Páginas

terça-feira, janeiro 19, 2010

Festa das Cabacinhas atrai mais de 100 mil pessoas e movimenta Japaratuba


Três dias de intensa festa, movimentação, comércio aquecido e turistas. Assim pode ser resumido o panorama da Festa das Cabacinhas, realizada nesse final de semana em Japaratuba – sexta, 15, sábado, 16, e domingo, 17 – com shows populares e arrastões musicais pelas ruas da cidade.

A movimentação começou na sexta à noite com os shows de Max e Lucas, Netinho, Aviões do Forró e Levi Viana. Antes, porém, desde a última quarta-feira, 13, a cidade se preparou para receber as ‘Cabacinheiras’, que ficaram em praças públicas comercializando o artefato de parafina com água para as pessoas “guerrearem”.

Várias autoridades prestigiaram o evento, sendo recepcionados pela prefeita Lara Moura e o vice Pedro Moura. Os deputados federais Eduardo Amorim e José Carlos Machado, os deputados estaduais André Moura, Augusto Bezerra, Angélica Guimarães, o ex-governador João Alves Filho, o filho de Japaratuba e presidente do Tribunal de Contas, Reinaldo Moura, diversos prefeitos, vereadores e a população em geral.

Para Lara Moura, esta já é considerada a maior edição da Festa das Cabacinhas, que este ano prestigiou os “anônimos e personalidades” do município, através da ornamentação que enfeitou a cidade.

“Ao fazermos esta homenagem, mostramos que tudo isso só acontece pela força individual de cada japaratubense, que é extremamente politizado, pois critica no momento certo em prol da permanência das tradições, neste caso já centenária”, explicou Lara.

Cerca de 100 mil pessoas passaram por Japaratuba nestes três dias de festa, segundo o departamento municipal de Urbanismo.

Casas foram alugadas, turistas de outros municípios, estados e até países estavam entre os brincantes que aumentou em cinco vezes a população neste período.No sábado o clima esquentou. No início da tarde o bloco ‘Os Loucos da Missão” arrastou uma multidão pelas ruas de Japaratuba, completado com a banda ‘Marreta You Planeta’, que deu o aquecimento para a noite de sábado.

Ante a visita de vários políticos, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de vários municípios sergipanos, a prefeita do município, Lara Moura, preparou uma estrutura para receber os visitantes, que foram ao delírio com os shows das bandas Revoluções, Gatinha Manhosa, Márcia Freire, Edson Gomes e Edu Maraial.

Mais de 100 mil pessoas – Mas um dos melhores momentos da festa estava reservado para o domingo. Logo cedo, às 10h, já tinha gente se movimentando nas ruas com a saída do irreverente bloco ‘A Mariqueira’. Dois arrastões, no entanto, roubaram a cena da tarde dominical.

O sergipano Cid Natureza fez a multidão se esbaldar de alegrinha e de tanta molhação, com a guerra das cabacinhas. Já o arrastão puxado pela banda baiana ‘Harmonia do Samba’ foi considerado pelos organizadores como “o maior já realizado em Japaratuba”. Estima-se que Japaratuba recebeu mais de 100 mil pessoas nos três dias de festa, enquanto que a população do município é de 16 mil habitantes.

À noite os visitantes ainda encontraram fôlego para se divertirem na praça de eventos da cidade. Os shows de Dois Ciganos, Calcinha Preta e a banda de forró sergipana Danielzinho & Forrozão Quarto de Milha selaram a festa que não registrou nenhum incidente.

“Com o apoio do governo do Estado, do Banese, Policia Militar, Câmara de Vereadores de Japaratuba, Skol e outros tantos parceiros, conseguimos fazer a maior Festa das Cabacinhas, aquecendo a economia da cidade e elevando a auto-estima do japaratubense”, declarou Lara Moura diante do sucesso do evento.

--
Elton Coelho
Jornalista - DRT 723/SE
Mobile/Celular: ++ 55 079 9977.7801

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA