dados. O pessoal considerou que Ulices foi brindado com uma posição antecipada.

Os partidos que formam o agrupamento comandado por Edvan Amorim são excessivamente unidos. Obedecem rigidamente ao comando da liderança. A decisão do bloco é se colocar em posição estratégica, dentro de uma coligação que disputará a reeleição e terá seu irmão, Eduardo Amorim, como candidato ao Senado. Há cuidado também com os proporcionais, que têm reclamado muito. Nesta sexta-feira, um membro do PSC ligou-me em off e reclamou: “se era para antecipar a aposentadoria de Antônio Manoel, por que não foi feito no início do ano? Talvez a reação fosse menor”. Os partidos liderados por Edvan Amorim acham que a escolha de Ulices para conselheiro teria que passar pela indicação dos nomes para compor a chapa majoritária. E assim provavelmente será, porque já está praticamente definido que a legenda não votará nada agora, para que o deputado ocupe a vaga. Um detalhe: o bloco liderado por Amorim apóia sem problema Ulices para o Tribunal de Contas do Estado, mas depois de acomodar todos os demais partidos que integram a aliança.

O governador Marcelo Déda (PT) fez um apelo correto, para que não se politizasse a escolha a um cargo tão importante para o Estado, como o de conselheiro do TCE. Sobre isso o PSC concorda, mas acha que a indicação de todos os nomes para ocupar o Tribunal de Contas teve uma dosagem forte de política. Lembrou até a forma como o deputado Ulices Andrade foi escolhido presidente da Assembléia Legislativa, em fevereiro de 2007. Agora as coisas podem complicar, porque Amorim só vai votar em Ulices – como os deputados desejam – se a chapa majoritária for fechada com o formato que todo bloco traçou, tendo Eduardo Amorim como candidato ao Senado, além de compromissos que devem ser firmados para fortalecer a eleição dos proporcionais. Sem isso, podem se unir à oposição e escolher um outro nome. Um detalhe: dois deputados de oposição não abrem mão de apoiar Ulices, em quaisquer circunstâncias.

O pensamento de que a aposentadoria antecipada de Antônio Manoel de Carvalho deveria ocorrer em 03 de julho, é porque o PSC entraria com outro candidato caso a indicação da chapa majoritária e alguns tratos que devem ser fechados não dessem certo: “cada um pressiona do jeito que pode”, disse-me uma liderança do interior, que vai disputar um mandato proporcional. Outro fato causou um certo constrangimento: a suspeita [todos têm certeza] de que Manoel atendeu a um pedido do deputado federal Albano Franco. E o quê vai acontecer que o pessoal fica irritado? Ulices e seu grupo vão votar no deputado tucano para o Senado Federal, em qualquer posição que ele esteja – situação ou oposição: “isso não é correto para quem estar disputando um mandato na chapa majoritária, cujos candidatos o apoiaram para eleger-se conselheiro”, clama um parlamentar do PSC.

A partir desta semana que se inicia, as conversas vão tomar rumos diferentes e causar preocupações. É que o processo está tomando um rumo que ninguém esperava. Posso garantir que os bastidores se movem dia e noite e o pessoal trabalha exatamente para brecar avanços. Ninguém se iluda: Edvan Amorim não está para brincadeira e vai levar seus objetivos até as últimas conseqüências, sem problema de se apegar a um ou a outro. Afinal, não existe aliança política por fidelidade a um projeto bem estruturado e definido. Numa eleição, o que vale é a vitória nas urnas: “Os pruridos? Às favas”, como disse Jarbas Passarinho ao defender o AI-5.

OPINIÃO

O governador Marcelo Déda disse que sempre opina, quando é perguntado, sobre indicação para preenchimento de vaga de conselheiro no Tribunal de Contas.

Déda disse que se for procurado dará sua opinião: “mas é preciso que o processo se inicie e isso ainda não aconteceu”.

CANDIDATOS

Marcelo Déda lembra que ao ser declarada uma vaga no TCE, é preciso que os candidatos se apresentem e quando eles se apresentam articulam os seus apoios.

“É algo que temos que acompanhar com muita tranquilidade, até porque é uma deliberação interna da Assembléia”, disse.

SILÊNCIO

O conselheiro do TCE, Clóvis Barbosa, silenciou em relação a uma ação que moveria para que não fosse declarada a vaga com aposentadoria de Antônio Manoel de Carvalho.

Chegas informação, do fundo dos bastidores, de que ele teria recebido uma recomendação para ficar em silêncio. E obedeceu...

ITABAIANA

O senador Valadares (PSB) conversou na sexta-feira com a ex-prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça (PSB). A deixou à vontade para suas opções quanto à Câmara Federal.

Maria disse, entretanto, que nesse final de semana decide e tomará posição quanto ao Federal. Bosco Costa é quem tem mais chance...

TUCANOS

O deputado federal Albano Franco reuniu, na sexta-feira à tarde, os membros do PSDB para falar sobre a conversa que tivera com o ex-governador João Alves Filho (DEM).

Bateu o martelo de que fará composição com o DEM.

Albano pediu o empenho de todos para a coligação, que deve ser anunciada até o final de maio. Albano é candidato ao Senado.

PUBLICAÇÃO

O Tribunal de Contas do Estado publica na próxima semana, no Diário Oficial, a aposentadoria do conselheiro Antônio Manoel de Carvalho.

Fica explícita a vacância do cargo.

Daí em diante, segundo declarou o presidente do TCE, conselheiro Reinaldo Moura, quem quiser que se habilite a disputar a vaga.

REAJUSTE

O governador Marcelo Déda deve enviar à Assembléia, dentro dos próximos dias, o projeto de reajuste dos servidores públicos estaduais.

O Estado não está com folga...

O secretário da Administração, Jorge Alberto, já entregou ao governador três alternativas, para que o governador decida pela mais viável.

FALÊNCIA

Segundo um auxiliar do Governo, Marcelo Déda não vai levar o Estado à falência para garantir sua reeleição.

O aumento aos servidores será concedido dentro das condições em que o Estado possa honrar o pagamento. Estaria na faixa de 5 a 7%.

PALANQUE

O deputado federal Eduardo Amorim (PSC) voltou a dizer que seu palanque será do povo, principalmente em Itabaiana.

Amorim, pré-candidato ao Senado, lembrou que “não estamos numa campanha municipal, não temos que ter lado político”.

PRISÃO

A polícia prendeu um homem no Pantanal, o acusou de ser traficante e de expulsar pessoas que moravam na comunidade.

Um abaixo assinado foi entregue dizendo que o rapaz jamais fez isso.

João Eloy precisa apurar se duas denuncias são verdadeiras: que o rapaz foi torturado (tem fotos) e que teria sido pedido R$ 30 mil para soltá-lo

CONSULTA

O deputado federal José Carlos Machado (DEM) fez uma consulta ao seu colega Albano Franco: “você topa disputar o Senado ao lado de Eduardo Amorim?”

Resposta rápido do deputado tucano: “topo na hora”. Machado riu e disse: “pela primeira vez vi você [Albano] decidir tão rápido”.

CENÁRIO

O cenário idílico para o PSC este ano seria conseguir eleger além de Roriz, seus três candidatos ao Senado: em Rondônia, Sergipe e no Piauí.

Serão as únicas candidaturas majoritárias do partido.

O foco mesmo está na chapa de deputados federais. Nas contas dos dirigentes da legenda, é possível eleger pelo menos 25. O sonho, no entanto, é chegar a 33. (de Lauro Jardim)

Notas

REAÇÃO

A declaração feita pelo tucano José Serra de que, se eleito, gostaria de contar com a participação do PT e do PV no governo, soou estranha aos ouvidos petistas. Serra declarou: Pode parecer heresia, mas se eu for eleito, vou querer o PV e o PT no governo, porque o Brasil precisa estar junto agora.

Os petistas reagiram de imediato: nós vamos participar do governo do PT. Temos uma grande coalizão e vamos contar com quem é nosso aliado. Isso [discurso do Serra] é conversa de candidato, afirmou o presidente do partido, José Eduardo Dutra.

NORDESTE

Com o anúncio do lançamento da pré-candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) ao governo de Pernambuco, na quinta-feira, o pré-candidato à Presidência do PSDB, José Serra, praticamente fechou todos os seus palanques no Nordeste.

O único estado da região onde Serra não deverá ter um candidato ao governo estadual é o Ceará: lá, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que já governou o estado por três vezes e disputará a reeleição, abrirá seu palanque para o presidenciável tucano.

MADRINHA

A pré-candidata a presidente da República pelo PT, Dilma Rousseff estava escalada para ser a madrinha, na sexta-feira, do primeiro navio construído no porto de Suape, Pernambuco – e o primeiro nos últimos 20 anos no Brasil.

Para evitar problema com a justiça eleitoral, a pré-candidata compareceu à cerimônia de Suape, apenas na condição de convidada. Não subiu no palco montado para abrigar o presidente Lula e outras autoridades. Escolheram uma operária do porto para ser a madrinha do navio. (de Noblat).

É fogo

Anderson Góis diz que político que espera até o último minuto para tomar decisões está a espera de vantagens pessoais. Política se faz com projetos para a sociedade.

Do Relatório Reservado: Portal Terra vai bater de frente com o Google. Investirá R$ 30 milhões no lançamento de um site de busca A operação ficará centralizada no Brasil

Eloísa Galdino avisa: a cidade cenográfica do Arraiá do Povo funcionará de 9 de junho a 11 de julho, e será decorada com o tema da Copa do Mundo.

Segundo Eloísa, Arraiá do Povo será ampliado, “mas manteremos o foco na promoção da cultura popular”.

Não aconteceu o almoço das sextas-feiras no apartamento do deputado federal Albano Franco, que reúne políticos amigos.

É que Albano Franco recebeu diretores da Rede Globo para tratar de assuntos da empresa. Os convidados de sexta-feira foram eles.

Um dos passageiros da OceanAir que ficou no aeroporto de Brasília por 11 horas, vai entrar na Justiça contra a empresa.

A antecipação da aposentadoria de Antônio Manoel de Carvalho não agradou a lideranças partidárias. Acha que resolve o problema apenas do PDT.

Os deputados aceitam votar em Ulices para conselheiro do TCE, mas só com a decisão da chapa majoritária liderada por Marcelo Déda.

brayner@infonet.com.br http://twitter.com/braynerr

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA