Páginas

sexta-feira, setembro 17, 2010

Pesquisas internas confirmam Amorim em 2º lugar bem próximo de Valadares




André Moura diz ainda que Eduardo cresce mais que adversários. "Quem entende de política percebe"


Pesquisas internas confirmam Amorim em 2º lugar bem próximo de Valadares Amorim: para André Moura, será o mais votado
Amorim: para André Moura, será o mais votado

Por Raissa Cruz

Os números da pesquisa de intenções de votos para o Senado Federal, realizada pelo Instituto Única, e publicada no Jornal do Dia, no último final de semana, deixaram o candidato ao Senado, Albano Franco (PSDB), inconformado. A pesquisa, que se diferencia de outras publicadas até o momento, mostra que Albano perderia as eleições para Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC), em primeiro e segundo lugares, respectivamente.



Albano recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) contra instituto e jornal. O Jornal do Dia, entretanto, deu o silêncio como reposta. E não publicou mais nada sobre o assunto, ao menos até a edição desta quinta-feira, dia 16. "Somos um jornal. Não fazemos pesquisas. Divulgamos a Única como já divulgamos Ibope, Padrão... outros institutos", esclareceu à reportagem do Universo Político.com o jornalista Gilvan Manoel, editor do Jornal do Dia.



Por sua vez, o líder da base do PSC na Assembleia Legislativa, o deputado André Moura, candidato a deputado federal, observa que, se depender do gráfico crescente da candidatura de Eduardo Amorim, Albano ficará ainda mais inconformado no dia 3 de outubro, quando as urnas forem apuradas.



"As nossas pesquisas internas já mostram Eduardo Amorim em segundo lugar, e tudo indica que, no dia 3 de outubro, ele será o senador mais votado de Sergipe. Eduardo é o candidato que mais cresce em todas as pesquisas, os outros estão praticamente parados, estáveis. O gráfico de crescimento da candidatura dele mostra isso", observou André Moura ao Universo Político.com.



O entendimento do deputado não parte apenas da análise das pesquisas internas, mas também dos últimos números das pesquisas publicadas. Em 27 de agosto, na pesquisa do Ibope, por exemplo, Amorim marcava o terceiro lugar com 25%, quase 10% de distância dos primeiros colocados: Valadares com 35% e Albano com 34%.



Quinze dias depois, dia 12 de setembro, Amorim aparece no Instituto Única em segundo lugar com uma diferença de 1% do candidato Albano. Ao colocar em xeque os números, Albano argumentou que houve uma inversão na divulgação dos dados: 35,3% para Amorim e 34,8% para Albano. No entanto, mesmo com a inversão dos resultados, há uma diferença de menos de 1% entre os dois. "É um empate técnico", comenta Gilvan Manoel.



"Se o candidato Albano Franco quer processar a imprensa e o Instituto é um direito dele, mas não foi só o Única que mostrou Amorim em segundo lugar, mas todas as pesquisas internas que temos já demonstram ele em segundo. Em aproximadamente 40 dias, Eduardo Amorim cresceu cerca de 20%. Albano não cresceu nada. Ficou estagnado. E Valadares caiu um pouco na pesquisa. Eduardo cresceu mais que os outros candidatos, e cresceu no momento certo. Quem conhece um pouco de pesquisa e quem entende de política percebe isso, e sabe que o momento certo de crescer é esse, próximo das eleições", considerou o deputado André Moura.



André garante que as pesquisas internas já apresentam Amorim com folga à frente de Albano. "Ainda ontem (dia 14) recebemos uma pesquisa que mostra que Eduardo não tem apenas um ponto na frente de Albano, mas já tem quatro pontos a mais que Albano. E nesta mesma pesquisa, ele se aproxima cada vez mais de Valadares. Se Eduardo continuar nesse crescimento, ele, com certeza, chegará em primeiro lugar", acredita o deputado.



Em seu comentário, André Moura pulou uma análise sobre o resultado da pesquisa Soma, que mostrou no último dia 13, Amorim perdendo para Albano com uma diferença de 5,1%. Para André, o calor do povo em torno da candidatura de Amorim fala mais que todas as pesquisas.



"As lideranças políticas estão no interior do estado, e quem caminha no interior percebe que o nome de Eduardo Amorim é muito bem aceito e já está na boca do povo. A gente vê as pessoas com faixas, placas e praguinhas, vestindo realmente a camisa em favor de Eduardo Amorim. Querendo o novo", assegura.



Da redação Universo Político.com

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA