Páginas

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Albano diz que momento é favorável e apela por apoio para citricultura


O deputado federal Albano Franco (PSDB) fez apelo na sessão desta quarta-feira, 10, da Câmara, às autoridades governamentais federais e estaduais, para que adotem medidas em apoio aos citricultores, por reconhecer que este é o momento oportuno, pois, a situação do mercado, principalmente o internacional, está indicando tendência de melhoria dos negócios.

O parlamentar que no ano passado em diversos pronunciamentos reportou-se as dificuldades enfrentadas pela citricultura, especialmente em Sergipe, registrou as recentes declarações do presidente da BR-CITRUS, Cristian Lojjanes, informando que os contratos de exportação de laranjas já fechados em 2010, apontam valores superiores aos obtidos no ano passado.

Diante dessa perspectiva favorável a citricultura nacional, com a possibilidade do aumento do preço internacional da laranja, principalmente em decorrência dos problemas climáticos que afetaram também a citricultura nos Estados Unidos, Albano Franco disse que “este é o momento de se promover estímulos aos produtores brasileiros”.

Nesse sentido, ele dirigiu apelo ao Ministério da Agricultura e, a própria Embrapa, para que apóiem os citricultores, especialmente os de Sergipe. Para Albano, o apoio pode ser realizando através da dilatação e renegociação das dívidas, da abertura de novos créditos e da disseminação de defensivos para combater as pragas que venham prejudicar suas plantações.

Ele finalizou seu pronunciamento, ressaltando que o momento reclama “apoio geral e irrestrito dos governantes federais e estaduais para esse setor da nossa agricultura, pois, não podemos ficar indiferente aos reclames dos que trabalham, vivem e dependem da citricultura em nosso país”.

Por Nilson Socorro

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA