Páginas

segunda-feira, março 22, 2010

Governo Marcelo Déda lança programa 'Prosperar'

Os sertanejos costumam acordar cedinho no dia 19 de março, Dia de São José, para pedir graças, plantar milho, feijão e pedir que os bons ventos da fé tragam chuva para aflorar as plantações. E não foi por acaso que o Governo do Estado escolheu este dia especial para lançar a segunda fase do programa de combate à pobreza rural denominado ‘Prosperar’ e entregar empreendimentos que, de fato, vão fortalecer a agricultura familiar. O lançamento do programa aconteceu no Parque Augusto Franco (Sementeira), que ficou pequeno com a quantidade de trabalhadores rurais com faixas em punho para agradecer ao governador pela iniciativa.


O programa é resultado do acordo de empréstimo internacional com o Banco Mundial e vai atender cerca de 20 mil famílias através do financiamento de 800 projetos comunitários, promovendo o desenvolvimento sustentável e priorizando projetos que atendam às demandas da população pobre da zona rural com investimentos orçados em R$ 51 milhões.


“Que dia feliz. Estamos aqui hoje, no Dia de São José, o padroeiro da chuva, para entregar esse que é um programa de extrema relevância para o estado de Sergipe, especialmente para a área rural. São recursos que serão investidos na agricultura familiar, levando desenvolvimento econômico para os lugares mais remotos do nosso estado. Estamos entregando implementos agrícolas que vão viabilizar o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida no interior. Esse projeto, como o próprio nome diz, quer levar prosperidade para o estado”, destacou Marcelo Déda.


O governador fez questão de ressaltar que a atual gestão conseguiu limpar o nome do estado junto ao Governo Federal e aos bancos. “No passado, o nome do Estado de Sergipe estava no Serviço de Proteção ao Crédito e estava devendo ao Governo Federal, descumprindo as leis de responsabilidade fiscal e não podia pedir empréstimo a nenhum banco. Agora, isso não existe mais. Organizamos a vida do estado com ética, competência e tiramos Sergipe da lista negra. Só agora tivemos condições de nos candidatar a receber o empréstimo do Banco Mundial no valor de 20 milhões de dólares, montante entregue ao homem do campo através de máquinas e projetos comunitários. É esse trabalho que dá dor de cotovelo em muita gente”, afirmou o governador.


Assinaturas de projetos comunitários


Durante o ato, o governador assinou ordens de execução de projetos comunitários que, inicialmente, beneficiarão mais de cinco mil famílias em 37 municípios, com 90 projetos. Entre eles, implementações do entreposto de pesca no município de Cedro de São João; dos projetos de caprinocultura e sócio-cultural - que viabilizará a aquisição de instrumentos musicais para grupos culturais dos municípios de Siriri e Amparo do São Francisco; aprimoramento do sistema de abastecimento de água em três povoados de Boquim.


Também foram assinadas ordens de serviço para a implementação de cinco projetos para aquisição de barcos e equipamentos de pesca em Amparo do São Francisco e para o povoado Saúde, em Santana do São Francisco; construção de 120 cisternas de 15 mil litros para atender às famílias das localidades de Pirajá, Salobra e Porteira da Cruz, em Simão Dias, Boqueirão e Colégio, em Riachão do Dantas, e Candeal da Cajazeira, em Lagarto.


Tratores novos


O governador Marcelo Déda entregou também os primeiros equipamentos adquiridos através do programa. São 70 tratores com implementos agrícolas que beneficiarão 4.200 famílias dos oito territórios de desenvolvimento do Estado. O valor do investimento realizado foi de R$ 6 milhões. Convém ressaltar que o governador, por meio da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), capacitará 200 tratoristas indicados pelas associações, já que os equipamentos trazem tecnologias modernas e requerem cuidados específicos para maior vida útil, e o Governo fornecerá todas as orientações técnicas para os usuários do equipamento.


Áreas de atuação


O programa contempla os 71 municípios que compõem os territórios sergipanos, sendo que os 41 municípios mais pobres, ou seja, que tem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor que 0,623, receberão 70 % dos recursos alocados para o financiamento de projetos comunitários e os outros 30 municípios ficarão com 30% dos recursos. Os projetos beneficiados pelo programa são selecionados pelos conselhos municipais, podendo também atender sedes municipais com população inferior a 7.500 habitantes. A prioridade, no entanto, é para jovens, mulheres, índios e quilombolas de todos os territórios sergipanos.


O programa


O ‘Prosperar’ é uma ação do Governo de Sergipe e implementado pelo Pronese enquanto órgão executor da Secretaria de Estado do Planejamento, com o apoio do Banco Mundial, para a redução da pobreza no estado, através de financiamentos não reembolsáveis. O Programa busca incentivar as comunidades localizadas nas áreas mais pobres a realizar investimentos e empreendimentos de interesse comunitário que promovam o seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de trabalhadores organizados em associações comunitárias, especialmente os povos e comunidades tradicionais (indígenas, ciganos, quilombolas, pescadores, ribeirinhos), entre outros.


O ‘Prosperar’ está alinhado com o Planejamento Participativo, contribuindo assim para as diretrizes definidas pelo Governo: inclusão pelo direito e inclusão pela renda.


Presenças


Participaram da solenidade o vice governador do Estado, Belivaldo Chagas; o prefeito e o vice-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e Silvio Santos; o prefeito de Poço Verde, Tonho de Dorinha; o prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz; o ex-governador Antônio Carlos Valadares; o deputado Federal Eduardo Amorim; os deputados estaduais Francisco Gualberto, Conceição Vieira, Pasto Antônio, Mardoqueu Bodano e Wanderlê Correia; o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana; o diretor-presidente da Pronese, Carlos Hermíno de Aguiar ; a superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento, Rose Pondé; o superintendente do Banco do Nordeste, Antônio César; entre outros representantes.

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA