Páginas

terça-feira, julho 06, 2010

Prefeitos se reúnem e vão recriar Associação do Baixo e do Vale do São Francisco

Os prefeitos filiados às Associações dos Municípios da Região Centro Sul (Amurces) e da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco) estiveram reunidos nesta terça-feira (6), no auditório do Mércure Hotel, na Orla da Atalaia, em Aracaju, quando aprovaram a proposta de recriação da Associação do Baixo e do Vale do São Francisco, que foi extinta recentemente para a criação da Federação dos Municípios Sergipanos.

Na oportunidade, também ficou decidido que os prefeitos vão seguir toda a tramitação para a criação de uma Federação que comporte todos os municípios sergipanos, com a sustentabilidade das três associações de prefeitos. As duas entidades voltam a se reunir no próximo dia 28, às 9 horas, no Centro Cultural do município de Nossa Senhora do Socorro, ao lado do prédio da Prefeitura. Serão convidados todos os prefeitos de Sergipe, além do presidente da Federação criada recentemente, Ricardo Roriz (PT).

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), presente no evento, confirmou que será candidato a presidente da Federação de todos os municípios sergipanos.

Com as presenças de 31 prefeitos sergipanos (o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira – PCdoB – prestigiou o evento, mas teve que se ausentar por compromissos no município), a reunião foi iniciada e o presidente da Ambarco, Gilson dos Anjos (DEM), que defendeu a necessidade de abrir o diálogo com os gestores para chegar a um consenso diante da desgastante criação da Federação dos Municípios pelo prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz.

“Em nenhum momento nós ficamos contrários a criação de uma Federação. Só não aceitamos a forma como o prefeito Ricardo Roriz deu vida a entidade. Não foi democrático. Não houve uma assembleia com a participação dos prefeitos sergipanos. Nossa proposta hoje é pela recriação da Associação do Baixo e do Vale do São Francisco até para não permitir que os prefeitos fiquem órfãos. Se Roriz não tem mais disposição para presidir a entidade, nós temos aqui os prefeitos Marcos da Acauã (Aquidabã) e Frei Enoque (Poço Redondo) que estão dispostos a comandar a entidade”, colocou Gilson dos Anjos.

Já o presidente da Amurces, Antônio da Fonseca Dórea (PSB), o “Tonho de Dorinha”, colocou que “ninguém é contra a Federação dos Municípios! Muito pelo contrário! Só condenamos a forma pela qual foi feita pelo prefeito Ricardo Roriz que, para mim, foi um atentado à democracia. Não houve qualquer discussão. Ele chegou, extinguiu a associação e criou a Federação. Os prefeitos da região dele observaram o que aconteceu e vieram me questionar, vieram conversar. Esta é uma questão que requer toda uma discussão democrática. Minha tese é pela continuidade dos trabalhos das três instituições que são históricas e que devemos sim ter uma Federação, mas que ela nasça do diálogo, do debate entre os prefeitos sergipanos”.

Outros – O prefeito de Santa Luzia do Itanhi, Adauto Dantas do Amor, colocou na reunião que “essa decisão de criar a Federação por Roriz nos deixou chocados, assim que tomamos conhecimento. Ninguém participou efetivamente da formação. O detalhe é que poucos prefeitos apareceram. Como é que vão manter uma Federação desta maneira?”, questionou.

Já o prefeito de Frei Paulo, José Arinaldo (DEM), disse que “eu sou favorável a idéia de Federação, mas não da forma como foi feita. Entendo também que as associações devem continuar existindo. Só acho que deve existir um entendimento com a participação de todos”.

A prefeita de Moita Bonita, Grazielle da Costa (PDT), disse que os prefeitos estão atrasados quanto a criação de uma Federação dos Municípios. “Não há porque adiar esta discussão! Somos prefeitos e temos que tomar decisões. O processo eleitoral em nada compromete. Se existe uma Federação, não se precisa mudar a realidade das Associações. A entidade vai fortalecer os prefeitos para que possamos requerer nossas demandas. Precisamos de força para cobrar”, disse.

O prefeito de Santo Amaro, Ivaldo Costa (PDT), disse que “enquanto há um desejo de discutir questões dos municípios, através das Associações, nós sentimos um descompromisso de alguns prefeitos que só aparecem na formação das chapas para colocarem seus nomes. Enquanto isso, nós ficamos sem representatividade e ficam os prefeitos de pires nas mãos. A Federação representará os gestores. Ou nos respeitamos, ou fazemos valer o nosso peso político, ou jamais teremos voz. Temos que ter espaço para apresentar projetos das nossas associações ao governador. Tenho amizade com Ricardo Roriz, mas sou contrário à forma como a Federação foi criada por ele”.

O prefeito de Itaporanga, Cesar Mandarino (PSC), lembrou que em outras épocas as associações sempre existiram e havia mais compromisso dos parlamentares com os municípios. “Eu me lembro que o relacionamento entre os prefeitos era estreito e tudo se discutia. Sou favorável a Federação, mas as associações também devem existir para garantir a sua sustentabilidade”.

Presentes – Compareceram na assembleia os prefeitos (ou representantes) Agripino Adelino dos Santos (Areia Branca); Gilson dos Anjos Silva (Barra dos Coqueiros); Arnaldo S. Neto - representante de Capela; Maria Terezinha Moura (Cumbe); Maria Augusta L. Santos (Divina Pastora); Jose Evangelista Santos Filho (General Maynard); Maria Ione Macedo Sobral (Laranjeiras); Sandra Maria da S. Conserva (Muribeca); Aldon Luis Santos (Nossa Senhora das Dores); Fabio Henrique S. Carvalho (Nossa Senhora do Socorro); Jose Nilton de Souza (Pirambu); Jose Ivaldo Costa (Santo Amaro das Brotas); Valter Franco Prado (Siriri); Pedro Barbosa Neto (Boquim), José Arinaldo de Oliveira Filho (Frei Paulo); Joaldo Lima de Carvalho (Itabaianinha); César Fonseca Mandarino (Itaporanga D' Ajuda); Ricardo Alves de Menezes Souza (Macambira); Glória Grazielle da Costa (Moita Bonita); Cleverton Santos (Pedra Mole); Erivaldo Oliveira do Nascimento (Pinhão); Antônio da Fonseca Dórea (Poço Verde); Evanira do Nascimento Barreto (Ribeirópolis); Janete Alves Lima Barbosa (Salgado); Adauto Dantas do Amor Cardoso (Santa Luzia do Itanhi); José Robson Mecenas (São Domingos); Denisson Deda de Aquino (Simão Dias); Anderson Fontes Farias (Umbaúba); Marcos José Barreto (Aquidabã); e Enoque Salvador de Melo (Poço Redondo).



Da Assessoria de Imprensa

Habacuque Villacorte

DRT – 947/SE

(79) 8801-1139/9902-9237

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA