Páginas

terça-feira, abril 08, 2008




Secretario Municipal de Caninde participa de Seminário Nacional do "Projeto Segundo Tempo"
Aderval Marques, Secretario Municipal de Caninde participou de um grande seminário nacional do Projeto Segundo Tempo do Governo Federal. Caninde de São Francisco foi agraciado com um núcleo graça ao empenho de Aderval que luta para ter este núcleo desde 2005 quando em Aracaju o projecto foi implantado como Piloto. O projecto vai beneficiar aprincipio cerca de 200 crianças, podendo chegar a mais de 600 crianças se for implantado o segundo núcleo ainda esse ano. Segundo Aderval Marques a vitoria ele atribue ao prefeito Orlandinho que não tem medido esforços para difundir o esporte no seu município.
O Secretario concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal do Sertão, leia matéria na integra na proxima edição do Jornal.
O Segundo Tempo é um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania. O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.

Objetivo Geral:
Democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social.
Objetivos Específicos:
Oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral;
Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade.

O Programa Segundo Tempo, contando com as parcerias firmadas com diversos Ministérios do Governo Federal, tem por estratégia de funcionamento o estabelecimento de alianças e parcerias institucionais, mediante a descentralização da execução orçamentária e financeira para Governos Estaduais, Governos Municipais, Organizações Não-Governamentais e entidades nacionais e internacionais, públicas ou privadas sem fins lucrativos. Por meio da celebração de convênios com o Ministério do Esporte, essas entidades se tornam responsáveis pela execução do Programa., que se dá por meio de Núcleos de Esporte Educacional.

Resultado Esperado

Impactos diretos:
Interação entre os participantes e destes com a sua realidade local;
Melhoria da auto-estima dos participantes;
Melhoria das capacidades e habilidades motoras dos participantes;
Melhoria das condições de saúde dos participantes;
Aumento do número de praticantes de atividades esportivas educacionais;
Melhoria da qualificação de professores e estagiários de educação física pedagogia ou esporte envolvidos.
Impactos indiretos:
Diminuição no enfrentamento de riscos sociais pelos participantes;
Melhoria no rendimento escolar dos alunos envolvidos;
Diminuição da evasão escolar nas escolas atendidas;
Geração de novos empregos no setor de educação física e esporte nos locais de abrangência do Programa;
Melhoria da infra-estrutura esportiva no sistema de ensino público do país e nas comunidades em geral.
Fonte: ME

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA