Páginas

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Governador se reúne com prefeitos de cidades atingidas por chuva de granizo




O governador Marcelo Déda esteve reunido no final da manhã desta sexta-feira, 15, com os prefeitos das cidades do Alto Sertão atingidas pela chuva de granizo. Ocorridas na última segunda-feira, 11, as chuvas atingiram as cidades de Porto da Folha, Gararu, Canindé do São Francisco e Poço Redondo, afetando cerca de 12 mil pessoas. O encontro aconteceu no Palácio de Veraneio.
Segundo informou o governador, desde o primeiro momento o Estado vem trabalhando para minimizar os efeitos causados pelas chuvas. “Desde que o Governo tomou conhecimento do evento, nós deslocamos a Defesa Civil e determinamos à secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Conceição Vieira, que também mandasse seus técnicos para a região. A partir do levantamento dos prejuízos e levantando a situação, o Estado pode oferecer de imediato ajuda e solidariedades às famílias atingidas”, destacou.
Déda estava em Brasília quando tomou ciência de todo o ocorrido. “Fiz questão de ligar para cada um dos prefeitos para informar que o Governo daria toda ajuda necessária”, lembrou. “O Governo esteve presente levantando o prejuízo e buscando junto aos prefeitos as formas de auxiliá-los, seja através de uma política emergencial de fornecimento de telhas para as casas que foram atingidas, seja para reconstruir, junto às prefeituras, reconstruir as casas que foram derrubadas”, reforçou.
A secretária Conceição Vieira informou que o Governo está trabalhando a partir de duas perspectivas: recuperar casas deterioradas e reconstruir casas totalmente destruídas. Desde a última quinta-feira, 14, o Estado já começou a enviar material. “As casas que foram deterioradas, que é a grande maioria, o principal problema é a reconstrução do telhado. Estamos agindo imediatamente. Desde ontem estão indo caminhões”, afirmou a secretária. Para as unidades habitacionais que foram completamente destruídas, o Estado vai fornecer material de construção e as prefeituras, a mão de obra.
O prefeito de Porto da Folha, Manoel de Rosinha, garantiu que o Estado foi ágil na disponibilização de ajuda. “O fato ocorrei na noite da segunda-feira. Já na manhã seguinte tinha gente trabalhando para nos ajudar. O próprio governador nos ligou se solidarizando com a nossa situação. Temos certeza do compromisso governador Marcelo Deda com as classes mais populares”, disse o prefeito do município mais atingido.

Após a reunião, o prefeito de Canindé, Orlando Andrade, afirmou que a solução encontrada para resolução da questão satisfez aos municípios. “O Governo vai mandar o material para reconstruir as casas que foram destruídas e a prefeitura entrará com a mão de obra. Isso vai garantir agilidade no processo”, destacou.

fonte faxaju

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA