Páginas

quinta-feira, setembro 02, 2010

A IMPORTÂNCIA DO VOTO

* Por Edmilson Balbino Santos Filho



Este ano iremos eleger, através do voto direto e secreto, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República. No dia 3 de outubro estaremos indo às urnas para escolher aqueles que irão elaborar leis e conduzir os destinos do nosso Estado e do nosso país. Por isso o voto é tão importante.



Em Sergipe serão eleitos 24 Deputados Estaduais, 8 Deputados Federais e 2 Senadores. Vamos também votar em Governador e Presidente da República.



As eleições possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Por isso as eleições são de fundamental importância e o voto deve ser valorizado por cada um de nós. Valorizado como instrumento real de transformação de um município, estado ou nação.



Se elegermos maus governantes, pagaremos o preço por isso. Votar por dinheiro significa transformar o seu direito de votar em mercadoria e o político que é eleito comprando voto não vai respeitar a aplicação correta do dinheiro público. É bom lembrar que ao elegermos candidatos corruptos, estaremos outorgando a eles a liberdade de gerenciar os impostos que nós pagamos.



Através do voto consciente e criterioso elegeremos representantes e governantes sérios e comprometidos com as causas sociais. Nós não podemos deixar de exercer nosso direito de votar e construir um futuro melhor. Para esta construção devemos ser criteriosos, pois, existem políticos “ficha sujas” que pretendem nos enganar com falsas promessas e ofertas imediatas.



A nossa responsabilidade é muito grande ao votar. Devemos votar em políticos com o passado limpo e com propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da coletividade. Ouvimos muito falar que todos os políticos são iguais, e isso não é verdade. Essa idéia é uma forma de nivelar todos os candidatos fazendo com que o eleitor desacredite na política e, consequentemente, no poder que tem seu voto.



Votar nulo também não é a solução. Devemos exercer nossos direitos, votando com consciência e fazendo a melhor escolha dentre as opções apresentadas. O voto tem um poder extraordinário. O voto pode construir ou destruir sonhos. O voto é também responsabilidade do eleitor. O eleitor deve procurar a história do candidato que pretende votar e saber se realmente ele merece o seu voto.



A cada eleição e mais forte a troca de voto por dinheiro. Essa eleição não é diferente! Enquanto continuarmos aceitando essa prática de fazer “política” continuaremos a percorrer um caminho sem volta. Não venda seu voto. Seja consciente para não se arrepender depois.





*Edmilson Balbino Santos Filho é Servidor Público Municipal de Canindé de São Francisco, Diretor da CUT/SE e Vice-Presidente da FETAM/SE (Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe)

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA