Páginas

domingo, junho 21, 2009

Diploma de jornalista é garantia de bons empregos?

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal de remover a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a profissão, estudantes de jornalismo e profissionais precisam rever alguns conceitos.
Quem já atua na área sabe que o diploma nunca foi garantia de bons empregos. Um bom repórter ou assessor é formado pela experiência, obviamente que os conceitos humanísticos e éticos transmitidos na faculdade são importantes para uma carreira de destaque.
O jornalismo já passou por diversas mudanças de formatos. Mas quando o presidente do Supremo Tribunal Federal diz que a imposição do diploma para se trabalhar em redações é um ato de cercear a liberdade de expressão, vejo que as mudanças na internet influenciam cada vez mais no jornalismo contemporâneo.
O internauta (blogueiro, blipeiro, twittero) distribui livremente conteúdo de diversas formas (som, imagem e texto) que varia do entretenimento à informação. As mudanças no mercado virtual passam a ser mais importantes para o cotidiano do jornalista.
Alguns jornais, como a Folha de São Paulo, aceitam no seu curso para Focas, repórteres que não são graduados em jornalismo. Acredito que com a mudança, os profissionais que querem continuar atuando na área precisam estar atentos as inovações tecnológicas e buscar a especialização na editoria de sua preferência.
Quem tem pauta correndo pelas veias jamais ficará desempregado. Aos jornalistas (diplomados, ou não) sempre existirá espaço. (Manual dos Focas)

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA