Páginas

sábado, dezembro 18, 2010

EVITE EXPECTATIVA

Diógenes Brayner

No jargão jornalístico chama-se barriga uma informação que não existe. Aconteceu isso comigo hoje, através do vicioso twitter. Postei que o governador Marcelo Déda, naquele momento que eu escrevia os 140 caracteres, estava conversando com o deputado André Moura (PSC) e o empresário Edvan Amorim (PR), para decidir sobre o espaço do grupo no próximo Governo. Foi o próprio Déda quem denunciou a barriga, ao responder em seu miniblog: “Amigo brayner: Neste momento almoço carneiro com fava verde, preparado por Lurdinha, em meu apartamento. Uma delícia!” Os que me seguem resolveram tirar uma “casquinha” dessa desinformação. Como a fonte era precisa, fui a busca da razão de falha imperdoável e só a conseguir no final da tarde. No momento que escrevi era para estar havendo sim o tal encontro no Palácio de Veraneio [não falei em almoço], mas o vôo que trazia Amorim de Brasília (ou Belo Horizonte), não chegou a tempo e com toda a correria da diplomação, não houve possibilidade do encontro.

Pode até acontecer hoje, já não sei, mas ficou a critério do governador agendar uma outra reunião exatamente para que se forme o Governo de coalizão, em que partidos integrantes da coligação tenham participação. Os cristãos não têm pressa sobre cargos. O que decidiram foi ouvir a oferta do governador Marcelo Déda, para levá-la aos partidos que formam o bloco e tomar uma decisão conjunta. No final de novembro, quando se iniciaram os primeiros comentários sobre a formação do futuro Governo, um cristão de grosso calibre confidenciou que o bloco ficaria satisfeito apenas com a formação da Mesa da Assembléia Legislativa e suas diretorias. Neste momento, entretanto, os partidos menores acham que merecem participar da administração, porque elegeram representantes e colaboraram para a reeleição de Marcelo Déda já no primeiro turno. E é o que vai acontecer. O PSC deve ter uma participação no primeiro escalão e os partidos menores estarão presentes na indicação do segundo e terceiros escalões.

Isso parece bem definido, embora não esteja nada decidido...

O governador Marcelo Déda hoje almoça com jornalistas. Trata-se de um encontro que ocorre todos os finais de ano, onde o Governo faz um balanço de suas realizações e depois todos se confraternizam. Criou-se uma expectativa, transmitida sei lá por quem, de que Déda dirá o nome dos secretários que permanecem para o próximo período. Já antecipou três: Carlos Cauê, na Comunicação; Valmor Barbosa, na Infraestrutura, e João Eloy, na Segurança Pública. Acrescento, como avaliação pessoal, Pedro Lopes, na Representação de Brasília; Belivaldo Chagas, na Educação, e Eloísa Galdino, na Cultura. Ontem à noite, entretanto, uma fonte bem avisada – eu e minhas fontes ocultas – pediu-me que evitasse expectativa em torno do anúncio do secretariado. Disse que Déda vai revelar apenas os nomes de alguns secretários que vão ficar: “e ainda será o mínimo”. É possível, porque a Saúde ainda não foi definida e será uma solução caseira. Falam muito em Oliveira Júnior, atual secretário chefe da Casa Civil. Da mesma forma, informam que ele não a quer. Quem sabe, Oliveira no Planejamento?

Disse-me ainda a fonte que os partidos que já integram a equipe de Governo, não vão aumentar o número de pastas que já têm, em razão da entrada do PSC & Cia na coligação da reeleição. Há ainda a possibilidade, de até a ceia do Natal, todos já estejam postos à mesa, mas como as conversas começam a se aprofundar agora, é possível que seja adiada para o pipocar do champagne no romper de ano. Claro que nas perguntas que os repórteres farão, o assunto vai rolar, mas ninguém conseguirá arrancar nada mais além do que tenha condições de ser anunciado, assim mesmo depois de muito repensado.

O último almoço com a imprensa do primeiro Governo terá como cardápio as perspectivas de formação da próxima administração.

VAI REMARCAR

O governador Marcelo Déda (PT) vai remarcar o encontro que teria ontem com Edvan Amorim (PR) e André Moura (PSC), para discutir posição do bloco no Governo.

Amorim estava em Minas e não conseguiu chegar em Aracaju a tempo.

SERÁ ASSIM

O bloco liderado por Edvan Amorim não vai fazer exigências. Ouvirá o que Déda tem para oferecer em termos de cargos para ajudar na Administração.

Depois reunirá com o grupo para decidir.

DO ANTERIOR

Provocado por um repórter se no próximo ano ele iria falar do Governo anterior, Marcelo Déda riu muito e confirmou que falaria sim. Explicou:

- é que recebi o Governo de um bom governador.

TRANSMISSÃO

No entender de alguns advogados, a transmissão das sessões plenárias por uma rádio não beneficia eleitoralmente um ou dois deputados, mas a todos.

- Beneficia ou prejudica, dependendo o que ocorre, explicou um deles.

EM CAMPANHA

Quanto a crime eleitoral ser cometido por transmissão ao vivo das sessões, pelo menos um advogado disse que “esse argumento é fácil de derrubar”.

- TV Alese, TV-Câmara e TV-Senado fazem isso sempre, mostra.

INSATISFEITO

O vice-governador eleito Jackson Barreto (PMDB) não teria gostado do posicionamento de Déda, que favoreceu à reeleição de Emmnuel Nascimento a presidente da Câmara.

Teria dito isso a dois amigos de Sergipe que estavam em Brasília.

PODE SER

Ainda não foi anunciado, mas já se conversou sobre o assunto: Max Montalvão deixa a direção do Deso neste novo período de administração.

No órgão, servidores já parabenizam Roberto Leite.

DE MAL

Os deputados Francisco Gualberto e Conceição Vieira (ambos do PT) estão de mal. É uma bancada dividida e só tem quatro parlamentares.

Gualberto e Conceição agora brigam pela vice da Mesa da Assembléia.

DIFERENÇA

O governador Marcelo Déda cumprimentou os adversários Augusto Bezerra e Mendonça Prado (ambos do DEM), de forma cerimoniosa. Sequer sorriu...

Já com Venâncio Fonseca (PP) o tratamento foi descontraído...

STF LEGISLA

O senador Antônio Carlos Valadares diz que a decisão tomada no STF, em relação à questão dos suplentes, é o Supremo legislando no lugar do poder legislativo.

- O Supremo anula o resultado eleitoral, diz.

PELA REFORMA

Para que se evite a judicialização da legislação eleitoral é preciso que o Congresso faça já a Reforma Política, que vem sendo adiada a cada ano.

Enquanto isso, os tribunais ditam as normas.

CONFIRMA

O governador Marcelo Deda confirmou, ontem, o que vem dizendo a coluna Plenário: Carlos Cauê continua na Comunicação e João Eloy na Segurança.

Faltou reafirmar Valmor Barbosa na Infraestrutura.

UMA ARARA

Clóvis Silveira está uma arara com o TRE, que não convidou os presidentes dos partidos para a diplomação e deu-lhes o tratamento que merecem. Clóvis preside o PTdoB.

Lembrou que o mandato é dos partidos... será mesmo?

A DESPEDIDA

O deputado federal Albano Franco (PSDB) faz seu discurso de despedida, na Câmara Federal, nesta próxima terça-feira.

Albano deve tentar novo mandato em 2014.

VEJAM SÓ

Passam-me a informação de que o governador Marcelo Déda convidaria Almeida Lima para ser secretário da Saúde, só para Fábio Reis (PMDB) assumir o mandato de federal.

Podem desacreditar. Não tem a menor chance... nem por um, nem por outro.

Notas

JUIZA ACATA LIMINAR – A juíza da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Cláudia do Espírito Santo, acatou a liminar da Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado, através do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria.

Entre os pedidos acatados pela magistrada, está o custeio de crianças de 0 a 12 anos que necessitem de atendimento de urgência, emergência e UTI pediátrica em Sergipe ou outros Estados.

0x0

ELEIÇÕES NA UFS – Três candidatos disputam a chefia do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe, cuja eleição acontece nesta próxima segunda-feira.

Os professores Cláudio Mainart (atual chefe), Afonso Nascimento e Jussara Jacintho estão em campanha, cada um apresentando propostas para melhorar a organização, a estrutura e a realização de ações de apoio ao professorado.

0x0

TEMAS RELEVANTES – A melhor organização e o bom desempenho do Departamento de Direito da UFS é uma reivindicação permanente de professores e alunos do curso de direito da Universidade Federal.

E a eleição traz a exame e debate temas relevantes para a qualificação do ensino de direito, o que acaba atraindo o interesse da sociedade e faz com que a mídia acompanhe mais de perto os acontecimentos.

0x0

ESTATUTO DA FAMÍLIA – A CCJ da Câmara aprovou o relatório de Eliseu Padilha sobre o chamado Estatuto da Família, proposta que regulamenta, por exemplo, a união estável e o divórcio.

O parecer manteve o texto aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, o qual retirou do projeto trecho que reconhecia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A proposta original é de Cândido Vaccarezza. (Radar)

Twittando

De nortonlimajr – “O aumento de salário dos deputados federais tem efeito cascata. Aumentará também o salário dos deputados estaduais e vereadores”.

De marcelotas – “Cadê o pessoalzinho que me acusou de propor o AI-5 no dia em que pedi que o Bope fosse dar uma geral no Congresso?”

De Machu_Veio – “Ainda tem gente que se espanta ao ouvir falar que na Coreia do Sul comem cachorros. Aqui no Brasil comem até cabritas e ninguém fala nada!”

De Relatorio – “Maria da Conceição Tavares está para Dilma Rousseff, como Delfim Neto esteve para Lula. É a conselheira-mor para assuntos econômicos”.

De JornValeriaLima – “Amor é quando você tem todos os motivos para desistir de alguém, e não desiste”.

De ManuSanthiago – “A maioria do ser humano perdeu a doçura de apreciar o encanto das palavras, e até mesmo das atitudes”.

De cezar_britto – “Segunda a História tem encontro com o Brasil. Lula libera recursos para a construção da sede da UNE”.

De HugoGloss – “Bom dia você que está ferrado e mal pago. Bom seria se a gente fosse deputado podendo aumentar nosso salário, né?”

De josoarestrue – “Os aposentados fazem mais do que os deputados e ganham um salário mínimo! Os deputados deveriam ganhar por aquilo que fazem, ou seja, nada”.

brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA