Páginas

quinta-feira, junho 24, 2010

TRAQUES E BOMBAS

Diógenes Brayner

A cada quatro anos Sergipe tem um São João mais quente que os demais Estados do Nordeste. Aliás, é um período afeito ao fogo. Fogueiras, fogos, folguedos, forró e festa. Muita festa. Talvez seja a melhor tempo para um região que tem os maiores índices de desigualdades sociais. Atrelado a esse clima de cultura regional, tem-se uma outra atividade que, de alguma forma, esquenta o ambiente nestes períodos da mais singela forma de referenciar os santos do período (João e Pedro), que é as articulações para a formação de composições que disputarão as eleições do ano. E, coincidentemente, é exatamente na semana que os festejos têm os termômetros mais elevados, que também aumenta a temperatura das alianças em que um ou outro ressentimento cria obstáculos. É o caso agora do DEM e PSDB, que conversaram, conversaram, conversaram e conversaram, mas no final têm dificuldade de algum entendimento que mantenha os dois unidos para o pleito.

O ex-governador João Alves Filho (DEM), que é pré-candidato a governador nas eleições de outubro, não se aliou ao deputado federal Albano Franco (PSDB) e já consolidou a chapa com o PPS, tendo como vice-governador Nilson Lima e ao Senado o advogado Emanuel Cacho. Ficou a vaga para outro nome a senador, que pode ser utilizada pelo deputado petista. Aliás, era essa a chapa que tanto João quanto Albano, nos momentos em que conversavam, defendiam. As críticas feitas por segmentos dos dois partidos a um e a outro, foram as labaredas que esquentaram sentimentos e provocaram o afastamento. Albano já decidiu que vai disputar o mandato em chapa independente e conversa hoje com o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), que antecipou a sua preocupação nesse sinal de racha, em razão do prejuízo que pode causar à candidatura de José Serra a presidente da República.

Quem não lembra da pendenga de 2006. Exatamente há quatro anos, quando o PSDB fincou pé para não se coligar com o DEM e apoiar a candidatura de João Alves Filho a governador. Albano lutou dentro do ninho tucano para que o acordo fosse feito, mas alguns deles se rebelaram e voaram para a então oposição, que à época tinha também Marcelo Déda candidato a governador. Foi uma imposição da Direção Nacional que Albano acatou e segurou, o que provocou uma debandada da legenda para a aliança petista, o que transformou o PSDB, um partido grande, em uma sigla menor e de pouca opção. E é assim, ao acenderem-se as primeiras fogueiras do São João, acendem-se também as chamas das divergências que, naturalmente, permeiam duas legendas que se amam e se odeiam, num inexplicável sentimento de rejeição.

Claro que não vai ficar assim. As Executivas Nacionais dos dois partidos – provavelmente o próprio José Serra – deve interferir para apagar este incêndio, mesmo que a presidente dos tucanos, vereadora Miriam Ribeiro, em pelo menos duas entrevistas, tenha declarado que a decisão é montar uma chapa independente, com Albano Franco ao Senado e candidatos proporcionais à Assembléia e Câmara. Hoje na conversa que terá com o deputado federal Albano Franco, o presidente tucano Sérgio Guerra vai, primeiramente, apelar para que haja o entendimento e é possível que insista nesta tecla, porque não pode desfazer de uma estrutura de palanque para o candidato a presidente da República que tem o apoio do DEM, PSDB e PPS, exatamente como a chapa pode ser montada. Albano diz que se houver pressão pode não ser candidato a nada, o que seria uma decisão absolutamente radical.

Provavelmente, até o dia 30, haja um abrandamento dessa situação e as conversações possam ser retomadas.

Mas sem ressentimentos e desconfiança, porque com magoas não há como fechar uma coligação que se sustente por muito tempo.

CONFIRMADA

A candidato do PT à presidente da República, Dilma Roussef, chega hoje a Aracaju às 15 horas e concede entrevista à imprensa no aeroporto.

Participa do Encontro do PT que indica candidatos da legenda. Não vai ao Forró Caju.

MIRIAM

A presidente regional do PSDB, vereadora Miriam Ribeiro, em entrevista ontem a Gilmar Carvalho confirmou que a composição com o DEM tornou-se impossível.

Por telefone a um amigo Albano se queixou: “ela deveria dizer que estava difícil”.

ÓTIMA

Miriam Ribeiro classificou a decisão do PSDB sair com chapa independente como “ótima” e revelou que o partido está muito animado.

“Um casamento não dá certo quando os dois não se entendem”, disse.

COM SÉRGIO

O deputado Albano Franco (PSDB) tem encontro hoje com o presidente do partido, Sérgio Guerra, em Recife. Comunica a decisão da chapa independente.

Há pressão de Guerra para a paz com o DEM...

COM JOÃO

Amanhã, Albano retorna e terá uma conversa com João Alves Filho, que vai anunciar a composição com o PPS e a formação da chapa majoritária.

Albano ficou de dar resposta definitiva, que continua sendo a de sair só...

MACHADO

Dentro do DEM a reação dos parlamentares é diferente. Todos eles acham que não se faz política dividindo e que devem vencer as barreiras.

José Carlos Machado defende novas conversas...

REFERENDOU

Durante reunião realizada na noite de terça-feira, membros do PPS referendaram a aliança com o ex-governador João Alves Filho e apoiaram a chapa.

Nilson Lima evitou falar: “vamos deixar João anunciar”, disse.

REAÇÃO

Ontem, entretanto, Nilson Lima se mostrou satisfeito com a composição e já começa a trabalhar junto ao eleitorado.

- A reação junto à população foi muito boa, disse.

GILTON

O presidente regional do PTB, Gilton Garcia, retornou de Brasília com autorização da Direção Nacional de aliar-se ao PT e votar em Dilma Rousseff a presidente.

Gilton será candidato a deputado federal na aliança petista.

BRÁULIO

Uma surpresa, o ortopedista Bráulio Costa é filiado ao PTB e pela primeira vez vai disputar o mandato de deputado federal.

Bráulio entra no jogo político sem receio de contusões.

TRAIÇÕES

Essa pode ser a eleição com maior índice de traição na disputa pelo Senado. Quem alerta é uma importante liderança política do interior, que foi orientada:

- vote em nosso candidato e dê o voto ao outro mais fraco...

JOÃO ALVES

O ex-governador João Alves Filho (DEM) está em Brasília e conversa sobre a coligação com o PPS e as dificuldades surgidas com o PSDB...

Quando retornar de Brasília deve anunciar oficialmente a composição com Nilson

IBOPE

Segundo informações de fontes ligadas ao governador Marcelo Déda (PT), ele teria em mãos uma nova pesquisa de Ibope, para consumo interno.

O resultado seria próximo ao que deu o Dataform...

FÁBIO

O prefeito de Socorro disse ontem que as decisões políticas de Sergipe têm que passar por seu município. É o que tem maior peso eleitoral depois de Aracaju.

Fábio vota em Laércio Oliveira (PR) para federal, mas conversou com Almeida Lima.

CONVERSAS

Depois da desistência de José Franco (PDT) em disputar a Câmara Federal, o PCdoB está conversando com outros nomes sobre apoio.

Quer uma dobradinha com Tânia Soares, candidata a estadual.

SÃO JOÃO

Ontem a noite foi quente. A capital e cidades do interior se transformaram em um imenso arraial, na festa maus autêntica do Nordeste: o São João.

A festa serviu para que os políticos também esquentassem a campanha.

Notas

Uma pesquisa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), com 18 mil universitários do País, comprovou que eles usam mais drogas lícitas e ilícitas, como o álcool e a maconha, que a população em geral.

Os pesquisadores esperavam que existisse uma diferença entre os dois públicos, mas se surpreenderam com o tamanho do degrau.

0 x 0

Mais de 60% dos universitários entrevistados tinham consumido álcool nos últimos 30 dias (entre a população em geral o índice é de 38,3%) e 25,9% usaram drogas ilícitas (na população o índice é de 4,5%).

Foram entrevistados alunos de cem instituições particulares e públicas de ensino superior nas 26 capitais do País, mais o Distrito Federal.

0 x 0

No Comitê de Campanha do presidenciável José Serra, no edifício Joelma, o número 13 está sempre presente. “em todas as correspondências temos que escrever o CEP do endereço, que é 01313-000”, diz uma secretária do partido que pediu para não ser identificada.

O prédio sofreu um incêndio em 1974 e é considerado mal assombrado: 13 almas de corpos que não foram enterrados, são responsáveis pelos assombros.

0 x 0

Em Alagoas, até ontem, havia 29 mortos e 607 desaparecidos. O estado registra ainda 26.600 desabrigados e 47.800 desalojados. Há 17 cidades alagoanas em estado de emergência e outras 15 em situação de calamidade pública. O total de afetados pelas enchentes no estado chega a 177.282.

O presidente Lula visita hoje as cidades atingidas em Alagoas, depois de visitar a enchente que também acaba com Pernambuco.

0 x 0

O PSDB só vai anunciar o nome que concorrerá como vice na chapa de José Serra à Presidência na data limite estipulada pela lei eleitoral: 30 de junho. Embora os dirigentes do partido ainda não tenham definido sua escolha, já é dado como certo que o vice de Serra será um nordestino.

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) é o mais cotado...

0 x 0

A holding Máquina de Vendas, formada pela união das varejistas Insinuante e Ricardo Eletro, firmou um acordo de fusão com a rede de eletrodomésticos City Lar, da região centro-oeste, que também tem forte presença no norte e nordeste do país.

Ricardo Eletro e Insinuante praticamente domina o mercado no Norte/Nordeste, inclusive em Sergipe.

Twittando

De jsantana61 – “Encontramos a Fapitec quase inativa em 2007. Desde então já aplicou/captou mais de R$ 20 milhões em CT&I! Isso é antecipar o futuro”.

De jucaferreira – “O restante do Brasil não tem noção da exuberância que são as festas juninas no Nordeste. Viva o São João!”

De jhoneldon – “A burocracia adotata pelas tramitações públicas na cultura, é questão norteadora da conversa entre ponteiros e representante do MinC”.

De marcelotas – “Twitteiro é vagabundo? O governador da Paraíba diz que sim! Você concorda com ele?”

De millorfernandes – “O bom do oásis é a água. O bom do lago é a calma. O bom da vida é a vida”.

De EdivanildoSan – “Atenção! Amanhã (hoje) os bancos funcionam normalmente no interior. Feriado só em Aracaju. em Itabaiana o comercio fecha e os bancos abrem.

De regilaranjeiras – “Não me oponho sistematicamente a ninguém, porque toda ação sistemática é fruto de um radicalismo interior muito perigoso e louco...”

De thiagoaragao1 – Para Anderson Góis: “A luta continua. Parabéns pela sua postura e da sua lealdade aos seus compromissos. Sou um grande admirador da sua pessoa”.

De Hebert_Ferreira – “Assim que a campanha começar veremos quem tem mais méritos. Acho é que pouco tem mudado. Precisamos de novos quadros”.

brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA