Páginas

quarta-feira, junho 03, 2009

Tema de almoço chama atenção de empresariado


01/06/2009 - 15:0


O tema do Almoço com Empresários desta sexta-feira, 29, chamou a atenção dos membros da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – ACESE. Ao falar sobre “A Importância das Marcas para as Organizações”, o gestor de marcas e patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI – do Rio de Janeiro, Vinícius Bogéa Câmara esclareceu várias dúvidas dos participantes do evento. Quem esteve no almoço pode fazer questionamentos e obter respostas legais sobre a escolha da marca para a empresa.

Durante a palestra o convidado esclareceu que segundo a lei brasileira, marca é todo sinal distintivo visualmente perceptível, não compreendido nas proibições legais. Ele assegura que a marca registrada serve para identificar produtos e serviços, distinguindo-os enquanto concorrentes no mercado; criar confiança e lealdade dos consumidores; estabelecer a imagem e a reputação da empresa e de seus produtos e serviços, além de aumentar ou diminuir a vantagem competitiva da empresa, entre outras vantagens.

“Com o registro da marca, o empresário garante a competitividade de seu produto ou serviço e aumenta o valor de sua empresa; a exclusividade do seu uso em todo o território nacional; evita que concorrentes possam usá-la em produtos ou serviços idênticos ou similares, confundindo os consumidores; protege os investimentos feitos em desenvolvimento de produto, de mercados e de canais de distribuição, sem contar que garantem os lucros da empresa, bem como sua imagem e reputação”, destacou o palestrante.

Após o evento, o presidente da ACESE Sadi Gitz, afirmou ter acertado na escolha do convidado, uma vez que o assunto prendeu a atenção de muitos participantes até o meio da tarde. “Boa parte dos empresários têm compromissos a partir das 14 horas, mas grande parte permaneceu aqui e participou do debate. Isso mostra que o assunto era interessante e que as pessoas tinham dúvidas sobre o tema em questão’, comenta Gitz, ao ressaltar que este é o objetivo da ACESE, levantar debates sobre temas de interesse do empresariado.

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA