terça-feira, outubro 26, 2010
Promotoria de Canindé do São Francisco viabiliza ações de combate à febre aftosa
O risco de contaminação pelo vírus da Febre Aftosa (PMDV) é influenciado pela eficácia da vigilância ou do controle sanitário do Estado, pela fiscalização do transporte de animais, existência de serviço veterinário, abrangência das campanhas de vacinação, cooperação e conscientização da gestão pública e dos produtores e criadores quanto à importância de erradicar a doença.
O Ministério Público de Sergipe, através do Promotor de Justiça de Canindé do São Francisco, Dr. Fábio Viegas Mendonça de Araújo, engajado no trabalho de prevenção e combate à febre aftosa naquela Cidade, realizou reunião com representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – ENDAGRO.
Além de ações preventivas e educativas junto à ENDAGRO foi efetuado levantamento sobre os problemas que envolvem os criadores de gado da região.
Os 54 (cinquenta e quatro) criadores de gado inadimplentes com a Campanha de Vacinação contra a febre aftosa, foram convocados a participar de Audiência Pública na Promotoria de Canindé, ocasião em que assinaram Termo de Compromisso, elaborado por Dr. Fábio Viegas, que concedeu-lhes prazo para vacinação completa do rebanho, sob pena de pagamento de multa diária, bem como instauração de apuração investigativa pela autoridade Policial competente.
Participaram da reunião funcionários e Médicos Veterinários da ENDAGRO. Novas Audiências serão marcados com o objetivo de dar continuidade ao trabalho, já que, o saldo das reuniões tem sido altamente positivo.
Dos 54 criadores convocados, somente 03 (três) não cumpriram com o Termo de Compromisso. Por conta disso, medidas punitivas já foram tomadas, tanto administrativa quanto judicialmente, nas áreas cível e penal.
Mônica Ribeiro
Assessoria de Comunicação MP/SE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário