Páginas

quarta-feira, novembro 24, 2010

Estância compra nova caldeira para o matadouro municipal

Garantir saúde pública com qualidade de vida tem sido o foco do prefeito de Estância Ivan Leite. Fito nesse objetivo, a prefeitura tem realizado inúmeras ações de aparelhamento do matadouro municipal João Gravatá, localizado no bairro Alecrim, ao oeste da cidade. A prefeitura realizou a compra de nova caldeira a vapor ( MLB – 500) para atender aos trabalhos do referido matadouro. Foram investidos R$ 30.780 reais, compra foi efetuada com recursos próprios. A nova caldeira é do tipo tubular cilindro vertical, potência 320 KCAL.

Em 2006 a prefeitura realizou a compra da primeira caldeira desta gestão em substituição a uma antiga que foi encontrada quebrada. A nova caldeira proporcionou aos servidores daquela casa mais agilidade e melhorou a assepsia no trato das carnes e vísceras. Essa acaba de passar por uma ampla reforma e está pronta para o uso, sendo instalada esta semana.

O secretário de Agricultura e Pesca, André Graça, lembra que nos últimos seis anos o matadouro municipal passou por amplas reformas: recuperação das instalações elétrica e hidráulica; substituição dos azulejos das paredes internas, do piso, das plataformas de ferro por plataformas de inox; troca de morões; reforma do telhado; instalação de caixa d´ água de 20 mil litros; serra elétrica para o corte de animais; balança eletrônica; equipamentos de proteção individual para os servidores e compra de mais uma pistola pneumática, agora com o uso de duas. Até dezembro de 2004 o abate se dava por meio de marretadas no crânio do animal. A partir de 2005 o governo municipal adotou instrumentos mais apropriados, o uso da pistola pneumática.

Uma das primeira ações do atual Prefeito foi comprar caminhão baú para fazer o transporte de carnes, de forma que preservasse a qualidade e a higiene até o consumidor. O novo veículo substituiu um caminhão velho e enferrujado encontrado em janeiro de 2005; caminhão esse que oferecia risco à saúde da população. Demonstrando respeito à Natureza e ao Meio-Ambiente, estão em fase de estudo projetos que visam o tratamento dos resíduos sólidos e a recuperação das lagoas de decantação do matadouro em discussão.

As ações implementadas em favor do matadouro municipal e em favor do transporte de carnes refletem na certeza de que o consumidor vai levar para casa um produto de qualidade. Quando o assunto é saúde pública o prefeito Ivan Leite não abre mão de prestar bons serviços.

Secom

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA