Páginas

quinta-feira, agosto 05, 2010

Os prováveis eleitos para a AL e Câmara

Pode mudar a ordem de votação, mas com certeza, faltando 58 dias para a eleição o blog acertará mais de 90% do prognóstico.
05/08/2010 - 04:45



infonet/blog Claudio Nunes

Pode guardar caro leitor. Este jornalista depois de alguns anos trabalhando na área política faz um desafio a uma dúzia de leitores deste espaço: guarde a coluna de hoje para cobrar depois de três de outubro. Pode mudar a ordem de votação, mas com certeza, faltando 58 dias para a eleição o blog acertará mais de 90% do prognóstico abaixo.



Os possíveis 24 eleitos para a AL de Sergipe. Para eleger o primeiro a legenda deve ficar em torno de 45 mil votos e para o segundo 70 mil:



Coligação Sergipe continua avançado, formada pelos partidos PRB / PDT / PT / PMDB / PSC / PR / PSB / PC do B. Elegerá 14 ( ou até 15) deputados:



Os doze eleitos - Francisco Gualberto (PT), Adelson Barreto (PSB), Zeca da Silva (PSC),), José Franco (PDT), Conceição Vieira (PT), Maria Mendonça (PSB), Tânia Soares (PCdoB), Dra. Angélica (PSC), Jeferson Andrade (PDT), Ana Lúcia (PT) e Zezinho Guimarães (PMDB).



Disputando as últimas 2 (ou 3) vagas – Garibalde Mendonça (PMDB), Susana Azevedo (PSC), João Daniel (PT) Gilmar Carvalho (PR). Robson Viana (PT), Victor Mandarino (PSC) Mardoqueu (PRB), professor Wanderlê (PMDB), Alexandre Sobral (PSB), Antônio dos Santos (PSC) e Renato Brandão (PMDB).



Coligação Em nome do Povo - Composição da coligação: PP / PTN / PPS / DEM / PHS / PMN. Elegerá cinco deputados estaduais:



Os quatro eleitos: Venâncio Fonseca, Augusto Bezerra, Arnaldo Bispo e Antônio Passos.



Disputam mais uma vaga: Gorete Reis, Pedro Valadares e Nitinho.





Coligação Sergipe no caminho das mudanças – PSL/PTC – 2 vagas



Três disputam duas vagas: Jorge Araújo (ex-deputado), capitão Samuel e José Milton de Zé de Dona (ex-deputado) disputam duas vagas. Daniel Fortes (ex-vereador),Mundinho da Comase (ex-deputado) e Eugênio Santana ficam como suplente.



Coligação Sergipe no caminho certo – PTB/PRP/PTdoB – 2 vagas (pode cair para uma)



Dois deputados reeleitos – Paulinho das Varzinhas e João das Graças, ambos do PTdoB. Luiza Ribeiro e Edson da Santa Sara ficarão na suplência.



Coligação Sergipe em Primeiro Lugar – PV/PSDB – 1 vaga



Eleito apenas um deputado: Luiz Mitidieri



Disputam a primeira suplência: Anderson Gois e Gracinha Garcez.



Câmara dos Deputados – Para eleger o primeiro a legenda deve ficar em torno de 150 mil votos.

Aqui é mais fácil. A coligação governista não faz oito deputados como alguns da situação andam comemorando. Faz sete deputados e o DEM apenas um. Os prováveis eleitos:

Coligação governista – Rogério Carvalho (PT), Valadares Filho (PSB), André Moura (PSC), Almeida Lima (PMDB) e Heleno Silva (PRB).

Brigam por duas vagas: Fábio Reis, Laércio Oliveira, Iran Barbosa,Márcio Macedo e Bosco Costa.

Coligação oposicionista - Mendonça Prado (DEM)

NOTAS



BGO da PM: mais policial cedido

O BGO, de ontem, 04, de número 136 publicou mais uma cessão de PM. Desta vez um subtenente foi cedido para a prefeitura de Nossa Senhora das Dores, para exercer atividades no trânsito, ou seja, fora do policiamento ostensivo. Pelo jeito está sobrando PM em Sergipe.



Ainda no BGO de ontem: aberração e violação

Em outra decisão publicada no BGO, o comando OBRIGA policiais a participarem de seminário contra a intolerância. Sem contar como serviço e devem ir no horário de folga. Uma aberração. O seminário será no dia 13 de agosto no auditório do QCG. “Os Comandantes de Unidades e Subunidades indicadas deverão escalar os policiais sem prejuízo do serviço”, diz a decisão do comando.



Mais uma do BGO de ontem: falta de controle da PM

E ainda no BGO de ontem, 04, o comando mostra a total falta de controle sobre seu efetivo e sobre seu equipamento. O comandante geral pede para que os policiais militares candidatos a cargo eletivo devolvam celulares e carros. A campanha já começou a quase um mês e só agora ele faz esse "pedido"? Será que o governador acha isso correto?



Valadares não fará mais campanha com Amorim

Deu no Faxaju Online: O senador Antônio Carlos Valadares (PSB), em entrevista exclusiva à redação do portal Faxaju Online, disse já na madrugada dessa quinta-feira (05), que será um candidato à reeleição independente: “não participarei mais de palanque do governador Marcelo Déda (PT), em que também esteja o outro candidato a Senado de sua chapa, deputado federal Eduardo Amorim (PSC)”.Indignado, o senador Valadares disse que não vai participar mais “desse jogo de hipocrisia”, porque vem cumprindo rigorosamente os compromissos para eleger a chapa majoritária liderada pelo governador Marcelo Déda (PT), que também tenta a reeleição: “não participo de uma farsa, porque na realidade estou sendo excluído pelo grupo de Amorim”, disse.



Chateado e cansado

Valadares diz que está “chateado e cansado” de assistir esse jogo montado para me colocar à margem da coligação. E citou os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco, Riachão dos Dantas, Itabaianinha e Estância, onde ocorreu o rompimento da aliança.Nesses municípios, o deputado federal Eduardo Amorim vai com Albano Franco para o mesmo grupo que também está comigo, porque as lideranças votam em Marcelo Déda: “isso é inadmissível em uma coligação que zele pela unidade e que tenha objetivo definido de eleger os seus majoritários”, reclamou.



Apoio a Déda e a Dilma

O senador Valadares deixa bem claro: “está mais do que provado que o objetivo é me derrotar e não vou participar dessa farsa”, disse demonstrando irritação com uma situação que ele não faz, mas também não aceita ser “a vítima desse jogo”.Uma coisa, entretanto, o senador Antônio Carlos Valadares deixou bem claro: “não abro mão, junto com o PSB, de votar na reeleição de Marcelo Déda e no deputado federal Jackson Barreto (PMDB) a vice-governador, porque eles são correto e não há o que dizer dos dois”. O senador também mantém o seu voto e apoio à candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff.



Mandado Flávio

Começou ontem, 04, o julgamento do Mandado de Segurança impetrado por Flávio Conceição, contra a decisão administrativa do Tribunal de Contas do ato de aposentadoria compulsória. O relator do processo, desembargador Cesário, acatou o mandado de segurança, mas o desembargador Luiz Mendonça pediu vistas do processo. Pelos tramites normais o processo deve retornar no prazo de dois meses.



É um dia após o outro com uma lua no meio

E pela imprensa ontem, o sargento Vieira e o coronel Péricles anunciaram que apoiarão Mendonça Prado pela “sua dedicação a causa militar”. . Será que esses dois também apóiam a reeleição de Déda? E será que eles já perguntaram ao Mendonça Prado a razão dele como secretário de Administração do goVerno João Alves nada ter feito pela melhoria das condições de trabalho e de salário dos militares sergipanos? Como diz o ex-deputado Ribeirinho nada como um dia após o outro com uma lua no meio para aparecer as incoerências.



Albano reafirma que não se encontrou com Machado

Em nota enviada por sua assessoria, o deputado federal Albano Franco negou o suposto encontro reservado com o mesmo no último domingo, em um apartamento da zona sul. A propósito, alguns colunistas políticos publicaram na terça-feira a negativa do Albano. Ele reafirma sim, a sua amizade pessoal com Machado, e que o fato de estarem disputando o mesmo cargo legislativo, como aconteceu em 2006, não os transforma em adversários, muito menos em inimigos. No entanto, no domingo passado nem publica nem reservadamente os dois se encontraram.



Jailton não romperá com Edvaldo Nogueira

Mesmo concedendo uma entrevista afirmando que iria romper com o PSC, o vereador de Aracaju, Jailton Santana, único representante do PSC na Câmara, explicou ontem, 04, no seu programa de rádio, que vai seguir a orientação do partido e continuará na bancada do prefeito. Jailton está magoado porque vários projetos deles não são aprovados e, inclusive, encaminhados para serem derrotados, como o dos taxistas.



Gilmar intermediou conversa

Jailton Santana foi levado por Gilmar Carvalho para uma conversa com o empresário Edvan Amorim, que explicou que neste momento eleitoral é importante a somação de todos para o projeto maior de reeleição de Marcelo Déda. Gilmar Carvalho explicou que neste momento não se deve alimentar os adversários. “É preciso ter cautela e somação”, afirmou Gilmar.



Interesses da população

Mas é interessante saber que Jailton Santana vai votar agora de acordo com os interesses da população, da coletividade., segundo matéria publicada no Ne Noticias. E antes ele votava de acordo com quais interesses? Se essa mudança for verdadeira, o povo de Aracaju vai ganhar um novo vereador que, empossado há quase dois anos, só agora descobriu que seu mandato e seus votos devem ser voltados para o povo. Arre égua!



Em Laranjeiras, Laércio é com JAF

O blog publicou ontem, 04, uma nota que Laércio Passos, ex-prefeito de Rosário teria recebido o convite de Déda para ajudar na campanha em Laranjeiras. Lideranças locais negaram e afirmaram que lá, o grupo liderado por Laércio, que tem entre outros. JJ e Sizino, apóia a candidatura de João Alves. É, esta história de Déda de querer botar todo mundo no mesmo palanque não dará certo, vai acabar desabando tudo...



Jerônimo: cassado por vontade do DEM I

O deputado revelou que não tem dúvidas de que a Mesa Diretora declarou a perda do seu mandato graças à atuação direta do deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM). “Era uma questão de honra para ele cassar o meu mandato. Fui cassado por um membro do meu partido que fez de tudo para que isso acontecesse”, lamentou o parlamentar, que estranhou a rapidez com que seu processo tramitou na Câmara.



Jerônimo: cassado por vontade do DEM I

“A própria imprensa nacional questionou que existem vários outros processos solicitando a perda do mandato de deputados e que estão engavetados pela Mesa Diretora, enquanto meu processo tramitou em pouco mais de 90 dias”, compara Jerônimo. “No dia seguinte ao do advogado ter dado entrada numa petição no TJ de Sergipe, o doutor João Alves veio a Brasília, e eu presenciei isso, e teve uma conversa com o presidente do partido e com ACM Neto. Quando estive com o advogado, ele me comunicou que recebeu uma ordem de Rodrigo Maia para deixar o processo. Não quero dizer com isso que foi o doutor João quem convenceu o presidente a abandonar o nosso processo, mas foi muita coincidência. O povo é que deve julgar”, sugere.



Recurso no STF

Para Jerônimo, esse interesse do Democratas pela sua cassação está ligado à filiação do seu filho, o empresário Fábio Reis, ao PMDB para disputar uma vaga na Câmara Federal. “O partido não engoliu isso até hoje, e essa foi uma forma de vingar-se de Jerônimo Reis”, acredita. Apesar da decisão consolidada da mesa, o deputado federal disse que existe ainda um recurso tramitando no Supremo Tribunal Federal e que sua defesa ingressará com dois novos recursos contra a decisão da Mesa Diretora da Câmara.



Agenda professora Avilete Cruz

Nesta quinta-feira, 05, a candidata do PSOLl, Avilete Cruz, participa logo cedo, às 7h, de uma entrevista na Rádio Jornal Am Programa Comando Geral com Augusto Júnior.



Agenda Marcelo Déda

Encontro com desportistas sergipanos, às 16h, no Iate Clube. Depois plenária dos bancários, às 18h, no auditório do sindicato da categoria. E a noite mini-carreata no Ponto Novo, concentração na avenida Canal, próximo a Nestor Sampaio.



Agenda professor Leonardo Dias

O candidato do PCB, Leonardo Dias, estará pela manhã ministrando aulas em escolas da capital. Ao meio dia, Leonardo, acompanhado do vice candidato a governador Euton Dantas e de assessores, participará do seu primeiro debate público na Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE) onde será discutido o projeto do PCB para a saúde. A defesa do Partido parte da concepção segundo a qual a saúde pública deve ser de caráter eminentemente preventivo. À noite Leonardo e a Coordenação da Campanha Sergipe no Século 21 estará reunida para avaliar esse primeiro debate.



Coração Militante – lançamento de livro

Amanhã, 06, às 18h, na livraria Café do Palácio Museu Olímpio Campos será lançado em Sergipe o livro “Coração Militante – Jacinta Passos”, organizado por Janaína Amado. “Mulher, feminista, comunista, separada do marido, empobrecida, louca. Muitos foram os estigmas que Jacinta Passos enfrentou. Sua trajetória de vida absolutamente singular, bem como sua fidelidade às idéias e valores que elegeu, levaram-na a chocar-se diuturnamente contra tudo e todos, na contramão do tempo.”. O volume reúne, em 580 páginas, a obra completa em verso e prosa de Jacinta, inclusive inéditos, sua fortuna crítica e ensaios escritos especialmente para a edição.





PSTU faz protesto com “twitaço” hoje

A briga dos pequenos para participar dos debates à Presidência da República ganha fôlego na internet. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) também usará às redes sociais para exigir a participação de seu candidato, Zé Maria, no debate do dia 5 de agosto na Rede Bandeirantes. Exatamente às 15h desta quinta-feira, 05, militantes e apoiadores da campanha em todo o País postarão a seguinte mensagem em suas páginas no Twitter: “@band Eu quero Zé Maria no debate #zemarianodebate”. O movimento, batizado de “twitaço” é mais uma forma de pressionar a grande mídia para garantir também a visibilidade dos partidos chamados de pequenos.



Campanha em Sergipe

Em Sergipe, a militância do PSTU e apoiadores de campanha também participam do “twitaço”. De acordo com Vera Lúcia, candidata ao governo, a pressão que está sendo realizada sobre a Rede Bandeirantes será feita com outras emissoras que estão seguindo a mesma prática antidemocrática. ?Em Sergipe, algumas emissoras de televisão caminham para a mesma prática de convidar aos debates somente os candidatos de partidos com representação parlamentar. As emissoras privam a população de conhecer todos os programas que disputam as eleições?, disse Vera Lúcia.



1º de Agosto: Dia da Sergipanidade, sim! I

Do deputado Wanderlê Correia: “Em relação à minha defesa de que o dia 1º de agosto seja reconhecido e oficializado como "Dia da Sergipanidade", comentada de forma discordante pelo leitor Carlos Nascimento, em 04/08, gostaria de reafirmar o meu posicionamento. Embora respeite sinceramente a posição de Carlos, cuja militância cultural em Sergipe reconheço e admiro, discordo frontalmente. Primeiramente, é fundamental que fique claro o fato de que o meu objetivo não é homenagear, exclusivamente, a cidade de São Cristóvão, haja vista que a dimensão do que representa este reconhecimento por parte da Unesco da grandeza cultural da Praça São Francisco vai muito além do âmbito municipal”.



1º de Agosto: Dia da Sergipanidade, sim! II

Continua o deputado: “Acredito que o povo de Sergipe e o povo do Brasil merecem uma homenagem em razão deste acontecimento, a qual não pode se restringir a um mero registro histórico, seguido de alguns eventos festivos. Entendo este acontecimento como uma oportunidade única para que se inicie uma verdadeira revolução cultural em Sergipe, passando pelo resgate da auto-estima do nosso povo, tão agredida pelos "produtos" que a indústria cultural impõe, diuturnamente. Tenho certeza de que sergipanos ilustres como Tobias Barreto, Silvio Romero, se estivessem entre nós na atualidade, defenderiam esta causa, com a firmeza de caráter e a coragem que os caracterizou”. Muito obrigado. Wanderlê Correia, ambientalista, professor da rede pública e deputado estadual."



Jornalistas e radialistas rejeitam contraproposta patronal

Em assembleia realizada na noite da última terça-feira, 3, no Sindicato dos Radialistas, os trabalhadores jornalistas e radialistas rejeitaram, por unanimidade, a contraproposta apresentada pelos patrões para a Convenção Coletiva de Trabalho 2010-2011. A contraproposta apresentada pelo sindicato patronal não apresentava nenhum avanço relativo à pauta apresentada pelas categorias. Apenas apontava reposição da inflação do período em relação à data-base, com o índice do INPC, de 5,74%, além de apresentar quatro pontos de mudança na atual convenção que beneficiam apenas as empresas, nunca os seus empregados.



Ato no calçadão

Além de rejeitar a contraproposta patronal, as duas categorias votaram pela realização de um ato público, no próximo dia 11 de agosto, a partir das 8 horas, no Calçadão da João Pessoa, próximo ao prédio da Caixa Econômica Federal. O ato contará com os apoios da CUT e CTB. "Sobre os termos oferecidos pelos patrões não dá pra negociar. Nenhuma das nossas reivindicações foi pautada ou atendida. E as cláusulas que eles querem modificar só retiram direitos dos trabalhadores e aumentam a exploração. As categorias estão revoltadas. Vamos reagir e mostrar no Calçadão a verdadeira face das empresas de comunicação de Sergipe, que não valorizam os seus profissionais", afirmou o presidente do Sindijor, George Washington.





Nova parceria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é mais novo parceiro do Núcleo de Arranjos Produtores Locais (APL-SE). A instituição foi apresentada durante reunião realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), responsável pela coordenação do APL-SE. O encontro, ocorrido esta semana no auditório da Junta Comercial de Sergipe, contou com a participação de representantes das entidades parceiras, que na oportunidade puderam conhecer as ações realizadas nos últimos três anos em Sergipe.



Referência para o país

Para o secretário Jorge Santana, o trabalho realizado pelo APL-SE se tornou referência no país, por ser uma experiência exitosa e que coleciona uma série de efeitos positivos. “As iniciativas empreendidas nesse período se traduzem em resultados efetivos, graças ao espírito de cooperação que prevaleceu entre as instituições parceiras, visando atender as demandas identificadas quando da elaboração dos Planos de Desenvolvimento de cada APL”, destacou.



SE na vanguarda de ações na área de resíduos sólidos I

O Estado de Sergipe está com saldo positivo diante da nova lei sancionada na segunda-feira, 2, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que Estados, municípios e a União façam planos, com diagnóstico da situação atual, proposição de cenários e estabelecimento de metas e programas. Sergipe por sua vez, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) já realizou a elaboração de Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e apoio à constituição de consórcios públicos regionais para os serviços públicos de manejo de resíduos sólidos do Estado de Sergipe.



SE na vanguarda de ações na área de resíduos sólidos II

O Estado conta ainda com um primeiro banco de dados em resíduos sólidos dos municípios que compõem a bacia do rio São Francisco.Sabe-se que o lançamento de lixo a céu aberto provoca degradação e poluição ambiental, além de provocar danos à saúde humana, pela geração de percolados, gases e proliferação de vetores (moscas, mosquitos, ratos, baratas e outros). No Estado é diagnosticado que quase todos os municípios do Estado dispõem seus resíduos sólidos urbanos em “lixões” e também não possuem destinação final adequada para os resíduos provenientes dos serviços de saúde os quais são depositados no próprio lixão.



Educação Ambiental I

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes, além do que o Estado de Sergipe já tem em mãos, -diagnóstico dos Resíduos Sólidos no Estado e plano de Implantação de consórcios- diante da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, não há dúvidas de que todos o órgão ambientais do Brasil deverão se adequar com as novas diretrizes da política, a qual irá requer ainda um intenso trabalho de Educação Ambiental.



Educação Ambiental II

Citando a condição da realização de coleta seletiva por parte da população, destacou: "Com a nova lei precisamos intensificar a informação ao cidadão, nosso grande contribuidor para o êxito da nova lei. Mudar nosso comportamento e reduzir, inclusive, a nossa própria produção diária de lixo não será algo impossível, mas exigirá o esforço pessoal, explicou Genival Nunes enfatizando que, a sociedade tem evoluído quanto a mudança de hábitos, há uma grande transformação cultural".



Banese obtém lucro de R$ 22,4 milhões no primeiro semestre

O Banese obteve lucro líquido de R$ 22,4 milhões no primeiro semestre de 2010, segundo o balanço administrativo publicado nesta quarta-feira, 4, pela instituição. De acordo com os dados divulgados, o resultado foi 15,5% superior ao valor acumulado no mesmo período de 2009, quando o Banese registrou lucro de R$ 19,4 milhões. O desempenho positivo, de acordo com o relatório da administração do Banese, foi obtido pelo crescimento das receitas de operações de crédito, aumento nas receitas de prestação de serviços e redução das despesas de captação e provisão para perdas nas operações de créditos.



Solidez e confiança

Para o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, os resultados comprovam a solidez e a importância do banco para o desenvolvimento do Estado. “Esse crescimento decorre da confiança da nossa clientela, do trabalho e competência da nossa rede de colaboradores e do apoio que os acionistas têm dado à diretoria executiva para mantermos o banco forte e competitivo”, disse Saumineo Nascimento durante entrevista que concedeu à imprensa para comentar os resultados do banco no primeiro semestre.



Tenista sergipano alcança mais um título mundial I

O tenista sergipano Victor Maynard, já está em Aracaju, após retornar de Uberlândia MG, trazendo para nós mais um título de campeão mundial de duplas nessa etapa, jogando ao lado de Nicolas Santos(SP). O torneio válido pelo circuito mundial adulto profissional deu a Victor mais 18 pontos no ranking da ATP (Associação dos tenista profissionais) fazendo com que ele apareça na lista dos 600 melhores do mundo, sendo assim lembrado para integrar a seleção brasileira que jogara a Copa Davis contra a India, lá na casa deles em outubro.Victor segue morando em Ribeirão Preto onde integra a equipe de Adriano Ferreira, renomado tenista profissional, que hoje comanda esse time de elite.



Tenista sergipano alcança mais um título mundial II

O próximo torneio de Victor será no dia 10 em Brasília onde jogara um torneio do nível Challenge (maior premio e pontos), onde entrara como convidado para ser uma das 16 duplas participantes, vale frisar que esse convite foi dado pela organização do torneio, pelos excelentes resultados obtidos ultimamente na dupla.Apos Brasília, ele segue para Salvador onde jogara outro torneio também com a graduação Challenge. Enquanto na viaja pra Brasília, ele segue treinando forte por aqui sob a supervisão do seu auxiliar técnico Gustavo Maynard, nas quadras da orla da Atalaia. Vamos torcer por nosso sergipano pra ver se traz mais um titulo do circuito mundial para Aracaju, mesmo sem patrocínio, mas com sua forca de vontade e determinação, ele segue correndo firme rumo aos seus objetivos. Boa Sorte Vitinho, que Deus lhe proteja sempre.



Não tem um empresário em SE com visão empreendedora?

É lamentável que um atleta sergipano se destaque num esporte tão seletivo e não tenha o mínimo apoio do empresariado local. É preciso que o empresariado se conscientize da importância de patrocinar atletas. Sua marca fica estampada em diversas competições e o retorno é positivo.Não dá para apenas o Poder Público fazer a sua parte. Nos últimos anos diversos atletas conseguiram viajar para torneios nacionais e internacionais, por conta do patrocínio da SEEL.



II Congresso Brasileiro de Estudos Jurídicos

Repetindo o grande sucesso do ano passado, vem aí a segunda edição do Congresso Brasileiro de Estudos Jurídicos: Direito Civil e Processo Civil. O evento será nos dias 07 e 08 de outubro de 2010, no Hotel Parque dos Coqueiros. Sob a Coordenação Científica da Dra. Flávia Pessoa e organização da Primus, o Congresso reunirá consagrados palestrantes do universo jurídicos como Rodolfo Pamplona Filho, Pablo Stolze, Fredie Didier, Sergio Cavalhieri Filho, Misael Montenegro Filho, Carlos Alberto Gonçalves, Alvaro Villaça e vários outros. As inscrições e programação completa do evento estão disponíveis no site www.direitocivileprocessocivil.com.br. Quem entrar no site, poderá participar da promoção "EU VOU" e concorrer a um IPOD Nano e um IPOD Sufle, além de livros dos palestrantes. Participe!!!



DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS

Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br.O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher formulário site www.prse.mpf.gov.br



DO LEITOR



Insegurança em Simão Dias

Do leitor: “Quero fazer deste veículo de informação, um instrumento de protesto contra o que está ocorrendo em Simão Dias (terra do governador Déda). Estamos vivendo um clima geral de insegurança, sendo que o número de assaltos na zona rural está triplicando e o nível de homicídio também aumentou em Simão Dias. Considero que não é culpa da polícia, que tem feito o possível para deter os crimes, mas falta ao governo de estado um plano de policiamento preventivo. Assim como a medicina preventiva, o combate ao crime deve ser também preventivo. O governador Déda deve estabelecer maiores investimentos no setor de inteligência da polícia, buscando criar um outra espécie de atuação policial no estado. Ainda mais é preciso uma política de descentralização do comando da PM, seguimentando o comando em regiões, interiorizando o serviço de segurança pública”.



Santinho de aliado com “não” para Déda

Do leitor José Bastos Cruz: “Que esta eleição é marcada pela traição e falta de compromisso de alguns candidatos com seus pares ninguém mais duvida. Entretanto, a cada dia a coisa vem assumindo proporções absurdas. Ao chegar em casa hoje (04) a noite, vejo alguns "santinhos" em cima da mesa. Ao observar mais cuidadosamente, verifiquei que se tratava de uma "dobradinha": Rogério Carvalho e Vereador Matos, candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente. Porém, ao olhar o verso do panfleto, percebi que também tinha a réplica de uma chapa completa, nos moldes da urna eleitoral. Para minha surpresa, apesar de todos os candidatos serem da chapa governista, portanto coerente com a coligação dos dois, percebo que, no espaço reservado à foto do governador Deda existe a observação ao lado com o nome "não". Olhei os outros santinhos também continha a palavra não em todos. Indaguei aos familiares e fui informado que algumas moças estavam panfletando na rua, entregando tais santinhos e também praguinhas do vereador Matos (PDT). Nisso o meu genitor percebeu isso, pegou alguns e guardou para que eu visse assim que chegasse do trabalho. Isso ocorreu no bairro Santo Antônio, hoje à tarde. Escaneei um deles e envio em anexo (a prova está guardada pelo blog). Será que o vereador também é "fogo Amigo"?Não estou entendendo mais nada nessa eleição”.



Assunto: Transporte Público: Eis a questão...

Do leitor Pitágoras M. de Andrade: “Atualmente a cidade de São Cristóvão através da Praça São Francisco é uma referência mundial, estamos todos felizes pelo reconhecimento da UNESCO, porém temos que resolver algumas mazelas nesta cidade histórica, umas dessas problemáticas é o transporte público que serve para os moradores como para os turistas se locomoverem. Infelizmente não houve nenhuma melhora no itinerário da integração 307-São Cristóvão via Rosa Elze/Term. Zona Oeste são ônibus velhos e sujos que parecem umas sucatas, caso seja dia de chuva, por incrível que pareça, chove fora como dentro dos ônibus, e sem deixar de mencionar o não cumprimento dos horários, sempre estão atrasados e superlotados, os usuários dessa linha sentem-se como uma sardinha enlatada, um absurdo!!! A Prefeitura Municipal de São Cristóvão conjuntamente com a SMTT de Aracaju (Quem determinar as mudanças dos itinerários do transporte público!!!) têm que determinarem soluções para uma melhora nesse itinerário, com ônibus decentes e cumprimentos dos horários. Basta ter um fiscalização para cumprirem o horário e melhorar a frota, porque a ingerência do transporte público está escancarada em São Cristóvão”.



Apostas em alta em Itabaiana

Comentário de Henrique de Souza: “Hoje (03) no mercadão saiu uma aposta de R$ 100.000,00 em dinheiro vivo da seguinte forma: QUE ALBANO FRANCO TEM MAIS VOTOS EM ITABAIANA, DO QUE O VALADARES. Foi um fusuer do cançu. Quem apostou em Albano Franco foi um dos puxa-sacos de Luciano Bispo e em Valadares foi um dos puxa-sacos de Chico de Miguel. Também pudera tem os descontentes de Maria Mendonça, que Eduardo Amorim será apoiado por Luciano Bispo. Cálculo do apostador de Albano Franco que irão votar: a turma do PT na opção 2 para senador, a turma de Maria Mendonça na opção 2 para senador, a turma de Milton de Dona, a turminha de Zé Américo, os descontentes de Luciano Bispo, os descontentes de Maria Mendonça e por ai vai. Pelos cálculos do apostador em Albano Franco, vai ser o Senador mais votado em Itabaiana, pois Albano Franco tem muito mel de cana para adoçar as pessoas que precisa de mel. Podem apostar que ALBANO FRANCO SERÁ O MAIS VOTADO PARA SENADOR EM ITABAIANA. Tem aquela fórmula que saiu no twitter de José Bispo na semana passada inventada por José Bispo: "PROCURA+OFERTA=RECOMPRA" Esta fórmula para ganhar as eleições saiu em todos os jornais do Brasil, inclusive até na Folha de São Paulo. E Albano Franco será eleito em primeiro lugar para Senador de Sergipe. Olha os Francos nunça perderam uma eleição, quando entra é para ganhar mesmo”.



Da Fronteira entre a Direita e a Esquerda

Do leitor Palmiro Fontes de Oliveira: “Quem de vós caros uma dúzia de leitores e eleitores poderia me elucidar tão complexa questão??? Nessa celeuma de candidatos aí apresentados quantos, conservam ainda suas posições ideológicas??? Por favor a resposta "que não existe" está dispensada, pois tal questão tão complexa descarta qualquer resposta mediana, e uma resposta simples então nem se fala. Por mais que sejamos críticos virulentos aos políticos brasileiros (e esta carapuça cabe a esse escriba) temos que ver que todos tem suas idéias, umas boa, outras ruins, que todos tem seus interesses, muitos apenas pessoais, egocêntrios e de poderio; mas outros ainda lutam por transformações importantes na nossa sociedade e não vou aqui citar nomes de alguns para não usar esse espaço público e de informação como "palanque", ou de repente ferir alguma lei eleitoral. Mas senhoras e senhores, eu vos suplico que não abram mão de seu poder de decidir os rumos da nossa sociedade por alguns trocados ou por puro descontentamento com os políticos. Seja de direita ou de "esquerda" (com tantos fisiologismos e acordos nefastos haja aspas aqui), seja carne ou peixe, é preciso exercer a cidadania mesmo nessa ambíguidade partidária cheia de políticos onde paradoxalmente pedem votos em certas comunidades para uns e em outras localidades para outros. Talvez a resposta para esta questão seja a tão guardada Reforma Partidária sair do papel e ganhar corpo e força para amenizar as disparidades na nossa Política. Talvez a resposta está em semear-mos o surgimento de novos "heróis" para servir de exemplos; ou talvez a resposta seja a volta da formação de bons quadros com a volta da formação política também e o abandono tenaz do cooporativismo de alguns sindicatos; e o fisiologismos de alguns líderes que se auto-denominam Sassás Mutemas salvadores da pátria esquecendo-se do passado e das origens sofridas dos militantes e dos movimentos revolucionários progressistas”.



ARTIGO



A agonia da militância política - Gilson Sousa*



Em tempos de campanhas políticas abarrotadas de dinheiro e candidatos mergulhados cada vez mais no mundo virtual em busca de se apresentar ao eleitor com a marca da ‘modernidade’, há quem prefira permanecer alimentando velhas práticas de rua consideravelmente rentáveis em termos de votação. Esses são os corajosos que não abrem mão de botar a cara na rua sempre que possível e pedir voto à base do corpo-a-corpo, sem temer reações adversas ou coisas semelhantes.



Para que esse mote possa dar certo, está em jogo a militância política, um velho hábito saudável agora desprezado pela grande maioria dos homens públicos com ou sem o poder nas mãos. Convocar essa militância, permanecer nas ruas empunhando bandeiras e distribuindo panfletos, parece mesmo ser coisa do passado. Pelo o que se vê hoje, o melhor é pagar alguns trocados a essas moças de short curto e deixá-las expostas em locais preferencialmente visíveis em pontos estratégicos da cidade.



No máximo, boa parte dos candidatos majoritários e proporcionais de hoje se contenta com uma vistosa carreata pelas ruas mais urbanizadas, mas sempre montados em possantes caminhonetes ou até mesmo mini-trios que garantam o devido afastamento físico do povo. E assim a forma de fazer política vai evoluindo. Não se sabe se para pior ou melhor. Sabe-se que o exercício da militância política nos moldes tradicionais vai claramente perdendo espaço na atualidade.



Aliás, há quem possa argumentar que militância não se resume a sair às ruas empunhando bandeiras e gritando palavras de ordem. Militância pode até ser feita em gabinetes com ar condicionado ou coisas parecidas. Mas isso é real? Afinal, militância política nos remete a partidos de ideologias esquerdistas. Era tarefa para quem estava na oposição aos governantes de plantão e para quem acreditava no poder da mobilização popular com poderes de mudança. Assim aconteceram as grandes mudanças sociais ao longo da história e isso jamais deveria ser esquecido.



Pois bem. Na contramão desse pensamento anti-militância, pelo o que se constata nas últimas campanhas eleitorais em Sergipe, permanecem dois agrupamentos com base no Partido dos Trabalhadores. O mais ideológico deles, quiçá, é o chamado PT Classista, que dá sustentação ao mandato do deputado estadual Francisco Gualberto e que esse ano luta pela reeleição. Esse grupo jamais abandonou a prática de rua, sendo que diariamente, sob o comando do próprio Gualberto, amanhece em sinaleiras de trânsito e portas de empresas públicas cara a cara com o eleitor.



O outro agrupamento, até com mais poder financeiro por conta das ligações com setores profissionais do serviço público, dá sustentação aos mandatos de Ana Lúcia (estadual) e Iran Barbosa (federal), ambos em busca da reeleição também. Ademais, o que se vê pela cidade são campanhas ricas financeiramente e calcadas somente em estratégias de marketing que possam convencer o eleitor de formas até rentáveis para quem se dispõe a garantir o apoio.



A propósito, os partidos comunistas estabelecidos no país, que em tese deveriam estar sempre à frente dessas questões de militância política, atravessam crise de identidade jamais vista. No caso de Sergipe, enquanto um acomoda-se no poder e explicitamente se enterra cada vez mais no fosso do capitalismo, um outro pena com a falta de material humano e o conseqüente esvaziamento em seus atos, apesar de manter-se firme na questão ideológica.



Mas apesar dessas colocações é inevitável afirmar que militância política é algo que qualquer pessoa pode fazer, sem necessariamente possuir cargos políticos ou postos de destaque na sociedade. Militância, a exemplo dos velhos comunistas deste país, é lutar por uma causa na qual a pessoa acredita, principalmente se essa causa se apresenta com a possibilidade de mudar o mundo para melhor. Militância é fazer parte de uma organização política e sempre defender um ensejo coletivo, deixando de lado os anseios pessoais e acreditando na força de um grupo.



Hoje, quando se analisam os fatores que apontam para a agonia da prática da militância política no Brasil, destacamos o desinteresse pela atividade político-partidária por parte da sociedade. Isso porque os partidos estão cada vez menos ideológicos e ativistas e cada vez mais eleitoreiros, já que o objetivo é a ocupação de cargos e posições de destaque na sociedade, favorecendo os interesses pessoais e corporativos. Portanto, torcemos para que políticos com Francisco Gualberto, Iran Barbosa e Ana Lúcia, independente de correntes, possam manter viva essa prática de militância de rua que hoje pede socorro.



* Jornalista Diplomado.



Blog no twitter: www.twitter.com/blogclaudionun

Frase do Dia

“Nas pessoas de capacidade limitada, a modéstia não passa de mera honestidade, mas em quem possui grande talento, é hipocrisia”. Arthur Schopenhauer.

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA