Páginas

terça-feira, setembro 29, 2009

Japaratuba discute Plano de Regionalização de Resíduos Sólidos



Foi realizada nesta sexta-feira, 25, na Câmara de Vereadores de Japaratuba, a “Oficina de Capacitação para Plano de Regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos”.
A abertura dos trabalhos contou com as presenças dos secretários municipais de Agricultura, Manoel Ismerim, Educação, Gilvanize Gonçalves, presidente da Câmara de Vereadores, Pedro da Cultura, diretor do Departamento de Meio Ambiente, Silvestre Ferreira, coordenador Estadual de Regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos, José Wellington Carvalho Vilar, professora de Ciências, Ieda Fernandes, alunos da Escola Municipal Emiliano Nunes de Moura e a população em geral.

O evento organizado pelo Governo de Japaratuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Departamento de Meio Ambiente, foi feito em parceria com a Coordenação do Plano Estadual de Regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos.

A temática desenvolvida na oficina foi acerca da consulta sobre os arranjos e os aterros consociados, confirmação dos diagnósticos dos resíduos sólidos entre outros.

O resultado diagnosticado foi a limpeza urbana, como fica à disposição final do lixão, a diminuição na região de lixões, criação de consócios entre municípios, execução de aterros, compostagens, reciclagem e organizar associação de catadores.

Educação e meio ambiente – Segundo o coordenador do Plano Estadual, José Wellington Vilar, Japaratuba já teve o lixão inspecionado pelos técnicos responsáveis pelo projeto. “Aplicamos também um questionário, devidamente respondido pela equipe da Secretaria Municipal de Obras”, disse.

Para o secretário municipal de Agricultura, Manoel Ismerim, a preocupação com o meio ambiente tem que ser imediata, o lixo é um problema diário e as soluções são demoradas. “Japaratuba, estrategicamente, fica no centro de pelo menos cinco municípios sendo a melhor localização para a instalação de um consócio para um aterro sanitário”, concluiu.

Os alunos da Escola Municipal Emiliano Nunes de Moura foram estimulados pela professora de Ciências, Iêda Fernandes, que destacou a vantagem de trazer os alunos para participar dos debates, sendo diretamente ligado às transformações químicas, chuvas ácidas, poluição e empregos dos aterros, temas aplicados em sala de aula.

O aluno Robert Santos do Carmo, 14, campeão da Olimpíada Estadual de Redação sobre o Meio Ambiente, disse que “o legal de participar desta oficina é poder sair da teoria e discutir com que vai se realizar nas práticas propostas”.

--
Elton Coelho
Jornalista - DRT 723/SE
Mobile/Celular: ++ 55 079 9977.7801

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA