Páginas

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

“Combato as obras mal feitas e dirigidas por ONGs”, responde Machado

Provocado pelo governador Marcelo Deda (PT), na última quinta-feira (18), o deputado federal José Carlos Machado (DEM) foi o entrevistado na manhã de hoje (22), do programa “Comando Geral”, da Rádio Jornal AM e apresentado pelo radialista Augusto Junior. O democrata ouviu a gravação com as declarações do petista e, de imediato, tratou de respondê-lo. Machado garantiu que não vai parar a fiscalização que tem feito no trabalho desenvolvido em Sergipe de mais de duas mil ONGs que estão conveniadas com a Pronese (Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado).

Em síntese, Deda sugeriu que Machado deixasse de criticar o programa “Casa Nova, Vida Nova”. “O governo do Estado ajuda o cidadão pobre a conseguir sua casinha para morar. É difícil de compreender que Machado esteja lutando contra isso! O deputado Machado que vá a Nossa Senhora da Glória, Salgado e pelas rodovias para visitar o trabalho e verificar as casas que estão sendo construídas. Enquanto eu for governador, goste ele ou não, vou continuar ajudando os pobres. Quando faço isso, estou ajudando até a Machado, porque ele não vai ter o risco de ter os seus terrenos em Aracaju invadidos. Isso porque eu estou fazendo casas para os pobres”, provocou Marcelo Deda.

Em resposta a essa declaração do governador, Machado disse que “eu não sou contra esse programa do Governo do Estado. De forma alguma! Marcelo Deda deveria era aproveitar esta oportunidade única para, junto com a Caixa Econômica Federal, desenvolver o maior programa habitacional para a população de baixa renda. O que eu combato é a inclusão de ONGs neste processo, sendo que muitas delas não são sérias e sequer possuem endereços fixos. Eu combate as obras mal feitas e dirigidas por e para ONGs. A coisa é tão grave que a Lira de Capela, responsável pela banda de música, estava executando obras de pavimentação naquele município!”, justificou.

“Por que deixar a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP) de lado neste processo? Fiz um levantamento e não há um cidadão de Capela com a carteira de trabalho assinada para trabalhar nessa obra! Essas Associações estão burlando as leis trabalhistas. Há um conjunto habitacional em Itabaiana, com mais de 200 casas, e mais de 90% não são ocupadas por carentes. Fizeram casas para quem não precisa!”, denunciou o democrata.

Para José Carlos Machado as ONGs não têm estrutura para fiscalizar obras importantes, superiores a R$ 1 milhão. “Amanhã, se há um problema nessas obras de esgotamento sanitário, quem irá responder? A Prefeitura ou a ONG? O prefeito dirá que não foi o Município quem fez a obra e a Pronese dirá apenas que a financiou. Muitas dessas ONGs sequer têm sede própria. Estão contrariando a Constituição nos princípios da economicidade e da razoabilidade. Podem ser recursos do governo do Estado, mas isso é econômico? É razoável?”, questionou.

Sobre a provocação do governador, de ordem pessoal, Machado disse que “Marcelo Deda que não se preocupe com isso porque dos meus terrenos cuido eu! Deda tem é que se preocupar com os terrenos dos grandes latifundiários de Aracaju! Dentre os quais eu não estou incluído. Eu não tenho dúvidas que os órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas, vão me dar razão. O problema é que o governador Marcelo Deda vem sendo enganado por seus assessores sobre essas casas. Os pobres não estão sendo assistidos como ele acredita”, respondeu.

Saúde – Por fim, Machado ainda fez duras críticas ao governo do Estado pela propaganda institucional que vem sendo exibida de que as Clínicas de Saúde da Família “estão atendendo ao povo 24 horas por dia”. “Eu dou um prêmio se alguém provar que uma Clínica de Saúde, dessas do governo, está funcionando 24 horas!”, denunciou.



Da Assessoria de Imprensa



Habacuque Villacorte



DRT – 947/SE



(79) 8801-1139/9902-9237



Dilva Ribeiro



(61) 9666-8282

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA