Páginas

domingo, abril 26, 2009

Iran propõe ampliação da gratuidade para idosos

O deputado federal Iran Barbosa (PT) quer ampliar o direito à gratuidade assegurada aos idosos no sistema de transporte público. Para isto, ele apresentou o PL 5093/2009, que estende o benefício das viagens gratuitas nos coletivos urbanos e semi-urbanos aos idosos a partir dos 60 anos. Hoje, o benefício atinge, em geral, apenas as pessoas com mais de 65 anos.

Além de propor alargar a idade para o benefício, o projeto amplia os direitos assegurados aos idosos na preferência para uso dos assentos e na segurança no embarque, no trajeto e desembarque dos veículos.

O projeto de lei prevê que ficam assegurados aos idosos, a partir dos 60 anos, 10% dos assentos, que devem ser indicados com placas. Caso a quantidade não seja suficiente, os idosos teriam preferência nos demais assentos.

Iran também quer que os ônibus só se movimentem depois do motorista ou cobrador se assegurarem de que o idoso está acomodado no assento. Existe muito desrespeito. Muitos casos de idosos que caem e se machucam ao subir nos ônibus porque não se espera a acomodação no assento, diz o deputado.

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA