Páginas

segunda-feira, agosto 09, 2010

Palestra contra as drogas em Canindé do São Francisco







A Câmara Municipal de Canindé do São Francisco, no sertão sergipano, promoveu um debate contra as drogas, em meados do mês de julho, no Clube Altemar Dutra. O evento contou com autoridades jurídicas e eclesiásticas, além da participação da população canindense, principalmente de estudantes que escolheram aquela noite para assistir a uma aula, proferida pela psicóloga Rossana Morais Eiras, que foi a palestrante do encontro. Também teve a participação da dupla de repentistas, Vem Vem do Nordeste e João Begue. A idéia de realizar esse debate nasceu de uma necessidade das autoridades, assim como dos parlamentares municipais, em prevenir o uso das drogas naquele município, que vem se alastrando, bem como em todo o Estado de Sergipe, no Brasil e no mundo.
O promotor de Justiça de Canindé do São Francisco, Fábio Vergas, contou que o uso das drogas ali vem permeando a cidade. Disse que vê isso com muita tristeza e atribui a decadência da família, a falta de estrutura dos poderes constituídos, entre outros. Ele chama a atenção dos presentes para se somar no combate a esse mal que cresce a cada dia e afirmou que a “responsabilidade é de todos nós”.
Linduarte Caetano Torres, presidente da Câmara Municipal de Canindé do São Francisco, disse que no início deste ano visitou povoados da cidade e ouviu e viu a aflição de mães de famílias, porque seus filhos tinham enveredados pelo caminho das drogas. “Diante disso, sentir a necessidade de fazer um trabalho voltado para prevenir os jovens das drogas, bem como tentar tirar alguns que já estão há muito tempo usando esse mal que no futuro traz a morte”, conta Caetano.
Conforme o discurso do vereador, ele encontrou um povoado por nome de Cidade de Deus. Lá, tem uma igreja evangélica que vem desempenhando um trabalho social com o objetivo de esclarecer aos jovens do risco que eles correm em usar “essa tal de droga”. “Fico feliz com o trabalho dos irmãos e conclamo a todos a se engajarem nessa luta”, completa o presidente da Câmara de Canindé do São Francisco.
Palestrante – Rossana disse que as drogas atraem aos jovens porque os moços gostam de risco, por isso que eles usam. Com o tema: “Resgatando o Melhor da Vida” a psicóloga e palestrante, estimulou aos rapazes e moças dizendo que eles usam drogas porque ainda não descobriram a riqueza que têm dentro de si mesmo.
Rossana contou que nunca usou drogas, mas teve uma experiência com cigarro ainda aos treze anos de idade. Disse que um grupo de meninas de sua faixa etária, na escola, resolveu fumar. O cigarro ia passando de uma para a outra e, quando chegou a sua vez, ela olhou para o cigarro e até que tentou fumar, mas, rejeitou e disse que nunca mais colocaria um cigarro em sua boca.
Conforme a psicóloga, aquele cigarro não iria fazê-la feliz. Não aumentaria suas notas na escola, enfim, de nada adiantaria fumar aquele cigarro. Ela achou muito insignificante está dando tragada e vendo a fumaça sair, simplesmente. “Por isso o rejeitei, até hoje”, conta Rossana.
Trabalhando há muitos anos no combate as drogas, a palestrante aconselha aos pais a não deixarem seus filhos comprar lanche fora da escola e tampouco ser orientado por pessoas na rua. “Eles podem entrar num caminho sem volta”, completa Rossana, acrescentando que as drogas mais comuns são: Maconha, Cocaína, LSD, Heroína, Crack e ecstasy.
Além das tradicionais drogas, a palestrante cita o álcool e o tabaco como sendo prejudiciais, também, ao ser humano. Rossana ainda falou dos anabolizantes. Disse que 80% dos homens que os usam são homossexuais, porque gostam de vê seus corpos como atletas e bonitos, mas, o caminho, também, é de morte. Disque denúncia: 08002844565.
Ao final da palestra, Rossana Morais Eiras deixa o número do telefone da sua clínica em Aracaju; 3211-4001 e ainda o e-mail; rossanaeiras@hotmail.com

________________________________________

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA