Páginas

domingo, setembro 05, 2010

Poço Redondo: dia 09 professores em greve por tempo indeterminado

4/9/2010

A não implantação do piso salarial e a falta política educacional por parte da administração levam os professores da rede municipal de Poço Redondo a entrarem em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 09.

Eles esperam que o prefeito Frei Enoque abra o canal para dialogar a melhor forma de se implantar o piso no município. Mas além da questão salarial há vários problemas na Educação na cidade:

Estrutura física

A Prefeitura Municipal de Poço Redondo não cumpre os preceitos constitucionais para a garantia de uma Educação Pública de qualidade para todos. A estrutura física das escolas é péssima: falta material didático pedagógico, não há iluminação adequada, em algumas não há energia elétrica ou água encanada.

Em pleno século 21 a Escola Municipal Menino Deus não tem água encanada, apesar de a tubulação passar em frente ao estabelecimento escolar o abastecimento é feito por carro-pipa. Na Escola Joaquim Inácio na comunidade Lagoa Dantas até tem energia elétrica, mas faltam lâmpadas, tomadas e interruptores.

Não há regularidade na entrega e vários itens listados da alimentação escolar não são entregues o que compromete o cardápio elaborado pela nutricionista e os alunos acabam sem o direito a ter uma alimentação saudável e balanceada.

Transporte

Os ônibus utilizados para o transporte escolar são velhos e vivem superlotados colocando em risco a vida de todos, para agravar a situação alguns deles são dirigidos por pessoas que não tem carteira de habilitação, como foi comprovado por um estudo encabeçado pelo Ministério Público. “Os veículos são tão antigos que quebram pelo caminho deixando alunos e professores no meio da estrada expostos a ação do tempo e a depender do horário a ação de criminosos”, disse Joseilsom Machado, delegado sindical do SINTESE no município.

Conselhos

Há também deficiência no funcionamento dos conselhos de controle social dos recursos da Educação porque a prefeitura não fornece a documentação necessária para que os conselheiros cumpram o seu papel.

Fonte: Caroline Santos - Sintese Online

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA