Páginas

quarta-feira, janeiro 20, 2010

DÉDA ASSEGURA JACKSON E VALADARES AO SENADO, MAS QUER ACOMODAR AMORIM


O governador Marcelo Déda reuniu, nesta terça-feira (19), o Conselho Político dos partidos que integram a base aliada de sustentação ao Governo por aproximadamente. A princípio agradeceu a solidariedade pessoal e “a exemplar condução política dos integrantes dos partidos, durante o período em que ele esteve afastado do cargo”.

Marcelo Déda admitiu que o grupo agiu de forma sábia quando não pôs em pauta discussões políticas, esperando por sua recuperação, para que ele fizesse a condução de todo o processo eleitoral da aliança. Os membros do conselho reafirmaram o clima de unidade e entregaram ao governador a responsabilidade pela condução do processo político, com vistas à formação da chapa majoritária.

Candidato - Marcelo Déda disse que “a partir de hoje (terça-feira, 9) estamos abrindo oficialmente as conversar para a formação da chapa majoritária que disputará as eleições de outubro próximo. O governador anunciou que será candidato à reeleição, que está se sentindo bem e que em sua campanha fará uma comparação com administrações anteriores”.

Diante dos presidentes de partidos, o governador Marcelo Déda disse que mantém o compromisso de apoiar os nomes do deputado federal Jackson Barreto (PMDB) e do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), como os dois candidatos da aliança ao Senado Federal.

Entretanto, o governador deixou bem claro que gostaria que houvesse “espaço para acomodar o deputado federal Eduardo Amorim (PSC) na chapa majoritária”. Eduardo já lançou sua candidatura ao Senado Federal e só permanecerá no bloco se conseguir manter a sua posição na chapa majoritária, tanto que seu irmão, Edvan Amorim (PR), declarou que é homem de uma palavra só, que está no bloco, mas quer a vaga para Eduardo disputar o Senado.

Marcelo Déda também avisou que não tomará decisão de última hora em relação à formação da chapa majoritária. Segundo um dos presidentes de partido, é possível que até março tudo já esteja definido, para que se comece a trabalhar com tranqüilidade os nomes majoritários e proporcionais.

Sem imposição – Ao anunciar que estaria dando início ao processo de coordenação do projeto sucessório com o objetivo de aprofundar a unidade do grupo, dirimir conflitos e caminhar para a formação da chapa que disputará as eleições deste ano, o governador Marcelo Déda deixou claro que tal coordenação não se dará com “imposição, mas sim com diálogo”, construindo o que ele chamou de “consensos progressivos”.
Nesse sentido, unanimemente, o grupo classifica que a etapa de formação da chapa majoritária se sobrepõe à formação da chapa ou das chapas proporcionais, sendo que o entendimento é que primeiro deve-se buscar resolver os conflitos na esfera majoritária.
A partir dessa reunião, o governador iniciará uma jornada de conversas bilaterais. “Vou me reunir com cada uma das lideranças, ouvir suas propostas, objetivos e posicionamentos para ter claro o quadro de reivindicação de cada um, identificar o que houver de conflito, formar um juízo sobre o assunto, projetar os diversos cenários possíveis e tentar encontrar o consenso. Tudo isso com amplo diálogo e transparência. Se não for possível, aí a decisão será minha”, disse Déda.

site faxaju

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA