-
Geral
Publicado em: 30/12/2010 00:48:52
MUITO A DEFINIR...
Diógenes Brayner
Com a informação passada pelo próprio governador Marcelo Déda (PT), de que enviará à Assembléia Legislativa um projeto para uma pequena reforma administrativa, o anúncio da equipe de auxiliares, que fora marcado por ele para hoje, não será ainda a definitiva. O novo Governo fará fusões de algumas Secretarias e extinguirá outras, para que o seu projeto administrativo tenha uma dinâmica mais avançada que o anterior. Só com a reforma definida é que os novos e definitivos (?) nomes serão revelados de forma solene para todo o Estado. Será com essa nova cara que a administração começa. O anúncio que foi marcado para hoje terá a formalidade natural, mas não trará grandes surpresas. São, em sua maioria, os auxiliares que já estão na equipe. Uma boa parte vai continua, mas outra pode ser substituída, para acomodar novos nomes ao perfil do projeto novo.
O anúncio será tão simples – pode até não acontecer – que até às 23:30 horas de ontem não havia nenhuma informação do local e hora da solenidade. Um ilustre assessor palaciano disse que “não há nenhum movimento para a divulgação de auxiliares”. Provavelmente, ninguém sairá. Se acontecer, a troca será tão pequena que não vai contemplar ninguém. O PSC ainda falta indicar nomes para as Pastas que devem lhe caber. Outras legendas ainda não foram consultadas. Enfim, tudo indica que não haverá novidades. Pelo menos daquelas que fazem cair o queixo. A perspectiva do anúncio já não é tanta, entretanto a reforma que extingue e funde Secretarias passou a ser tratada como fato novo e preocupante. Qual será o novo perfil? É a pergunta que se faz, seguida da tentativa de formular um quadro entre Pastas que podem se fundir, o que, naturalmente, provocará a extinção de outras. O projeto em si deixa claro que alguém vai sobrar. E é natural que sobre. Afinal, um Governo eleito com um razoável número de partidos coligados, terá que ampliar a participação na administração.
Segundo revelou um político aliado, a preocupação do governador não é fazer um Governo exageradamente escancarado às tendências que o apoiaram. A indicação será dos partidos, mas a escolha será dele. E o nome tem que estar afinado com a proposta de continuidade e avanço. Ninguém será nomeado como pagamento do apoio que foi dado, mas pelo perfil que case com o projeto exposto à sociedade e que foi vencedor. E se o critério não fosse esse, teríamos um Governo apenas de coalizão, onde cada segmento pensava e trabalhava diferente, o que destoava do que fora elaborado para uma administração que soma o técnico e o político, sem demonstrar diferença gritante. Marcelo Déda não fará mais um Governo para reeleição, mas para imprimir definitivamente as digitais, que marcarão sua passagem pelo comando do Estado e, quem sabe, deixem-lhe as portas abertas para o retorno, se assim o povo desejar.
Cada momento político é único. Quem não aproveitar bem o seu momento, perde espaço e fica sem perspectiva para prosseguir no comando político, em razão de tropeços em sua rota. E os tropeços são fatais. Marcelo Déda sabe que tem um grandes desafios nestes próximos quatro anos. Um deles é deixar forte a sua marca pelo tempo de trajetória. Os outros são os dois processos eleitorais que virão: dos municípios – principalmente Aracaju e adjacências – e o de sua sucessão. Provavelmente terá que ceder um dos dois, porque já agora em 2012, nesse bloco que integrará o Governo, tem legenda que não pretende servir apenas para eleger majoritários de outros partidos. Também deseja o executivo, o que é legítimo. Partido político que não caminha em busca do poder, se transforma em armazém de secos e molhados.
Deve ser pensando assim, no momento de agora e nos que virão, que Déda deve montar uma equipe que não será eterna, mas mutável diante de todas essas consequências...
COM REFORMA
O governador Marcelo Déda (PT) fará pequena reforma administrativa para o seu novo período de Governo. O projeto de reforma chega em fevereiro na Assembléia.
O projeto funde algumas secretarias e extingue outras...
SÓ DAÍ
A partir dessa reforma é que o governador montará a equipe definitiva, em razão de um novo perfil que ganhará a administração.
O anúncio de hoje será à base dos que já estão...
COMO SERIA?
Algumas Secretarias já foram assim: Educação e Cultura, Educação, Esporte e Lazer, ou Fazenda e Planejamento. São apenas exemplos.
A informação é que o projeto não repetirá essas junções.
FILTRAR E BARRAR
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, é um dos incumbidos de filtrar e barrar as indicações para o segundo escalão do Governo.
Tudo dentro da estratégia traçada por Dilma.
NÃO PRETENDE
O deputado federal José Carlos Machado (DEM) não pretende disputar vaga na Câmara de Vereadores de Aracaju no próximo ano, apesar de considerar honroso o mandato.
Acha que as Câmaras Municipais são para políticos mais jovens.
D. MARIA
A senadora Maria do Carmo (DEM) diz que as notícias de que Augusto Bezerra deixou a Executiva do DEM por causa de Mendonça Prado são falsas.
- Augusto e Mendonça são grandes amigos! Em nosso grupo não há desunião, disse.
DE AUGUSTO
O deputado estadual Augusto Bezerra vai viajar e pode repensar se retroage na decisão de deixar a Secretaria Geral do DEM.
Mas avisa: “para mim não interessa derrota honrosa. Quero vitória”.
QUER PESQUISA
Augusto Bezerra sugere que se faça seminários e pesquisas, para que o partido indique o candidato a prefeito até junho de 2011, baseado no pensamento da maioria.
- Ninguém se filia a um partido se o candidato não for bom, disse.
ZÉCA QUER
O deputado estadual reeleito Zéca da Silva (PSC) não se manifesta, mas se for convidado para uma Secretaria na cota do PSC, é certo que aceita.
O deputado namora a Indústria e Comércio.
SERÁ GILMAR?
Caso aconteça essa indicação de Zéca da Silva para uma Pasta, quem ascende é o primeiro suplente do bloco, Gilmar Carvalho.
Caso se confirme a decisão do STF, quem assume é Vítor Mandarino.
KARLA
O PCdoB, em reunião, comemorou a decisão da vereadora Karla Trindade de retornar à Câmara Municipal de Aracaju a partir de primeiro de janeiro.
Quem sai é o suplente Magal da Pastoral (PT).
ASSEMBLÉIA
A eleição da Mesa Diretora da Assembléia só será vista a partir de janeiro, depois da posse e nomeação do secretariado, que acontecerá dia 03 de fevereiro.
Angélica e Adelson continuam no pódio.
DENTRO DO PT
Na bancada petista é que dois nomes ainda pretendem a vice-presidência e segunda secretaria: Francisco Gualberto e Conceição Vieira.
Está mais favorável a Gualberto.
REVEILLON
O governador Marcelo Déda terá um reveillon com menor agitação. Mantém a cerveja sem álcool e dorme um pouco depois da meia-noite.
No dia seguinte acorda cedo para a posse na Assembléia.
E O LÍDER?
Ainda não foi definido o líder do Governo. Francisco Gualberto não deseja continuar, João Daniel e Ana Lúcia representam entidades como MST e Síntese.
Conceição Vieira não será. Sairá de um partido da base aliada...
Notas
PESQUISA SENSUS - O instituto Sensus divulgou ontem sua última pesquisa de 2010. Coroa a gestão Lula e revela as expectativas em relação à gestão de Dilma Rousseff. A maioria dos brasileiros (69,2%) acha que Dilma fará um governo ótimo (27,7%) ou bom (41,5%).
O percentual é próximo do que o Sensus recolhera em dezembro de 2002: 71% apostavam que Lula faria uma gestão ótima ou boa. (blog do Josias)
0x0
MARCO REGULATÓRIO - O presidente Lula, acompanhado do ministro da Secretaria da Comunicação Social, Franklin Martins, mostrou-se magoado em relação à cobertura da imprensa de seu governo e reiterou seu apoio ao projeto do marco regulatório.
Sobre a proposta de regulação dos meios, Lula afirmou que não defende o controle da mídia, mas a responsabilidade. A mídia tem de parar de achar que não pode ser criticada.
0x0
BUNDA NA CADEIRA - O presidente Lula entregou ontem apartamentos financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida em Salvador e queixou-se da imprensa: alguns companheiros dos meios de comunicação disseram há algumas semanas que não íamos conseguir fazer o contrato de 1 milhão de casas”.
- Talvez alguns estivessem acostumados com governos que ficavam sentados com a bunda na cadeira e não chamavam seus companheiros para cobrar o que tinham que cobrar.
0x0
FAZENDO AMOR - O novo ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, afirmou que Pedro Novais (PMDB-MA), escolhido para o Turismo, teve a imagem arranhada por conta da denúncia que usou dinheiro da verba indenizatória para pagar uma festa num motel.
- É preciso também caracterizar que o fato de alguém dormir num motel nem sempre significa que está fazendo amor, disse Luiz Sérgio.
Twittando
De andersonjpt – “Não podemos cobrar dos nossos amigos a mesma atenção que dispensamos a eles... se fizermos isso é certo que ficaremos frustrados”.
De nortonlimajr – “Surpreende pelo patético a Petrobras batizar um campo de petróleo descoberto nos tempos de Geisel de Campo de Lula. Pior, apagam o nome Tupi”.
De Ancelmocom – “Entendo que Dilma esteja calada para deixar Lula falar enquanto governa. Mas depois ela vai ter que falar. Há muitas dúvidas no ar”.
De jorgearaujo17 – “Bom papo no Carro de Bois com o capitão Samuel, sobre os radares chegamos à conclusão que os pardais estão soltos enquanto nós estamos presos!”
De buarquices – “As batidas do coração jamais deveriam se escravizar aos tiquetaques desencontrados de dois relógios diferentes”.
De millorfernandes – “A maior invenção de todos os tempos é do século XXI, o Google. A cultura prêt-a-porter”.
De petroniosouto – “Estamos sendo cada vez mais nós mesmos e cada vez menos a nossa circunstância”.
De demilene – “Li uma entrevista do Itamar Franco que deixa claro como eles se sentem depois, um clima de e agora? Quem sou eu?”
De frank_menezes – “A força do Pensamento é transformador. Cuidado com o que pensa. Fortaleça apenas o pensamento positivo”.
brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr
quinta-feira, dezembro 30, 2010
quarta-feira, dezembro 22, 2010
Novela da Globo será gravada em Sergipe
Sergipe será locação para as gravações da próxima novela das seis da Rede Globo, chamada de ‘Cordel Encantado’. A notícia foi recebida com extrema satisfação pelo diretor-presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto de Lima, que desde os primeiros contatos com o Renato Azevedo, coordenador de Produção da novela, não mediu esforços para garantir a escolha do Estado.
“Nossos primeiros contatos foram por telefone e, desde então, fizemos o que estava ao nosso alcance para fornecer todo e qualquer subsídio do qual precisassem. Enviamos várias informações por e-mail e sedex, como publicações do Estado, folders, fotos, vídeos, enfim, tudo o que fosse necessário para mostrar o que Sergipe tem de melhor e, assim, poder surpreendê-los”, afirma José Roberto.
Diante desta missão, a diretora de Marketing da Emsetur, Caroline Portugal, não descansou. “Na ABAV – Feira das Américas (maior evento de turismo do País) tive a oportunidade de conhecer o produtor, Renato Azevedo, e convidá-lo para visitar o Estado. Ele aceitou e, quando chegaram aqui, gostaram do que viram. Mas ainda haviam outros estados na ‘disputa’, como Alagoas”, informa.
Sabendo que o cenário da novela seria o sertão e com o apoio de Thaís Figueiredo, assessora do Departamento de Marketing da Empresa, Caroline Portugal imediatamente reuniu imagens e contatos que pudesse ajudar nessa empreitada. “Automaticamente inseri Silvinha Oliveira no circuito e a ajuda dela foi fundamental para todo apoio que tivemos em Canindé do São Francisco”, diz. Segundo ela, foi o trabalho em conjunto que rendeu essa vitória à Sergipe.
“Desde o final de setembro que temos mantido contatos com a Globo. Não só informamos sobre cenários, como oferecemos apoio logístico nas várias visitas que fizeram ao nosso Estado. Aliás, quero destacar o profissionalismo do Governo do Estado e das pessoas que fazem parte da Emsetur, que foi um dos diferenciais destacados pela equipe da Rede em relação aos outros ‘concorrentes’. Isso vai gerar uma enorme exposição de nossos atrativos turísticos na mídia nacional”, reforça José Roberto.
Para Caroline Portugal, é uma exposição que só trará vantagens. “Fico muito feliz de poder participar deste momento do turismo em nosso estado. Sergipe é um destino riquíssimo em belezas naturais, cultura e história. Ser cenário de novela é o melhor merchandising para qualquer produto, principalmente quando não gera ônus, como é o caso. Tenho certeza que a partir de agora Sergipe ficará nas ‘prateleiras’ das operadoras e agências de viagens nacionais e internacionais, já que as novelas da Globo são vendidas para o mundo inteiro”, anima-se.
A confirmação sobre a escolha de Sergipe como locação partiu do produtor Raul Gama, que ressaltou o compromisso dos envolvidos em facilitar o acesso da equipe aos cenários. “Percebemos o empenho e que todos estão dispostos a contribuir”, revela.
De acordo com a diretora de Marketing da Emsetur, Sergipe mostrou não só que possui belezas naturais mais que suficientes para se tornarem cenários de novelas, como também se destacou por ter um excelente infraestrutura. “Eles observaram nossa estrutura física e o acesso as possíveis locações. Tudo contribuiu para que nos escolhessem, afinal, serão mais de 100 pessoas na produção da novela”, informa Caroline Portugal.
‘Cordel Encantado’
Além de Sergipe, um castelo do Vale do Loire, na França, também será cenário para a próxima trama das seis que, segundo informações da colunista Patrícia Kogut, deve misturar os núcleos da Aristocracia e do Cangaço. A diretora geral da novela será Amora Mautner e o elenco conta com nomes como Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Nathália Dill e Bianca Bin. A história de Thelma Guedes e Duca Rachid tem estréia prevista para 2011.
Segundo informações da coluna Controle Remoto, do Jornal O Globo, Nathália Dill viverá o papel da vilã Dora, uma menina que se passará pelo menino Fubá para entrar no Cangaço. Bruno Gagliasso completa a dupla central de vilões.
--------------------------------------------------------------------------------
“Nossos primeiros contatos foram por telefone e, desde então, fizemos o que estava ao nosso alcance para fornecer todo e qualquer subsídio do qual precisassem. Enviamos várias informações por e-mail e sedex, como publicações do Estado, folders, fotos, vídeos, enfim, tudo o que fosse necessário para mostrar o que Sergipe tem de melhor e, assim, poder surpreendê-los”, afirma José Roberto.
Diante desta missão, a diretora de Marketing da Emsetur, Caroline Portugal, não descansou. “Na ABAV – Feira das Américas (maior evento de turismo do País) tive a oportunidade de conhecer o produtor, Renato Azevedo, e convidá-lo para visitar o Estado. Ele aceitou e, quando chegaram aqui, gostaram do que viram. Mas ainda haviam outros estados na ‘disputa’, como Alagoas”, informa.
Sabendo que o cenário da novela seria o sertão e com o apoio de Thaís Figueiredo, assessora do Departamento de Marketing da Empresa, Caroline Portugal imediatamente reuniu imagens e contatos que pudesse ajudar nessa empreitada. “Automaticamente inseri Silvinha Oliveira no circuito e a ajuda dela foi fundamental para todo apoio que tivemos em Canindé do São Francisco”, diz. Segundo ela, foi o trabalho em conjunto que rendeu essa vitória à Sergipe.
“Desde o final de setembro que temos mantido contatos com a Globo. Não só informamos sobre cenários, como oferecemos apoio logístico nas várias visitas que fizeram ao nosso Estado. Aliás, quero destacar o profissionalismo do Governo do Estado e das pessoas que fazem parte da Emsetur, que foi um dos diferenciais destacados pela equipe da Rede em relação aos outros ‘concorrentes’. Isso vai gerar uma enorme exposição de nossos atrativos turísticos na mídia nacional”, reforça José Roberto.
Para Caroline Portugal, é uma exposição que só trará vantagens. “Fico muito feliz de poder participar deste momento do turismo em nosso estado. Sergipe é um destino riquíssimo em belezas naturais, cultura e história. Ser cenário de novela é o melhor merchandising para qualquer produto, principalmente quando não gera ônus, como é o caso. Tenho certeza que a partir de agora Sergipe ficará nas ‘prateleiras’ das operadoras e agências de viagens nacionais e internacionais, já que as novelas da Globo são vendidas para o mundo inteiro”, anima-se.
A confirmação sobre a escolha de Sergipe como locação partiu do produtor Raul Gama, que ressaltou o compromisso dos envolvidos em facilitar o acesso da equipe aos cenários. “Percebemos o empenho e que todos estão dispostos a contribuir”, revela.
De acordo com a diretora de Marketing da Emsetur, Sergipe mostrou não só que possui belezas naturais mais que suficientes para se tornarem cenários de novelas, como também se destacou por ter um excelente infraestrutura. “Eles observaram nossa estrutura física e o acesso as possíveis locações. Tudo contribuiu para que nos escolhessem, afinal, serão mais de 100 pessoas na produção da novela”, informa Caroline Portugal.
‘Cordel Encantado’
Além de Sergipe, um castelo do Vale do Loire, na França, também será cenário para a próxima trama das seis que, segundo informações da colunista Patrícia Kogut, deve misturar os núcleos da Aristocracia e do Cangaço. A diretora geral da novela será Amora Mautner e o elenco conta com nomes como Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Nathália Dill e Bianca Bin. A história de Thelma Guedes e Duca Rachid tem estréia prevista para 2011.
Segundo informações da coluna Controle Remoto, do Jornal O Globo, Nathália Dill viverá o papel da vilã Dora, uma menina que se passará pelo menino Fubá para entrar no Cangaço. Bruno Gagliasso completa a dupla central de vilões.
--------------------------------------------------------------------------------
domingo, dezembro 19, 2010
O Boticário lança 402 produtos em 2010
Entre as novidades, a linha de maquiagem Make B., com tecnologia AD
O Boticário – unidade de negócios do Grupo Boticário e maior franquia de perfumaria e cosméticos do mundo – encerra 2010 com um saldo de 402 lançamentos. Em 2009, foram 362. Entre produtos de linha e edições limitadas, a marca trouxe este ano novidades em todas as categorias em que atua: perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Destaque para o lançamento de Make B., linha de maquiagem premium com 136 itens e que traz em alguns deles a tecnologia de Alta Definição (AD), que embeleza e trata a pele. Make B. também chega com um cristal Swarowski aplicado na embalagem.
Junto com a linha de maquiagem, o Boticário lançou Crystal Essence, Eau de Parfum feminino, em edição limitada, aumentando a família Essence, produzida a partir do processo de enfleurage.
Também neste ano, a marca comemorou 25 anos de Thaty e Styletto, lançando as edições comemorativas Thaty Princess e Styletto Silver, em homenagem a duas das fragrâncias mais presentes na memória olfativa dos consumidores.
Outra iniciativa importante foi a ampliação da refilagem. O consumidor passou a ter a opção de refil nos desodorantes versão spray e também nos produtos antissinais da linha Active – 30+ dia e noite; 45+ dia e noite; e 60+ dia e noite.
Abaixo, os principais produtos lançados em 2010:
• Acqua – Antes chamada de Acqua di Colônia, a linha ganhou frasco em formato de gota e novas fragrâncias – Acqua Sonhos, Acqua Musk e Acqua Frescor das Folhas.
• Secrets Collection (edição limitada) – Inspirada no Boudoir, a coleção foi composta pelas fragrâncias Glamour Secrets Rose e Glamour Secrets Black, além da coleção de maquiagem outono/inverno 2010, com 18 itens.
• Nativa SPA – Para incrementar a linha foram lançadas três loções cremosas corporais, um sérum reparador para os cabelos e diversas opções de sabonetes líquidos e em barra. Produtos para cabelos com alisamento que promovem o equilíbrio dos fios, shampoo sem sal, condicionador e loção para tratamento intensivo também entraram na lista de novidades Nativa SPA.
• Active – Ganhou nova embalagem e mais 11 produtos, totalizando 28 na linha. As novidades possuem tecnologias exclusivas Priox-In+ e Comucel+Matrixyl. Os itens de tratamento antissinais trazem a opção refil para as três faixas etárias disponíveis (30+ dia e noite; 45+ dia e noite; e 60+ dia e noite).
• Coleção Surpresas (edição limitada) – Com duas opções de estojos com hidratante e óleo corporal, além de sabonetes perfumados, a novidade foi lançada para a Páscoa, que passou a integrar o calendário de datas comemorativas do Boticário.
• Coleção Tesouros (edição limitada) – Inspirada em pedras preciosas, foi desenvolvida especialmente para o Dia das Mães. Composta pelas fragrâncias Floratta Ruby, Floratta Emerald e Floratta Sapphire e seis itens exclusivos, entre hidratante, óleos corporais e sabonetes.
• Thaty Princess – Em uma versão moderna e envolvente, a coleção é formada por deo colônia, sabonetes perfumados e loção hidratante. O lançamento marcou a comemoração dos 25 anos da fragrância Thaty.
• Cherry Collection (edição limitada) – Inspirado na combinação pimenta e cereja, o Boticário lançou 25 itens para o Dia dos Namorados, entre hidratantes, óleos, sabonetes, fragrâncias, estojos e acessórios. O casal de fragrâncias Egeo Cherry (feminina) e Egeo Hot Pepper (masculina) foi o carro-chefe para a data.
• Styletto Silver (edição limitada) – Para comemorar o Dia do Homem (15/07) e os 25 anos de Styletto, o lançamento de Styletto Silver.
• Coleção Fun Arraiá – Inspirado na tradicional Festa de São João, o Boticário lançou a colônia Acqua Cheiro de Festa e os sabonetes perfumados Pamonha e Pé de Moleque. Os produtos foram criados exclusivamente para o Nordeste do Brasil.
• Capricho Love (edição limitada) - Com visual jovem, a fragrância Capricho Love traduziu personalidade, mostrando quem a garota é e realçando o que a faz se sentir especial. Também um kit de maquiagem com três sombras.
• Capricho – A linha Capricho ainda ganhou shampoo e condicionador antifrizz, spray perfumado para cabelos e desodorante aerosol. Para celebrar o Dia do Amigo, também lançou um kit especial com dois brilhos labiais da linha Capricho Cores.
• Quasar Ônix – Há mais de 20 anos no mercado, Quasar ganhou uma nova versão – Quasar Ônix, fragrância lançada em comemoração ao Dia dos Pais.
• Boticário Men – A linha mais completa do mercado para o público masculino ganhou nova embalagem e mais três produtos – gel de limpeza facial, sabonete em barra e tônico antiqueda, além de um estojo para viagem.
• Intense – A linha de maquiagem ganhou novos produtos: seis cores de batons de longa duração, delineador, máscara para cílios à prova d´água e nécessaire. Também uma edição limitada com quatro produtos: base líquida efeito bronzeado, pó e blush compacto 2 em 1, palette de batons e lápis sombra.
• Fun Tropical (edição limitada) – A consagrada coleção Fun trouxe a edição Fun Tropical, com 12 produtos de perfumaria, maquiagem e cremes, além de acessórios, inspirados em frutas e drinks tropicais.
• Anni – Uma fragrância feminina, fresca, clássica e irreverente.
• Make B. e Crystal Essence – No maior movimento do ano, o Boticário lançou Make B., linha de maquiagem premium com 136 itens e que traz como diferencial a tecnologia de Alta Definição (AD) em alguns itens e aplicação de um cristal Swarowski nas embalagens. A marca lançou ainda Crystal Essence, Eau de Parfum feminino em edição limitada, da família Essence, produzida a partir do processo de enfleurage.
• Baby Boti Mel – Em edição limitada na linha infantil, os produtos água de colônia, loção hidratante e sabonete contêm mel, conhecido por suas propriedades nutritivas e suavizantes.
• Natal – Lançamento de estojos para presentes inspirados em laços de amor com produtos do portfólio e diversos acessórios.
sábado, dezembro 18, 2010
André Moura pode perder o mandato de deputado federal
A PRE apresentou um recurso com base na decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o seu mandato de deputado estadual em 2006
17/12/2010 - 16:07
André Moura pode ter o mandato cassado (Foto: Arquivo Infonet)
A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) apresentou, nesta sexta-feira, 17, um recurso contra a expedição do diploma do deputado federal eleito André Moura (PSC) com base na decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o seu mandato de deputado estadual, por arrecadação ilegal de recursos na campanha eleitoral de 2006.
Com a decisão do TSE, André Moura fica inelegível por oito anos com base na lei da ficha limpa e, nesta nova ação da PRE/SE, ele pode ter seu mandado de deputado federal cassado. Explica o procurador regional eleitoral Ruy Nestor Bastos Mello que “a decisão do TSE configurou uma causa de inelegibilidade após o registro de candidatura” e que, por tal razão, foi requerido ao TSE a cassação do diploma de deputado federal.
Relembre
Às vésperas das eleições de 2006, a Polícia Federal apreendeu um carro com R$ 150 mil em dinheiro e material de campanha de André Moura. Parte desse dinheiro seria utilizado na campanha e não passou pela conta bancária específica da campanha do então candidato. A Lei Eleitoral prevê que toda a verba utilizada em campanha deve passar por conta específica declarada pelo candidato.
Na ação, a PRE/SE ainda alegou que os supostos doadores dos valores apreendidos tinham conta no mesmo banco em que André Moura mantinha sua conta de campanha. Ou seja, seria mais seguro, estando dentro da legalidade, fazer a doação por transferência bancária. O procurador Ruy Nestor Bastos Mello lembra que as doações em espécie para campanhas eleitorais são proibidas pois dificultam o controle dos gastos de campanha feito pela própria Justiça Eleitoral.
Fonte: PRE
17/12/2010 - 16:07
André Moura pode ter o mandato cassado (Foto: Arquivo Infonet)
A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) apresentou, nesta sexta-feira, 17, um recurso contra a expedição do diploma do deputado federal eleito André Moura (PSC) com base na decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o seu mandato de deputado estadual, por arrecadação ilegal de recursos na campanha eleitoral de 2006.
Com a decisão do TSE, André Moura fica inelegível por oito anos com base na lei da ficha limpa e, nesta nova ação da PRE/SE, ele pode ter seu mandado de deputado federal cassado. Explica o procurador regional eleitoral Ruy Nestor Bastos Mello que “a decisão do TSE configurou uma causa de inelegibilidade após o registro de candidatura” e que, por tal razão, foi requerido ao TSE a cassação do diploma de deputado federal.
Relembre
Às vésperas das eleições de 2006, a Polícia Federal apreendeu um carro com R$ 150 mil em dinheiro e material de campanha de André Moura. Parte desse dinheiro seria utilizado na campanha e não passou pela conta bancária específica da campanha do então candidato. A Lei Eleitoral prevê que toda a verba utilizada em campanha deve passar por conta específica declarada pelo candidato.
Na ação, a PRE/SE ainda alegou que os supostos doadores dos valores apreendidos tinham conta no mesmo banco em que André Moura mantinha sua conta de campanha. Ou seja, seria mais seguro, estando dentro da legalidade, fazer a doação por transferência bancária. O procurador Ruy Nestor Bastos Mello lembra que as doações em espécie para campanhas eleitorais são proibidas pois dificultam o controle dos gastos de campanha feito pela própria Justiça Eleitoral.
Fonte: PRE
EVITE EXPECTATIVA
Diógenes Brayner
No jargão jornalístico chama-se barriga uma informação que não existe. Aconteceu isso comigo hoje, através do vicioso twitter. Postei que o governador Marcelo Déda, naquele momento que eu escrevia os 140 caracteres, estava conversando com o deputado André Moura (PSC) e o empresário Edvan Amorim (PR), para decidir sobre o espaço do grupo no próximo Governo. Foi o próprio Déda quem denunciou a barriga, ao responder em seu miniblog: “Amigo brayner: Neste momento almoço carneiro com fava verde, preparado por Lurdinha, em meu apartamento. Uma delícia!” Os que me seguem resolveram tirar uma “casquinha” dessa desinformação. Como a fonte era precisa, fui a busca da razão de falha imperdoável e só a conseguir no final da tarde. No momento que escrevi era para estar havendo sim o tal encontro no Palácio de Veraneio [não falei em almoço], mas o vôo que trazia Amorim de Brasília (ou Belo Horizonte), não chegou a tempo e com toda a correria da diplomação, não houve possibilidade do encontro.
Pode até acontecer hoje, já não sei, mas ficou a critério do governador agendar uma outra reunião exatamente para que se forme o Governo de coalizão, em que partidos integrantes da coligação tenham participação. Os cristãos não têm pressa sobre cargos. O que decidiram foi ouvir a oferta do governador Marcelo Déda, para levá-la aos partidos que formam o bloco e tomar uma decisão conjunta. No final de novembro, quando se iniciaram os primeiros comentários sobre a formação do futuro Governo, um cristão de grosso calibre confidenciou que o bloco ficaria satisfeito apenas com a formação da Mesa da Assembléia Legislativa e suas diretorias. Neste momento, entretanto, os partidos menores acham que merecem participar da administração, porque elegeram representantes e colaboraram para a reeleição de Marcelo Déda já no primeiro turno. E é o que vai acontecer. O PSC deve ter uma participação no primeiro escalão e os partidos menores estarão presentes na indicação do segundo e terceiros escalões.
Isso parece bem definido, embora não esteja nada decidido...
O governador Marcelo Déda hoje almoça com jornalistas. Trata-se de um encontro que ocorre todos os finais de ano, onde o Governo faz um balanço de suas realizações e depois todos se confraternizam. Criou-se uma expectativa, transmitida sei lá por quem, de que Déda dirá o nome dos secretários que permanecem para o próximo período. Já antecipou três: Carlos Cauê, na Comunicação; Valmor Barbosa, na Infraestrutura, e João Eloy, na Segurança Pública. Acrescento, como avaliação pessoal, Pedro Lopes, na Representação de Brasília; Belivaldo Chagas, na Educação, e Eloísa Galdino, na Cultura. Ontem à noite, entretanto, uma fonte bem avisada – eu e minhas fontes ocultas – pediu-me que evitasse expectativa em torno do anúncio do secretariado. Disse que Déda vai revelar apenas os nomes de alguns secretários que vão ficar: “e ainda será o mínimo”. É possível, porque a Saúde ainda não foi definida e será uma solução caseira. Falam muito em Oliveira Júnior, atual secretário chefe da Casa Civil. Da mesma forma, informam que ele não a quer. Quem sabe, Oliveira no Planejamento?
Disse-me ainda a fonte que os partidos que já integram a equipe de Governo, não vão aumentar o número de pastas que já têm, em razão da entrada do PSC & Cia na coligação da reeleição. Há ainda a possibilidade, de até a ceia do Natal, todos já estejam postos à mesa, mas como as conversas começam a se aprofundar agora, é possível que seja adiada para o pipocar do champagne no romper de ano. Claro que nas perguntas que os repórteres farão, o assunto vai rolar, mas ninguém conseguirá arrancar nada mais além do que tenha condições de ser anunciado, assim mesmo depois de muito repensado.
O último almoço com a imprensa do primeiro Governo terá como cardápio as perspectivas de formação da próxima administração.
VAI REMARCAR
O governador Marcelo Déda (PT) vai remarcar o encontro que teria ontem com Edvan Amorim (PR) e André Moura (PSC), para discutir posição do bloco no Governo.
Amorim estava em Minas e não conseguiu chegar em Aracaju a tempo.
SERÁ ASSIM
O bloco liderado por Edvan Amorim não vai fazer exigências. Ouvirá o que Déda tem para oferecer em termos de cargos para ajudar na Administração.
Depois reunirá com o grupo para decidir.
DO ANTERIOR
Provocado por um repórter se no próximo ano ele iria falar do Governo anterior, Marcelo Déda riu muito e confirmou que falaria sim. Explicou:
- é que recebi o Governo de um bom governador.
TRANSMISSÃO
No entender de alguns advogados, a transmissão das sessões plenárias por uma rádio não beneficia eleitoralmente um ou dois deputados, mas a todos.
- Beneficia ou prejudica, dependendo o que ocorre, explicou um deles.
EM CAMPANHA
Quanto a crime eleitoral ser cometido por transmissão ao vivo das sessões, pelo menos um advogado disse que “esse argumento é fácil de derrubar”.
- TV Alese, TV-Câmara e TV-Senado fazem isso sempre, mostra.
INSATISFEITO
O vice-governador eleito Jackson Barreto (PMDB) não teria gostado do posicionamento de Déda, que favoreceu à reeleição de Emmnuel Nascimento a presidente da Câmara.
Teria dito isso a dois amigos de Sergipe que estavam em Brasília.
PODE SER
Ainda não foi anunciado, mas já se conversou sobre o assunto: Max Montalvão deixa a direção do Deso neste novo período de administração.
No órgão, servidores já parabenizam Roberto Leite.
DE MAL
Os deputados Francisco Gualberto e Conceição Vieira (ambos do PT) estão de mal. É uma bancada dividida e só tem quatro parlamentares.
Gualberto e Conceição agora brigam pela vice da Mesa da Assembléia.
DIFERENÇA
O governador Marcelo Déda cumprimentou os adversários Augusto Bezerra e Mendonça Prado (ambos do DEM), de forma cerimoniosa. Sequer sorriu...
Já com Venâncio Fonseca (PP) o tratamento foi descontraído...
STF LEGISLA
O senador Antônio Carlos Valadares diz que a decisão tomada no STF, em relação à questão dos suplentes, é o Supremo legislando no lugar do poder legislativo.
- O Supremo anula o resultado eleitoral, diz.
PELA REFORMA
Para que se evite a judicialização da legislação eleitoral é preciso que o Congresso faça já a Reforma Política, que vem sendo adiada a cada ano.
Enquanto isso, os tribunais ditam as normas.
CONFIRMA
O governador Marcelo Deda confirmou, ontem, o que vem dizendo a coluna Plenário: Carlos Cauê continua na Comunicação e João Eloy na Segurança.
Faltou reafirmar Valmor Barbosa na Infraestrutura.
UMA ARARA
Clóvis Silveira está uma arara com o TRE, que não convidou os presidentes dos partidos para a diplomação e deu-lhes o tratamento que merecem. Clóvis preside o PTdoB.
Lembrou que o mandato é dos partidos... será mesmo?
A DESPEDIDA
O deputado federal Albano Franco (PSDB) faz seu discurso de despedida, na Câmara Federal, nesta próxima terça-feira.
Albano deve tentar novo mandato em 2014.
VEJAM SÓ
Passam-me a informação de que o governador Marcelo Déda convidaria Almeida Lima para ser secretário da Saúde, só para Fábio Reis (PMDB) assumir o mandato de federal.
Podem desacreditar. Não tem a menor chance... nem por um, nem por outro.
Notas
JUIZA ACATA LIMINAR – A juíza da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Cláudia do Espírito Santo, acatou a liminar da Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado, através do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria.
Entre os pedidos acatados pela magistrada, está o custeio de crianças de 0 a 12 anos que necessitem de atendimento de urgência, emergência e UTI pediátrica em Sergipe ou outros Estados.
0x0
ELEIÇÕES NA UFS – Três candidatos disputam a chefia do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe, cuja eleição acontece nesta próxima segunda-feira.
Os professores Cláudio Mainart (atual chefe), Afonso Nascimento e Jussara Jacintho estão em campanha, cada um apresentando propostas para melhorar a organização, a estrutura e a realização de ações de apoio ao professorado.
0x0
TEMAS RELEVANTES – A melhor organização e o bom desempenho do Departamento de Direito da UFS é uma reivindicação permanente de professores e alunos do curso de direito da Universidade Federal.
E a eleição traz a exame e debate temas relevantes para a qualificação do ensino de direito, o que acaba atraindo o interesse da sociedade e faz com que a mídia acompanhe mais de perto os acontecimentos.
0x0
ESTATUTO DA FAMÍLIA – A CCJ da Câmara aprovou o relatório de Eliseu Padilha sobre o chamado Estatuto da Família, proposta que regulamenta, por exemplo, a união estável e o divórcio.
O parecer manteve o texto aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, o qual retirou do projeto trecho que reconhecia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A proposta original é de Cândido Vaccarezza. (Radar)
Twittando
De nortonlimajr – “O aumento de salário dos deputados federais tem efeito cascata. Aumentará também o salário dos deputados estaduais e vereadores”.
De marcelotas – “Cadê o pessoalzinho que me acusou de propor o AI-5 no dia em que pedi que o Bope fosse dar uma geral no Congresso?”
De Machu_Veio – “Ainda tem gente que se espanta ao ouvir falar que na Coreia do Sul comem cachorros. Aqui no Brasil comem até cabritas e ninguém fala nada!”
De Relatorio – “Maria da Conceição Tavares está para Dilma Rousseff, como Delfim Neto esteve para Lula. É a conselheira-mor para assuntos econômicos”.
De JornValeriaLima – “Amor é quando você tem todos os motivos para desistir de alguém, e não desiste”.
De ManuSanthiago – “A maioria do ser humano perdeu a doçura de apreciar o encanto das palavras, e até mesmo das atitudes”.
De cezar_britto – “Segunda a História tem encontro com o Brasil. Lula libera recursos para a construção da sede da UNE”.
De HugoGloss – “Bom dia você que está ferrado e mal pago. Bom seria se a gente fosse deputado podendo aumentar nosso salário, né?”
De josoarestrue – “Os aposentados fazem mais do que os deputados e ganham um salário mínimo! Os deputados deveriam ganhar por aquilo que fazem, ou seja, nada”.
brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr
No jargão jornalístico chama-se barriga uma informação que não existe. Aconteceu isso comigo hoje, através do vicioso twitter. Postei que o governador Marcelo Déda, naquele momento que eu escrevia os 140 caracteres, estava conversando com o deputado André Moura (PSC) e o empresário Edvan Amorim (PR), para decidir sobre o espaço do grupo no próximo Governo. Foi o próprio Déda quem denunciou a barriga, ao responder em seu miniblog: “Amigo brayner: Neste momento almoço carneiro com fava verde, preparado por Lurdinha, em meu apartamento. Uma delícia!” Os que me seguem resolveram tirar uma “casquinha” dessa desinformação. Como a fonte era precisa, fui a busca da razão de falha imperdoável e só a conseguir no final da tarde. No momento que escrevi era para estar havendo sim o tal encontro no Palácio de Veraneio [não falei em almoço], mas o vôo que trazia Amorim de Brasília (ou Belo Horizonte), não chegou a tempo e com toda a correria da diplomação, não houve possibilidade do encontro.
Pode até acontecer hoje, já não sei, mas ficou a critério do governador agendar uma outra reunião exatamente para que se forme o Governo de coalizão, em que partidos integrantes da coligação tenham participação. Os cristãos não têm pressa sobre cargos. O que decidiram foi ouvir a oferta do governador Marcelo Déda, para levá-la aos partidos que formam o bloco e tomar uma decisão conjunta. No final de novembro, quando se iniciaram os primeiros comentários sobre a formação do futuro Governo, um cristão de grosso calibre confidenciou que o bloco ficaria satisfeito apenas com a formação da Mesa da Assembléia Legislativa e suas diretorias. Neste momento, entretanto, os partidos menores acham que merecem participar da administração, porque elegeram representantes e colaboraram para a reeleição de Marcelo Déda já no primeiro turno. E é o que vai acontecer. O PSC deve ter uma participação no primeiro escalão e os partidos menores estarão presentes na indicação do segundo e terceiros escalões.
Isso parece bem definido, embora não esteja nada decidido...
O governador Marcelo Déda hoje almoça com jornalistas. Trata-se de um encontro que ocorre todos os finais de ano, onde o Governo faz um balanço de suas realizações e depois todos se confraternizam. Criou-se uma expectativa, transmitida sei lá por quem, de que Déda dirá o nome dos secretários que permanecem para o próximo período. Já antecipou três: Carlos Cauê, na Comunicação; Valmor Barbosa, na Infraestrutura, e João Eloy, na Segurança Pública. Acrescento, como avaliação pessoal, Pedro Lopes, na Representação de Brasília; Belivaldo Chagas, na Educação, e Eloísa Galdino, na Cultura. Ontem à noite, entretanto, uma fonte bem avisada – eu e minhas fontes ocultas – pediu-me que evitasse expectativa em torno do anúncio do secretariado. Disse que Déda vai revelar apenas os nomes de alguns secretários que vão ficar: “e ainda será o mínimo”. É possível, porque a Saúde ainda não foi definida e será uma solução caseira. Falam muito em Oliveira Júnior, atual secretário chefe da Casa Civil. Da mesma forma, informam que ele não a quer. Quem sabe, Oliveira no Planejamento?
Disse-me ainda a fonte que os partidos que já integram a equipe de Governo, não vão aumentar o número de pastas que já têm, em razão da entrada do PSC & Cia na coligação da reeleição. Há ainda a possibilidade, de até a ceia do Natal, todos já estejam postos à mesa, mas como as conversas começam a se aprofundar agora, é possível que seja adiada para o pipocar do champagne no romper de ano. Claro que nas perguntas que os repórteres farão, o assunto vai rolar, mas ninguém conseguirá arrancar nada mais além do que tenha condições de ser anunciado, assim mesmo depois de muito repensado.
O último almoço com a imprensa do primeiro Governo terá como cardápio as perspectivas de formação da próxima administração.
VAI REMARCAR
O governador Marcelo Déda (PT) vai remarcar o encontro que teria ontem com Edvan Amorim (PR) e André Moura (PSC), para discutir posição do bloco no Governo.
Amorim estava em Minas e não conseguiu chegar em Aracaju a tempo.
SERÁ ASSIM
O bloco liderado por Edvan Amorim não vai fazer exigências. Ouvirá o que Déda tem para oferecer em termos de cargos para ajudar na Administração.
Depois reunirá com o grupo para decidir.
DO ANTERIOR
Provocado por um repórter se no próximo ano ele iria falar do Governo anterior, Marcelo Déda riu muito e confirmou que falaria sim. Explicou:
- é que recebi o Governo de um bom governador.
TRANSMISSÃO
No entender de alguns advogados, a transmissão das sessões plenárias por uma rádio não beneficia eleitoralmente um ou dois deputados, mas a todos.
- Beneficia ou prejudica, dependendo o que ocorre, explicou um deles.
EM CAMPANHA
Quanto a crime eleitoral ser cometido por transmissão ao vivo das sessões, pelo menos um advogado disse que “esse argumento é fácil de derrubar”.
- TV Alese, TV-Câmara e TV-Senado fazem isso sempre, mostra.
INSATISFEITO
O vice-governador eleito Jackson Barreto (PMDB) não teria gostado do posicionamento de Déda, que favoreceu à reeleição de Emmnuel Nascimento a presidente da Câmara.
Teria dito isso a dois amigos de Sergipe que estavam em Brasília.
PODE SER
Ainda não foi anunciado, mas já se conversou sobre o assunto: Max Montalvão deixa a direção do Deso neste novo período de administração.
No órgão, servidores já parabenizam Roberto Leite.
DE MAL
Os deputados Francisco Gualberto e Conceição Vieira (ambos do PT) estão de mal. É uma bancada dividida e só tem quatro parlamentares.
Gualberto e Conceição agora brigam pela vice da Mesa da Assembléia.
DIFERENÇA
O governador Marcelo Déda cumprimentou os adversários Augusto Bezerra e Mendonça Prado (ambos do DEM), de forma cerimoniosa. Sequer sorriu...
Já com Venâncio Fonseca (PP) o tratamento foi descontraído...
STF LEGISLA
O senador Antônio Carlos Valadares diz que a decisão tomada no STF, em relação à questão dos suplentes, é o Supremo legislando no lugar do poder legislativo.
- O Supremo anula o resultado eleitoral, diz.
PELA REFORMA
Para que se evite a judicialização da legislação eleitoral é preciso que o Congresso faça já a Reforma Política, que vem sendo adiada a cada ano.
Enquanto isso, os tribunais ditam as normas.
CONFIRMA
O governador Marcelo Deda confirmou, ontem, o que vem dizendo a coluna Plenário: Carlos Cauê continua na Comunicação e João Eloy na Segurança.
Faltou reafirmar Valmor Barbosa na Infraestrutura.
UMA ARARA
Clóvis Silveira está uma arara com o TRE, que não convidou os presidentes dos partidos para a diplomação e deu-lhes o tratamento que merecem. Clóvis preside o PTdoB.
Lembrou que o mandato é dos partidos... será mesmo?
A DESPEDIDA
O deputado federal Albano Franco (PSDB) faz seu discurso de despedida, na Câmara Federal, nesta próxima terça-feira.
Albano deve tentar novo mandato em 2014.
VEJAM SÓ
Passam-me a informação de que o governador Marcelo Déda convidaria Almeida Lima para ser secretário da Saúde, só para Fábio Reis (PMDB) assumir o mandato de federal.
Podem desacreditar. Não tem a menor chance... nem por um, nem por outro.
Notas
JUIZA ACATA LIMINAR – A juíza da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Cláudia do Espírito Santo, acatou a liminar da Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado, através do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria.
Entre os pedidos acatados pela magistrada, está o custeio de crianças de 0 a 12 anos que necessitem de atendimento de urgência, emergência e UTI pediátrica em Sergipe ou outros Estados.
0x0
ELEIÇÕES NA UFS – Três candidatos disputam a chefia do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe, cuja eleição acontece nesta próxima segunda-feira.
Os professores Cláudio Mainart (atual chefe), Afonso Nascimento e Jussara Jacintho estão em campanha, cada um apresentando propostas para melhorar a organização, a estrutura e a realização de ações de apoio ao professorado.
0x0
TEMAS RELEVANTES – A melhor organização e o bom desempenho do Departamento de Direito da UFS é uma reivindicação permanente de professores e alunos do curso de direito da Universidade Federal.
E a eleição traz a exame e debate temas relevantes para a qualificação do ensino de direito, o que acaba atraindo o interesse da sociedade e faz com que a mídia acompanhe mais de perto os acontecimentos.
0x0
ESTATUTO DA FAMÍLIA – A CCJ da Câmara aprovou o relatório de Eliseu Padilha sobre o chamado Estatuto da Família, proposta que regulamenta, por exemplo, a união estável e o divórcio.
O parecer manteve o texto aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, o qual retirou do projeto trecho que reconhecia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A proposta original é de Cândido Vaccarezza. (Radar)
Twittando
De nortonlimajr – “O aumento de salário dos deputados federais tem efeito cascata. Aumentará também o salário dos deputados estaduais e vereadores”.
De marcelotas – “Cadê o pessoalzinho que me acusou de propor o AI-5 no dia em que pedi que o Bope fosse dar uma geral no Congresso?”
De Machu_Veio – “Ainda tem gente que se espanta ao ouvir falar que na Coreia do Sul comem cachorros. Aqui no Brasil comem até cabritas e ninguém fala nada!”
De Relatorio – “Maria da Conceição Tavares está para Dilma Rousseff, como Delfim Neto esteve para Lula. É a conselheira-mor para assuntos econômicos”.
De JornValeriaLima – “Amor é quando você tem todos os motivos para desistir de alguém, e não desiste”.
De ManuSanthiago – “A maioria do ser humano perdeu a doçura de apreciar o encanto das palavras, e até mesmo das atitudes”.
De cezar_britto – “Segunda a História tem encontro com o Brasil. Lula libera recursos para a construção da sede da UNE”.
De HugoGloss – “Bom dia você que está ferrado e mal pago. Bom seria se a gente fosse deputado podendo aumentar nosso salário, né?”
De josoarestrue – “Os aposentados fazem mais do que os deputados e ganham um salário mínimo! Os deputados deveriam ganhar por aquilo que fazem, ou seja, nada”.
brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr
EVITE EXPECTATIVA
Diógenes Brayner
No jargão jornalístico chama-se barriga uma informação que não existe. Aconteceu isso comigo hoje, através do vicioso twitter. Postei que o governador Marcelo Déda, naquele momento que eu escrevia os 140 caracteres, estava conversando com o deputado André Moura (PSC) e o empresário Edvan Amorim (PR), para decidir sobre o espaço do grupo no próximo Governo. Foi o próprio Déda quem denunciou a barriga, ao responder em seu miniblog: “Amigo brayner: Neste momento almoço carneiro com fava verde, preparado por Lurdinha, em meu apartamento. Uma delícia!” Os que me seguem resolveram tirar uma “casquinha” dessa desinformação. Como a fonte era precisa, fui a busca da razão de falha imperdoável e só a conseguir no final da tarde. No momento que escrevi era para estar havendo sim o tal encontro no Palácio de Veraneio [não falei em almoço], mas o vôo que trazia Amorim de Brasília (ou Belo Horizonte), não chegou a tempo e com toda a correria da diplomação, não houve possibilidade do encontro.
Pode até acontecer hoje, já não sei, mas ficou a critério do governador agendar uma outra reunião exatamente para que se forme o Governo de coalizão, em que partidos integrantes da coligação tenham participação. Os cristãos não têm pressa sobre cargos. O que decidiram foi ouvir a oferta do governador Marcelo Déda, para levá-la aos partidos que formam o bloco e tomar uma decisão conjunta. No final de novembro, quando se iniciaram os primeiros comentários sobre a formação do futuro Governo, um cristão de grosso calibre confidenciou que o bloco ficaria satisfeito apenas com a formação da Mesa da Assembléia Legislativa e suas diretorias. Neste momento, entretanto, os partidos menores acham que merecem participar da administração, porque elegeram representantes e colaboraram para a reeleição de Marcelo Déda já no primeiro turno. E é o que vai acontecer. O PSC deve ter uma participação no primeiro escalão e os partidos menores estarão presentes na indicação do segundo e terceiros escalões.
Isso parece bem definido, embora não esteja nada decidido...
O governador Marcelo Déda hoje almoça com jornalistas. Trata-se de um encontro que ocorre todos os finais de ano, onde o Governo faz um balanço de suas realizações e depois todos se confraternizam. Criou-se uma expectativa, transmitida sei lá por quem, de que Déda dirá o nome dos secretários que permanecem para o próximo período. Já antecipou três: Carlos Cauê, na Comunicação; Valmor Barbosa, na Infraestrutura, e João Eloy, na Segurança Pública. Acrescento, como avaliação pessoal, Pedro Lopes, na Representação de Brasília; Belivaldo Chagas, na Educação, e Eloísa Galdino, na Cultura. Ontem à noite, entretanto, uma fonte bem avisada – eu e minhas fontes ocultas – pediu-me que evitasse expectativa em torno do anúncio do secretariado. Disse que Déda vai revelar apenas os nomes de alguns secretários que vão ficar: “e ainda será o mínimo”. É possível, porque a Saúde ainda não foi definida e será uma solução caseira. Falam muito em Oliveira Júnior, atual secretário chefe da Casa Civil. Da mesma forma, informam que ele não a quer. Quem sabe, Oliveira no Planejamento?
Disse-me ainda a fonte que os partidos que já integram a equipe de Governo, não vão aumentar o número de pastas que já têm, em razão da entrada do PSC & Cia na coligação da reeleição. Há ainda a possibilidade, de até a ceia do Natal, todos já estejam postos à mesa, mas como as conversas começam a se aprofundar agora, é possível que seja adiada para o pipocar do champagne no romper de ano. Claro que nas perguntas que os repórteres farão, o assunto vai rolar, mas ninguém conseguirá arrancar nada mais além do que tenha condições de ser anunciado, assim mesmo depois de muito repensado.
O último almoço com a imprensa do primeiro Governo terá como cardápio as perspectivas de formação da próxima administração.
VAI REMARCAR
O governador Marcelo Déda (PT) vai remarcar o encontro que teria ontem com Edvan Amorim (PR) e André Moura (PSC), para discutir posição do bloco no Governo.
Amorim estava em Minas e não conseguiu chegar em Aracaju a tempo.
SERÁ ASSIM
O bloco liderado por Edvan Amorim não vai fazer exigências. Ouvirá o que Déda tem para oferecer em termos de cargos para ajudar na Administração.
Depois reunirá com o grupo para decidir.
DO ANTERIOR
Provocado por um repórter se no próximo ano ele iria falar do Governo anterior, Marcelo Déda riu muito e confirmou que falaria sim. Explicou:
- é que recebi o Governo de um bom governador.
TRANSMISSÃO
No entender de alguns advogados, a transmissão das sessões plenárias por uma rádio não beneficia eleitoralmente um ou dois deputados, mas a todos.
- Beneficia ou prejudica, dependendo o que ocorre, explicou um deles.
EM CAMPANHA
Quanto a crime eleitoral ser cometido por transmissão ao vivo das sessões, pelo menos um advogado disse que “esse argumento é fácil de derrubar”.
- TV Alese, TV-Câmara e TV-Senado fazem isso sempre, mostra.
INSATISFEITO
O vice-governador eleito Jackson Barreto (PMDB) não teria gostado do posicionamento de Déda, que favoreceu à reeleição de Emmnuel Nascimento a presidente da Câmara.
Teria dito isso a dois amigos de Sergipe que estavam em Brasília.
PODE SER
Ainda não foi anunciado, mas já se conversou sobre o assunto: Max Montalvão deixa a direção do Deso neste novo período de administração.
No órgão, servidores já parabenizam Roberto Leite.
DE MAL
Os deputados Francisco Gualberto e Conceição Vieira (ambos do PT) estão de mal. É uma bancada dividida e só tem quatro parlamentares.
Gualberto e Conceição agora brigam pela vice da Mesa da Assembléia.
DIFERENÇA
O governador Marcelo Déda cumprimentou os adversários Augusto Bezerra e Mendonça Prado (ambos do DEM), de forma cerimoniosa. Sequer sorriu...
Já com Venâncio Fonseca (PP) o tratamento foi descontraído...
STF LEGISLA
O senador Antônio Carlos Valadares diz que a decisão tomada no STF, em relação à questão dos suplentes, é o Supremo legislando no lugar do poder legislativo.
- O Supremo anula o resultado eleitoral, diz.
PELA REFORMA
Para que se evite a judicialização da legislação eleitoral é preciso que o Congresso faça já a Reforma Política, que vem sendo adiada a cada ano.
Enquanto isso, os tribunais ditam as normas.
CONFIRMA
O governador Marcelo Deda confirmou, ontem, o que vem dizendo a coluna Plenário: Carlos Cauê continua na Comunicação e João Eloy na Segurança.
Faltou reafirmar Valmor Barbosa na Infraestrutura.
UMA ARARA
Clóvis Silveira está uma arara com o TRE, que não convidou os presidentes dos partidos para a diplomação e deu-lhes o tratamento que merecem. Clóvis preside o PTdoB.
Lembrou que o mandato é dos partidos... será mesmo?
A DESPEDIDA
O deputado federal Albano Franco (PSDB) faz seu discurso de despedida, na Câmara Federal, nesta próxima terça-feira.
Albano deve tentar novo mandato em 2014.
VEJAM SÓ
Passam-me a informação de que o governador Marcelo Déda convidaria Almeida Lima para ser secretário da Saúde, só para Fábio Reis (PMDB) assumir o mandato de federal.
Podem desacreditar. Não tem a menor chance... nem por um, nem por outro.
Notas
JUIZA ACATA LIMINAR – A juíza da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Cláudia do Espírito Santo, acatou a liminar da Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado, através do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria.
Entre os pedidos acatados pela magistrada, está o custeio de crianças de 0 a 12 anos que necessitem de atendimento de urgência, emergência e UTI pediátrica em Sergipe ou outros Estados.
0x0
ELEIÇÕES NA UFS – Três candidatos disputam a chefia do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe, cuja eleição acontece nesta próxima segunda-feira.
Os professores Cláudio Mainart (atual chefe), Afonso Nascimento e Jussara Jacintho estão em campanha, cada um apresentando propostas para melhorar a organização, a estrutura e a realização de ações de apoio ao professorado.
0x0
TEMAS RELEVANTES – A melhor organização e o bom desempenho do Departamento de Direito da UFS é uma reivindicação permanente de professores e alunos do curso de direito da Universidade Federal.
E a eleição traz a exame e debate temas relevantes para a qualificação do ensino de direito, o que acaba atraindo o interesse da sociedade e faz com que a mídia acompanhe mais de perto os acontecimentos.
0x0
ESTATUTO DA FAMÍLIA – A CCJ da Câmara aprovou o relatório de Eliseu Padilha sobre o chamado Estatuto da Família, proposta que regulamenta, por exemplo, a união estável e o divórcio.
O parecer manteve o texto aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, o qual retirou do projeto trecho que reconhecia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A proposta original é de Cândido Vaccarezza. (Radar)
Twittando
De nortonlimajr – “O aumento de salário dos deputados federais tem efeito cascata. Aumentará também o salário dos deputados estaduais e vereadores”.
De marcelotas – “Cadê o pessoalzinho que me acusou de propor o AI-5 no dia em que pedi que o Bope fosse dar uma geral no Congresso?”
De Machu_Veio – “Ainda tem gente que se espanta ao ouvir falar que na Coreia do Sul comem cachorros. Aqui no Brasil comem até cabritas e ninguém fala nada!”
De Relatorio – “Maria da Conceição Tavares está para Dilma Rousseff, como Delfim Neto esteve para Lula. É a conselheira-mor para assuntos econômicos”.
De JornValeriaLima – “Amor é quando você tem todos os motivos para desistir de alguém, e não desiste”.
De ManuSanthiago – “A maioria do ser humano perdeu a doçura de apreciar o encanto das palavras, e até mesmo das atitudes”.
De cezar_britto – “Segunda a História tem encontro com o Brasil. Lula libera recursos para a construção da sede da UNE”.
De HugoGloss – “Bom dia você que está ferrado e mal pago. Bom seria se a gente fosse deputado podendo aumentar nosso salário, né?”
De josoarestrue – “Os aposentados fazem mais do que os deputados e ganham um salário mínimo! Os deputados deveriam ganhar por aquilo que fazem, ou seja, nada”.
brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr
No jargão jornalístico chama-se barriga uma informação que não existe. Aconteceu isso comigo hoje, através do vicioso twitter. Postei que o governador Marcelo Déda, naquele momento que eu escrevia os 140 caracteres, estava conversando com o deputado André Moura (PSC) e o empresário Edvan Amorim (PR), para decidir sobre o espaço do grupo no próximo Governo. Foi o próprio Déda quem denunciou a barriga, ao responder em seu miniblog: “Amigo brayner: Neste momento almoço carneiro com fava verde, preparado por Lurdinha, em meu apartamento. Uma delícia!” Os que me seguem resolveram tirar uma “casquinha” dessa desinformação. Como a fonte era precisa, fui a busca da razão de falha imperdoável e só a conseguir no final da tarde. No momento que escrevi era para estar havendo sim o tal encontro no Palácio de Veraneio [não falei em almoço], mas o vôo que trazia Amorim de Brasília (ou Belo Horizonte), não chegou a tempo e com toda a correria da diplomação, não houve possibilidade do encontro.
Pode até acontecer hoje, já não sei, mas ficou a critério do governador agendar uma outra reunião exatamente para que se forme o Governo de coalizão, em que partidos integrantes da coligação tenham participação. Os cristãos não têm pressa sobre cargos. O que decidiram foi ouvir a oferta do governador Marcelo Déda, para levá-la aos partidos que formam o bloco e tomar uma decisão conjunta. No final de novembro, quando se iniciaram os primeiros comentários sobre a formação do futuro Governo, um cristão de grosso calibre confidenciou que o bloco ficaria satisfeito apenas com a formação da Mesa da Assembléia Legislativa e suas diretorias. Neste momento, entretanto, os partidos menores acham que merecem participar da administração, porque elegeram representantes e colaboraram para a reeleição de Marcelo Déda já no primeiro turno. E é o que vai acontecer. O PSC deve ter uma participação no primeiro escalão e os partidos menores estarão presentes na indicação do segundo e terceiros escalões.
Isso parece bem definido, embora não esteja nada decidido...
O governador Marcelo Déda hoje almoça com jornalistas. Trata-se de um encontro que ocorre todos os finais de ano, onde o Governo faz um balanço de suas realizações e depois todos se confraternizam. Criou-se uma expectativa, transmitida sei lá por quem, de que Déda dirá o nome dos secretários que permanecem para o próximo período. Já antecipou três: Carlos Cauê, na Comunicação; Valmor Barbosa, na Infraestrutura, e João Eloy, na Segurança Pública. Acrescento, como avaliação pessoal, Pedro Lopes, na Representação de Brasília; Belivaldo Chagas, na Educação, e Eloísa Galdino, na Cultura. Ontem à noite, entretanto, uma fonte bem avisada – eu e minhas fontes ocultas – pediu-me que evitasse expectativa em torno do anúncio do secretariado. Disse que Déda vai revelar apenas os nomes de alguns secretários que vão ficar: “e ainda será o mínimo”. É possível, porque a Saúde ainda não foi definida e será uma solução caseira. Falam muito em Oliveira Júnior, atual secretário chefe da Casa Civil. Da mesma forma, informam que ele não a quer. Quem sabe, Oliveira no Planejamento?
Disse-me ainda a fonte que os partidos que já integram a equipe de Governo, não vão aumentar o número de pastas que já têm, em razão da entrada do PSC & Cia na coligação da reeleição. Há ainda a possibilidade, de até a ceia do Natal, todos já estejam postos à mesa, mas como as conversas começam a se aprofundar agora, é possível que seja adiada para o pipocar do champagne no romper de ano. Claro que nas perguntas que os repórteres farão, o assunto vai rolar, mas ninguém conseguirá arrancar nada mais além do que tenha condições de ser anunciado, assim mesmo depois de muito repensado.
O último almoço com a imprensa do primeiro Governo terá como cardápio as perspectivas de formação da próxima administração.
VAI REMARCAR
O governador Marcelo Déda (PT) vai remarcar o encontro que teria ontem com Edvan Amorim (PR) e André Moura (PSC), para discutir posição do bloco no Governo.
Amorim estava em Minas e não conseguiu chegar em Aracaju a tempo.
SERÁ ASSIM
O bloco liderado por Edvan Amorim não vai fazer exigências. Ouvirá o que Déda tem para oferecer em termos de cargos para ajudar na Administração.
Depois reunirá com o grupo para decidir.
DO ANTERIOR
Provocado por um repórter se no próximo ano ele iria falar do Governo anterior, Marcelo Déda riu muito e confirmou que falaria sim. Explicou:
- é que recebi o Governo de um bom governador.
TRANSMISSÃO
No entender de alguns advogados, a transmissão das sessões plenárias por uma rádio não beneficia eleitoralmente um ou dois deputados, mas a todos.
- Beneficia ou prejudica, dependendo o que ocorre, explicou um deles.
EM CAMPANHA
Quanto a crime eleitoral ser cometido por transmissão ao vivo das sessões, pelo menos um advogado disse que “esse argumento é fácil de derrubar”.
- TV Alese, TV-Câmara e TV-Senado fazem isso sempre, mostra.
INSATISFEITO
O vice-governador eleito Jackson Barreto (PMDB) não teria gostado do posicionamento de Déda, que favoreceu à reeleição de Emmnuel Nascimento a presidente da Câmara.
Teria dito isso a dois amigos de Sergipe que estavam em Brasília.
PODE SER
Ainda não foi anunciado, mas já se conversou sobre o assunto: Max Montalvão deixa a direção do Deso neste novo período de administração.
No órgão, servidores já parabenizam Roberto Leite.
DE MAL
Os deputados Francisco Gualberto e Conceição Vieira (ambos do PT) estão de mal. É uma bancada dividida e só tem quatro parlamentares.
Gualberto e Conceição agora brigam pela vice da Mesa da Assembléia.
DIFERENÇA
O governador Marcelo Déda cumprimentou os adversários Augusto Bezerra e Mendonça Prado (ambos do DEM), de forma cerimoniosa. Sequer sorriu...
Já com Venâncio Fonseca (PP) o tratamento foi descontraído...
STF LEGISLA
O senador Antônio Carlos Valadares diz que a decisão tomada no STF, em relação à questão dos suplentes, é o Supremo legislando no lugar do poder legislativo.
- O Supremo anula o resultado eleitoral, diz.
PELA REFORMA
Para que se evite a judicialização da legislação eleitoral é preciso que o Congresso faça já a Reforma Política, que vem sendo adiada a cada ano.
Enquanto isso, os tribunais ditam as normas.
CONFIRMA
O governador Marcelo Deda confirmou, ontem, o que vem dizendo a coluna Plenário: Carlos Cauê continua na Comunicação e João Eloy na Segurança.
Faltou reafirmar Valmor Barbosa na Infraestrutura.
UMA ARARA
Clóvis Silveira está uma arara com o TRE, que não convidou os presidentes dos partidos para a diplomação e deu-lhes o tratamento que merecem. Clóvis preside o PTdoB.
Lembrou que o mandato é dos partidos... será mesmo?
A DESPEDIDA
O deputado federal Albano Franco (PSDB) faz seu discurso de despedida, na Câmara Federal, nesta próxima terça-feira.
Albano deve tentar novo mandato em 2014.
VEJAM SÓ
Passam-me a informação de que o governador Marcelo Déda convidaria Almeida Lima para ser secretário da Saúde, só para Fábio Reis (PMDB) assumir o mandato de federal.
Podem desacreditar. Não tem a menor chance... nem por um, nem por outro.
Notas
JUIZA ACATA LIMINAR – A juíza da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Cláudia do Espírito Santo, acatou a liminar da Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado, através do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria.
Entre os pedidos acatados pela magistrada, está o custeio de crianças de 0 a 12 anos que necessitem de atendimento de urgência, emergência e UTI pediátrica em Sergipe ou outros Estados.
0x0
ELEIÇÕES NA UFS – Três candidatos disputam a chefia do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe, cuja eleição acontece nesta próxima segunda-feira.
Os professores Cláudio Mainart (atual chefe), Afonso Nascimento e Jussara Jacintho estão em campanha, cada um apresentando propostas para melhorar a organização, a estrutura e a realização de ações de apoio ao professorado.
0x0
TEMAS RELEVANTES – A melhor organização e o bom desempenho do Departamento de Direito da UFS é uma reivindicação permanente de professores e alunos do curso de direito da Universidade Federal.
E a eleição traz a exame e debate temas relevantes para a qualificação do ensino de direito, o que acaba atraindo o interesse da sociedade e faz com que a mídia acompanhe mais de perto os acontecimentos.
0x0
ESTATUTO DA FAMÍLIA – A CCJ da Câmara aprovou o relatório de Eliseu Padilha sobre o chamado Estatuto da Família, proposta que regulamenta, por exemplo, a união estável e o divórcio.
O parecer manteve o texto aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, o qual retirou do projeto trecho que reconhecia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A proposta original é de Cândido Vaccarezza. (Radar)
Twittando
De nortonlimajr – “O aumento de salário dos deputados federais tem efeito cascata. Aumentará também o salário dos deputados estaduais e vereadores”.
De marcelotas – “Cadê o pessoalzinho que me acusou de propor o AI-5 no dia em que pedi que o Bope fosse dar uma geral no Congresso?”
De Machu_Veio – “Ainda tem gente que se espanta ao ouvir falar que na Coreia do Sul comem cachorros. Aqui no Brasil comem até cabritas e ninguém fala nada!”
De Relatorio – “Maria da Conceição Tavares está para Dilma Rousseff, como Delfim Neto esteve para Lula. É a conselheira-mor para assuntos econômicos”.
De JornValeriaLima – “Amor é quando você tem todos os motivos para desistir de alguém, e não desiste”.
De ManuSanthiago – “A maioria do ser humano perdeu a doçura de apreciar o encanto das palavras, e até mesmo das atitudes”.
De cezar_britto – “Segunda a História tem encontro com o Brasil. Lula libera recursos para a construção da sede da UNE”.
De HugoGloss – “Bom dia você que está ferrado e mal pago. Bom seria se a gente fosse deputado podendo aumentar nosso salário, né?”
De josoarestrue – “Os aposentados fazem mais do que os deputados e ganham um salário mínimo! Os deputados deveriam ganhar por aquilo que fazem, ou seja, nada”.
brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr
segunda-feira, dezembro 13, 2010
DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS EM SE SERÁ DIA 16
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe diplomará, na próxima 5a feira (16), os eleitos nas últimas eleições gerais, a partir das 16:30, no Teatro Tobias, localizado na Av. Presidente Tancredo Neves, 1997, Inácio Barbosa, Aracaju/SE.
A sessão solene será presidida pelo presidente do Tribunal, Des. Luiz Mendonça e contará com a participação de todos os membros integrantes da instituição, que julgaram os registros e processos dos diplomados.
Serão diplomados além do Governador eleito, Marcelo Déda, e seu vice, Jackson Barreto, os dois Senadores, Antônio Carlos Valadares e Eduardo Amorim, mais dois suplentes de cada, os oitos deputados federais eleitos, Mendonça Prado, André Moura, Laércio Oliveira, Almeida Lima, Pastor Heleno, Márcio Macedo e Fábio Reis, mais dois suplentes por coligação e os vinte e quatro deputados estaduais eleitos, Adelson Barreto, Capitão Samuel, Jeferson Andrade, Maria Mendonça, Luiz Mitidieri, João Daniel, Susana Azevedo, Venâncio Fonseca, Conceiãao Vieira, Garibalde Mendonça, Dra Angélica, Zé Franco, Augusto Bezerra, Zeca, Arnaldo Bispo, Goretti Reis, Paulinho da Varzinhas Filho, Zezinho Guimarães, Francisco Gualberto, Pastor Antônio, Ana Lúcia, Gustinho Ribeiro, Dr Gilson Andrade e Mundinho da Comase, mais dois suplentes por coligação.
É por meio da diplomação que a Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas dos eleitos. A partir daí, os diplomados se acham aptos para tomar posse. O diploma será assinado pelo presidente do Tribunal, Des. Luiz Mendonça e a vice-presidente, Desa. Suzana Carvalho.
Os candidatos eleitos devem cumprir os requisitos exigidos pela legislação, como a aprovação das contas de campanha. Depois da cerimônia de quinta-feira, começam a contar os prazos para que sejam apresentados eventuais recursos contra a eleição dos diplomados.
A sessão solene será presidida pelo presidente do Tribunal, Des. Luiz Mendonça e contará com a participação de todos os membros integrantes da instituição, que julgaram os registros e processos dos diplomados.
Serão diplomados além do Governador eleito, Marcelo Déda, e seu vice, Jackson Barreto, os dois Senadores, Antônio Carlos Valadares e Eduardo Amorim, mais dois suplentes de cada, os oitos deputados federais eleitos, Mendonça Prado, André Moura, Laércio Oliveira, Almeida Lima, Pastor Heleno, Márcio Macedo e Fábio Reis, mais dois suplentes por coligação e os vinte e quatro deputados estaduais eleitos, Adelson Barreto, Capitão Samuel, Jeferson Andrade, Maria Mendonça, Luiz Mitidieri, João Daniel, Susana Azevedo, Venâncio Fonseca, Conceiãao Vieira, Garibalde Mendonça, Dra Angélica, Zé Franco, Augusto Bezerra, Zeca, Arnaldo Bispo, Goretti Reis, Paulinho da Varzinhas Filho, Zezinho Guimarães, Francisco Gualberto, Pastor Antônio, Ana Lúcia, Gustinho Ribeiro, Dr Gilson Andrade e Mundinho da Comase, mais dois suplentes por coligação.
É por meio da diplomação que a Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas dos eleitos. A partir daí, os diplomados se acham aptos para tomar posse. O diploma será assinado pelo presidente do Tribunal, Des. Luiz Mendonça e a vice-presidente, Desa. Suzana Carvalho.
Os candidatos eleitos devem cumprir os requisitos exigidos pela legislação, como a aprovação das contas de campanha. Depois da cerimônia de quinta-feira, começam a contar os prazos para que sejam apresentados eventuais recursos contra a eleição dos diplomados.
VALDIR ANUNCIA RETIRADA DA CANDIDATURA
O vereador Valdir Santos (PTdoB) anunciou nesta segunda-feira (13), a retirada da sua candidatura à presidência na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Há mais ou menos 25 dias atrás eu subi nesta tribuna para avisar que ia disputar as eleições mas por problemas de saúde precisei me afastar das atividades na Câmara e não tive a oportunidade de conversar com os demais vereadores para pedir apoio, explicou.
Valdir disse ainda que não conseguiu formar chapa, mais quatro vereadores, para continuar a disputa. Além disso, afirmou que não aceitou nenhum convite para formação da Mesa Diretora pois sua real intenção sempre foi a presidência e não de participar de chapa. Por fim, agradeceu pelo fato de alguns colegas de parlamento terem demonstrado apoio à sua candidatura. Desejo boa sorte aos demais candidatos,
Candidatura
O parlamentar lançou oficialmente sua candidatura no dia 17/11, dizendo que o processo eleitoral é democrático e, portanto, ele se vê no direito de disputar o cargo. Uma das suas propostas era acabar com a reeleição no cargo de presidente da CMA. É necessário permitir que os demais parlamentares ocupem a presidência desta Casa. Não pode o poder se concentrar numa só pessoa, disse na ocasião.
Por: Viviane Cavalcante e Alexandra Brito - CMA
Valdir disse ainda que não conseguiu formar chapa, mais quatro vereadores, para continuar a disputa. Além disso, afirmou que não aceitou nenhum convite para formação da Mesa Diretora pois sua real intenção sempre foi a presidência e não de participar de chapa. Por fim, agradeceu pelo fato de alguns colegas de parlamento terem demonstrado apoio à sua candidatura. Desejo boa sorte aos demais candidatos,
Candidatura
O parlamentar lançou oficialmente sua candidatura no dia 17/11, dizendo que o processo eleitoral é democrático e, portanto, ele se vê no direito de disputar o cargo. Uma das suas propostas era acabar com a reeleição no cargo de presidente da CMA. É necessário permitir que os demais parlamentares ocupem a presidência desta Casa. Não pode o poder se concentrar numa só pessoa, disse na ocasião.
Por: Viviane Cavalcante e Alexandra Brito - CMA
PRE/SE PROCESSA ANTONIO PASSOS E SEU CABO
A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) processou Antônio Passos Sobrinho (DEM) e Antônio Francisco dos Santos, seu cabo eleitoral, por compra de votos nas eleições deste ano. Eles são acusados de oferecem procedimentos médicos em troca de votos a diversos eleitores da cidade de Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano.
O procurador eleitoral auxiliar Pablo Coutinho Barreto explica que foram apreendidos diversos documentos com Antônio Francisco comprovando os ilícitos. Com ele, foram encontrados vários recibos de clínicas e óticas, receitas médicas, solicitações de exames, contas de luz, além de cópias de títulos de eleitor e carteiras de identidade. Havia também agendas e cadernos com anotações como “pagar contas de energia” e “pagar uns exames”. O cabo eleitoral também estava de posse de um cheque no valor de R$ 10 mil, assinado por Antônio Passos.
Em seu depoimento, Antônio Francisco afirmou trabalhar como cabo eleitoral do então candidato a deputado estadual, bem como admitiu ter atendido alguns pedidos de moradores de Canindé de São Francisco. Na ação, o procurador Pablo Barreto lembra que a compra de votos consuma-se mesmo que não haja um pedido expresso de voto, podendo derivar do contexto em que o ilícito aconteceu.
“O dolo está evidenciado de maneira inequívoca por ter sido encontrado em poder do cabo eleitoral do candidato receitas médicas e contas de energia juntamente com cópias de documentos e títulos de eleitores, numa clara vinculação de uma coisa à outra”, afirma na ação.
Caso seja condenado, Antônio Passos pode ter o diploma de primeiro suplente cassado, além de ser obrigado a pagar multa.
Ministério Público Federal em Sergipe
O procurador eleitoral auxiliar Pablo Coutinho Barreto explica que foram apreendidos diversos documentos com Antônio Francisco comprovando os ilícitos. Com ele, foram encontrados vários recibos de clínicas e óticas, receitas médicas, solicitações de exames, contas de luz, além de cópias de títulos de eleitor e carteiras de identidade. Havia também agendas e cadernos com anotações como “pagar contas de energia” e “pagar uns exames”. O cabo eleitoral também estava de posse de um cheque no valor de R$ 10 mil, assinado por Antônio Passos.
Em seu depoimento, Antônio Francisco afirmou trabalhar como cabo eleitoral do então candidato a deputado estadual, bem como admitiu ter atendido alguns pedidos de moradores de Canindé de São Francisco. Na ação, o procurador Pablo Barreto lembra que a compra de votos consuma-se mesmo que não haja um pedido expresso de voto, podendo derivar do contexto em que o ilícito aconteceu.
“O dolo está evidenciado de maneira inequívoca por ter sido encontrado em poder do cabo eleitoral do candidato receitas médicas e contas de energia juntamente com cópias de documentos e títulos de eleitores, numa clara vinculação de uma coisa à outra”, afirma na ação.
Caso seja condenado, Antônio Passos pode ter o diploma de primeiro suplente cassado, além de ser obrigado a pagar multa.
Ministério Público Federal em Sergipe
Antônio dos Santos quer apresentar emendas para Orçamento de SE
Sem as emendas, ele diz que recebe cobranças dos munícipes, mas não podem fazer nada
Na sessão legislativa desta segunda-feira, dia 13, o deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) voltou a defender a possibilidade de parlamentares estaduais apresentarem também emendas ao Orçamento do Estado, para que, assim, possam ajudar de uma forma direta alguns municípios na execução de seus trabalhos. Segundo ele, nos últimos anos os municípios têm recebido obrigações a cumprir, mas, no entanto, não receberam recursos suficientes para tocar essas obrigações, a exemplo da saúde e outras atividades. "De forma que não poucas vezes percebemos o governo federal tratando de saneamento básico, que precisaria ser feito pelos municípios, mas eles não têm recursos", exemplificou.
O deputado disse que foi ao Mato Grosso, Estado que já realiza esse tipo de trabalho e, em conversa com o governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda, ele teria se mostrado simpático a essa decisão. "E, certamente, contaremos, já a partir de 2011, com fé em Deus e a boa vontade do governador, com a possibilidade de os deputados terem também uma participação na destinação de recursos orçamentários em obras no Estado de Sergipe", afirmou.
Antônio dos Santos disse que tem defendido essa maior participação dos deputados estaduais na apresentação de emendas ao Orçamento em função das necessidades pelas quais os municípios estão passando. Ele disse que os deputados votados nos municípios muitas vezes recebem cobranças dos munícipes e não podem fazer nada. "A partir da possibilidade dessas emendas, eles podem destinar alguma coisa, para que seja transformada em benefício social para a população".
O parlamentar disse que o governo do Estado, o Município ou uma entidade outra poderá tocar as obras, mas o importante é que elas terão a marca da indicação de um deputado estadual que foi votado pela população e que, em contrapartida, gostaria de receber benefícios. "E, com fé em Deus, a partir de 2011, já poderemos estar trabalhando de uma forma melhor, serão feitas as emendas necessárias e a previsão, através da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que será votada no primeiro semestre de 2011 isso aí já virá na dotação orçamentária de 2011, para poder fazer alguma coisa".
Na avaliação do deputado Antônio dos Santos, este é um passo embrionário, mas que, para ele, vai valorizar cada vez mais o parlamento sergipano, que vai estar dando sua contribuição. "Assim como os congressistas, senadores e deputados federais, os deputados estaduais poderão destinar recursos para beneficiar comunidades e municípios", disse. Para ele, os deputados estaduais vão poder, desta forma, contribuir para a melhoria das comunidades dos municípios.
Por Edjane Oliveira, da Agência Alese
Na sessão legislativa desta segunda-feira, dia 13, o deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) voltou a defender a possibilidade de parlamentares estaduais apresentarem também emendas ao Orçamento do Estado, para que, assim, possam ajudar de uma forma direta alguns municípios na execução de seus trabalhos. Segundo ele, nos últimos anos os municípios têm recebido obrigações a cumprir, mas, no entanto, não receberam recursos suficientes para tocar essas obrigações, a exemplo da saúde e outras atividades. "De forma que não poucas vezes percebemos o governo federal tratando de saneamento básico, que precisaria ser feito pelos municípios, mas eles não têm recursos", exemplificou.
O deputado disse que foi ao Mato Grosso, Estado que já realiza esse tipo de trabalho e, em conversa com o governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda, ele teria se mostrado simpático a essa decisão. "E, certamente, contaremos, já a partir de 2011, com fé em Deus e a boa vontade do governador, com a possibilidade de os deputados terem também uma participação na destinação de recursos orçamentários em obras no Estado de Sergipe", afirmou.
Antônio dos Santos disse que tem defendido essa maior participação dos deputados estaduais na apresentação de emendas ao Orçamento em função das necessidades pelas quais os municípios estão passando. Ele disse que os deputados votados nos municípios muitas vezes recebem cobranças dos munícipes e não podem fazer nada. "A partir da possibilidade dessas emendas, eles podem destinar alguma coisa, para que seja transformada em benefício social para a população".
O parlamentar disse que o governo do Estado, o Município ou uma entidade outra poderá tocar as obras, mas o importante é que elas terão a marca da indicação de um deputado estadual que foi votado pela população e que, em contrapartida, gostaria de receber benefícios. "E, com fé em Deus, a partir de 2011, já poderemos estar trabalhando de uma forma melhor, serão feitas as emendas necessárias e a previsão, através da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que será votada no primeiro semestre de 2011 isso aí já virá na dotação orçamentária de 2011, para poder fazer alguma coisa".
Na avaliação do deputado Antônio dos Santos, este é um passo embrionário, mas que, para ele, vai valorizar cada vez mais o parlamento sergipano, que vai estar dando sua contribuição. "Assim como os congressistas, senadores e deputados federais, os deputados estaduais poderão destinar recursos para beneficiar comunidades e municípios", disse. Para ele, os deputados estaduais vão poder, desta forma, contribuir para a melhoria das comunidades dos municípios.
Por Edjane Oliveira, da Agência Alese
sábado, dezembro 11, 2010
IBGE: Pesquisa mostra o PIB e revela os dez municípios mais ricos de Alagoas
Maceió e Arapiraca responsável por 60%
IBGE: Pesquisa mostra o PIB e revela os dez municípios mais ricos de Alagoas
O I Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem uma pesquisa que analisou as características municipais de riqueza em todo o Brasil e Alagas durante os anos de 2004 e 2008.
Entre as 100 cidades que mais contribuem para o PIB no Brasil, Maceió está em 49°, sendo a sexta no Nordeste atrás de Salvador, Fortaleza, Recife, Camaçari-BA e São Luiz-MA, ficando a frente de outras capitais como Natal-RN, João Pessoa-PB, Teresina-PI e Aracajú-SE
Já Alagoas aparece com R$ 19.473.681 gerados em 2008, destes cerca de 60% são concentrados em Maceió com R$ 9. 143. 488 e Arapiraca com R$ 1.391. 550
Os dez municípios mais ricos de Alagoas são pela ordem: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Coruripe, Palmeira dos Indios, Rio Largo, União dos Palmares, Penedo e Delmiro Gouveia.
Veja nas figuras lista com o PIB de cada município e sua evolução entre 2004 e 2008
IBGE: Pesquisa mostra o PIB e revela os dez municípios mais ricos de Alagoas
O I Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem uma pesquisa que analisou as características municipais de riqueza em todo o Brasil e Alagas durante os anos de 2004 e 2008.
Entre as 100 cidades que mais contribuem para o PIB no Brasil, Maceió está em 49°, sendo a sexta no Nordeste atrás de Salvador, Fortaleza, Recife, Camaçari-BA e São Luiz-MA, ficando a frente de outras capitais como Natal-RN, João Pessoa-PB, Teresina-PI e Aracajú-SE
Já Alagoas aparece com R$ 19.473.681 gerados em 2008, destes cerca de 60% são concentrados em Maceió com R$ 9. 143. 488 e Arapiraca com R$ 1.391. 550
Os dez municípios mais ricos de Alagoas são pela ordem: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Coruripe, Palmeira dos Indios, Rio Largo, União dos Palmares, Penedo e Delmiro Gouveia.
Veja nas figuras lista com o PIB de cada município e sua evolução entre 2004 e 2008
Pensão: Fernando Collor perde recurso movido pela ex-mulher
por Redação
Pensão: Fernando Collor perde recurso movido pela ex-mulher
Na tarde desta sexta-feira (10), o Tribunal de Justiça de Alagoas decidiu que a pensão alimentícia de 30 salários mínimos paga pelo senador Fernando Collor de Mello a sua ex-esposa Rosanne Malta deverá continuar a ser repassada. O ex-presidente havia ganho em Primeira Instância o direito de não pagar o valor, mas Rosane entrou com um recurso, que foi julgado hoje.
Além da manutenção do valor da pensão, a Justiça decidiu que Rosane terá direito a dois apartamentos e dois carros, no valor de R$ 950 mil, que são de propriedade do Senador.
Da decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas cabe recurso, porém a defesa de Collor deverá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter a sentença.
Farra das emendas: Prefeitura terá que devolver dinheiro ao Ministério do Turismo
Após constatar irregularidades no uso de dinheiro público para a realização de eventos, o Ministério do Turismo cobra a devolução de R$ 68 milhões de prefeituras e entidades do terceiro setor que não usaram o recurso da maneira combinada com o governo federal. Desse total, pelo menos R$ 50 milhões bancaram festas populares, como carnaval, micaretas, festas juninas, rodeios e shows de música entre os anos de 2003 e 2009.
Parte desses recursos foi direcionada a entidades “sem fins lucrativos” indicadas por parlamentares. Este ano, o governo operou para realocar emendas feitas por deputados e senadores na área turística. O dinheiro cobrado se refere a 467 convênios considerados inadimplentes pelo ministério porque não houve a devida prestação de contas ou faltou a comprovação da realização do evento com seus reais custos.
A maioria desses repasses foi feita diretamente a organizações não-governamentais, sindicatos e associações. O Turismo quer retomar R$ 42 milhões repassados a essas entidades por meio de 234 projetos. Os R$ 26,2 milhões restantes são cobrados de prefeituras e associações que representam os municípios.
AQUIDABÃ
A prefeitura de Aquidabã (SE) está sendo cobrada em R$ 140 mil. O ministério quer de volta o dinheiro do 41º Casamento do Matuto, realizado em 2008, um festejo junino com direito a cavalgada. A prefeitura da cidade, que fica a menos de 100 quilômetros de Aracaju (SE), não apresentou todos os documentos para comprovar a realização do tradicional evento conforme o combinado com o governo federal.
Leia mais em Congresso em Foco
Parte desses recursos foi direcionada a entidades “sem fins lucrativos” indicadas por parlamentares. Este ano, o governo operou para realocar emendas feitas por deputados e senadores na área turística. O dinheiro cobrado se refere a 467 convênios considerados inadimplentes pelo ministério porque não houve a devida prestação de contas ou faltou a comprovação da realização do evento com seus reais custos.
A maioria desses repasses foi feita diretamente a organizações não-governamentais, sindicatos e associações. O Turismo quer retomar R$ 42 milhões repassados a essas entidades por meio de 234 projetos. Os R$ 26,2 milhões restantes são cobrados de prefeituras e associações que representam os municípios.
AQUIDABÃ
A prefeitura de Aquidabã (SE) está sendo cobrada em R$ 140 mil. O ministério quer de volta o dinheiro do 41º Casamento do Matuto, realizado em 2008, um festejo junino com direito a cavalgada. A prefeitura da cidade, que fica a menos de 100 quilômetros de Aracaju (SE), não apresentou todos os documentos para comprovar a realização do tradicional evento conforme o combinado com o governo federal.
Leia mais em Congresso em Foco
VEJA: Valadares só aceita ministério de peso; "quer cobrar caro para estender a mão" a Zé Eduardo
A revista Veja desta semana publica matéria sobre a composição do ministério da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).
Na reportagem, a revista confirma que a presidente quer levar o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, para o Senado. Projeto: fazë-lo líder de seu governo naquela Casa.
Para que isso aconteça, Dilma mandou oferecer ao senador Antönio Carlos Valadares (PSB), de quem Zé Eduardo é primeio suplente, o comando do Ministério da Micro e Pequena Empresa. Valadares recusou o convite, que lhe foi feito através do governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
QUER COBRAR CARO
Segundo a Veja, Valadares, "que está ciente da jogada, quer cobrar caro para estender a mão a um companheiro petista".
Na reportagem, a revista confirma que a presidente quer levar o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, para o Senado. Projeto: fazë-lo líder de seu governo naquela Casa.
Para que isso aconteça, Dilma mandou oferecer ao senador Antönio Carlos Valadares (PSB), de quem Zé Eduardo é primeio suplente, o comando do Ministério da Micro e Pequena Empresa. Valadares recusou o convite, que lhe foi feito através do governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
QUER COBRAR CARO
Segundo a Veja, Valadares, "que está ciente da jogada, quer cobrar caro para estender a mão a um companheiro petista".
sexta-feira, dezembro 10, 2010
PEGA DO BACURIM É A SENSAÇÃO NA GINCANA DE CEDRO
Gincana da juventude 2010 você vai viver grandes emoções num dia de muita alegria.
É neste dia 12 de Dezembro de 2010. Um dia que vai ficar marcado na historia do Cedro.
Cidades participantes: São Jose do Belmonte, , Parnamirim, Terra Nova, Cabrobó, Belém de São Francisco, Orocó, Salgueiro, Granito, Moreilândia, Exú, Serrita, Mirandiba , Verdejante, Penaforte, - CE Jati - CE, Brejo Santo - CE, Santana do Cariri - CE, Jardim - CE e toda juventude cedrense.
Todos juntos irão disputar as seguintes provas: Atletismo, Obstáculos, Salto em Altura, Resistência, Caça ao Tesouro, Sobremesa e a famosa Pega do Bacurim.(porco Novilho).
R$ 5.000 EM PRÊMIOS.
ATRAÇÃO MUSICAL: FABIANO E BANDA
Realiazação:
Prefeitura Municipal: Governo Cedro 100% Com o Povo.
Projovem Adolescente: Um Jeito Novo de Viver a Juventude.
Secretaria de Assistência social e Cidadania
Cras: Casa das famílias.
Paulo de Deus com um pé no PDT
Com ele, pode trazer o vereador Antônio Alexandre
Aliados muito próximos ao ex-prefeito, Paulo de Deus apostam as fichas na ida dele para o PDT, que desembarcaria na base aliada do governo Wagner. Nos últimos dias Paulo de Deus deflagrou sua candidatura rumo a 2012, anda visitando povoados e bairros da cidade para sentir o que está pensando a população com relação ao governo Anilton Bastos e em muitos momentos não tem escondido a insatisfação com o atual gestor. A tira colo carrega o presidente da câmara, Antônio Alexandre que em seu maior estilo reforça todas as palavras de Paulo de Deus.
A grande verdade é que já começou a corrida para a prefeitura de Paulo Afonso e estamos a dois anos das eleições e as forças política já começam a se prepararem para a batalha.
fonte noticias do sertao
Aliados muito próximos ao ex-prefeito, Paulo de Deus apostam as fichas na ida dele para o PDT, que desembarcaria na base aliada do governo Wagner. Nos últimos dias Paulo de Deus deflagrou sua candidatura rumo a 2012, anda visitando povoados e bairros da cidade para sentir o que está pensando a população com relação ao governo Anilton Bastos e em muitos momentos não tem escondido a insatisfação com o atual gestor. A tira colo carrega o presidente da câmara, Antônio Alexandre que em seu maior estilo reforça todas as palavras de Paulo de Deus.
A grande verdade é que já começou a corrida para a prefeitura de Paulo Afonso e estamos a dois anos das eleições e as forças política já começam a se prepararem para a batalha.
fonte noticias do sertao
segunda-feira, dezembro 06, 2010
Artesão de Canindé Reginaldo Mendonça é a principal atração da 10º Feirão de Artesanato na sede da Codevasf.
Foi Aberto no ultimo dia 03 a 10ª Feira de Artesanato e Produtores Regionais do Baixo São Francisco, na sede da Superintendência da Codevasf em Aracaju.
Foram apresentados ao público vários trabalhos feitos de palha de coco, barro, pedra e madeira alem de vários modelos de bordados.
A Atração da feira ficou por conta do artesão do município de Canindé de São Francisco, o Sr Reginaldo Mendonça que expôs uma variedade de peças feitos de madeira explorando a variedades de pássaros existentes no sertão.
Outra atração do evento que contagiou os visitantes e que recebeu bastante elogio veio também na bagagem do Sr. Reginaldo: ele trouxe exclusivamente para a feira na Codevasf, um casal esculpido em plena madeira representando os lendários Maria Bonita e Pampião.
Para o casal vindo de Recife, a Sra. Flavia Goldem e seu esposo o Sr. Frederico Goldem, as peças do Sr. Reginaldo parece ganhar vidas e representa m de maneira natural as maravilhas do sertão. Eles ficaram admirados com cada peça e a maneira dos traços bem trabalhados na madeira pelo Sr. Reginaldo.
sábado, dezembro 04, 2010
Ministro do TSE manda soltar Galindo e demais presos por roubo de urnas de Canindé
O Ministro Dias Tofolli determinou a imediata liberdade dos réus condenados a prisão no caso das urnas de Canindé do São Francisco. A decisão referente ao réu Jose Milton Galindo Ramos, foi extendida a todos os “corréus” envolvidos na questão. Um dos beneficiados com a decisão é o ex-prefeito de Canindé do São Francisco Genivaldo Galindo.
Eis a decisão na íntegra:
DECISÃO
Vistos.
Habeas corpus, com pedido de liminar, impetrado pelos advogados José Eduardo Rangel de Alckmin, Paulo Ernani de Menezes e Luiza Santos Góis, em favor de José Milton Galindo Ramos, buscando a revogação da prisão preventiva decretada em desfavor do paciente.
Apontam como autoridade coatora o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Sergipe, que desproveu o Recurso Criminal nº 30, interposto pela defesa do paciente.
Sustentam os impetrantes, em síntese, o constrangimento ilegal imposto ao paciente, tendo em vista a ausência de fundamentação apta a justificar a necessidade da medida constritiva, bem como a falta dos pressupostos autorizadores da segregação cautelar, previstos no artigo 312 do Código de Processo Penal. Aduzem, para tanto, que ¿a motivação, senão inexistente, extremamente lacônica do acórdão atacado para a adoção da medida cautelar é de evidente ilegalidade, pois limita-se a, de forma genérica, aludir a necessidade de `garantir a aplicação da lei penal, forte nos artigos 311 e 312 do Código de Processo Penal” (fl. 9).
Asseveram, ainda, que, “como atesta certidão da Superintendência da Polícia Federal de Sergipe, o paciente espontaneamente se apresentou para se submeter ao ilegal mandado de prisão, o que demonstra sua disposição de não se furtar ao cumprimento das decisões do Poder Judiciário (…)” (fl. 13).
No mais, afirmam ser ele primário, de bons antecedentes, com residência fixa e ocupação lícita (fl. 13).
Requerem o deferimento da liminar, “determinando-se a imediata suspensão da ordem de prisão preventiva, expedindo-se, competente alvará de soltura (…)” e, no mérito, pedem a concessão da ordem para cassar ¿a ilegal decretação da prisão preventiva, garantindo-se ao paciente o direito de aguardar, em liberdade, o julgamento final do processo, até o trânsito em julgado” (fls. 15/16).
Eis a decisão na íntegra:
DECISÃO
Vistos.
Habeas corpus, com pedido de liminar, impetrado pelos advogados José Eduardo Rangel de Alckmin, Paulo Ernani de Menezes e Luiza Santos Góis, em favor de José Milton Galindo Ramos, buscando a revogação da prisão preventiva decretada em desfavor do paciente.
Apontam como autoridade coatora o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Sergipe, que desproveu o Recurso Criminal nº 30, interposto pela defesa do paciente.
Sustentam os impetrantes, em síntese, o constrangimento ilegal imposto ao paciente, tendo em vista a ausência de fundamentação apta a justificar a necessidade da medida constritiva, bem como a falta dos pressupostos autorizadores da segregação cautelar, previstos no artigo 312 do Código de Processo Penal. Aduzem, para tanto, que ¿a motivação, senão inexistente, extremamente lacônica do acórdão atacado para a adoção da medida cautelar é de evidente ilegalidade, pois limita-se a, de forma genérica, aludir a necessidade de `garantir a aplicação da lei penal, forte nos artigos 311 e 312 do Código de Processo Penal” (fl. 9).
Asseveram, ainda, que, “como atesta certidão da Superintendência da Polícia Federal de Sergipe, o paciente espontaneamente se apresentou para se submeter ao ilegal mandado de prisão, o que demonstra sua disposição de não se furtar ao cumprimento das decisões do Poder Judiciário (…)” (fl. 13).
No mais, afirmam ser ele primário, de bons antecedentes, com residência fixa e ocupação lícita (fl. 13).
Requerem o deferimento da liminar, “determinando-se a imediata suspensão da ordem de prisão preventiva, expedindo-se, competente alvará de soltura (…)” e, no mérito, pedem a concessão da ordem para cassar ¿a ilegal decretação da prisão preventiva, garantindo-se ao paciente o direito de aguardar, em liberdade, o julgamento final do processo, até o trânsito em julgado” (fls. 15/16).
quarta-feira, dezembro 01, 2010
Galindo se entrega a Polícia Federal
O ex-prefeito de Canindé Genivaldo Galindo se entrou a poucos minutos na sede da Polícia Federal
Genivaldo Galindo se entrega depois de os filhos terem se apresentado à PF (Foto: Arquivo Infonet)
A Polícia Federal confirmou agora há pouco que o ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Genivaldo Galindo, já se apresentou na sede da instituição. Ele se encontra neste momento no Instituto Médico Legal (IML) onde realizará exame de corpo de delito. Galindo se apresentou à PF nesta quarta-feira, 1º, depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu manter a condenação dele e de mais cinco pessoas pelo roubo das urnas das eleições no município em 1997.
Galindo demorou cerca de meia hora para a realização do exame no IML e quando deixou o local, preferiu evitar a imprensa. Usando boné e camiseta, o ex-prefeito de Canindé condenado pelo TRE ficou visivelmente irritado com a presença dos jornalistas e chegou a empurrar os equipamentos de filmagem.
O filho de Galindo, Genilson Galindo Chaves, o sobrinho dele, José Milton Galindo, e Carlos Damasceno já haviam se entregado na última terça-feira, 30 de novembro. Além deles foram condenados, também, Marcos 'Muganga', José Élio Avelino e Floro Calheiros.
Prisões
Ao deixar o IML, Galindo(camisa verde) não falou com a imprensa (Foto: Portal Infonet)
Os três que se entregaram na terça chegaram na sede da PF acompanhados dos seus advogados e, depois de realizar os exames no IML, foram levados para o Complexo Penitenciário Carvalho Neto (Compencan).
Marcos Munganga foi preso no Estado de Alagoas no último dia 19. Floro Calheiros continua foragido após ter fugido do Hospital São Lucas em 2008 e Galindo cumpria prisão domiciliar.
O juiz José Anselmo Oliveira, relator do processo, acolheu o recurso do Ministério Público Federal, também condenando o delegado de Canindé do São Francisco à época, Álvaro Bento dos Santos, como beneficiário do crime. As urnas eleitorais foram roubadas do Fórum Dom Juvêncio de Brito por um grupo de pessoas usando uniformes militares.
* A matéria foi alterada ás 17h21 para acréscimo de informações
Por Kátia Susanna e Diógenes de Souza
Breve os bastidores da política de Canindé de São Francisco
Quem ganhou e quem perdeu com a eleição da Câmara de vereadores de Canindé.
O que pensa e como vai ser daqui pra frente com os 5 vereadores que estão unidos em torno do novo presidente eleito para o biênio 2011 e 2012.
O Jornal do Sertão vai falar como cada um vai agir apartir de 1ª de janeiro.
O orçamento 2011, como anda as discussões para a aprovação.
A força do vereador que consegue uma secretaria para o seu povo.
Vamos fazer uma retrospectiva de 2008 até 2010.
Aguardem!
O que pensa e como vai ser daqui pra frente com os 5 vereadores que estão unidos em torno do novo presidente eleito para o biênio 2011 e 2012.
O Jornal do Sertão vai falar como cada um vai agir apartir de 1ª de janeiro.
O orçamento 2011, como anda as discussões para a aprovação.
A força do vereador que consegue uma secretaria para o seu povo.
Vamos fazer uma retrospectiva de 2008 até 2010.
Aguardem!
Expectativa de aumento de vendas do Boticário para esse Natal é de 20%
Para data, a marca lançou várias opções de presentes, que estão disponíveis nas suas 2.840 lojas
O Boticário espera que as vendas para o Natal cresçam 20% em relação ao mesmo período de 2009. Para garantir a produção das opções de presentes para a data mais importante do varejo, a empresa reforçou o time da fábrica, que fica em São José dos Pinhais (PR). Foram contratados, em agosto deste ano, 51 temporários. Já para dar conta do volume de vendas nas 2.840 lojas espalhadas pelo Brasil, a rede de franquias abriu 2.370 vagas.
Os consumidores contam com várias novidades desde o início de novembro, lançadas no movimento Antecipe seu Natal. São estojos e acessórios para todos os gostos e bolsos que ainda estão disponíveis. E no dia 29 de novembro, mais opções chegaram às lojas especialmente para a data. A coleção do Natal 2010 do Boticário foi inspirada no tema Laços, que incentiva estreitar os relacionamentos com votos sinceros de amor, alegria e amizade. Os estojos trazem uma fita com um marcador que seleciona esses sentimentos em relação à pessoa presenteada.
Entre os destaques para o Natal estão os estojos Zaad e Accordes. O primeiro traz colônia, sabonete perfumado, balm após barba e uma bolsa para viagens curtas. Já no estojo feminino, colônia, emulsão perfumada e sabonete perfumado acompanham uma bolsa com divisórias e forro.
O estojo Barolo conta com desodorante colônia, sabonete perfumado e shower gel cabelo e corpo, além de uma caneta Pen Drive de 2 GB. Mais uma opção para as mulheres, o estojo Myriad é composto por colônia, emulsão perfumada, sabonete perfumada e uma prática frasqueira rígida e espaçosa.
E os lançamentos não param por aí. Os consumidores têm ainda diversas opções em produtos e acessórios. A Palette de maquiagem Make B., por exemplo, é uma alternativa para as mulheres que querem estar lindas nas festas de final de ano e durante todo o verão. As cores cintilantes prata, verde e iluminadora garantem um olhar sofisticado e marcante.
Cartão presente
E se diante de tantas novidades ainda restar dúvida na escolha do presente, uma boa opção é o Cartão Presente Boticário. Com valores a partir de R$ 30, está disponível em todas as lojas da marca. Esse Boticário é mesmo criativo!
Assinar:
Postagens (Atom)