Páginas

quarta-feira, agosto 25, 2010

Suplentes: quem são eles?



Até meados de Julho deste ano, 17 suplentes foram empossados no Senado Federal, representando 21 % do total de cadeiras na Casa. Em período eleitoral, os candidatos ao Senado já iniciaram suas campanhas, além disso, pesa sob as eleições de Outubro a renovação de 2/3 dos nomes, ou seja, os eleitores deverão votar em dois candidatos. No entanto, durante o período de campanha, pouco se fala a respeito dos nomes escolhidos para serem os dois suplentes de cada um dos candidatos, e também é muito pouco divulgado que estes suplentes podem assumir o cargo de senadores da República em circunstâncias específicas.
A cientista política da UFSCAR Maria do Socorro Braga explica que a eleição ou nomeação dos senadores para outros cargos e o falecimento dos mesmos são os principais motivos que levam os suplentes a assumirem o posto no lugar dos titulares. Vale lembrar que, por se tratar de eleição para um cargo cujo mandato é de 8 anos, freqüentemente os senadores deixam seus cargos para assumirem outro posto político.

Em geral, os suplentes são escolhidos ou para atuarem como financiadores das campanhas ou então para fortalecer determinada coligação política.

Na chapa do candidato ao Senado Eduardo Amorim, dois nomes fortalecem e desponta como figuras importantes nesse cenário tão disputado esse ano. Laurinho da Bomfim e KaKa Andrade. Laurinho empresário bem sucedido e que diariamente percorre vários bairros de Aracaju e a grande Aracaju na busca de apoio e votos para Eduardo Amorim. KaKa Andrade têm um histórico político na região do Sertão e lidera uma campanha limpa e favorável ao crescimento do candidato Amorim.

Participação

Uma participação mais efetiva é o que prega o 2ºº suplente do candidato Eduardo Amorim, KaKa Andarde. "sou um suplente que acredito que no senado Amorim tendo um representante conhecedor da problemática da região vai poder trabalhar de forma a fortalecer nossa região com projetos de interesse para o nosso povo.. Neste momento estamos trabalhando em regiões diferentes, mas o projeto é conjunto", afirma KaKA, que complementou dizendo que é amigo pessoal de Amorim, e foi convidado para ser suplente pelo próprio candidato. O próprio Eduardo Amorim afirmou que KaKa Andrade é um "nome novo em Sergipe e que no senado saberá reconhecer a importância dos suplentes nesse processo eleitoral

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA