Páginas

domingo, agosto 29, 2010

UFA! AS PESQUISAS...

Diógenes Brayner

A informação de que a TV-Sergipe anunciaria a pesquisa do Ibope na sexta-feira à noite agitou assessores, aliados, candidatos e eleitores. Foi dia de expectativa e especulações nervosas. Algumas até raivosas. A tentativa era de adivinhar resultados ao se jogar uma série de percentuais para confundir o resultado final. De qualquer forma surpreendeu: 48% para Déda e 32% para João foi excessivo até mesmo para quem está na composição política do governador. A ideia era entre 7 a 10 pontos à frente. Deu 16 e pareceu exagero. Não para o candidato petista que, de Tobias Barreto, onde se encontrava e assistiu a divulgação da avaliação: “a movimentação das ruas dava para avaliar um bom resultado para mim. Sentia isso nas caminhadas e carreatas”, disse ele. Não escondeu que achou “ótimo”, mas recomendou prudência e pediu que “ninguém passe a usar sapatos altos”.

Pesquisa é a fotografia do momento. Não define o resultado de um pleito, que só se dará quando abrir as urnas, na noite de 03 de outubro. Mas, de alguma forma, é um indicativo de como vai a performance dos candidatos, embora a maioria delas ofereça margens para dúvidas. O candidato do DEM a governador, João Alves Filho, estava fazendo campanha no município de Socorro, grande Aracaju. Não se abalou com a notícia. Através de sua assessoria demonstrou pouca importância, ao lembrar que em 1994, numa disputa ao Governo, o Ibope deu como certa a vitória do então senador Albano Franco, diante de Jackson Barreto, com uma diferença de 100 mil votos, já no primeiro turno. Os amigos o fizeram continuar na disputa e ele saiu vitorioso, levando as eleições para o segundo turno. O então governador João Alves Filho revela que teve de arregaçar as mangas e fazer campanha para Albano eleger-se governador.

As pesquisas para consumo interno, mantidas pelos dois lados, dão resultados diferentes. Até mesmo as analisadas pelo governador. A diferença já chegou até a 9%, mas nunca ultrapassou a isso. Mesmo assim não se pode desqualificar os números. Pesquisa eleitoral é sempre posta em dúvida pelo grupo que não se sai bem, mas nunca discutida. Aliados de João Alves Filho fazem uma avaliação diferente das ruas e muita gente que está na coligação liderada por Marcelo Déda, também revelava uma tendência diferente do eleitorado com o qual convive. E é assim, porque não dá para contestar, embora se possa imaginar que a proporcionalidade eleitoral dos municípios não foi calculada de forma correta. Leve-se também em consideração o efeito Dilma, que está nas alturas, contra um Serra que despencou. Isso influenciou...

Evidente que uma diferença de 16 ponto dá um certo conforto. Mas não pode se acomodar e começar a achar que é só correr para o abraço. Não é assim. João Alves Filho é uma liderança forte e destemida. Não recua em nenhum momento e tem um histórico de reação quando está se sentindo acuado. Se a campanha estava morna, podem ter certeza que vai esquentar: João em busca de derrubar a diferença e Déda na luta para mantê-la. Percebam que os próximos programas eleitorais terão outra dinâmica, em razão desses números que passam a ouriçar os candidatos que polarizam. Tem um fato novo que pode acontecer até 10 de setembro – ou antes – que por questão de ética não posse revelar. Até porque ainda não é certo e as coisas estão em fase de conversas. Mas se acontecer é provável que se comemore um momento diferente do que se vive hoje. A política é como um caleidoscópio: a cada mexida cria um quadro diferente em poucos segundos.

Faltam 36 dias para as eleições. Muito tempo ainda. Suficiente para mudar de vez ou liquidar a parada. Já na segunda-feira o Dataform apresenta uma nova pesquisa, que não tem tanta repercussão quanto a do Ibope. De qualquer forma, mantenho que a disputa é acirrada e que a vitória – como já disse – será por um nariz.

ALMEIDA

O senador Almeida Lima (PMDB), candidato a deputado federal, ainda não anunciou os seus candidatos majoritários. Vai fazê-lo dia 02 de setembro em festa no Iate.

Almeida terá apenas um majoritário: José Carlos Machado para senador.

RAZÃO

Almeida Lima se sentiu desprestigiado pelo partido em Sergipe e reclamou isso na direção nacional, que liberou ajuda para sua campanha.

Em razão disso preferiu o silêncio sobre candidato a governador.

NA CÂMARA

Parlamentar liga para avisar que a atuação dos deputados está no site ww.camara.gov.br. Diz que basta acessar para ver a ação de cada um deles.

Há todo o histórico do que fizeram em quatro anos.

EDUARDO

Quem tentar saber a ação do deputado federal Eduardo Amorim (PSC), candidato ao Senado, verá que apesar de médico não apresentou um único projeto para a Saúde.

Sobre drogas, inclusive o crack, não há uma única manifestação em quatro anos.

E AGORA?

A prefeita de Carmópolis, Esmeralda França (PT), decidiu apoiar a candidatura ao Senado de Albano Franco (PSDB), apesar das restrições do seu partido.

A informação é que a Direção do PT vai reagir...

EM DORES

O deputado federal Jackson Barreto (PMDB) candidato a vice de Marcelo Déda, fez uma reunião com lideranças políticas sobre o pleito de outubro.

Saiu muito preocupado com o que ouviu...

SAMARONE

O secretário da Saúde, Antônio Samarone (PDT), já há algum tempo vinha levantando problemas nos postos de saúde, que ainda são muitos.

Certo dia ele foi a um posto às 07 horas, e os chefes chegaram às 11 horas.

DENÚNCIA

Samarone fez uma denuncia grave sobre falsificação de receitas médicas e até venda de medicamentos. Isso deve vir acontecendo há anos...

O erro foi não ter dado nomes, principalmente se tiver envolvido algum candidato.

DIRETÓRIO

Uma fonte bem avisada do PT disse que o Diretório Regional do Partido não teve forças para controlar prefeitos rebeldes. Preferiu evitar uma crise.

Depois das eleições, entretanto, todos serão levados ao Conselho de Ética...

VALADARES

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB), com 35 pontos na pesquisa do Ibope diz que “a melhor pesquisa é aquela que sai do voto na urna.”

“Vamos ter votos para nos reeleger, com fé em Deus”, disse.

MUDANÇA

A previsão é de um empresário envolvido na política: “até o dia 10 de setembro todos vão ver uma adesão que pode abalar Sergipe”.

E classificou: “será uma mudança explosiva”.

RAZÃO

Uma liderança não está se dando bem onde se encontra e começa a tentar uma reviravolta que poderá que poderá surpreender.

As conversas estão adiantadas e prestes a bater o martelo.

JACKSON

O deputado federal Jackson Barreto (PMDB), candidato a vice de Déda, vai reunir internautas na sede do partido terça-feira.

Quer iniciar um movimento pró-reeleição na rede.

PARADA

A Parada Gay, que acontece domingo, terá presença de candidatos. Tanto Déda quanto João Alves agendaram passar pela Atalaia, além de políticos proporcionais.

A luta valeu e a cidadania venceu o preconceito.

UM DETALHE

Há um percentual alto de eleitores que não sabe [ou esqueceu] que este ano deve votar em dois candidatos ao Senado. Surpreende-se quando é lembrado.

Na campanha os candidatos ao Senado não pedem voto para dois.

Notas

Fonte de grande polêmica na internet, os tuítes pagos – mensagens usadas por usuários do Twitter com grande número de seguidores para promover serviços ou produtos em troca de dinheiro – chegam ao universo das Eleições 2010. De acordo com a lei eleitoral, é proibido aos candidatos a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga na internet.

Mas, não é bem isso que acontece. Apesar de nova – essa é a primeira vez no Brasil em que o Twitter participa com força das eleições –, a prática não é mantida em segredo.

0x0

Para a Advocacia-Geral da União (AGU), os partidos não devem ter tratamento igualitário na divisão de tempo da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV. A manifestação foi enviada para o Supremo Tribunal Federal (STF) e faz parte do processo aberto pelo Partido Humanista Solidário (PHS) na Corte sobre o assunto em junho.

Na ação, o PHS questiona artigos da Lei das Eleições, que distribui o tempo do horário eleitoral de acordo com o número de parlamentares do partido.

0x0

Em comício na sexta-feira à noite, no Marco Zero, no chamado Recife Antigo, o presidente Lula, ao lado de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, repetiu o roteiro dos últimos comícios ao pedir votos para ela, citando a prática do preconceito para aproximar sua trajetória à da candidata.

Afirmou ter passado a vida enfrentando preconceitos e que o preconceito contra a mulher no Brasil é muito sério.

0x0

O candidato do PMDB ao governo da Bahia, Geddel Vieira Lima, comunicou ao presidente nacional do partido, Michel Temer, candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff, o assalto sofrido na madrugada de sexta-feira na sede do partido na Bahia.

Homens armados renderam o segurança e levaram equipamentos como computadores e celulares das salas da presidência e das assessorias política e financeira.

0x0

O corregedor-geral da Receita Federal, Antonio Carlos Costa D`ávila, informou há pouco que a Receita identificou o esquema de compra e venda de informações fiscais envolvendo a violação de sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e outras pessoas ligadas ao comando do partido.

Segundo ele, o esquema envolvia pagamento de propina e encomenda externa: há indícios do funcionamento desse esquema”, disse.

Tuittadas

De Gilbertotv – “São Francisco de Assis nos deixou um exemplo de como não devemos nos apegar as coisas materiais. É difícil, mas é possível. Basta querer”.

De zedutra13 – “Tenho de registrar uma coisa. Estadão fez um editorial hidrófobo contra o PT, mas fez a mais fiel cobertura da minha entrevista”.

De cezar_britto – “É preferível o humor debochado ao elaborado marketing que camufla biografias não reveláveis. Prefiro, em síntese, a liberdade de expressão”.

De millorfernandes – “Pergunta Cretina II: Um dentista, pode ser o pivô de um drama passional?”

De LED_ALMEIDHA – “Quando se é jornalista, qualquer comentário que se faça hoje sobre política é visto como voto declarado. Meu voto é da urna”.

De glauco_vinicius – “O cara não consegue conter o stress da esposa mala, mas quer bater em jornalista, né? Estou solidário à minha amiga Aldaci de Souza”.

De KarinaDrummond – “Sabe não me ligo muito em pesquisas,acho perca de tempo ficar aflito por uma pesquisa”.

De ComsensoWeb – “Diz que uma pessoa foi vista no telhado do vizinho da casa do secretário, mas que não se pode falar em invasão à casa de João Eloy”.

De Ancelmocom – “No mais, é como diz a coleguinha Eliane Cantanhêde: a onda Dilma virou tsunami. Salve-se quem puder...”

brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA