Páginas

quinta-feira, dezembro 30, 2010

Plenário - Brayner

-




Geral

Publicado em: 30/12/2010 00:48:52
MUITO A DEFINIR...

Diógenes Brayner

Com a informação passada pelo próprio governador Marcelo Déda (PT), de que enviará à Assembléia Legislativa um projeto para uma pequena reforma administrativa, o anúncio da equipe de auxiliares, que fora marcado por ele para hoje, não será ainda a definitiva. O novo Governo fará fusões de algumas Secretarias e extinguirá outras, para que o seu projeto administrativo tenha uma dinâmica mais avançada que o anterior. Só com a reforma definida é que os novos e definitivos (?) nomes serão revelados de forma solene para todo o Estado. Será com essa nova cara que a administração começa. O anúncio que foi marcado para hoje terá a formalidade natural, mas não trará grandes surpresas. São, em sua maioria, os auxiliares que já estão na equipe. Uma boa parte vai continua, mas outra pode ser substituída, para acomodar novos nomes ao perfil do projeto novo.

O anúncio será tão simples – pode até não acontecer – que até às 23:30 horas de ontem não havia nenhuma informação do local e hora da solenidade. Um ilustre assessor palaciano disse que “não há nenhum movimento para a divulgação de auxiliares”. Provavelmente, ninguém sairá. Se acontecer, a troca será tão pequena que não vai contemplar ninguém. O PSC ainda falta indicar nomes para as Pastas que devem lhe caber. Outras legendas ainda não foram consultadas. Enfim, tudo indica que não haverá novidades. Pelo menos daquelas que fazem cair o queixo. A perspectiva do anúncio já não é tanta, entretanto a reforma que extingue e funde Secretarias passou a ser tratada como fato novo e preocupante. Qual será o novo perfil? É a pergunta que se faz, seguida da tentativa de formular um quadro entre Pastas que podem se fundir, o que, naturalmente, provocará a extinção de outras. O projeto em si deixa claro que alguém vai sobrar. E é natural que sobre. Afinal, um Governo eleito com um razoável número de partidos coligados, terá que ampliar a participação na administração.

Segundo revelou um político aliado, a preocupação do governador não é fazer um Governo exageradamente escancarado às tendências que o apoiaram. A indicação será dos partidos, mas a escolha será dele. E o nome tem que estar afinado com a proposta de continuidade e avanço. Ninguém será nomeado como pagamento do apoio que foi dado, mas pelo perfil que case com o projeto exposto à sociedade e que foi vencedor. E se o critério não fosse esse, teríamos um Governo apenas de coalizão, onde cada segmento pensava e trabalhava diferente, o que destoava do que fora elaborado para uma administração que soma o técnico e o político, sem demonstrar diferença gritante. Marcelo Déda não fará mais um Governo para reeleição, mas para imprimir definitivamente as digitais, que marcarão sua passagem pelo comando do Estado e, quem sabe, deixem-lhe as portas abertas para o retorno, se assim o povo desejar.

Cada momento político é único. Quem não aproveitar bem o seu momento, perde espaço e fica sem perspectiva para prosseguir no comando político, em razão de tropeços em sua rota. E os tropeços são fatais. Marcelo Déda sabe que tem um grandes desafios nestes próximos quatro anos. Um deles é deixar forte a sua marca pelo tempo de trajetória. Os outros são os dois processos eleitorais que virão: dos municípios – principalmente Aracaju e adjacências – e o de sua sucessão. Provavelmente terá que ceder um dos dois, porque já agora em 2012, nesse bloco que integrará o Governo, tem legenda que não pretende servir apenas para eleger majoritários de outros partidos. Também deseja o executivo, o que é legítimo. Partido político que não caminha em busca do poder, se transforma em armazém de secos e molhados.

Deve ser pensando assim, no momento de agora e nos que virão, que Déda deve montar uma equipe que não será eterna, mas mutável diante de todas essas consequências...

COM REFORMA

O governador Marcelo Déda (PT) fará pequena reforma administrativa para o seu novo período de Governo. O projeto de reforma chega em fevereiro na Assembléia.

O projeto funde algumas secretarias e extingue outras...

SÓ DAÍ

A partir dessa reforma é que o governador montará a equipe definitiva, em razão de um novo perfil que ganhará a administração.

O anúncio de hoje será à base dos que já estão...

COMO SERIA?

Algumas Secretarias já foram assim: Educação e Cultura, Educação, Esporte e Lazer, ou Fazenda e Planejamento. São apenas exemplos.

A informação é que o projeto não repetirá essas junções.

FILTRAR E BARRAR

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, é um dos incumbidos de filtrar e barrar as indicações para o segundo escalão do Governo.

Tudo dentro da estratégia traçada por Dilma.

NÃO PRETENDE

O deputado federal José Carlos Machado (DEM) não pretende disputar vaga na Câmara de Vereadores de Aracaju no próximo ano, apesar de considerar honroso o mandato.

Acha que as Câmaras Municipais são para políticos mais jovens.

D. MARIA

A senadora Maria do Carmo (DEM) diz que as notícias de que Augusto Bezerra deixou a Executiva do DEM por causa de Mendonça Prado são falsas.

- Augusto e Mendonça são grandes amigos! Em nosso grupo não há desunião, disse.

DE AUGUSTO

O deputado estadual Augusto Bezerra vai viajar e pode repensar se retroage na decisão de deixar a Secretaria Geral do DEM.

Mas avisa: “para mim não interessa derrota honrosa. Quero vitória”.

QUER PESQUISA

Augusto Bezerra sugere que se faça seminários e pesquisas, para que o partido indique o candidato a prefeito até junho de 2011, baseado no pensamento da maioria.

- Ninguém se filia a um partido se o candidato não for bom, disse.

ZÉCA QUER

O deputado estadual reeleito Zéca da Silva (PSC) não se manifesta, mas se for convidado para uma Secretaria na cota do PSC, é certo que aceita.

O deputado namora a Indústria e Comércio.

SERÁ GILMAR?

Caso aconteça essa indicação de Zéca da Silva para uma Pasta, quem ascende é o primeiro suplente do bloco, Gilmar Carvalho.

Caso se confirme a decisão do STF, quem assume é Vítor Mandarino.

KARLA

O PCdoB, em reunião, comemorou a decisão da vereadora Karla Trindade de retornar à Câmara Municipal de Aracaju a partir de primeiro de janeiro.

Quem sai é o suplente Magal da Pastoral (PT).

ASSEMBLÉIA

A eleição da Mesa Diretora da Assembléia só será vista a partir de janeiro, depois da posse e nomeação do secretariado, que acontecerá dia 03 de fevereiro.

Angélica e Adelson continuam no pódio.

DENTRO DO PT

Na bancada petista é que dois nomes ainda pretendem a vice-presidência e segunda secretaria: Francisco Gualberto e Conceição Vieira.

Está mais favorável a Gualberto.

REVEILLON

O governador Marcelo Déda terá um reveillon com menor agitação. Mantém a cerveja sem álcool e dorme um pouco depois da meia-noite.

No dia seguinte acorda cedo para a posse na Assembléia.

E O LÍDER?

Ainda não foi definido o líder do Governo. Francisco Gualberto não deseja continuar, João Daniel e Ana Lúcia representam entidades como MST e Síntese.

Conceição Vieira não será. Sairá de um partido da base aliada...

Notas

PESQUISA SENSUS - O instituto Sensus divulgou ontem sua última pesquisa de 2010. Coroa a gestão Lula e revela as expectativas em relação à gestão de Dilma Rousseff. A maioria dos brasileiros (69,2%) acha que Dilma fará um governo ótimo (27,7%) ou bom (41,5%).

O percentual é próximo do que o Sensus recolhera em dezembro de 2002: 71% apostavam que Lula faria uma gestão ótima ou boa. (blog do Josias)

0x0

MARCO REGULATÓRIO - O presidente Lula, acompanhado do ministro da Secretaria da Comunicação Social, Franklin Martins, mostrou-se magoado em relação à cobertura da imprensa de seu governo e reiterou seu apoio ao projeto do marco regulatório.

Sobre a proposta de regulação dos meios, Lula afirmou que não defende o controle da mídia, mas a responsabilidade. A mídia tem de parar de achar que não pode ser criticada.

0x0

BUNDA NA CADEIRA - O presidente Lula entregou ontem apartamentos financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida em Salvador e queixou-se da imprensa: alguns companheiros dos meios de comunicação disseram há algumas semanas que não íamos conseguir fazer o contrato de 1 milhão de casas”.

- Talvez alguns estivessem acostumados com governos que ficavam sentados com a bunda na cadeira e não chamavam seus companheiros para cobrar o que tinham que cobrar.

0x0

FAZENDO AMOR - O novo ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, afirmou que Pedro Novais (PMDB-MA), escolhido para o Turismo, teve a imagem arranhada por conta da denúncia que usou dinheiro da verba indenizatória para pagar uma festa num motel.

- É preciso também caracterizar que o fato de alguém dormir num motel nem sempre significa que está fazendo amor, disse Luiz Sérgio.

Twittando

De andersonjpt – “Não podemos cobrar dos nossos amigos a mesma atenção que dispensamos a eles... se fizermos isso é certo que ficaremos frustrados”.

De nortonlimajr – “Surpreende pelo patético a Petrobras batizar um campo de petróleo descoberto nos tempos de Geisel de Campo de Lula. Pior, apagam o nome Tupi”.

De Ancelmocom – “Entendo que Dilma esteja calada para deixar Lula falar enquanto governa. Mas depois ela vai ter que falar. Há muitas dúvidas no ar”.

De jorgearaujo17 – “Bom papo no Carro de Bois com o capitão Samuel, sobre os radares chegamos à conclusão que os pardais estão soltos enquanto nós estamos presos!”

De buarquices – “As batidas do coração jamais deveriam se escravizar aos tiquetaques desencontrados de dois relógios diferentes”.

De millorfernandes – “A maior invenção de todos os tempos é do século XXI, o Google. A cultura prêt-a-porter”.

De petroniosouto – “Estamos sendo cada vez mais nós mesmos e cada vez menos a nossa circunstância”.

De demilene – “Li uma entrevista do Itamar Franco que deixa claro como eles se sentem depois, um clima de e agora? Quem sou eu?”

De frank_menezes – “A força do Pensamento é transformador. Cuidado com o que pensa. Fortaleça apenas o pensamento positivo”.

brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA