Páginas

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Albano defende na TV que Sergipe tem as melhores condições para usina nuclear

Durante participação no Programa Palavra Aberta, da TV Câmara, o deputado federal Albano Franco (PSDB) voltou a defender que Sergipe reúne as melhores condições técnicas e econômicas, para instalação em seu território de uma das duas centrais nucleares já definidas pelo Governo Federal para a região Nordeste.

O parlamentar que desde 2008 vem defendendo essa situação favorável de Sergipe, enfatizou também que “não há mais a mínima dúvida de que o Brasil precisa urgentemente diversificar sua matriz energética em razão da proximidade do esgotamento do potencial hidrelétrico”. Para ele, a questão torna-se mais crucial no Nordeste devido o total aproveitamento do Rio São Francisco na produção de energia.

Em defesa da situação privilegiada do nosso estado em relação aos demais do Nordeste, Albano destaca a excelente oferta de água a partir de Xingó, a posição geográfica estratégica entre os pólos de desenvolvimento da região – Pernambuco, Bahia e Alagoas e a existência das linhas de transmissão já instaladas a partir da própria hidrelétrica de Xingo, em Canindé do São Francisco.

Além dessas condições, o parlamentar sergipano ressalta que “do ponto de vista político, a instalação da usina em Sergipe representaria a mitigação de uma severa injustiça do Governo Federal quando isolou o Estado na distribuição dos investimentos de infra-estrutura e em produtividade patrocinados pela União”.

Segundo ele, “esse fato está nitidamente documentado na edição nº 955 da revista Exame, na matéria intitulada Nordeste: Aqui o Brasil cresce mais rápido, na qual são relacionados os maiores investimentos que estão sendo realizados na região, onde Sergipe aparece com apenas um projeto, assim mesmo da iniciativa privada, sem que haja uma única obra estruturante no âmbito do PAC para o desenvolvimento do Estado".

Na sua caminhada para Sergipe seja o escolhido para sediar a primeira usina nuclear do Nordeste, o deputado Albano Franco, além dos pronunciamentos na Câmara, entrevistas a imprensa local e nacional, tem percorrido os gabinetes governamentais em Brasília. Na última quarta-feira, 10, o parlamentar foi recebido em audiência pelo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, oportunidade que apresentou as condicionantes favoráveis a Sergipe receber o investimento de cerca de 8 bilhões de dólares.

Por Nilson Socorro

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA