Páginas

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

O governador Aécio Neves disse a uma revista semanal que ser vice para os mineiros não é novidade

O candidato de Minas

Advogado; ex-ministro da Casa Civil

O governador Aécio Neves disse a uma revista semanal que ser vice para os mineiros não é novidade, numa ironia à proposta do tucanato paulista para ocupar o posto de vice de José Serra.

Nossa terra já indicou vários vices. Só para lembrar: Zé Maria Alckmin, Pedro Aleixo, Aureliano Chaves e Itamar Franco, depois presidente e governador. Isso sem falar do nosso Zé Alencar, um mineiro e tanto.

Dos 12 vices da Velha República, seis eram mineiros: Afonso Pena, Venceslau Braz, Delfim Moreira e Fernando de Melo Viana, sendo que Afonso Pena e Venceslau Braz foram presidentes também. Houve ainda Silviano Brandão, que morreu antes da posse e foi substituído por Afonso Pena, e Francisco Álvaro Bueno de Paiva.

Se nosso governador protesta com razão, esqueceu que Dilma Rousseff é mineira da gema. Nasceu em Belo Horizonte e cresceu nas Minas Gerais. Em 1968, estudava em Belo Horizonte no Colégio Estadual Central, já engajada na luta contra a ditadura, e depois foi fazer economia na UFMG. Aos 15 anos, integrou a Geração de 68, que participava ativamente da vida cultural e política do país e de Minas.

Dilma faz parte também da geração que rompeu preconceitos e se lançou na luta pela igualdade e pelos direitos das mulheres. Presa e torturada, foi para o Rio Grande do Sul, onde reiniciou a luta contra a ditadura no MDB.

Participou do Instituto de Estudos Políticos e Sociais, núcleo da campanha vitoriosa a vereador de Marcos Klassmann, que viria a ver cassado pela ditadura. Também ajudou a fundar o Movimento Feminino pela Anistia.

Depois, no PTB, participa da Associação de Debates e Estudos do partido e, ao lado de Brizola e Sereno Chaise, ajuda a fundar o sucessor de fato e histórico do trabalhismo: o PDT.

Ainda jovem, foi secretária da Fazenda de Porto Alegre na gestão Alceu Collares, cujo programa de governo foi feito em sua casa. Quando Collares é eleito governador, assume a Secretaria de Minas e Energia, posto que manteve no governo Olívio Dutra. Em 2000, quando o PDT rompe com Dutra, Dilma e um grupo de pedetistas liderados por Chaise se filia ao PT.

Após a eleição de Lula à Presidência, assume o Ministério de Minas e Energia, implementando mudanças estruturais que reorganizaram o sistema energético do Brasil. Em junho de 2005, assume a Casa Civil.

Como vemos, Dilma tem raízes mineiras e gaúchas. E todos nós que nascemos, fomos criados e, principalmente, educados em Minas trazemos não apenas nosso Estado no coração, mas levamos no sangue e na memória os ensinamentos de nossos pais, de amor pela liberdade e paixão pelo Brasil, tão bem expressos em Juscelino Kubitschek.

A rebeldia na alma, o espírito das Gerais, nada apaga essa chama que nos alimenta e nos conduz mesmo nos momentos trágicos, de resistência à ditadura e luta pela liberdade.

Minas Gerais tem, sim, um candidato à Presidência: chama-se Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA