Páginas

quinta-feira, novembro 26, 2009

ELEIÇÕES 2008: Revoltados, eleitores dizem que vão fechar a BR-101 nesta sexta

Moradores do município de Rosário do Catete, a 37 quilômetros de Aracaju, irão fechar a BR-101 na entrada da cidade. O protesto irá acontecer na próxima sexta-feira (27), a partir das 6h. O objetivo é chamar a atenção da opinião pública para a demora do julgamento dos oito processos que tramitam na Justiça Eleitoral (441; 442; 464; 478; 508; 509; 510 e 511) por prática de corrupção e crime eleitoral contra a coligação encabeçada pelo atual prefeito Etelvino Barreto (PMDB).

Em novembro, completaram-se 13 meses que as ações tramitam sem nenhuma decisão em 1ª instância. Os moradores garantem que o ato será pacífico. Na manifestação, uma comissão irá recolher assinaturas para encaminhar ao Fórum de Maruim um pedido formal de celeridade no julgamento dos processos. Eles pretendem sair em caminhada de Rosário até o município vizinho, onde entregarão o documento.

Segundo a comissão que organiza o protesto, os moradores têm cobrado uma definição, seja ela procedente ou não, em relação às denúncias de compra de voto e abuso de poder político e econômico na eleição municipal de 2008, que deu a vitória a Vino Barreto por uma diferença de 197 votos em relação ao seu adversário Wagner Quintela (PSB).

Eles lembram que na maioria dos municípios a Justiça já deu seu parecer em relação às ações eleitorais, a exemplo de Umbaúba, onde dos 15 processos movidos contra a coligação do prefeito Anderson Farias, 13 foram considerados improcedentes. Em Neópolis, o Poder Judiciário anulou o pleito e já elegeu um novo prefeito, enquanto que em Rosário nenhuma das denúncias foi sequer julgada em 1ª instância. Eles temem que com o recesso do Judiciário, a partir do mês de dezembro, alguma sentença só seja conhecida a partir de fevereiro ou março do ano que vem.

nenoticias

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA