Páginas

sexta-feira, dezembro 04, 2009

ALBANO QUER LUTA POR USINA NUCLEAR

O deputado federal Albano Franco (PSDB) disse que é preciso ter coragem para defender a implantação em Sergipe da primeira da usina nuclear do Nordeste. Nesse sentido, ele espera que o governador Marcelo Deda, a exemplo do que estão fazendo os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Vilela, também se engaje na luta para que o Estado de Sergipe seja contemplado com uma das duas usinas nucleares que o governo federal já decidiu que construirá no Nordeste.

Foi durante participação no programa de entrevistas da TV Câmara, Palavra Aberta, em que foram focalizadas as possibilidades de ampliação da oferta de energia no Brasil, a partir do esgotamento da capacidade do Rio São Francisco de geração de energia hidroelétrica e da necessidade de diversificação da matriz energética, para que se evite que o país sofra novos apagões. E, muito mais grave, advertiu Albano “que diante da perspectiva do reaquecimento da economia, tenhamos que sofrer racionamento de energia”.

O parlamentar voltou a defender que Sergipe, na região Xingó, em Canindé do São Francisco, reúne no Nordeste as melhores condições para instalação de uma usina nuclear que vai representar inicialmente investimento em torno de 8 bilhões de dólares. O Estado possui ampla oferta de água a partir do Rio São Francisco, já tem instaladas as linhas de transmissão de energia e estrategicamente está entre dos dois principais centros consumidores da região: Salvador e Recife.

Questionado pelo repórter Paulo José Cunha, âncora do programa, Albano reconheceu que é preciso ter coragem para enfrentar as reações dos ambientalistas, mas defendeu que é preciso compatibilizar os projetos de desenvolvimento com os projetos ambientais. Ele lembrou que hoje existe a Agência Internacional de Energia Atômica, órgão da ONU, que monitora, controla e fiscaliza as usinas nucleares em todo mundo e que 74% da energia produzida na França é de matriz nuclear. Além disso, ressaltou que o Brasil possui o urânio em grande quantidade e domina e tecnologia de enriquecimento.

O parlamentar aproveitou para alertar o governador Marcelo Deda, como já fez em cinco discursos pronunciados na Câmara sobre o tema, nesta legislatura, para a necessidade do engajamento imediato nessa luta. O governo federal através da Eletronuclear já tomou a decisão técnica de construir as duas unidades no Nordeste, mas, a localização é uma questão política. Albano disse que os governadores Eduardo Campos e Teotônio Vilela, de Pernambuco e Alagoas, já entraram na disputa e Sergipe não pode perder essa oportunidade.

Por Nilson Socorro

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA