Páginas

terça-feira, fevereiro 02, 2010

REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO: UMA BATALHA HISTÓRICA

A Força Sindical não tem medido esforços para pressionar os parlamentares a votarem favoráveis á proposta de Emenda Constitucional (PEC 231/95) que reduz a jornada máxima de 44h para 40h.

Além de gerar dois milhões de novos empregos, segundo dados do Dieese e movimentar a economia nesse tempo pós-crise, a redução é importante para a saúde e bem estar do trabalhador. Com mais tempo para descanso, serão menores os afastamento por doenças ocupacionais e acidentes de trabalho causado pela exaustiva jornada de trabalho.

Para se ter idéia dos prejuízos causados por esses afastamentos, em 2009, quase 800 mil trabalhadores foram afastados acumulando gasto de R$ 11 bilhões para a Previdência.

Com a redução da jornada para 40h semanais, o trabalhador poderá usar esse tempo livre para elevação dos seus níveis educacionais, aumentando, por exemplo, sua qualificação profissional como também disponibilizar mais tempo para o convívio familiar.

Outro fator importante que consta na PEC é o aumento de 50% para 75% das horas extras.

Para o movimento sindical esse é o momento exato para que a luta pela redução da jornada de trabalho seja intensificada, pois 2010 é ano eleitoral e isso pode nos ajudar a aprovar a proposta no Congresso Nacional.

Mas, essa importante conquista para a classe trabalhadora brasileira só será possível se houver o efetivo envolvimento de todas as categorias profissionais e da sociedade, que deverão sair às ruas para manifestar os anseios dos trabalhadores por uma jornada mais justa para o trabalho.


William Roberto Cardoso Arditti
Presidente da Força Sergipe

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA