Páginas

sábado, setembro 20, 2008


Eleitos serão conhecidos em no máximo cinco horas
Tamanha velocidade é resultado da informatização do sistema de votação brasileiro
18/09/2008 - 15:52

Sistema brasileiro de votação é único no mundo. Segundo expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitos para ocupar os cargos de prefeito e vereador nas eleições 2008 já serão conhecidos até no máximo cinco horas depois do encerramento das votações. Em Sergipe, a partir das 17h, todas as urnas serão encerradas e levadas para o Centro de Convenções de Sergipe (CIC), local previamente escolhido para apuração pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE).
Como as eleições são municipais, os responsáveis por proceder a apuração são as juntas eleitorais, que transmitem os dados de votação das seções apuradas para totalização. Em todo o país serão eleitos 5.563 prefeitos e 52.137 vereadores. Em apenas 77 cidades brasileiras existe a possibilidade de haver segundo turno, já que é necessário que existam mais de 200 mil eleitores para essa possibilidade.
Em Sergipe, apenas na capital pode ocorrer o segundo turno, que está marcado para o dia 26 de outubro. A possibilidade de conhecer de forma tão rápida os eleitos é uma peculiaridade di sistema de votação brasileiro, que é totalmente informatizado, exemplo único no mundo.
Com informações do TSE

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA