Páginas

sexta-feira, abril 11, 2008













O Jornal do Sertão tem o prazer de apresentar o mais novo colunista da pagina de esporte do Jornal, Secretario Municipal de Esporte de Caninde, Aderval Marques, com um amplo curriculum e serviços prestados nessa area, vem para o time do Jornal ajudar a divulgar os principais acontecimentos esportivos da regiao. Seja Bem Vindo
Construindo um esporte de verdade
Aderval Marques
Titulo do Texto:
Gol de placa ou Ippom : Projeto Segundo Tempo em Canindé de S. Francisco

“Quem tem talento e trabalha com o ideal de crescimento individual e coletivo vai lonnnnnnnnge....” Assim disseram. Pois bem, devido a grande positividade do Projeto Segundo Tempo em alguns locais do pais, e embasado nos dados adquiridos o governo federal pretende expandi-lo para todo o pais. O estado de Sergipe, através do seu governo e da brilhante equipe da secretaria de esportes, teve a honra de recepcionar o Ministério dos Esportes com finalidade de promover um curso de capacitação para coordenadores de núcleo e posteriormente implantar o Projeto Segundo Tempo em diversas regiões do nosso estado. Participaram, em sua maioria, professores de educação física, pedagogia entre profissionais de outros áreas e de vários estados, incluído-se: Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e etc.,
A cidade de Canindé de São Francisco foi prestigiada com a implantação de um núcleo, onde esse atuará com a atenção a 200 crianças em situação de risco. Todo o projeto: material esportivo, material de trabalho, lanches, profissionais serão pagos pelo governo federal e a prefeitura de Canindé de São Francisco entrará com a estruturas adequadas para as práticas do programa, além, se assim o quiser, ampliar a atenção e, consecutivamente, proporcionalmente suas conseqüências, esta é a chamada contrapartida da prefeitura. A parceria que a prefeitura local fará com a esfera federal e estadual certamente dará bons frutos, visto que um dos intuitos do PST é tirar da ociosidade crianças com pouco oportunidade de lazer e educação física. A partir de agora o esporte e a educação em Canindé tem mais uma oportunidade de trabalhar na questão do social coletivo. Digo isso porque: É notado que a democratização do esporte em Canindé é de extrema ansiedade e interesse de muitos, existe gosto para todas as áreas do esporte, tem gente que gosta de bola (futsal, futebol de campo), vôlei, handebol, mais, existe público para: Judô, Karatê, Atletismo, Ciclismo, Natação e até basquete (estatura do nordestino é mediana). O futebol é o esporte de frente do pais, graças as políticas publicas anteriores, no pais, que não foi bem elaboradas , pois, faltaram o incentivo a outras categorias, estrutura para a prática dessas mesmas e o garoto que não tem acesso a outras modalidade, logo procura o espaço próximo a sua casa, pois campinho de futebol é fácil de se fazer: capinha o mato de um terreno baldio, coloca-se dois paus de um lado e do outro e pronto: ta feito o campo. Foi assim na adolescência de muito, daí porque a propagação do esporte, nos bairros mais pobres tem revelado talentos como Romário, Ronaldinho, Robinho e vários peles da vida. Precisamos, também, abrir espaço para que nasçam novos atletas como Aurélio Migue (Campeão Olímpico Judô), Diego Hipólito (Ginasta, ouro nas olimpíadas), Daiana (também ouro nas olimpíadas), e tantos outros que levaram o Brasil para além mar. È, precisamos, urgente investir na diversidade das políticas públicas esportivas e quem sabe pode ser que em Canindé tenha vários desses nomes aqui, bem embaixo do nosso nariz. O Projeto Segundo Tempo é justamente essa diversidade das oportunidades nas modalidades esportivas, além, é obvio, de primeiramente contribuir na educação da criança.
Nesse aspecto de apresentação de novas inserções de modalidades o prefeito Orlando P. de Andrade, através da sua equipe na secretaria de esportes saiu-se na frente, desde o ano de 2005 que a variação de atividades esportivas vem se ampliando, e sejamos verdadeiros, nunca se ofereceu tanto em matéria de modalidades esportivas, só um dado para nos lembrar: Campeonato feminino (2ª. Edição), 1º. De maio (um dia inteiro com diversidade de atividades esportiva: Atletismo (Masculino e feminino, Handebol, Ciclismo, Natação, apresentação de Judô, capoeira), além dos apoios aos campeonato de Campo e futsal dos povoados de Capim Grosso, Curituba. Ah! Todos com premiação em troféus, medalhas e dinheiro, tudo através de processo licito.
A atenção para com os atletas e o apoio aos mais diversos clubes em doação de material esportivo, transportes para deslocamento, ajuda de custos e até locução no local é algo, também, inédito. Pois é... Em seu conceito o PST – Projeto Segundo Tempo, é um programa do Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso a atividades esportivas e complementares no contra turno escolar, desenvolvidas em espaço físicos públicos ou privados, tendo como enfoque principal o esporte educacional. Em sendo assim, esporte educacional não é aquele que forma atletas na sua essência, para buscar prêmios ou títulos, é na verdade uma nova concepção de formação do ser, que o ajuda na melhoria do seu aprendizado para o mundo e formação do caráter individual de cada um e essa política para o cidadão vem sendo implantada, como filosofia de trabalho da secretaria de esportes e nesse sentido Canindé esta de parabéns.
Já estou até vendo, um monte de crianças podendo praticar esportes e brincar de todo jeito, andando pelas ruas fardados com as camisas do PST – PROJETO SEGUNDO TEMPO, onde na camisa esta estampada: AQUI TEM SEGUNDO TEMPO. Agora mim responda: Vai ou não vai dar uma INVEJA danada? Como diz frei Enoque Salvador de Melo, ex prefeito da cidade de Poço Redondo: “Isso incomoda.”

Parabéns a Orlandinho e equipe.

Email para contatos: www.adevmarques@bol.com.br
esportedecaninde.blogspot.com (em manutenção)
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Os parabéns são para:
Dernival Costa, um incansável lutador pelo esporte de Canindé de São Francisco, que além de bebedozim de cerveja e fã número um Zé Liobino.

As vaias vão para:
A policia de choque que lançou gás de pimenta nos jogadores da equipe do América da cidadde de Própria. Na verdade a policia já havia contido os atritos, ai aparece um policial lá de traz e tome gás.... Puliça, otoridade!!!


Você sabia:

Nem futebol, nem corrida. O esporte que mais gasta calorias é o squash, aquele jogo em que dois participantes usam uma raquete para rebater uma bolinha contra uma parede. Confira:

Basquete - 500 a 600 cal/hCiclismo - 350 a 550 cal/hCorrida - 500 a 600 cal/hFutebol - 500 a 700 cal/hHidroginástica - 300 a 400 cal/hGinástica Aeróbica - 350 a 500 cal/hCaminhada - 300 a 400 cal/hNatação - 500 a 600 cal/hSquash - 700 a 800 cal/hVôlei - 350 a 400 cal/hTênis - 450 a 550 cal/hVôlei de praia - 400 a 550 cal/hRemo - 550 a 700 cal/h

A longa corrida até hoje realizada no mundo foi a transcontinental, de Nova York a Los Angeles, em 1929. O finlandês Johnny Salo venceu o percurso de 5.898 quilômetros em 79 dias (525h 57min 20seg), de 31 de março a 18 de junho. Chegou com apenas 2 min 47 à frente do inglês Pietro "Peter" Gavuzzi.

Pensamento:
Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos"Elmer G. Letterman

Email para recados: www.adevmarques@bol.com.br
esportedecaninde.blogspot.com (em manutenção)

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA