Páginas

segunda-feira, maio 12, 2008







Governador Marcelo Déda nomeia 17 novos defensores públicos
Profissionais empossados assistem Tribunal de Júri no Fórum Gumercindo Bessa como treinamento
Sob a liderança do defensor geral, Elber Batalha, 17 novos defensores públicos recém empossados participaram dia 07, às 10h, no auditório do Fórum Gumercindo Bessa de um Tribunal de Júri, numa ação inédita da Defensoria Pública que fez com que os profissionais tivessem contato com um tipo de serviço que será comum nas atividades diárias.
O ato solene marca o início dos trabalhos dos novos defensores numa série de atividade que envolve treinamento e contato com o público na Central de Atendimento Diva Costa Lima, na Praça da Bandeira, nº. 20.
Os novos defensores foram nomeados no dia 28 de abril pelo governador Marcelo Déda, contribuindo para completar o quadro que hoje conta com 79 profissionais e ampliar o atendimento ao interior sergipano.

Com auditório lotado, o acesso à sala de audiência foi destinado aos defensores, estudantes de direito e a comunidade. A audiência foi presidida pela juíza Iolanda Guimarães, que ressaltou a importância da Defensoria Pública de Sergipe na defesa jurídica gratuita do cidadão. Ela salientou que acredita na sensibilidade do governador Marcelo Déda em continuar valorizando a categoria.
A audiência teve como promotor o Dr. Dejaniro Jonas e defensor público, Dr. Jorge Valença, titular da 5ª Vara Criminal e foi marcada por uma animação por parte dos defensores públicos presentes, que assistiram as discussões, interrogatórios e debates. Atentos, eles observavam o andamento da audiência.
O julgamento durou a manhã inteira tendo o acusado de homicídio sido condenado a 14 anos de prisão, apesar do esforço do defensor público Jorge Valença na defesa da vítima.
O defensor público Dr. Jorge Valença destacou em sua oratória a valorosa contribuição dos defensores públicos, especialmente pelo fácil acesso à Justiça. Ele fez menção do defensor geral, Elber Batalha como sendo um batalhador na defesa do órgão e que sabe conduzir com respeito os interesses da instituição. O sub-defensor, Almo de Britto também esteve presente e foi destacado por Jorge Valença como um vocacionado e idealista.
A ação foi muita positiva segundo o defensor Haroldo Rigo. Para ele é o começo do contato com a prática. Segundo o defensor público, Ermelino Cerqueira o trabalho do defensor é fundamental na defesa do cidadão carente. Já o defensor público, Robson Millet garante que o trabalho foi um dos primeiros passos para despontar à realidade. Em relação ao resultado do julgamento, que acusou o réu, Robson Millet admitiu que o grande desafio do defensor público é se contrapor à injustiça social na defesa do cidadão carente.



Da Assessoria de Imprensa
Cláudia Meireles- 9985-8416.

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA