Páginas

sábado, julho 31, 2010

Pesquisa aponta que 46% dos brasileiros leem jornal

14 Junho
Veja texto de Giselle Mourão, do Contas Abertas

Uma pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM) e divulgada nesta semana aponta que 46% dos brasileiros, em um universo de 12 mil entrevistados em todo o país, leem jornal impresso. As revistas são lidas por 35% do público. Dentre os que leem jornais, 30% afirmam que o fazem uma vez por semana, enquanto outros 25% leem todos os dias. Os leitores (42%) ainda elegeram o domingo como o melhor dia da semana para se ler jornal.

O estudo aponta que o maior percentual de leitura se encontra no Sul do país, 54%. O Nordeste é o que apresenta pior índice de leitura dos jornais; apenas 28% dos nordestinos admitem lê-los. Os adultos na faixa etária de 25 a 39 anos são os que costumam mais ler jornal, já 45% dos jovens de 16 a 24 anos preferem ler revistas.

Do público leitor de revista (35%), metade apontou a revista Veja com uma das mais lidas, enquanto 16% dos entrevistados preferem a Época. Revistas de entretenimento como Caras, Contigo e Nova também foram votadas na pesquisa.

O cruzamento de dados do estudo mostrou que grande parte dos entrevistados que costuma ler livros e revistas também lê jornais. Quase a metade, 47% dos entrevistados, costuma ler livros, sendo que 30% leem apenas em finais de semana e 17% cultivam o hábito de leitura diária. Mais da metade afirmou que não leem livros (53%).

A televisão foi apontada como o canal de comunicação mais utilizado pela população brasileira (97%). Os canais de televisão aberta são os mais assistidos (83%). Outros 10% assistem também canais de TV por assinatura. No total, os canais abertos são assistidos por 94% dos entrevistados. Apenas 3% afirmaram que assistem somente os canais por assinatura.

Os telejornais são considerados, em maior proporção, como a programação televisiva mais relevante (65%). A novela foi a segunda programação considerada mais importante, com 16%.

A Rede Globo é o canal de televisão preferido entre os entrevistados, com 70% de indicação dos entrevistados. Já a Rede Record apresentou o segundo percentual de preferência (13%), ficando a frente do SBT, com 5% dos votos. O Jornal Nacional, da Rede Globo, é o telejornal mais assistido do país (56% da preferência). O Jornal da Record aparece em seguida, com 7%.

A confiança na emissora foi apontada como o principal motivo para assistir o Jornal Nacional por 28% dos entrevistados. No caso do Jornal da Record a preferência foi motivada, principalmente, pela identificação com as notícias veiculadas (27%) e pela confiança na emissora (26%).

William Bonner é mais confiável - A dupla de apresentadores do Jornal Nacional lidera o ranking de comunicadores mais confiáveis do país. Para 34% dos entrevistados, William Bonner é o apresentador mais confiável. Outros 18% consideram Fátima Bernardes a apresentadora que se pode mais confiar. Em terceiro lugar encontra-se Boris Casoy, da Rede Bandeirantes, com 4% das indicações.

Bonner também foi destacado como comunicador que auxilia na decisão de opinião ou mudanças de idéia (12%). Contudo, a maioria (85%) dos entrevistados afirma que nenhum comunicador influenciou na formação da opinião ou alguma mudança de ponto de vista.

O rádio também é muito utilizado para se informar (80% dos entrevistados) e, embora tenha um percentual inferior ao da televisão, constitui um índice muito elevado e significativo. Entre os ouvintes de rádio predomina a preferência pela programação musical (69%). O noticiário foi citado por 19% como a programação preferida, seguido do futebol, com 5%. Com isso, se verificou o predomínio de rádios FM (programação predominantemente musical) sobre rádios AM (programação predominantemente jornalística). Rádios FM são ouvidas por 73% dos usuários de rádio, enquanto que rádios AM são ouvidas por apenas 31% dos usuários.

A grande maioria escuta rádio em casa (70%), enquanto outros 21% no carro. Muitos usuários escutam rádio no trabalho (18%), sendo que o mesmo percentual escuta no celular. Rádios comunitárias (12%) e internet, 10%, também foram votadas.

Meios de comunicação modernos - A internet se consolidou como um dos principais responsáveis pela chamada revolução na comunicação mundial. Atualmente, devido ao constante aumento de usuários de computadores em todo o mundo, é considerado um meio de comunicação de massa. Os dados apontam que 46% da população brasileira maior de 16 anos costumam acessar a internet, dos quais 66% possuem acesso em sua própria residência. A banda larga via cabo é o tipo de conexão de 65% dos entrevistados que possuem internet em casa.

O acesso à internet está associado às classes de renda e idade do entrevistado. Entre os entrevistados de renda familiar mais alta - superior a dez salários mínimos mensais - o percentual de acesso à internet é de 80%. Esta proporção cai à medida que diminui a renda, alcançando 23% entre os entrevistados de renda familiar de até dois salários mínimos. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentaram percentuais mais elevados de acesso à internet, superiores a 45%. O Norte apresentou uma proporção de 39%, e o Nordeste, 37%.

Do público mais jovem - 16 a 24 anos - 69% afirmaram usar a internet, sendo que o lazer é principal motivo para este acesso. Já entre os internautas de idade superior a 40 anos, o trabalho e a busca por informações são os principais motivos de acesso.

Entre os principais serviços oferecidos pela web, destaca-se o site de busca e pesquisa Google, utilizado por 72% dos internautas. Os sites e redes de relacionamento social também são utilizados por parcela expressiva dos internautas brasileiros: 65% freqüentam o Orkut e 65% utilizam a ferramenta de mensagens instantâneas MSN.

Conclusões dos pesquisadores - Os pesquisadores concluíram que a televisão e o rádio se constituem nos meios de comunicação de maior abrangência da população brasileira. Os meios de comunicação impressos são consumidos em menor intensidade, em comparação à televisão e a rádio. O hábito de leitura da população apresentou relação direta com o nível de escolaridade e renda familiar. A internet no Brasil segue a tendência de crescimento mundial no número de usuários.

A internet se constitui no principal meio concorrente à televisão em determinados segmentos. Apesar de esse último ser o veículo de maior abrangência nacional e possuir acesso a todos os segmentos da sociedade, perde espaço à internet junto ao público de escolaridade e renda mais alta, e principalmente junto aos públicos de classe C e mais jovem.

Foi identificado um público de alta predisposição e intensidade de consumo de meios de comunicação. Esse público é formado por um grupo de indivíduos que costuma ler jornal diariamente, ou se não lê jornal diariamente, costuma ler alguma revista. Costuma ouvir rádio e assistir televisão entre uma e duas horas diárias, priorizando a programação de notícias. É internauta e costuma navegar no mínimo nove horas semanais.

Os pesquisadores da Meta Pesquisas de Opinião entrevistaram pessoas com mais de 16 anos residentes em domicílios particulares em todo o território brasileiro, entre homens e mulheres de diferentes renda familiar mensal e escolaridade. A pesquisa foi aplicada em uma amostra de 12 mil domicílios, totalizando a realização de 12 mil entrevistas em 539 municípios em todos os estados do país.

NOTÍCIAS PREFEITURA MUNICIPAL DE CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

UMA PREFEITURA CIDADÃ



CURSOS GRATUITOS EM CANINDÉ

E atenção, essa é mais uma oportunidade imperdível para àqueles que buscam uma formação profissional. A Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco em parceria com o SENAC,oferece vagas gratuitas para os cursos na área de serviços e turismo, entre eles: RECEPCIONISTA; GARÇOM; COSTUREIRA E AGENTE DE LIMPEZA. Aproveite a oportunidade e faça sua inscrição gratuita no Núcleo de Apoio ao Trabalhador – NAT,anexo a Secretaria Municipal de Bem Estar Social e do Trabalho, das 8h às 14h.

CRONOGRAMA DO INÍCIO DOS CURSOS

Curso


Período


Horário

Recepcionista


03/08 a 06/10/2010


18 às 22 horas

Garçom


01/09 a 12/11/2010


18 às 22 horas

Costureira


25/10 a 15/12/2010


13 às 18 horas

Agente de Limpeza


26/10 a 25/11/2010


14 às 18 horas





FEIRA AGROPECUÁRIA DE CANINDÉ

De 12 a 15 de agosto, a Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Agricultura, promoverá a 5ª edição da Feira Agropecuária do Alto Sertão Sergipano, no Complexo Agropecuário Orlando Gomes de Andrade.

Nesta quinta edição, a programação conta com o importante apoio do Sebrae-SE, Governo do Estado (Emdagro, Cohidro) e oferecerá aos participantes exposição, torneio leiteiro, julgamento de caprino, ovino, bovino, shows artísticos, cursos de agronegócio, feira de artesanato e comidas típicas. Na sexta-feira, 13, 21h, acontece o VIII Festival de Violeiros e logo após show da Banda Esmeralda; no sábado, 14 de agosto, show com Alcimar Monteiro seguido de Sálvio do Acordeon. As premiações oferecidas somarão o valor total de R$ 28 mil. Inscrições e informações com o Secretário Municipal de Agricultura, Everaldo Nunes, através do número: 79 3346 1905.





BUSÃO DO BRASIL EM CANINDÉ I

Imagine poder embarcar em uma viagem pelos cartões postais do país e ainda concorrer a um prêmio de R$ 1 milhão? É o que vai acontecer em "Busão do Brasil”, primeiro reality show sobre rodas da TV brasileira. Foram mais de 30 mil inscritos, de todos os tipos e cantos do Brasil, mas apenas 12 participantes vão pegar essa viagem no ônibus. Será preciso ter muito autocontrole, afinal, eles vão conviver juntos por três meses dentro desse ônibus, que é um verdadeiro apartamento sobre quatro rodas. O interior do busão é mantido em segredo e tem estréia, nesta sexta-feira, 30 de julho, com o comando do apresentador Edgard Piccoli.



Busão do Brasil em Canindé II

O Busão vai percorrer diversas cidades do Brasil e para elevar à auto-estima dos canindeenses, a cidade selecionada no Estado de Sergipe, foi Canindé de São Francisco, graças a um trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal do Turismo, tendo o comando da jornalista Silvinha Oliveira. Isso mesmo, você que mora em Canindé fique ligado, pois de 16 a 22 de agosto, a Prainha de Canindé recepcionará o Busão do Brasil e todas as atividades desenvolvidas pelos participantes serão exibidas na tela da BAND para todo Brasil.



Busão do Brasil em Canindé III

Entre as atividades do Busão do Brasil em Canindé de São Francisco terão provas para os participantes no cânion do xingó; na rota cangaço/xingó; na prainha;degustação de pratos regionais; corrida escorrega no quiabo; Boate Multeventos e para os perdedores da prova vai ser reservado um banquete com tudo feito de quiabo (suco de quiabo; quiabada e sobremesa doce de quiabo). A vinda do Busão do Brasil representa mais uma conquista para promoção turística do Complexo Xingó e como hoje existe uma integração entre os municípios de Piranhas e Canindé, Silvinha manteve reunião com o Secretário de Turismo de Piranhas, Cacau e um dos roteiros do grupo será o centro histórico da Lapinha do Sertão.





EMPREENDEDORES DE CANINDÉ NA FEIRA DO EMPREENDEDOR

EMPREENDEDORISMO, CULTURA E NEGÓCIOS



Dia 4 de agosto, cerca de 90 empreendedores de Canindé de São Francisco, a convite da Prefeitura Municipal e Sebrae/SE, com o apoio do Museu de Arqueologia do Xingó, estarão participando em Aracaju, no Teatro Tobias Barreto, da palestra de abertura da Feira do Empreendedor , proferida pelo escritor paraibano, Ariano Suassuna, às 19horas, sobre o tema: “Raízes Populares da Cultura Brasileira”. Considerado um dos maiores eventos de negócios de Sergipe prossegue até sábado, dia 7. A Feira do Empreendedor conta com parceiros e expositores que irão orientar e possibilitar a realização do sonho de ter o próprio negócio, ampliar as oportunidades da Micro e Pequena Empresa – MPE e regularizar o Empreendedor Individual - EI.As inscrições estão sendo efetuadas na Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento.



DONA ALZIRA MARQUES NA REVISTA CARTA CAPITAL

A repórter Denize Guedes da revista Carta Capital visitou Canindé de São Francisco e entrevistou D. Alzira Marques que, quando menina moça, participou dos pagodes promovidos por Lampião. Alzira relembra os costumes da região na década de 30 e conta detalhes dos motes e modos do maior cangaceiro do Brasil. LEIA MATÉRIA COMPLETA NO SITE: http://www.cartacapital.com.br.



Mais Informações

Departamento Municipal de Comunicação

79 3346 1920 ou www.caninde.se.gov.br

quarta-feira, julho 28, 2010

Maioria dos prefeitos sergipanos decide criar nova federação

Reunidos em Nossa Senhora do Socorro, 27 prefeitos, de um total de 75, decidiram em assembleia criar uma nova Federação que congregue os municípios sergipanos. Participaram da reunião os presidentes Antônio da Fonseca Dórea (Associação dos Municípios do Centro Sul), Gilson dos Anjos (Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba) e Ricardo Roriz (Federação dos Municípios de Sergipe - Fames).



A assembleia foi convocada pelas duas associações em virtude das entidades não concordarem com a forma como a Federação foi criada por Ricardo Roriz juntamente com os prefeitos associados. Vários participantes usaram da palavra e apresentaram saídas para por fim à polêmica.



Paulo Britto, de Propriá, defendeu para que fosse votado um documento assinado pelos vice-presidentes da Fames em 13 de julho, propondo a manutenção da entidade e a realização de uma nova eleição em janeiro de 2011. Já Toinho de Dorinha explicou que se essa proposta fosse aceita, os prefeitos estariam legitimando um processo (da criação da Fames) que foi "eivado de irregularidades". "Nossos advogados acompanharam in loco a assembleia de criação da Federação e presenciaram que os prefeitos não participaram. Apenas o frei Enoque (prefeito de Poço Redondo) compareceu no final. Uma entidade tem que ser criada através do debate e na presença dos prefeitos, e não debaixo do braço", criticou.



Em sua defesa, Roriz lembrou que por várias vezes, desde que assumiu a Associação dos Municípios do Baixo e Vale do São Francisco (AMBEVSF), propôs a Antônio Dórea e Gilson dos Anjos a criação de uma federação, uma vez que Sergipe não tem direito a voto e nem voz nas reuniões e assembleias da Confederação Nacional dos Municípios.



O prefeito leu o edital publicado no dia 7 de maio em um jornal diário convocando os prefeitos para a assembleia de criação da Fames. "A Federação já está criada, tem uma estrutura pronta e conta com 35 filiados. Na Bahia, em Alagoas, no Rio Grande do Sul não existe mais a figura da associação, mas só de federação. Manter as associações hoje não é opinião apenas de Ricardo Roriz, mas da maioria dos prefeitos", opinou.



Depois da explanação de vários prefeitos, duas propostas foram colocadas em votação. A primeira propondo a aprovação do documento assinado pelos vice-presidentes da Fames. Já a segunda encaminhou pela extinção da Federação e criação de uma comissão provisória para apresentação de um novo estatuto para a futura entidade.



Por 19 votos a 8, os prefeitos decidiram pela segunda proposta, que extingue a Fames. A comissão criada tem como integrantes os prefeitos Toinho de Dorinha, Gilson dos Anjos, Anderson Fontes Farias e Frei Enoque Salvador. "Agora vamos elaborar o estatuto e depois apresentá-lo, em assembleia, aos prefeitos para discussão e aprovação", explicou Gilson.



Apesar da decisão tomada pela maioria dos prefeitos, Ricardo Roriz afirmou que a Fames ainda não foi extinta. "Não se pode decidir isso nesta reunião, porque ninguém da Fames, que fazia parte da Ambevsf e hoje é da federação, foi convidado. Temos 35 associados e 27 pagantes. Eles que têm que decidir se acaba ou não com a Fames".



Além disso, o presidente da Federação atribui este ato como de cunho político. "Aqui nós vimos uma reunião de duas associações que estão levando isso pelo lado político. Estamos em ano de eleição. É complicado. Eu vim fazer um acordo, mas não vou decidir nada sozinho sem falar com os meus associados", finaliza Roriz.



Da Agência Empauta

Jornalistas e radialistas elogiam Seminário






Publicado em: 27/07/2010

Profissionais da imprensa acompanharam as palestras com atenção
Créditos: Ascom/TCE

Um dos comunicadores sergipanos há mais tempo em atividade, José Eugênio (esq) parabenizou o TCE pela iniciativa

Editora do portal Infonet, a jornalista Raquel Almeida descreveu como inovadora a idéia de reunir a imprensa para que entenda a linguagem da Corte de Contas

Já para a diretora de jornalismo da TV Cidade, Elma Almeida, o conteúdo do Seminário ajuda a fortalecer a democracia

Atentos às explanações e sempre dispostos a questionarem os palestrantes, os jornalistas e radialistas da imprensa sergipana participaram ativamente do seminário ‘Tribunal de Contas de Sergipe e a Imprensa: Relação, Linguagem e Fonte’, realizado na manhã desta terça-feira, 27, no auditório do órgão.

Para o conselheiro Reinaldo Moura, presidente do TCE, o público de aproximadamente 50 profissionais da comunicação surpreendeu em função das atribuições comuns à profissão, sobretudo em se tratando do turno da manhã. “Confesso que fiquei muito feliz com a presença de tantos jornalistas e radialistas”, revelou o conselheiro.

A iniciativa de realizar o Seminário foi elogiada pelo público presente, que viu o momento como um exemplo de transparência. “Esse seminário é muito bom, porque nota-se o desconhecimento dos critérios usados aqui e o jornalista tem que estar atualizado sempre e saber todos os detalhes do TCE e assim fazer tudo de acordo com as normas determinadas”, colocou o jornalista José Eugênio de Jesus.

“A iniciativa foi extremamente válida, foi uma inovação trazer a imprensa para que entenda a linguagem do TCE e a temática é fundamental, pois nós não somos obrigados a saber todos os termos técnicos. Temos que nos adaptar para que a população entenda o que o Tribunal quer dizer, afinal o papel do jornalista é interpretar para a sociedade”, complementou a jornalista Raquel Almeida, editora do portal Infonet.

Já para a diretora de jornalismo da TV Cidade, Elma Almeida, ao saber trabalhar a notícia proveniente do Tribunal de Contas, o jornalista estará fortalecendo o regime democrático. “É de grande valia participar desse tipo de evento porque um setor como esse é onde estão as denúncias e o controle que a sociedade exerce sobre as autoridades, o que acontece aqui para a democracia é muito bom”, afirmou Elma Almeida.

A interação entre os comunicadores e os membros da Corte de Contas teve início com um café da manhã servido na própria sede do órgão. Apesar da extensão do evento, que foi até o início da tarde, boa parte do público não deixou de acompanhar todas as explanações.

“É muito importante participar de um evento como esse para quebrar a distância do Tribunal de Contas com a imprensa e também para não usarmos uma linguagem errada. Além disso, serve para que possamos aproveitar mais e divulgar as ações do tribunal”, concluiu Alexandra Brito, assessora de comunicação da Câmara Municipal de Aracaju.

Pesquisa anima os alvistas




Pesquisa anima os alvistas Machado: sexta é o dia
Machado: sexta é
o dia

O deputado federal José Carlos Machado (DEM) prevê para a próxima sexta-feira a largada oficial da campanha pela eleição, entre outros candidatos, dele próprio e do advogado Emmanuel Cacho (PPS), para o Senado e do ex-governador João Alves Filho (DEM) para o governo de Sergipe. Machado diz que o grupo entrará firme para vencer as eleições, sobretudo por acreditar que Sergipe se decepcionou com o atual governo. O bloco do ex-governador está animado com os números da última pesquisa Dataform, divulgados ontem. Receberam-nos como um atestado vivo a provar a estagnação do candidato petista, em detrimento ao crescimento de João Alves, mesmo com o ponto alto da campanha alvista continuar sendo as galinhas de capoeira. Dentro do DEM trabalha-se com a lógica de que o governador Marcelo Déda (PT) não tem mais para onde crescer. Não há novidades. Apostam que ele vem ocupando a mídia há um bom tempo, até pela naturalidade do cargo, que já inaugurou o seu comitê, tem música circulando em Sergipe, realizou passeatas e carreatas e, por conta disso, Sergipe já sabe que ele tenta a reeleição. E, sobretudo, quais as ferramentas utilizadas para isso. Já João Alves, exceto quando anunciou que disputará o governo do Estado, quando da convenção do DEM, no Iate Clube, sequer tem concedido entrevista. Não se vê um só adesivo afixado em algum veículo a propagar sua candidatura. A coligação sequer tem comitê, quanto mais música de campanha ou carreatas e passeatas nas ruas. Ou seja, ao contrário de Déda, João, praticamente sem marketing político, cresce junto ao eleitor. Evidente que pela ótica dos alvistas, tudo isso trará bons resultados. Quando se leva em conta o sentimento do grupo de Déda, todavia, a história é outra: o governador se reelege, apesar dele mesmo já ter dito várias vezes que o adversário é forte. O governador nutre este pensamento, confiando, possivelmente, na sua boa oratória para mostrar aos adversários que quando os candidatos colocarem a cara na TV será o que se chama em Copa do Mundo de "mata, mata".

TJ derruba impedimento e Ulices tomará posse como conselheiro do TCE



Decisão foi do desembargador Cezário Siqueira Neto, que deferiu pelo efeito suspensivo da ação popular


TJ derruba impedimento e Ulices tomará posse como conselheiro do TCE Ulices: vaga no TCE
Ulices: vaga no TCE

Do Universo Político.com



O deputado estadual Ulices Andrade (PDT) será nomeado e empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), nos próximos dias. Ulices foi beneficiado com a decisão do desembargador Cezário Siqueira Neto, que, no julgamento do recurso (Agravo de Instrumento) interposto pela Procuradoria-Geral do Estado, invalidou o impedimento motivado por uma ação popular, segundo o qual não existiria vaga decorrente da aposentadoria do conselheiro Antônio Manoel de Carvalho Dantas.



Lê-se na decisão do desembargador que "na motivação declinada pelos membros da Assembleia Legislativa, objetivando indicar novo conselheiro para a vaga decorrente da aposentadoria do conselheiro Antônio Manoel de Carvalho Dantas, considerando que já foram indicados pela Assembleia Legislativa para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, em virtude das primeiras quatro vagas surgidas após a promulgação da Constituição Estadual, os doutores Antônio Manoel de Carvalho Dantas, Reinaldo Moura, Isabel Nabuco, Flávio Conceição e Clóvis Barbosa, este último indicado para a vaga decorrente da aposentadoria compulsória do Conselheiro Flávio Conceição, encontrando-se, este, e o citado Doutor Clóvis Barbosa de Melo, em situação sub judice? (fl. 185)", diz o desembargador no documento.



Segundo o desembargador Cezário Siqueira Neto, esta é a situação fática que não se pode afastar, querendo sedimentar porque uma vaga surgiu em razão de uma nova aposentadoria, sob a qual não se observou qualquer ilegalidade. "É conferir legitimidade a questões ainda controversas em juízo, ferindo, sim, a norma constitucional relativa a processo administrativo totalmente diverso", escreve.



"Neste trilhar se observa que o perigo da demora é inverso, pois é processo natural da ordem constitucional que, surgida vaga para preenchimento do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas e inexistindo mácula ao seu andamento, não pode o Judiciário refrear os atos Legislativos impulsionadores do processo administrativo para nomeação de novo integrante".



A Ação Popular teve como objetivo provar a inexistência da vaga, já que o conselheiro Flávio Conceição foi aposentado compulsoriamente, e o advogado Clóvis Barbosa foi nomeado conselheiro do TCE. Como Flávio conseguiu na Justiça o direito de permanecer como conselheiro, a corte, ao nomear Ulices Andrade, teria um conselheiro a mais que o permitido.

Da redação, com informações do TJ

segunda-feira, julho 26, 2010

Primeira-dama do Estado discute campanha do crack em Nossa Senhora do Socorro

A campanha “Sergipe contra o crack. A favor da vida” - que faz parte do Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas - vem sendo apresentada a diversas cidades sergipanas desde o seu lançamento estadual. Nesta segunda-feira, 26, foi a vez de Nossa Senhora do Socorro abraçar essa causa. A reunião foi realizada no Centro Administrativo José do Prado Franco, sede da prefeitura local, onde foram discutidas demandas e propostas para a solução dos problemas enfrentados pela comunidade.

Objetivando municipalizar a campanha, a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, convocou uma reunião com a primeira-dama e secretária da Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, Sílvia Fontes, técnicos do Governo do Estado e gestores do município. A campanha está sendo articulada pelo gabinete da primeira-dama - vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil - mas sua atuação é intersetorial. As secretarias de Estado da Saúde, Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Segurança Pública e Educação também estão vinculadas nessa luta.

Durante o evento, foram apresentados slides com o conteúdo referente às ações de prevenção, medidas educativas, atendimento aos usuários e às famílias, reinserção social e repressão. Eliane fez questão de frisar a importância de divulgar a campanha nos diversos setores da sociedade sergipana - como escolas, comunidades e instituições - enfatizando o papel das administrações municipais nesse desafio.

Além disso, foram explanados os dados e estatísticas sobre o impacto da rede do crack no estado. Segundo Eliane, a participação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dos Departamentos de Narcóticos (Denarc), dos leitos de desintoxicação e das fazendas de reabilitação é fundamental na política de combate às drogas - com ênfase no crack.

segunda-feira, julho 19, 2010

Sertão sergipano abraça causa defendida pelo candidato a deputado federal Laércio Oliveira


Por onde passa o empresário Laércio Oliveira distribui simpatia, atenção e principalmente confiança nas palavras proferidas a dezenas de sertanejos. Conhecedor da problemática da região, Laércio ver na agricultura o principal referencial para a solução do desemprego na região. Para Laércio “gente não tem preço, gente tem valor”.
Ao contrario de muitos que nessa época promete ser o defensor da região, Laércio chega aos lares sertanejos com palavras de confiança e fala olhando nos olhos de cada um, mostrando que o sertão é viável dando exemplo de outras regiões que são fortes exportadores de produtos oriundos da terra.

domingo, julho 18, 2010

Candidato a estadual pelo PT do B lança campanha com a presença de João Alves e Nilson Lima

O município de Nossa Senhora da Glória recebeu, na noite de sexta-feira, 16, a visita de diversas lideranças políticas que foram participar do lançamento da candidatura a deputado estadual, do vereador Jairo Santana (PT do B). Dentre os participantes, estavam o candidato a governador pelos Democratas, João Alves e o seu vice, Nilson Lima (PPS), além dos candidatos ao Senado, José Carlos Machado (DEM) e Emanuel Cacho (PPS).

O lançamento da candidatura de Jairo também foi prestigiado por diversas lideranças locais e regionais, a exemplo do prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB); os ex-prefeitos Anselmo Correia, de Nossa Senhora da Glória; e Osmar Farias, de Monte Alegre; a vereadora de Porto da Folha, e candidata a deputada federal pelo DEM, Ana Rita; e os líderes comunitários Humberto, Maísa, Nininho do Sindicato e Euvaldo.

Jairo destacou no seu discurso que a sua candidatura surgiu da necessidade que os seus conterrâneos vêm demonstrando "de se verem representados na Assembléia Legislativa por alguém que conviva na região, conheça seus problemas e que dê prioridade para sua solução", além de destacar sua experiência política, enquanto ex-prefeito do Município, vereador e atual presidente da Câmara de Vereadores.

Ele também aproveitou o ato do lançamento de sua candidatura para anunciar que as lideranças que o apóiam, avisaram-lhe que estarão empenhadas na candidatura a governador de João Alves. Segundo Jairo, as suas lideranças afirmam que estão "interpretando o sentimento e as reivindicações do povo de Glória e do Sertão sergipano como um todo, em função dos projetos estruturantes desenvolvidos por João ao longo dos seus três mandatos de governador e a sua identidade com o povo sertanejo".

Ex-prefeitos são denunciados por desvio de verbas

Denúncia parte do Ministério Público Federal em SE contra ex-gestores de Santa Rosa de Lima

Os ex-prefeitos do município de Santa Rosa de Lima, Paulo Alves de Menezes e Valter Barreto Góis, estão sendo denunciados pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) por desvio de verbas públicas. Eles são acusados de não prestar contas referentes ao convênio firmado com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no valor de mais de R$ 63 mil.



De acordo com a procuradora Eunice Dantas Carvalho, que assina a denúncia, o convênio foi firmado para a implantação do Programa de Garantia de Renda Mínima (PGRM). Cerca de R$ 31 mil do valor total do convênio correspondiam à contrapartida da própria prefeitura e seriam gastos em ações socioeducativas. Entretanto, a administração municipal não prestou contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a aplicação deste montante e das remessas de recursos feitas pelo FNDE para a continuidade do PGRM.



Durante as investigações da irregularidade, o TCU solicitou que os denunciados restituíssem os valores não declarados, que já ultrapassavam R$ 120 mil. A prefeitura chegou a apresentar contas, mas estas foram rejeitadas pelo Tribunal por não comprovar a regular aplicação dos recursos provenientes do convênio federal.



Desta forma, o TCU condenou Paulo Alves de Menezes a restituir aos cofres públicos parte dos valores repassados pelo FNDE, além de condená-lo a uma multa de R$ 10 mil. Já Valter Barreto Góis foi condenado a pagar a dívida de R$ 33.253, em valores corrigidos, além de multa de R$ 5 mil.



Penas



Na denúncia, o MPF pede que a Justiça Federal condene os denunciados pelos crimes de responsabilidade de prefeito municipal. Por terem desviado verba pública em proveito próprio ou alheio, a pena específica para ambos vai de dois a doze anos de reclusão.



Do MPF/SE

O Boticário lança nova fragrância de Quasar em comemoração ao Dia dos Pais




Novidade chega ao mercado ao lado de três lançamentos da linha
Boticário Men,
que acaba de ser reformulada para fazer parte do dia a dia do homem


A fragrância Quasar, há mais de 20 anos no mercado e uma das marcas mais tradicionais do Boticário para o público masculino, ganha uma versão mais sofisticada e elegante: Quasar Ônix. Lançado em homenagem ao Dia dos Pais, a novidade estará à venda nas 2.840 lojas da marca, em todo o Brasil, a partir de 19 de julho. Além de contar com um reforço de peso, a linha Quasar, composta também pelas fragrâncias Original e Fire Black, está de cara nova. Os produtos trazem inovações nas embalagens, que agregam modernidade ao cartucho e linha gráfica mais elegante e impactante.
Como o Boticário se tornou referência em lançamentos para datas comemorativas, os consumidores sabem que encontrarão sempre inovação nas lojas da marca para presentear pessoas queridas. Por isso, na mesma data de lançamento da nova fragrância de Quasar, será apresentada aos consumidores a reformulação da linha Boticário Men, que une soluções com tecnologia de ponta para homens que procuram praticidade e eficiência no dia a dia.

Quasar Ônix


De família Oriental Amadeirada, a fragrância foi elaborada pelos perfumistas Carmita Magalhães e Fabrice Pellegrin, da Firmenich, para homens determinados e de espírito jovem. “Para criar Quasar Ônix pensamos na magnitude desse universo e do mistério que ele nos traz”, contam os especialistas. Trata-se de uma fragrância misteriosa, magnética e sedutora. O lado misterioso e sedutor é representado pelo contraste das notas especiadas frescas e orientais da vanilla e dos âmbares. A masculinidade magnética é traduzida pelas madeiras nobres e pelo couro que confere elegância e força.
“Em pesquisa realizada pela marca com usuários de perfumes, a nova fragrância recebeu uma excelente avaliação, que se revelou ainda melhor após a aplicação na pele”, explica Fabio Gilioli, gerente de Categoria de Perfumaria. A nova embalagem apresenta um design mais sofisticado e contemporâneo, mantendo as cores originais da linha e a marca no frasco em relevo.

Boticário Men


Para atender um segmento cada vez mais crescente, o Boticário reformula a linha Boticário Men – a mais completa do mercado – e apresenta novidades que prometem agradar o público com tecnologias avançadas e praticidade para o dia a dia. “Estudo realizado pela Research International em 2009, em São Paulo, mostra que quase 40% dos homens consideram muito importante cuidar da beleza. Já 21% dos entrevistados acreditam ser extremamente importante investir nesses cuidados”, conta Vanessa Schroeder, gerente de categoria de Cuidados Pessoais.
Pensando nisso, a linha Boticário Men apresenta um mix de soluções ainda mais completo. A primeira novidade na reformulação é a fragrância dos produtos, que passa a ser mais suave, mas mantém a mesma nota olfativa. Os consumidores contam também com três novos produtos – Gel de Limpeza Facial, Sabonete em Barra e Tônico Antiqueda –, além de um Estojo de Viagem com miniaturas de quatro itens. Os produtos Azulen – tradicionais entre o público masculino – passam a integrar a linha Boticário Men, o que a torna ainda mais prática e eficiente.
A identidade visual também traz inovação. Na cor grafite, as embalagens evidenciam o nome da linha, com a logo da marca e as tarjas coloridas, para facilitar a identificação de cada segmento: rosto, cabelos, barba, desodorantes, banho e azulen. Com as novidades, Boticário Men oferece 14 produtos e um estojo de viagem.

Acessórios

Além dos novos produtos, o Boticário preparou acessórios exclusivos para os homens, vendidos em edição limitada, e que são ótimas opções de presente para o dia dos pais. A mala de viagem é uma boa pedida para pais que gostam de viajar ou frequentam academia. Para aqueles que não desgrudam do filho, o chaveiro porta-retrato eletrônico é ideal. E a nécessaire grande para viagem com frascos promete agradar os pais vaidosos e que se cuidam.

terça-feira, julho 13, 2010

Diógenes Brayner

Vive-se uma campanha política. Todo cuidado é pouco para não atingir candidatos. Seja de um lado ou do outro. Qualquer cidadão analisa fatos novos que acontecem no dia-a-dia da campanha, principalmente quando se trata de caso de polícia. A tentativa de extorsão sofrida pelo deputado estadual Rogério Carvalho (PT), candidato a deputado federal, é grave e deve levar às grades que o praticou. Não é um golpe que possa ser engavetado. Tratou-se de um ato grave, praticado por pessoas envolvidas no processo eleitoral e que precisa de um resultado rápido, até para dar tempo à punição – se houver comprovação – de quem pretenda um mandato legislativo. As explicações da Polícia não foram tão fortes, a ponto de incriminar algum parlamentar, mas foi suficiente para tornar vítima dois deles. Um de forma passiva e outro de ação ativa.

O ex-secretário da Saúde Rogério Carvalho seria a vítima passiva de um golpe de extorsão se, na realidade, estivesse com receio de ter cometido falhas e mantivesse medicamentos com datas vencidas. E, da forma alarmante como foi divulgado o caso, o deputado Augusto Bezerra (DEM), candidato à reeleição, se transformou na vítima ativa, em razão do envolvimento de supostos assessores seus em um caso que poderia lhe custar até o mandato. Nesse momento é preciso cuidado. Até mesmo quando se imagina que está dando o tiro certo e se atinge o alvo errado. Algumas coincidências naturais que – por ironia – servem para revelar o contraditório: Augusto sempre foi o mais contundente crítico da Rogério, quando secretário da Saúde. Pode-se dizer até que se excedeu na forma de se expressar diante de um auxiliar do Governo que posteriormente seria colega de plenário. É verdade que levou ao Ministério Público, com dados fotográficos, essa questão dos remédios com validade vencida, que se mantinham no almoxarifado da Secretaria da Saúde. Então, seria de uma imensa estupidez, alguns dias depois utilizar o expediente de extorquir exatamente o seu adversário a quem direcionou críticas sobre o objeto da chantagem. Teria que ser levado ao hospício em camisa de força urgente, se cometesse loucura do tipo. Provavelmente houve precipitação na divulgação da matéria, como se os marginais fossem assessores do parlamentar.

Até mesmo se fosse verdadeira a atividade de um dos envolvidos na extorsão, deveria ser cautelosa a afirmação, para que se evitasse problema.

A análise não é uma defesa de ninguém. Declaro aqui publicamente que não sou eleitor do deputado Augusto Bezerra e sequer acho correta a forma como radicaliza as críticas que faz aos adversários. Para mim não altera o quadro se Bezerra continuar ou interromper o seu mandato parlamentar, mas numa campanha política, erros de avaliação, principalmente quando se trata de uma ação policial que envolve chantagem, o surgimento do nome de qualquer candidato, como elemento ativo de um crime, pode lhe custar um mandato, ou acabar de vez com a sua vida pública. Se isso tiver de acontecer, que seja por repulsa da sociedade, em condições reais de derrotá-lo nas urnas. Jamais por ação ou artifícios que possam influenciar na decisão do eleitorado, que já vive com uma pulga atrás da orelha em relação aos políticos.

Rogério é vítima de toda a maledicência de pessoas que imaginaram fácil amedrontá-lo com fotografias que, para ele, em nada atingia a sua corrida rumo à Câmara Federal. Não resta dúvida que a tentativa de extorsão mereceu o tratamento exposto pela Polícia, dentro de um criterioso processo de captação de provas que não deixasse brecha à impunidade. O que se cobra agora é o esclarecimento total do fato. Se realmente o deputado é culpado, que se diga abertamente. Se não for, terá que declarar isso publicamente, de forma ampla, para que não se cometa uma inversão moral.

ROGÉRIO

O deputado Rogério Carvalho (PT), ex-secretário da Saúde, suportou a tentativa de extorsão por quase 30 dias, para ajudar na ação da polícia.

Nesse período fizeram gravações e se armou o flagrante para prisão.

ALIANÇA

PCdoB e PSB farão dobradinha em Aracaju e vão apoiar Tânia Soares para deputada estadual e a reeleição de Valadares Filho para Federal.

Não se trata de uma composição eleitoral, mas política, disse Tânia.

EDVALDO

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) garantiu que vai trabalhar para os dois, mais do que trabalhou em sua campanha para a Prefeitura.

“Em Aracaju será Valadares Filho e Tânia para todos os lados”, disse.

CÁLCULO MAL

Edvaldo calculou mal a multiplicação: “1 voto meu, vezes 1 voto de Tânia, vezes 1 voto de Valadares, vezes 1 voto de todos que estão aqui chegaremos lá”.

Assim é difícil, porque 1x1x1x1= 1. Seria melhor somar...

VERANEIO

O governador Marcelo Déda (PT) recebeu ontem, no Palácio de Veraneio, vários prefeitos e lideranças do interior. Almoçou por volta das 16 horas.

Tem conversado com cada um deles. Hoje já tem outros agendados...

DUTRA

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, conversou por telefone com um dos seus aliados em Aracaju e avisou: “estou com todo gás”.

Dutra já se recuperou de um pico de pressão que teve em Brasília.

INTERIOR

Segundo uma liderança importante do Estado, ainda não há um grande movimento eleitoral no interior para candidatos ao Governo.

“O pessoal quer retardar o máximo os gastos de campanha”, disse.

CACHO

Emanuel Cacho, candidato ao Senado pelo PPS, na chapa liderada por João Alves Filho (DEM) a governador do Estado, está em São Paulo analisando material de campanha.

Participou ontem de ato de campanha de Geraldo Alckmin.

JOÃO ALVES

O candidato a governador pelo DEM, João Alves Filho, está em São Paulo e só retorna amanhã. Trata da coordenação da campanha de Serra em Sergipe.

Em Aracaju o comitê central ficará na avenida Francisco Porto...

JOSÉ ALENCAR

O deputado federal Albano Franco (PSDB) visitou o vice-presidente José Alencar (PR) no Sírio Libanês, ontem, em São Paulo. Bem, Alencar disse para Albano: “hoje não tem ninguém em UTI no Brasil mais são do que eu”.

No hospital, Alencar incluiu dois ovos em seu cardápio.

REUNIÃO

Albano Franco participou da reunião de presidentes regionais do PSDB com membros da campanha e o presidente nacional, senador Sérgio Guerra (PE).

E falou da situação de Sergipe, admitindo que hoje não há problema.

TOMAZ NÔNÔ

Albano foi informado que o ex-deputado Tomaz Nônô (DEM-AL) coordenaria a campanha de Serra em Alagoas e Sergipe: “não há problema”, disse o deputado sergipano.

“O projeto maior é eleger Serra presidente”, considerou.

VALADARES

O senador Valadares (PSB) diz que confia no povo e no seu discernimento. “O que me falta em recursos financeiros, procurarei suprir e compensar com o meu trabalho”.

Essa é uma disputa política que carece de garra para vencê-la.

JACKSON

O deputado federal Jackson Barreto deixou de ir a Brasília hoje, para participar de reunião com a presidenciável Dilma Rousseff (PT).

Resolveu ficar para inauguração do comitê de campanha.

CAPITÃO

O capitão Samuel está disputando o mandato de deputado estadual pelo PSL, coligado com o PTC. Acha que a pequena coligação elege dois.

Samuel diz que tem o apoio das associações de militares da PM.

quinta-feira, julho 08, 2010

Amorim vota a favor da PEC 300




O deputado federal Eduardo Amorim (PSC) votou na noite desta terça-feira (6/7) favorável a aprovação da proposta de criação de um piso salarial para os policiais e bombeiros militares dos Estados (PECs 446/09 e 300/08).



Para o deputado Eduardo Amorim a mobilização feita pelos policiais, não só em Sergipe, mas em todo o País, mostra a força e a união da classe em prol de melhorias. "Eles lutam pacificamente por salários dignos. Não podemos esquecer que esses profissionais vivem em risco constante e isso deixa muitos deles em extremo estresse", explicou o deputado acrescentando que a aprovação da PEC irá beneficiar a classe em todos os Estados.



A criação do piso nacional ainda precisa ser analisada em segundo turno antes de seguir para o Senado. De acordo com a emenda, uma lei federal definirá o piso salarial dos policiais civis e militares e dos bombeiros dos estados, que passarão a receber na forma de subsídio. A mesma lei criará um fundo para ajudar os estados a cumprir o novo piso, disciplinando o funcionamento do fundo e os recursos a ele destinados. A lei também definirá o prazo de duração desse fundo.



A partir da promulgação da futura emenda constitucional, o Executivo terá 180 dias para enviar o projeto dessa lei ao Congresso.



Da Assessoria

terça-feira, julho 06, 2010

Ufa! O Sertao terá um representante


Uma vitória do povo sertanejo. Na manhã de hoje foi confirmado a presença do Secretario Municipal de Finanças de Canindé KaKa Andrade, na chapa majoritária ao lado do candidato ao Senado Deputado Federal Eduardo Amorim. A vitoria foi graça a insistência dos Jornais A Voz do Povo e Jornal do Sertão que liderou uma campanha em prol da importância da presença de KaKa Andrade como nosso representante ao Senado.

Ex-deputado federal do PRB vê como positiva a presença de Almeida Lima no grupo liderado por Déda

Do Universo Político.com

Candidato a deputado federal pelo PRB, o ex-deputado federal Heleno Silva avalia que o senador José Almeida Lima (PMDB) está no seu direito, ao tentar conquistar espaço dentro do grupo liderado pelo governador Marcelo Déda (PT), e se fortalecer para também disputar uma vaga na Câmara Federal. Heleno explicou que Almeida está tendo dificuldade porque trabalhou para disputar o Senado, e, em cima da hora, teve que redirecionar o seu posicionamento político.

De acordo com Heleno Silva, a presença de Almeida Lima no grupo do governador, apesar de ter provocado algumas reclamações, é importante para garantir mais votos para a legenda. "É importante a vinda dele que garante o sétimo deputado da nossa coligação. Vamos fazer sete, mas a disputa vai ser muito acirrada: com 3 mil votos você pode ganhar ou perder uma vaga de deputado federal", acredita.

Heleno salientou também que a presença de Almeida Lima deixou a disputa mais aberta. "A divisão em termos de estado vai ser proporcional ao número de candidatos. Nossa coligação está apresentando 16 candidatos a deputado federal. E temos uns quatro nomes bons, como José Américo, de Propriá, que tem uma boa densidade eleitoral, e não conseguimos legenda para ele, porque não houve vaga. A nossa chapa está muito boa", disse Heleno Silva.

O PRB, coligado com o PT do B e o PR, espera, alem de assegurar acento a Heleno na Câmara Federal, eleger de três a quatro deputados estaduais, dos cinco que disputarão as eleições 2010. "Essa é a nossa perspectiva", disse Heleno Silva, ressalvando o apoio do grupo à reeleição do governador Marcelo Déda.

Da redação

Albano diz que é candidato independente e que, mesmo "forçado" a fazer aliança com o DEM, não apóia João Alves

O deputafdo federal Albano Franco (PSDB) disse há pouco, em entrevista coletiva, que estava chateado por ter sido "forçado" a se coligar com o DEM, liderado no Estado pelo ex-governador João Alves Filho.

Durante a entrevista, ele voltou a insistir que a Resolução da Executiva Nacional do PSDB "apenas" determina a cessão do tempo de TV do partido, em Sergipe, à campanha de João Alves ao governo do Estado.

Diferente do que informavam outros setores da imprensa, NE NOTÍCIAS antecipou, há quase duas semanas, que não haveria cessão do tempo ao DEM sem coligação.

Mesmo assim, Albano assegurou há pouco que é candidato independente ao Senado.

Segundo ele, o PSDB Nacional determinou que houvesse uma coligação com o DEM, "o que não me obriga a apoiar seu candidato a governador". "Ele não me apoiará, nem terá nosso apoio", assegurou Albano.

Talvez querendo provocar uma reinterpretação da legislação eleitoral, Albano disse que está confirmada a aliança com o PV, que registrou o nome de Antônio Leite como candidato ao Senado. Ou seja, a aliança com o DEM, segundo Albano, é só com o candidato a governador (João Alves). Enquanto isso, o DEM caminha com o PPS para o Senado, tendo como candidatos, respectivamente, José Carlos Machado e Emanuel Cacho. Na outra linha, o PSDB confirma o nome de Albano, em companhia de Antônio Leite para o Senado.

Leia mais no Twitter de Gilmar Carvalho

O Globo - Sergipe terá Gugu Liberato disputando o Senado

Panorama Político – Ilmar Franco (jornal O Globo)

Caroneiros - Sergipe terá um Gugu Liberato (PRTB) disputando o Senado. Mas não é o apresentador de TV. É Liberato Ferreira Antão. Um de seus adversários será o Prof. Lula, nome na urna eletrônica para o candidato Luís Antônio de Melo Barreto (PCB).

Nasce um novo ídolo do boxe brasileiro

Uma das grandes promessas brasileiras do boxe, que foi descoberta em um dos bairros mais pobres e violentos da capital se prepara para competir no Canadá

Popó, Mike Tyson e Mirele Cruz, ídolos do boxe com histórias semelhantes de superação que nocautearam uma infância difícil através do esporte. Você pode estar se perguntando quem afinal é Mirele Cruz? A resposta está na ponta da língua, em alto e bom som pela nova geração de pugilistas sergipanos que seguem os passos da mais nova estrela do boxe.

“Mirele saiu daqui do bairro Santa Maria e venceu pelo Boxe, ela é um exemplo para todos nós que somos da escola Punhos de Ouro. Aqui no bairro, ela é um ídolo”, revela Danilo Santos Pereira, de 10 anos, aluno do projeto Punhos de Ouro que trabalha o esporte na vida de dezenas de crianças e adolescentes do bairro Santa Maria, localizado na zona sul da capital.

Com apenas 17 anos e há três praticando boxe, a sergipana Mirele da Cruz, é a atual campeã brasileira na categoria até 46 Kg. Apesar de colecionar vários títulos no ringue, Mirele comemora o nocaute fora dele. A menina que morou dos 4 aos 13 anos em um orfanato, enfrentou problemas de violência e alcoolismo na família. Com o olhar firme de quem sabe aonde quer chegar e a timidez de uma garota que até bem pouco tempo vivia diariamente um cotidiano de agressões, Mirele relata sua infância e lembra que cresceu sem o carinho dos pais.

“Aos quatro anos estava na rua com minhas duas irmãs pedindo esmolas e fui levada pelo juizado para morar no Oratório de Bebé, aprendi muita coisa lá, mas sofria muito com a ausência da minha família. Passei sete anos sem receber nenhuma visita da minha mãe. Quando completei 13 anos deixei o oratório e fui morar com meu pai em uma casa que ganhei das freiras”, lembra Mirele que pouco tempo depois teve a casa queimada por bandidos.

“Depois desse incêndio fui morar com meus pais e meus sete irmãos em uma pequena casa no Morro do Urubu, uma vida muito difícil porque não tinha água encanada e a casa também não tinha telhado”, recorda a boxeadora que começou a praticar o esporte para enfrentar a violência do pai.

“Vim para o projeto Punhos de Ouro porque queria praticar boxe para bater em meu pai, tinha muita raiva porque ele batia muito na minha mãe, mas com o tempo o Valter Duarte foi me orientando e dizendo que eu tinha potencial, o Valter mostrou que o boxe não tem nada a ver com a violência”, conta.

Anjo

Mirele diz que o pai impediu que ela praticasse o esporte e foi preciso sair de casa para continuar. Agradecida, a atleta relata que recebeu apoio de dona Adailma, carinhosamente chamada como Loura, uma antiga patroa da mãe da pugilista. “Durante cinco anos eu sempre dormia lá no final de semana, mas quando saí de casa, ela me chamou para morar lá. Ela me ajudou a enfrentar aquela situação, me deu muito apoio, passei a morar na casa dela com o apoio de toda a família. Foi ela quem me incentivou a voltar para o esporte, quando estava pensando em desistir”, afirma.

Exemplo

Filha de um ex-presidiário e uma mãe com problemas de alcoolismo, Mirele carrega a responsabilidade de ser exemplo para os irmãos, e apesar dos dramas enfrentados, demonstra ternura e gratidão. “Não quero ganhar nada para mim, tudo que faço é pensando na minha mãe que é uma mulher batalhadora, forte e muito sofredora”, reconhece.

Referências

Mirele não esquece que a vitória nos ringues é uma vitória do projeto Punhos de Ouro que tem à frente o presidente da Federação Sergipana de Pugilismo, Valter Duarte. “Sem esse projeto eu não seria ninguém, poderia até terminar me envolvendo com drogas ou violência, mas fui resgatada através do projeto. Encontrei apoio e uma família, porque o que tenho aqui não recebi em casa. Quando pensei em desistir o Valter Duarte, o Valtinho Júnior e o Adriano me incentivaram a continuar”, agradeci.

Competições

A atleta, que faz parte da elite da seleção brasileira de boxe, se prepara para o desafio de várias competições até o final desse ano. Em uma delas Mirele vai para o Canadá, participar do Campeonato Pan-Americano, em agosto, e Barbados, onde competirá no Mundial, em setembro. “Estou ansiosa porque não falo a língua deles, mas o que faço não precisa falar, vou lá para vencer”, e ninguém dúvida disso.

Um pedido de socorro


Com um projeto vitorioso que coleciona dezenas de histórias de superação e talentos resgatados pelo esporte, Valter Duarte, não economiza ao falar sobre a falta de apoio do empresariado sergipano. De acordo com o presidente da Federação Sergipana de Pugilismo, o projeto Punhos de Ouro c já provou o seu valor e importância ao acolher crianças e adolescentes em situação de risco.

“Peço ao empresariado local que atente que se agir no começo vai evitar que a casa, sua família e seus filhos sejam assaltados. Não recebemos ajuda de ninguém para manter o projeto, preciso de alimentos, calçados e roupas. Estou cansado de receber palminhas nas costas de parabéns e não receber ajuda”, afirma Valter que paga um aluguel de R$ 550 do próprio bolso pela utilização da casa onde são realizados os treinamentos.

Valter Duarte lembra que apesar dos excelentes resultados e do destaque de Mirele Cruz, a atleta não tem uma residência para morar. “A responsabilidade de ajudar não pode ser somente do Governo do Estado, o empresariado tem que deixar de ser pão duro e ajudar. O que é necessário provar? Já que na cidade de melhor qualidade de vida uma atleta de elite não tem uma casa para morar”, reflete o presidente da Federação que agradece ao secretário da Secretaria de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, pelo apoio para a realização de competições no Estado.

Punhos de Ouro

Quem desejar visitar o projeto e ajudar a manter o sonho de dezenas de crianças pode entrar em contato através do (079)9992-1818.

Fonte: Kátia Susanna - Infonet

Prefeitos se reúnem e vão recriar Associação do Baixo e do Vale do São Francisco

Os prefeitos filiados às Associações dos Municípios da Região Centro Sul (Amurces) e da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco) estiveram reunidos nesta terça-feira (6), no auditório do Mércure Hotel, na Orla da Atalaia, em Aracaju, quando aprovaram a proposta de recriação da Associação do Baixo e do Vale do São Francisco, que foi extinta recentemente para a criação da Federação dos Municípios Sergipanos.

Na oportunidade, também ficou decidido que os prefeitos vão seguir toda a tramitação para a criação de uma Federação que comporte todos os municípios sergipanos, com a sustentabilidade das três associações de prefeitos. As duas entidades voltam a se reunir no próximo dia 28, às 9 horas, no Centro Cultural do município de Nossa Senhora do Socorro, ao lado do prédio da Prefeitura. Serão convidados todos os prefeitos de Sergipe, além do presidente da Federação criada recentemente, Ricardo Roriz (PT).

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), presente no evento, confirmou que será candidato a presidente da Federação de todos os municípios sergipanos.

Com as presenças de 31 prefeitos sergipanos (o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira – PCdoB – prestigiou o evento, mas teve que se ausentar por compromissos no município), a reunião foi iniciada e o presidente da Ambarco, Gilson dos Anjos (DEM), que defendeu a necessidade de abrir o diálogo com os gestores para chegar a um consenso diante da desgastante criação da Federação dos Municípios pelo prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz.

“Em nenhum momento nós ficamos contrários a criação de uma Federação. Só não aceitamos a forma como o prefeito Ricardo Roriz deu vida a entidade. Não foi democrático. Não houve uma assembleia com a participação dos prefeitos sergipanos. Nossa proposta hoje é pela recriação da Associação do Baixo e do Vale do São Francisco até para não permitir que os prefeitos fiquem órfãos. Se Roriz não tem mais disposição para presidir a entidade, nós temos aqui os prefeitos Marcos da Acauã (Aquidabã) e Frei Enoque (Poço Redondo) que estão dispostos a comandar a entidade”, colocou Gilson dos Anjos.

Já o presidente da Amurces, Antônio da Fonseca Dórea (PSB), o “Tonho de Dorinha”, colocou que “ninguém é contra a Federação dos Municípios! Muito pelo contrário! Só condenamos a forma pela qual foi feita pelo prefeito Ricardo Roriz que, para mim, foi um atentado à democracia. Não houve qualquer discussão. Ele chegou, extinguiu a associação e criou a Federação. Os prefeitos da região dele observaram o que aconteceu e vieram me questionar, vieram conversar. Esta é uma questão que requer toda uma discussão democrática. Minha tese é pela continuidade dos trabalhos das três instituições que são históricas e que devemos sim ter uma Federação, mas que ela nasça do diálogo, do debate entre os prefeitos sergipanos”.

Outros – O prefeito de Santa Luzia do Itanhi, Adauto Dantas do Amor, colocou na reunião que “essa decisão de criar a Federação por Roriz nos deixou chocados, assim que tomamos conhecimento. Ninguém participou efetivamente da formação. O detalhe é que poucos prefeitos apareceram. Como é que vão manter uma Federação desta maneira?”, questionou.

Já o prefeito de Frei Paulo, José Arinaldo (DEM), disse que “eu sou favorável a idéia de Federação, mas não da forma como foi feita. Entendo também que as associações devem continuar existindo. Só acho que deve existir um entendimento com a participação de todos”.

A prefeita de Moita Bonita, Grazielle da Costa (PDT), disse que os prefeitos estão atrasados quanto a criação de uma Federação dos Municípios. “Não há porque adiar esta discussão! Somos prefeitos e temos que tomar decisões. O processo eleitoral em nada compromete. Se existe uma Federação, não se precisa mudar a realidade das Associações. A entidade vai fortalecer os prefeitos para que possamos requerer nossas demandas. Precisamos de força para cobrar”, disse.

O prefeito de Santo Amaro, Ivaldo Costa (PDT), disse que “enquanto há um desejo de discutir questões dos municípios, através das Associações, nós sentimos um descompromisso de alguns prefeitos que só aparecem na formação das chapas para colocarem seus nomes. Enquanto isso, nós ficamos sem representatividade e ficam os prefeitos de pires nas mãos. A Federação representará os gestores. Ou nos respeitamos, ou fazemos valer o nosso peso político, ou jamais teremos voz. Temos que ter espaço para apresentar projetos das nossas associações ao governador. Tenho amizade com Ricardo Roriz, mas sou contrário à forma como a Federação foi criada por ele”.

O prefeito de Itaporanga, Cesar Mandarino (PSC), lembrou que em outras épocas as associações sempre existiram e havia mais compromisso dos parlamentares com os municípios. “Eu me lembro que o relacionamento entre os prefeitos era estreito e tudo se discutia. Sou favorável a Federação, mas as associações também devem existir para garantir a sua sustentabilidade”.

Presentes – Compareceram na assembleia os prefeitos (ou representantes) Agripino Adelino dos Santos (Areia Branca); Gilson dos Anjos Silva (Barra dos Coqueiros); Arnaldo S. Neto - representante de Capela; Maria Terezinha Moura (Cumbe); Maria Augusta L. Santos (Divina Pastora); Jose Evangelista Santos Filho (General Maynard); Maria Ione Macedo Sobral (Laranjeiras); Sandra Maria da S. Conserva (Muribeca); Aldon Luis Santos (Nossa Senhora das Dores); Fabio Henrique S. Carvalho (Nossa Senhora do Socorro); Jose Nilton de Souza (Pirambu); Jose Ivaldo Costa (Santo Amaro das Brotas); Valter Franco Prado (Siriri); Pedro Barbosa Neto (Boquim), José Arinaldo de Oliveira Filho (Frei Paulo); Joaldo Lima de Carvalho (Itabaianinha); César Fonseca Mandarino (Itaporanga D' Ajuda); Ricardo Alves de Menezes Souza (Macambira); Glória Grazielle da Costa (Moita Bonita); Cleverton Santos (Pedra Mole); Erivaldo Oliveira do Nascimento (Pinhão); Antônio da Fonseca Dórea (Poço Verde); Evanira do Nascimento Barreto (Ribeirópolis); Janete Alves Lima Barbosa (Salgado); Adauto Dantas do Amor Cardoso (Santa Luzia do Itanhi); José Robson Mecenas (São Domingos); Denisson Deda de Aquino (Simão Dias); Anderson Fontes Farias (Umbaúba); Marcos José Barreto (Aquidabã); e Enoque Salvador de Melo (Poço Redondo).



Da Assessoria de Imprensa

Habacuque Villacorte

DRT – 947/SE

(79) 8801-1139/9902-9237

O Boticário apresenta novo blog Mamie Bella

Consultora de moda para gestantes está entre as novidades

Orientações, conselhos e trocas de experiências com quem conhece ou está prestes a conhecer o mundo fascinante da maternidade. Essa é a proposta do Boticário, que lança a segunda fase do Blog Mamie Bella (www.boticario.com.br/mamiebella), desenvolvido especialmente para a gestante. A Pólvora! Comunicação e a TV1.Com são responsáveis pela ação da marca.

Entre as novidades, o Blog Mamie Bella conta com uma consultora de moda para postar dicas de make, moda e bem-estar para a mulher arrasar no look durante a gravidez, sem descuidar da beleza. Basta enviar as perguntas para a seção Personal Stylist e receber informações que ajudarão a valorizar essa fase em que acontecem tantas mudanças em um espaço tão curto de tempo.

O blog também ganhou novas blogueiras grávidas – em períodos diferentes de gestação – e que, diariamente, vão postar sobre o dia a dia da gravidez, expectativa e as primeiras experiências com o bebê. Há ainda um espaço exclusivo para as internautas tirarem suas dúvidas sobre saúde durante os noves meses de gestação, depois do parto e nos primeiros cuidados com os pequeninos. Para isso, o Boticário firmou inicialmente parceria com o Hospital 9 de Julho, que disponibilizará profissionais para postar respostas e orientações no blog, na seção Personal Mamie.

Mamie Bella também está no Twitter, Flickr e em vídeos no site do Boticário no Youtube.


Produtos

Mamie Bella é uma linha que o Boticário desenvolveu exclusivamente para cuidar da beleza feminina durante a gestação e o período pós-parto – primeira do mercado a estender o cuidado na gravidez para o período seguinte ao nascimento do bebê. São quatro produtos: creme e gel para prevenção de estrias antes e pós o parto, desodorante colônia e gel relaxante para pernas e pés.

segunda-feira, julho 05, 2010

"Amorim será traído porque Déda não quer que ele chegue ao governo"

Previsão é do ex-tucano Pedrinho Barreto, que fala em esquema para eleger outros "aliados"


Por Joedson Telles



Ex-secretário geral do PSDB, o advogado Pedrinho Barreto (sem partido) disse ao portal Universo Político.com, na noite deste domingo, dia 4, que o grupo liderado pelos irmãos Edvan e Eduardo Amorim cometeu um grande equívoco, quando deixou de fazer uma aliança com o ex-governador João Alves Filho (DEM), para fazer parte do bloco liderado pelo governador Marcelo Déda (PT). Pedrinho enxerga o prejuízo como inevitável. "A meu ver, haverá uma traição no grupo do governo. E sou mais taxativo: a vítima da traição será o deputado federal Eduardo Amorim", prevê. "Eduardo Amorim será traído porque Marcelo Déda, e a maioria dos aliados, não querem que ele chegue ao governo do Estado".



Pedrinho Barreto revelou ainda que acredita existir um esquema no bloco liderado pelo governador Marcelo Déda para eleger outro "aliado", em lugar de Amorim. Segundo ele, a ideia é o grupo votar fechado, priorizando não só o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que amarrou o voto do PT, ao trazer Eduardo Dutra para sua suplência, mas também este outro "aliado", cujo nome o advogado optou por deixar nas entrelinhas.



"A ideia é excluir Amorim. Porque nem Marcelo Déda e nem o seu grupo quer Amorim forte. Amorim forte, ele sabe que será o governador natural. O sucessor natural do governo. Mas, mesmo assim ficaria com João, porque Déda está com a classe política, mas não está com o povo. O povo está com João. Sentimos isso em todas as caminhadas", avalia, observando haver uma frustração coletiva frente ao atual governo.



Em relação ao PSDB, Pedrinho Barreto entende que o deputado federal Albano Franco, ao optar por disputar o Senado de forma isolada, pode estar cometendo um "suicídio eleitoral". Isso porque, quando deixou de aliar-se a João Alves, o deputado tucano abriu mão de apoios importantes.



"Como já foi declarado, ele perdeu dois líderes como Luciano Bispo (prefeito de Itabaiana) e Jerônimo Reis (deputado federal com base em Lagarto), e acho isso ruim para qualquer candidato. Gostaria que Albano não tivesse dado ouvidos a alguns falsos amigos que o acompanha, pois são pessoas que estão preocupadas apenas com seus interesses individuais e, fizeram de tudo para levá-lo ao palanque do governador Marcelo Déda por conta disso", observou.



Da redação Universo Político.com

sábado, julho 03, 2010

Câmara de Vereadores de Canindé de São Francisco tem a melhor administração dos últimos anos



Quando assumiu a presidência da Câmara Municipal no inicio do ano passado, o vereador Linduarte Torres começou a programar uma nova forma de administração publica baseada na união, harmonia entre o executivo e legislativo.
Começou a plantar a construção de um novo prédio para o legislativo.

“No inicio de 2009, o prefeito Orlandinho perguntou qual era o maior desejo de Linduarte a frente da Câmara, ele respondeu que além de realizar uma boa administração, seria a construção deste prédio, que será a maior conquista de sua administração.

Mais precisavar colocar em ordem as finanças da casa. Recebeu uma câmara com serias dividas trabalhistas, com dividas no comercio e com o caixa zerado. Seus funcionários apreensíveis, assim como os vereadores da legislação passada que saíram sem receber os vencimentos do ultimo mês.

Muita conquista foi alcançada em um ano e seis meses de gestão. Entre elas destaca o aumento do funcionalismo um ganho real em relação às demais câmeras do interior

Outra ação fundamental para aproximar ainda mais os vereadores da comunidade é o lançamento do site oficial da Câmara Municipal de Canindé de São Francisco, um projeto que o vereador Linduarte pretende realizar ainda nesse mandato. “Este será um novo canal de dialogo, onde a população poderá mandar sugestões, reclamações e fazer suas reivindicações através do e-mail que será disponibilizado no site”, falou Linduarte.

Um fato que Linduarte faz questão de frisar é a harmonia existente entre os vereadores e o executivo. Desde o inicio do governo, os dois poderes estão buscando um dialogo cada vez mais aberto em prol do município.

Muito emocionado Linduarte fala: “Viver é sonhar. E sonho é renovação. Eu tenho o sonho da minha cidade: uma infância sadia e feliz, uma juventude alegre, plena de perspectivas, oportunidades e esperanças, uma terceira idade com qualidade de vida, um povo forte, altivo, repleto de dignidade e elevado padrão de bem-estar e auto-estima.

É preciso sonhar um sonho novo. Compartilhar um ideal que pela vontade e iniciativa coletivas transforme-se na realidade viva da sociedade. Uma construção nessa dimensão depende de imaginação e ação. De ideal e de real.

De teoria e de prática. De intenção e de ação. É preciso ver longe e desenhar o caminho, caminhando para alcançar a situação social visada.

No método de governar essa composição resolve-se na unidade de planejamento e gestão compartilhados.

Posso afirmar que os desafios enfrentados, para alcançar as profundas e necessárias transformações na vida do município, só não foram maiores que a nossa certeza de estar realizando uma gestão honesta, desprendida de ressentimentos políticos, bem planejados e sensíveis aos princípios anseios da população daria frutos concretos e efetivos”. Frisa Linduarte.

Para Linduarte os avanços conquistados nessa gestão foram possíveis graças à adoção consciente dos instrumentos de planejamento e gestão dos quais destaco: o planejamento e a gestão por programas, como ferramenta sistemática de tomada de decisão e de controle do processo de execução; a participação popular representativa, como forma de compartilhar decisões, promover os mecanismo de promoção da cidadania e garantir a efetividade da intervenção publica junto ao cidadão.

“Nunca houve em gestão passada uma administração tão democrática, participativa e tentando sempre manter o equilíbrio nessa casa. Mesmo quando tudo parecia fora do controle, meu Deus mim ajudava a contorna as coisas com sabedoria e tranqüilidade”. Relata Linduarte.

“Passados um ano e seis meses, os resultados alcançados na gestão, materializam a esperança de nosso povo, e alicerçam a base para a continuidade da luta de transformação com um alvo único.

O melhor para o município de Canindé de São Francisco. Morando há 45 anos nesse município, a experiência que acumulei durante esses anos transformaram-me num administrador, tocado pelo otimismo e a persistência; e fortalecido por uma esperança fé e dedicação.

Existe muito a ser feito, devo ressaltar, primordialmente, os significativos avanços conseguidos, enquanto reitero o propósito democrático, a boa ética política, a dedicação primacial ao trabalho e à melhoria da vida da população de Canindé de São Francisco como valores que resumem e animam a gestão desse poder municipal”. Ressalta Linduarte.

Linduarte afirma que iniciou o mandato com empenho e determinação, vivendo um momento único na historia de Canindé de São Francisco, e tem conhecimento de sua importância. Ele reafirma que o projeto para Canindé de São Francisco não estanca, ao contrario acelera o ritmo das soluções e avança para novos desafios. Existe antigos problemas, relata, que foram tratados, mas precisam ser continuamente enfrentados para uma conclusão resolutiva.

Segundo o vereador, o município de Canindé de São Francisco vive um momento de união de propósitos e de vontades nas esferas de governo, legislativo e na sociedade. Com isso ainda afirma Linduarte, “isso nos credencia afirmar que as referencias da minha gestão à frente da câmara municipal, são a democracia, a transparência, a supremacia do interesse publico, a boa ética administrativa e política, a racionalização e modernização dos processos de decisão, a relação profícua e harmônica com todos os vereadores. Finalizou Linduarte.

Em ampla matéria divulgada foi encontrado dados que a câmara de Canindé de São Francisco é a única considerada de excelência juntos aos órgãos publico Estadual e Federal de Sergipe.

Luiz de Deus pode ser candidato a Deputado Federal


Redação Notícias do Sertão

Foto: Notícias do Sertão

Saída de José Carlos Aleluia Abre vaga para deputado federal

A saída de Aleluia para ser candidato a senador tem aberto uma discussão no DEM com relação ao nome do candidato a deputado federal que herdará os votos deixados por ele. Daí se cogita o nome do atual deputado estadual Luiz de Deus para substituir Aleluia em uma possível candidatura a deputado federal. Ainda não está confirmado, mas nos bastidores da Assembléia Legislativa, muitos já dão como certo o novo voou do deputado estadual.

O cenário político em Paulo Afonso pode mudar e muito. A polarização que se daria entre Luiz de Deus e Raimundo Caires já não mais existiria, ficando o ex. prefeito como o nome mais forte da cidade. Por outro lado o Deputado Mário Negromonte, que até então corria por fora como o único candidato a federal da cidade, ganharia um concorrente de peso.

Casos de Aids crescem no Interior do Estado de Sergipe

Maior incidência é registrada em mulheres casadas


O número de casos de Aids tem crescido em Sergipe, principalmente no interior do Estado, de acordo com o coordenador do Programa DST/Aids, Almir Santana. “Atualmente são 2.300 casos, na maioria mulheres casadas que residem em cidades de menor porte e que descobrem a doença de forma tardia”, revela.

Santana pontuou que um dos maiores problemas é o diagnóstico tardio, o que gera dificuldades no tratamento. “O remédio para o tratamento existe e é de fácil acesso, mas a descoberta geralmente está acontecendo já no Hospital de Urgência de Sergipe [Huse], quando a paciente já apresenta o estado avançado”, explica Almir.

Segundo o médico, o aumento dos casos entre as mulheres acabam gerando outro agravante. “A maioria das mulheres vive em estado de pobreza e tem de três a quatro filhos, o que irá provocar outro problema social”, alerta.

DST.

Postos de saúde distribuem gratuitamente o preservativo
Almir Santana também avisou que o aumento dos casos de DSTs se estende a todo o Estado. “O Papiloma Virus Humano, chamado HPV, também tem aumentado e a nossa preocupação é que a depender do tipo ele pode provocar câncer de útero ou no pênis”, acrescenta.

O médico ainda salientou a importância do uso de camisinha e da resistência das mulheres em conseguir o preservativo em postos de saúde. “A maioria delas tem vergonha de pegar as camisinhas nas unidades de saúde por causa da burocracia imposta, ou por acharem que por serem casadas não precisam usar o preservativo”, explica.

Campanha.

Campanhas são intensificadas durante o período de festas.
No período junino a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está intensificando a campanha de prevenção. “Produzimos um vasto material informativo, que está sendo disponibilizado para todos os municípios onde existe comemoração dos festejos juninos. Além disso há a distribuição de camisinhas em pólos como a Orla de Atalaia e a praça dos mercados, aqui em Aracaju”, informa.

Almir Santana disse, por outro lado, que não há comprovação do aumento de casos após o período de festas. “É bom que as pessoas entendam que as campanhas são intensificadas durante festas porque estas comemorações conseguem concentrar um grande número de pessoas”, disse.
Com informações de Alcione Martins e Kátia Susanna do Infonet.

sexta-feira, julho 02, 2010

VINO RETORNA À PREFEITURA DE ROSÁRIO

Foi julgado na sessão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desta quinta-feira (01) o mérito do recurso impetrado pelos advogados do prefeito eleito de Rosário do Catete, Etelvino Barreto Filho (PMDB).
O resultado do julgamento, cinco votos a dois, foi amplamente favorável ao prefeito Vino, ele que fora afastado do cargo em 12 de abril, acusado de crime eleitoral por abuso de poder econômico e político nas eleições de outubro de 2008.

Desde seu afastamento, o peemedebista vinha buscando seus direitos na tentativa de retornar ao cargo por meio de liminares, mas, somente hoje, com o julgamento do mérito pelo pleno do TRE, finalmente conseguiu provar sua inocência a exemplo do que já tinha acontecido em outros dois processos semelhantes, julgados recentemente pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral.

O mérito começou a ser julgado no início do mês de junho e somente na sessão desta quinta-feira foi concluído com ampla vitória de Vino.

O retorno ao cargo do prefeito eleito de Rosário do Catete, com mais de 50% dos votos válidos, será imediato, fazendo assim prevalecer a vontade soberana do povo nas urnas. A posse de Vino acontecerá tão logo a juíza substituta daquele município, Lidiane dos Santos Andrade, seja informada da decisão desta quinta-feira no TRE.

VOCÊ NO MAPA