Páginas

segunda-feira, agosto 31, 2009

Jornal Nacional denuncia fraude com carteira de pescador em Fronteira

Durante o período de restrição da pesca, o governo paga um auxilio aos pescadores que tem registro profissional: é o chamado seguro-defeso. Mas em vários estados do Brasil, mesmo quem não sabe o que é um anzol consegue o documento que dá direito a receber essa ajuda.
Na piracema (meses) com regras rígidas para a pesca, é o período da reprodução dos peixes. Para proteger a espécie fica proibido pescar de barco com tarrafas e redes e também há restrições para a quantidade e o tamanho dos peixes.
Quem é pescador profissional passa por dificuldades nessa época por isso, o governo federal oferece um beneficio durante esse período, um auxilio no valor de um salário mínimo por mês, durante quatro meses.
Para ter direito a esse beneficio é preciso ter a carteira de pescador profissional. Esse documento é emitido pelas associações de pescadores que funcionam em vários municípios do país.
A denuncia do Jornal Nacional comprovou que moradores conseguem a carteira de pescador profissional mesmo sem exercer a atividade.
No município de Fronteira que fica as margens do Rio Grande funciona uma dessas associações. Com uma câmara escondida, o produtor do Jornal Nacional mostrou a facilidade para conseguir o documento.
Basta apresentar o CPF a identidade um comprovante de residência e pagar uma taxa de R$100,00. Depois de um ano com esse documento a pessoa que não tiver registro de trabalho na carteira profissional passa a ter direito a receber o auxilio. A própria funcionaria da associação tem uma carteira.

Produtor: você também tem carteira?é uma profissional?Você mandou fazer?

Funcionaria:Profissional

Produtor: você pesca?

Funcionaria-:não

Produtor: então você vai receber o beneficio?

Funcionaria :Se Deus quiser

Uma mulher que está na sede da associação confirma: “Lá em Orindúva, tem mulher que tem medo até de entrar em canoa e tem carteira profissional”.
Produtor: e chega a época da piracema, recebe o beneficio por que não tem carteira assinada?

Mulher: Recebe tranquilamente

O produtor da Globo também conseguiu a carteira de pescador profissional.

Produtor: Posso pegar o peixe que eu quiser?

Funcionaria: enquanto você tiver a carteira na mão, sim.

A carteira emitida em nome do produtor da reportagem foi entregue ao Ministério Publico. Quem fiscaliza as colônias e associações de pescadores é a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca.

Fonte Rede Globo de televião

3 comentários:

Ranata Alves disse...

Aqui em Brejo Grande o que tem mais é carteira de pescador com pessoas que nao sabe nem o que é um anzol. Vamos ver se vai da alguma coisa essas fiscalização

Cicero de Oliveira disse...

Gente é um absurdo. Quando é que a policia federal vai tomar as providencias

Clodoaldo disse...

essas colonias devem ser instintas, é um assalto aos verdadeiros pescadores. Pessoas que nao sabem pescar ganham, enquanro outros que sao pescadores sofrem humilhação para receber esse seguro

VOCÊ NO MAPA