Páginas

segunda-feira, setembro 14, 2009

Ministro do STF suspende processos que pedem a cassação de governadores

GABRIELA GUERREIRO
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Atualizado às 19h53.

O ministro Eros Grau, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta segunda-feira a suspensão de todos os processos que pedem a cassação de governadores, senadores e deputados federais que tramitam no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A decisão vale até que o plenário do STF decida sobre a ação apresentada por cinco partidos que questiona se o TSE tem a atribuição de julgar processos de cassação contra políticos. Na ação, os partidos sustentam que a competência seria dos TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de cada Estado e apenas caberia recurso ao TSE.

Na prática, a decisão suspende temporariamente o julgamento de processos que podem resultar em cassações de governadores: Marcelo Déda (PT), de Sergipe; e Roseana Sarney (PMDB), do Maranhão.

O processo contra o governador de Roraima, José de Anchieta Jr. (PSDB), não deve ser suspenso porque foi originado no TRE de Roraima. Em relação ao governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP), que responde a dois processos no TSE, um deles ficará suspenso e outro não.

Segundo Grau, há divergências dentro do TSE sobre a competência para julgar esses casos. Para o ministro, se o tribunal continuar a julgar casos de perda de mandato pode promover injustiças sem o devido direito de reparação.

"No próprio TSE a questão foi decidida por margem mínima de votos e até vir a ser pacificada pelo STF muitos mandatários podem ter o diploma cassado, caso reformado o entendimento, sem qualquer possibilidade de reparação pelo tempo que deixarem de exercer mandatos outorgados pela soberania do voto popular", afirmou.

A decisão não atinge imediatamente os governadores cassados, mas, se o plenário do STF confirmar a decisão de Grau, abrirá brecha para que no futuro esses políticos questionem a perda dos mandatos.

O tribunal já cassou os mandatos dos governadores de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e do Maranhão, Jackson Lago (PDT). Outros dois acabaram absolvidos nos processos de cassação --Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina, e Waldez Góes (PDT), do Amapá.

Um comentário:

Anônimo disse...

NOS QUE FAZEMOS A TURMA GB
(GBARBOSA ELETROSHOW DE CANINDE)QUEREMOS PARABENIZAR A VC POR ESTE TRABALHO DE INFORMACAO E NOTICIAS DA COLUNA BY VALLDY DE CRUZ.PARABENS POR ESTE TRABALHO E QUE VC POSSA CONTINUAR SEMPRE ASSIM.
UM CHEIRAOOOOOOOOOOOO!
ATT:TURMA GB(MIRYANN,MARCONDES,CYCERO,CICERAA,
TAUANY E TATIANA.) CANINDE DE SAO FRANCISCO 26/03/2010.

VOCÊ NO MAPA