Páginas

sexta-feira, junho 18, 2010

ALMEIDA PARA FEDERAL

Publicado em: 18/06/2010 00:01:

Diógenes Brayner

Resta apenas uma rápida conversa para que o senador Almeida Lima (PMDB) confirme sua candidatura à Câmara Federal. Pode-se dizer que não há mais como protelar. Percebam a coincidência: a intervenção que o PT fez no Maranhão foi para fortalecer a candidatura do PMDB. Em Santa Catarina ocorre o inverso: pela primeira vez a Direção Nacional intervém em um diretório regional, mas para proteger o PT. Os dois partidos passaram a ser irmãos siameses e não pretendem se separar jamais. Com esse exemplo, a disposição do senador Almeida Lima em disputar a reeleição, através da participação da Executiva Nacional, não dará em nada. E tanto é assim que na quarta-feira a conversa com o senador Renan Calheiros e Moreira Franco caminhou rumo à Câmara como forma de se chegar a um entendimento entre a pretensão de Almeida e o ponto de vista de Jackson, de forma que não prejudicasse o partido.

Ontem o governador Marcelo Déda entrou na área. Solícito, conversou com o senador Almeida Lima e com o deputado federal Jackson Barreto. Déda praticamente o envolveu. Mostrou a importância dele na chapa proporcional e sua continuidade em Brasília, claro, se conseguir êxito nas eleições de outubro, dependência que também caberia na tentativa à reeleição. Déda relembrou que ele na coligação seria um reencontro de toda uma geração que lutou para chegar a esse momento de agora. E – sem vaidade – deixou Almeida Lima no ar. Com mais um sopro teria batido o martelo. Domingo próximo, antes do jogo do Brasil com Costa do Marfim, o senador e o governador terão uma nova conversa. Quem sabe para brindar a confirmação de sua candidatura a deputado federal? Ao sair do encontro com Marcelo Déda, Jackson e Almeida marcaram uma outro encontro para hoje e deve tratar dessa nova etapa para disputar o mandato proposto pelo primo.

Com isso, é possível que se passe uma borracha nesses 13 anos em que os dois estiveram distantes, exatamente por divergências políticas e posições adotadas que não satisfizeram a um e a outro.

O deputado federal Jackson Barreto está animado. Acha que a coisa vem se resolvendo de forma satisfatória. Admite que o senador Almeida Lima não tenha dificuldade em eleger-se. Pode ser verdade. Um cálculo rápido mostra que, se os 60 prefeitos que assinaram o documento pedindo a sua reeleição garantirem a ele 500 votos apenas, somará 30 mil votos de chegada. Somando com o eleitorado que tem em Aracaju, cidade que foi prefeito, não será difícil chegar a um percentual que possa mantê-lo em Brasília, apenas mudando de plenário. Como a convenção da legenda já acontece na segunda-feira próxima, quando serão homologados os candidatos majoritário e proporcional, não há mais tempo para controvérsias. Agora, o que resta ao senador é cair em campo e iniciar sua campanha ao seu estilo, com a promessa de que terá ajuda do partido e integrará uma coligação forte que deverá fazer seis deputados federais.

Um profissional de marketing telefona-me e diz que a entrada de Almeida Lima embola um pouco e pode fazer sobrar algum nome da situação. Em compensação, admite que a coligação liderada pelo PT fará sete deputados. Não parece ser assim. A oposição com toda segurança elegerá dois nomes à Câmara Federal. Em razão disso, ainda há tempo de algum candidato da situação em dúvida, preferir disputar vaga na Assembléia Legislativa. Ontem à noite o senador Almeida Lima não atendeu e nem retornou ligação telefônica, como costumeiramente faz. Certamente Estava reunido com o seu grupo e, provavelmente, discutindo estratégias e colocando o barco adiante, para essa nova proposta que contraria a sua vontade, mas não prejudica o seu projeto político, que de alguma forma passa por disputar a Prefeitura de Aracaju em 2012. O senador pode desmentir alguma informação. Só o fará se desistir de candidatar-se a qualquer mandato.

ALMEIDA

O governador Marcelo Déda (PT) conversou ontem com o senador Almeida Lima e com o deputado federal Jackson Barreto (PMDB). Almeida gostou do que ouviu...

Déda mostrou importância de Almeida na chapa proporcional.

EXCEÇÃO

Déda marcou um novo encontro com Almeida Lima para domingo pela manhã. Disse que se o senador disputar a Câmara, fará um reencontro de gerações.

Hoje Almeida terá uma nova conversa com Jackson. Pode decidir...

GOSTOU

Almeida Lima gostou muito do que ouviu do governador e até agradeceu. Ele será sempre um senador que disputa o mandato de deputado federal.

A convenção do PMDB será 2ª feira e Jackson está animado com o desfecho final.

GRIPE

O governador Marcelo Déda permaneceu ontem em casa. Continua com inflamação na garganta em razão de gripe contraída em São Paulo.

Hoje Déda deve sair. Dá posse a Belivaldo Chagas na Educação...

GILTON

O presidente do PTB, Gilton Garcia, viaja hoje a São Paulo para convenção do seu partido, que apóia José Serra. Gilton quer votar em Dilma Rousseff.

Também pretende disputar vaga na Câmara Federal, na aliança com Déda.

MACHADO

O deputado federal José Carlos Machado (DEM) reconhece que nenhum partido integra uma coligação sem exigir participação na chapa majoritária.

Para vice de João, Machado acha que a tendência é Nilson Lima (PPS).

MARANHÃO

No Maranhão o PCdoB vai tentar formar uma frente ampla de partidos contra a candidatura de Roseane Sarney à reeleição.

O PCdoB defende o avanço. O PT impõe o atraso...

POR POUCO

Por pouco Franklin Reis – do Grupo Maratá – não foi primeiro suplente de Albano Franco (PSDB), que disputa o Senado.

Houve o dedo do pai, que impediu. Franklin tem hoje uma fábrica de sabão...

CONVERSA

Membros do PCdoB conversaram com o deputado federal Valadares Filho e o senador Valadares (PSB). Aconteceu quarta-feira durante almoço...

Assunto: dobradinha entre Valadares Filho e Tânia Soares (PCdoB). Quase certo...

ANUNCIA

Segunda-feira o PCdoB anuncia a coligação que fará oficialmente para proporcionais. Há possibilidade de fechar com outros deputados.

O objetivo é eleger Tânia Soares para estadual.

AVISO

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, confirmou a presença de Dilma Rousseff, dia 24 no Forro Caju. Edvaldo Nogueira prepara a recepção...

Dilma vem disposta a dançar forró. Vai também para Campina (PB) e Caruaru (PE).

VERDE

O secretário de Articulação Política, Chico Buchinho (PT) ligou para Antônio Leite (PV) perguntando se o partido toparia uma conversa para composição.

Conversar não teria problema. Mas Composição é não. O PV terá chapa completa.

CRISTÃOS

O bloco cristão fará convenção dia 30. Está marcado e definido. Vai homologar candidatos majoritário e proporcional, e a aliança com o PT.

Os partidos que integram o bloco definem as coligações... no máximo quatro.

TUCANOS

O deputado estadual Luiz Mittidieri (PSDB) tem incentivado a vereadora Miriam Ribeiro a sair candidata a deputado estadual. Ela ainda recusa.

Mittidieri que os tucanos lancem chapa proporcional sozinhos...

ENTRAVE

É possível que essa posição de Mittidieri aumente as conversações para a coligação com o DEM, que pretende uma chapa majoritária única.

Albano Franco chega sábado a Aracaju e vai tratar do assunto...

Notas

O PSC fez sua convenção segunda-feira para sacramentar a aliança com José Serra. Como previsto, a aliança foi sacramentada. Em tese, depois disso, a decisão se tornaria irreversível. Mas não é. Para poder continuar negociando as alianças país afora, a subscrição das atas pelos caciques ficou marcada para o dia 30.

Quem apóia Dilma vê uma brecha para mudar de lado...

0 x 0

Roberto Jefferson fez nos últimos dias um levantamento com diretórios do PTB em vários estados e assegura que não há qualquer chance de o partido voltar atrás na aliança com José Serra. A convenção que sacramentará o acordo será amanhã e sábado. No primeiro dia, haverá apenas as formalidades partidárias. A festa será no segundo dia.

O Diretório de Sergipe apóia Dilma Rousseff...

0 x 0

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou na noite desta quinta-feira pela validade da lei do Ficha Limpa para políticos condenados antes de sua promulgação. Ela impede, dentre outros dispositivos, a candidatura de políticos condenados por um colegiado da Justiça (mais de um juiz).

Fica inelegível o político condenado por crimes eleitorais, lavagem e ocultação de bens, improbidade administrativa, entre outros.

0 x 0

O plenário do Senado Federal aprovou. Ontem, um reajuste salarial para mais de 32 mil servidores federais. O texto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto tem origem no Executivo e vai beneficiar 12.032 servidores ativos, 9.318 aposentados e outros 11.413 pensionistas.

No texto final há apenas os valores dos novos salários, sem ser possível verificar os percentuais de aumento para as carreiras.

0 x 0

O deputado federal Albano Franco (PSDB) desembarca hoje em Recife e segue para Maceió, onde participa, no sábado pela manhã, da missa de 7º Dia da sogra de sua filha. Só no final da tarde ele desembarca em Sergipe e reinicia os contatos políticos, suspensos desde quarta-feira.

Albano esteve em Lisboa e Paris, representando a Câmara Federal.

Twittando

De regilaranjeiras – “Penso que o vice de João deve ser mesmo Nilson Lima do PPS e Emanuel Cacho disputará o senado”.

De ildamello – “Defensoria Pública aciona Hapvida na Justiça - Essa empresa abusa, viu... Vejo milhares de ações contra ela todos os dias no fórum”.

De analuciavieira – “Através de minha mediação, professores de Siriri acabam de fechar negociação por piso de R$ 1.024,67”.

De mc_jornalista – “Vampeta falou que Kaká passou a ter dor de púbis depois que deixou de ser virgem. Depois disso, nunca mais foi o mesmo homem... em campo”.

Do RelatorioReservado – “Os Ermírio de Moraes vão entrar com tudo no mercado imobiliário. Afinal, têm um nome a zelar”.

Do portalimprensa – “Brasileiros confiam mais em jornalistas que outras populações, aponta pesquisa”.

De Torres_Neopolis – “Acredito que incorre em infidelidade partidária o político que volta em candidatos de outros partidos ou coligações”.

De marcelotas – “Ok, a Argentina tá batendo um bolão. Só que, durante o jogo, juro que no lugar do técnico deles eu vi a Marlene Mattos!”

Do valadarespsb – “Estou preparando junto às lideranças um calendário especial para uma tramitação mais rápida da PEC dos jornalistas”.

brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA