Páginas

segunda-feira, março 03, 2008


DEDA E SUAS ESTRELAS

O apagão virou moda em Sergipe desde o dia em que o governador do Estado, Marcelo Déda, assumiu o governo e nomeou suas estrelas. O apagão no governo Déda está sendo tão forte que até agora nenhuma estrela brilhou, e já faz um ano que a população esta aguardando o governo das mudanças se manifestar. A começar pela Segurança Pública que, segundo o governador, seria uma secretaria do seu crivo pessoal. Pelo que se vê, a população vive em clima de terror e a bandidagem toma conta da cidade. O federal Kércio Pinto ainda não disse para o que veio.O secretário de Estado da Fazenda, Nilson Lima, por sua vez, disse no plenário da Assembléia Legislativa que o governo já economizou mais de 150 milhões de reais. Onde se encontra essa fortuna que não está sendo aplicado nos devidos lugares? É um absurdo ver a Secretaria de Justiça no mesmo patamar que a SSP, com penitenciárias superlotadas e os presos em cárceres de dar nojo, em situação subumana, além das fugas constantes. As delegacias da capital parecem mais chiqueiros e as do interior nem existem. Isso sem falar do comando da polícia, que continua o mesmo da era João. É essa a segurança que Déda prometeu para os sergipanos?
A Secretaria de Educação é uma verdadeira propaganda enganosa. De educação, não tem nada. A saúde é de péssima qualidade. É só chegar no Hospital João Alves e nos postos de saúde para perceber. Já a antiga secretaria da ‘pobreza’, hoje chamada de Inclusão Social, comandada pela turbulenta Ana Lúcia, é um verdadeiro cabide eleitoral, que tem causado racha no PT e muita ciumeira.
E essa é apenas um relato das secretarias mais importantes do governo. Imagine as outras! É esse o governo da mudança? Como todo governo tem a sua ‘imagem’, a Secretaria de Comunicação Social tem na sua coordenação a desconhecida radialista e marketeira Eloísa Galdino, que tem mostrado as verdadeiras ‘facetas’ do governo. Ela não tem o menor talento para tratar a imprensa sergipana.
Em uma das suas poucas entrevistas, a um programa radiofônico, Eloísa disse que o secretário anterior, César Gama, tinha colocado um aparelho eletrônico com senha na Secom do Governo para que só as cartas marcadas tivessem acesso. E agora que tipo de senha os veículos de comunicação têm que usar para serem atendidos pela secretária?
Os boatos que correm nos corredores da própria Secom é que uns dos beneficiários da secretaria é o seu protegido, o apresentador de TV e jornalista Frank Menezes. Por que será? Isso mostra que as mamatas continuam da mesma forma dos governos anteriores. Com a palavra, a secretária Eloísa Galdino que, por sinal, comanda as publicidades de todas as secretarias, impedindo de certa forma que os secretariados escolham os veículos em que queriam anunciar.
Ela diz que só anuncia em veículo que tem audiência. E qual é a audiência que Eloísa tem? Galdino é criticada nos bastidores de todos os meios de comunicação e muitos jornalistas não têm a coragem de dizer a verdade na esperança de receber algumas cotas publicitárias para seus veículos, o que não é o caso desse periódico.
Abra os olhos, governador! Espera-se que Marcelo Déda faça uma limpeza nessas secretarias duvidosas e olhe para a segurança, educação e saúde, princípios básicos para uma vida digna. Assim, pode ser que consiga acabar com esse apagão estadual e com o estrelismo dos seus secretariados. O Estado tem que brilhar com verdadeiras ações que beneficiem a população sergipana. E tenho dito.


Jornalista Vada Reis

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA