Páginas

terça-feira, março 25, 2008

Canindé participa da Copa Sergipe de Futebol Sub-15

O presidente do Clube Desportivo Caninde, Dernival Costa inscreveu 18 atletas para parcipar da Copa Sergipe de Futebol Sub-15.
O objectivo, segundo Dernival é realizar uma boa participação no campeonato visando a revelação de futuros craques para o time profissional. " Sabemos das dificuldades pois saímos de Caninde distante de Aracaju 200Km , e mesmo assim a garotada encontra forças para fazer bonito no campeonato. Não exigimos o primeiro lugar, mas os esforços deles e seus sonhos valem muito para que todos da comissão técnica se esforcem para dar o melhor para a garotada". Ressalta Dernival.

Relaçao dos Atletas de Caninde:

José Rafael de Souza Técnico: Francisco de Assis
Waltenis Andrade Moura Júnior Auxiliar: Dernival Costa
Rafael da Silva Moura
Pedro Henrique Freitas Carvalho
Lucas Alexandre
Dernival Costa Filho
Marcos Ferreira
Kleber Pereira Viturino
Danilo Alves de Lima
Jonathas António de Oliveira
Uelisson Tolentino de Almeida
Emerson Cassimiro Aragão
Jefferson Marques Santos
Odon Elias
José Luan
Pedro Madson
Eduardo Henrique
Maycon Júnior



Aniversário – Prefeito Nossa Senhora das Dores (23/03)

A Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba, na pessoa do seu presidente, prefeito Valter Barreto (DEM), deseja todas as felicidades ao também associado, Fernando Lima (PPS), prefeito de Nossa Senhora das Dores, pela passagem do seu aniversário no próximo domingo (23). A Associação parabeniza o gestor e lhe deseja felicidades ao longo do seu mandato.

CREDITO DA FOTO: FERNANDO SILVA/DIVULGAÇÃO

Da Assessoria de Imprensa

Habacuque Villacorte

DRT – 947/SE
Enquete confirma crescimento de Sérgio Vieira do (PR) para a prefeitura de Carmopolis

Com 19% dos votos na Internet, Sérgio Vieira confirma sua boa perfomace para a prefeitura de Carmopolis.
Foi perguntado aos internautas qual a sua opinião em relação ao melhor nome para a prefeitura de Carmopolis.
A pré-candidata do PT obteve 38%, em segundo lugar com 32% Leninha PP, em terceiro lugar Sérgio Vieira com 19%.

sábado, março 22, 2008

Em troca de tiros com a polícia, Pipita morre durante a madrugada
O adolescente Cleverton Reis dos Santos, o popular "Pipita", morreu durante a madrugada deste sábado (22), durante uma troca de tiros com policiais sergipanos.
O confronto aconteceu por volta das 3h30, depois que Pipita - que provocou terror e intranquilidade a moradores da Região Centro-Sul do Estado - tentou invadir uma fazenda no povoado Campo Grande, no município de Tomar do Geru.
O dono da fazenda reagiu à ação de Pipita, deu-lhe um golpe de facão e chamou a Polícia. Pipita ainda tentou se esconder num mato próximo, trocou tiros com os policiais, mas foi alvejado com vários disparos.
Levado para o Hospital Amparo de Maria, em Estância, o menor - que deixou uma extensa lista de mortes, estupros e perversidade - não resistiu e morreu.
Por volta das 8 horas desta manhã, o corpo de Pipita chegou ao Instituto Médico Legal (IML), em Aracaju, onde será necropsiado e depois liberado para o sepultamento.
Gago, que se separou de Pipita na quinta-feira passada continua foragido. A polícia entende que sem o comparsa, ele não representa grande risco.
Uma das últimas ações de Pipita foi o sequestro de duas adolescentes, depois de invadir e agredir os moradores de uma fazenda no município de Itaporanga D' Ajuda.
Aproveitando momentos de displicência do menor, as duas, em horários diferentes, conseguiram escapar e foram encontradas pela polícia.
A ação dos policiais foi intensificada a partir da semana passada, depois de o secretário da Segurança Pública do Estado, Kércio Silva Pinto, observar o desespero das comunidades vítimas do menor.
A intensa caçada a Pipita contou com a ação decisiva de agentes da Divisão de Inteligência (Dipil), Comando de Operações Especial (COE), Cope, Tropa de Choque, Companhia de Cavalaria, além de vários outros policiais civis.
A Operação foi comandada pelos delegados Osvaldo Rezende, de Tomar do Geru, e Marcelo Cardoso, de Aracaju.
fonte : Katia Santana

sexta-feira, março 21, 2008




Aniversário – Prefeito Nossa Senhora das Dores (23/03)

A Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba, na pessoa do seu presidente, prefeito Valter Barreto (DEM), deseja todas as felicidades ao também associado, Fernando Lima (PPS), prefeito de Nossa Senhora das Dores, pela passagem do seu aniversário no próximo domingo (23). A Associação parabeniza o gestor e lhe deseja felicidades ao longo do seu mandato.

CREDITO DA FOTO: FERNANDO SILVA/DIVULGAÇÃO

Da Assessoria de Imprensa

Habacuque Villacorte

DRT – 947/SE

(79) 8801-1139

segunda-feira, março 17, 2008

Augusto Bezerra analisa declarações de Marcelo Deda


O vice-líder da bancada de oposição na Assembléia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), comentou as declarações concedidas pelo governador Marcelo Deda (PT), na entrevista coletiva para radialistas realizada na manhã desta quinta-feira (13), no Palácio de Veraneio. Ao iniciar sua análise, Augusto Bezerra disse que “como sempre o governador Marcelo Deda discursou muito bem e centralizou suas posições em cinco temas: indústrias, obras, saúde, educação e segurança pública”.
Sobre as indústrias o Democrata disse que “é importante ressaltar que, até agora, não veio nenhuma para Sergipe. Pelo contrário, saiu a Santista Têxtil e a Ambev ninguém sabe os termos do acordo, que até agora é sigiloso e sequer saiu no Diário Oficial. Ninguém sabe quais as razões que convenceram a Ambev a permanecer no Estado. Ainda tem a fábrica de colchões em São Cristóvão , que o deputado Wanderlê Correia (PMDB) chegou a soltar fogos, mas como uma pessoa que tem experiência no assunto, a fábrica não vem mais para Sergipe. Foi prometido para o povo de São Cristóvão que seriam gerados 500 novos empregos. Talvez seja por isso que o deputado Venâncio Fonseca (PP) tenha chamado o secretário da Indústria de ‘loroteiro’”, alfinetou.
Já a respeito das obras, comentadas pelo governador, Augusto Bezerra disse que “eu sei que todo governo é impessoal, mas como Marcelo Déda tanto criticou o governo anterior, é preciso deixar claro que quem iniciou e deu andamento as rodovias Propriá/Neópolis e Nossa Senhora da Glória/Carira foi o ex-governador João Alves Filho (DEM). O que Deda realmente fez foi um tapa-buracos nas rodovias estaduais, que agora recebeu um nome novo: rejuvenescimento! Para o povo entender melhor: o governador colocou ‘botox’ nas estradas”, ironizou. “Sobre a ponte, o governador sabe que terá que fazer um aditivo com as empresas para inicia-la. Agora, logo o PT, que tanto criticou os aditivos feitos para que obras fossem iniciadas”, acrescentou.
Sobre a Educação, Augusto Bezerra colocou que a Pasta “vem combalida de um escândalo, aonde o próprio Sintese critica a sindicância feita para investigar a polêmica da merenda escolar e o Diário Oficial ainda não publicou as exonerações dos funcionários. As escolas públicas, em boa parte, estão em condições deploráveis e muitas sem aulas. Além disso, ainda há uma perspectiva de greve em virtude das discussões do reajuste salarial”, comentou.
Já a respeito da Saúde, o deputado foi ainda mais incisivo em suas críticas dizendo que “sobre esta área há uma falta de interesse enorme em investigar as denúncias, mas eu tenho certeza que o Ministério Público Estadual vai fazer o seu papel. O doente não quer saber se o hospital é novo ou velho, mas ele quer entrar em uma unidade que tenha médicos e remédios. O governador fala em hospitais em Estância e Lagarto, mas muitos carentes continuam abarrotando os corredores do Hospital João Alves Filho e, graças a uma exigência do MP, agora que o hospital Pediátrico será aberto, uma obra que está pronta desde o governo passado”, analisou.
Por fim, sobre a Segurança Pública, o Democrata colocou que “o quadro é lamentável, o número de assaltos em todo o Estado assusta e ainda tem um ‘Pepita’ que vem dando dribles na polícia e vem aterrorizando no interior. É muito discurso e a prática é muito pouca. Em um ano e dois meses de governo já completos, não há praticamente nada para se comemorar desta gestão”.

Da Assessoria de Imprensa

Habacuque Villacorte

DRT – 947/SE

(79) 8801-1139
CUT realiza debate pela Redução da Jornada de Trabalho


Lei vai gerar 2,2 milhões de novos postos de trabalho, provocando crescimento de 9,9% no salário do trabalhador.
A CUT/SE realizou debate na manhã de ontem, 10, na Escola do Poder Legislativo do Estado, em defesa da redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, sem redução de salários nos contra-cheques. A atividade teve como objetivo o fortalecimento da Campanha Nacional que quer assegurar mais esta conquista ao trabalhador na Legislação. O debate teve o apoio do deputado federal Iran Barbosa e da deputada estadual Ana Lúcia, parceiros da central nesta luta, e contou com a presença do secretário de Políticas Sociais da CUT/Nacional, Expedito Solaney de Magalhães, e do economista e supervisor técnico do Departamento Intersindical de estatística e Estudos Sócio-econômicos - Dieese/SE -, Luís Antônio de Moura Ferreira, além de dezenas representantes de entidades vinculadas à classe trabalhadora. Luís Moura explica que o ganho real que a redução da jornada irá proporcionar está na criação de cerca de 2,2 milhões de novos postos de trabalho, com grande repercussão nacional no mercado de trabalho, na perspectiva de apresentar crescimento de 9,9% de aumento salarial ao trabalhador, aumentando também o índice de carteiras assinadas no país. “Já para a as empresas, o custo estimado segundo nossos estudos, é de apenas 1,99%. Ou seja, um impacto irrisório frente à geração de emprego que a campanha possibilita, além de beneficiar a sociedade como um todo, porque sobra mais tempo para outros afazeres, melhorando inclusive a qualificação do cidadão”, avalia o técnico do Dieese. O secretário da CUT/Nacional, Expedito Solaney, complementa, enfatizando que as justificativas para a aprovação do projeto são muito plausíveis para ganhar o Congresso Nacional. “Esta é uma campanha de todas as centrais sindicais, não apenas da CUT. O tempo que no trabalhador gasta em sua atividade acaba refletindo na produtividade. Do ponto de vista subjetivo ao trabalhador, haverá o tempo de lazer e o tempo para a família, fundamentais para o trabalhador”, diz. De acordo com o presidente da CUT/SE, Antônio Góis, é ponto importante para o processo de geração de emprego, a extinção de horas-extras, que deixaram de funcionar em caráter extraordinário para serem usadas de forma habitual pela classe empresarial. “Se considerarmos somente o fim das horas-extras, percebemos que isso pode refletir na criação de 1,2 milhões de novos postos no país”, argumenta. Segundo Góis, a hora-extra não remunerada é se coloca como quinto atributo mais autuado na Justiça do Trabalho. Para ele, é necessário também a adoção de medidas para a regulamentação de dispositivo da Constituição Federal, especificamente o artigo 7º, de forma a impossibilitar que a automação e a introdução de novas tecnologias possam substituir mão-de-obra humana nas empresas. O presidente da CUT/SE defende ainda uma reforma tributária e maior controle do ritmo de trabalho, de forma a evitar que o trabalhador seja vítima das pressões patronais para elevar a produtividade e a valorização do trabalho através de mecanismos que possam assegurar a recuperação do seu poder aquisitivo. Iran Barbosa enfatizou as dificuldades do que o Projeto de Lei enfrentará nos trâmites do Congresso Nacional, composto por uma forte base conservadora. O deputado se comprometeu em mobilizar parlamentares da bancada de outros Estados para se somar à reivindicação dos trabalhadores. ASSINATURAS Em Sergipe, a Campanha Nacional para a redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salário já tem recolhido centenas de assinaturas na capital e no interior. O abaixo-assinado pretende somar um milhão de assinaturas e deverá ser entregue no Congresso Nacional em meados de maio. A CUT/SE iniciou a coleta no dia 28 de fevereiro, em ato público pelo Dia Internacional de luta contra a LER/Dort, realizado em frente ao Inss, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju. Também coletou assinaturas no dia 8 de março, em ato realizado no município de Estância, pelo Dia Internacional da Mulher, e em manifestação realizada pelo Sinditêxtil, em frente à fábrica da Intergriffes, no distrito Industrial de Aracaju, ontem. Em Canindé de São Francisco, a campanha para redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salário será oficialmente aberta a partir do dia 08 de abril e terá a participação massiça dos trabalhadores do setor público e privado. A campanha em Canindé será organizada pela CUT, FETAM/SE, SINDISERVE-CANINDÉ, e demais entidades que se idenfiquem com a luta dos trabalhadores.

domingo, março 16, 2008



















1ª Conferência da Juventude reune mais de 2000 jovens
07/03/2008




A I Conferência Municipal da Juventude aconteceu no dia 13 e 15 de março, com a estimativa da organização do evento, coordenado pela Assessoria Especial de Políticas para a Juventude do município, e reuniu mais ede 2000 pessoas durante os dois dias de plenárias.De acordo com a assessora especial de Políticas para a Juventude, Carla Trindade, as inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira, dia 10, no site da Prefeitura de Aracaju.
A assessora lembra que os parâmetros para a Conferência foram constrídos com a participação de membros de grêmios estudantis de diversas escolas, associações de bairro, Organizações Não Governamentais (ONG´s) e entidades como o Diretório Central dos Estudantes (DCE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), entre outros. "A discussão coletiva é fundamental para o sucesso do encontro. Contamos com a participação efetiva do jovem aracajuano", reforçou.
Segundo o governo municipal de Aracaju, a conferência tem o objetivo maior de construir um espaço para que os jovens discutam a realidade em que vivem e ajudem a construir políticas públicas que atendam às reais expectativas deste público.

sábado, março 08, 2008





















Feira Nova recebe congressista do Partido Popular Socialista


O presidente do PPS no Município de Feira Nova, o Secretario de Obra José Carlos ( PAINHO ) recebeu no dia de hoje varias lideranças de partidos na Câmara de vereadores. Em seu discurso enalteceu a presença do Secretario Geral Wellington Mangueira que em seu discurso lembrou do dia em comemoração às mulheres. Presente também o prefeito de Nossa Senhora de Socorro Zé Franco, vereadores do município e lideranças.
Discursando em nome do movimento jovem do PPS o jovem Marcos Filipe ressaltou a importância dos governantes em aplicar politicas publicas voltadas para a juventude, alem de que os políticos de Feira Nova jamais deverão espairecer diante da derrota, mas sim utilizar da mesma para aprender e não cometer o erro duas vezes. Ele finalizou dizendo que : - Nossa ambição em trabalhar, aumenta quando sentimos que muito ainda a por fazer e por saber que o terreno fértil ainda precisa ser semeado, é com este espírito que olhamos para o ano de 2008, quando esperamos poder realizar ainda ações mais abrangentes para o crescimento municipal.

sexta-feira, março 07, 2008











Diretores da Smile Saúde visitam TV Caju



A presença dos Diretores da empresa Smile Saúde Geneci Carvalho ( Diretora Administrativa) e o Sr. Edson Lúcio ( Gerente Regional de Vendas ) na TV Caju deu inicio a uma importante parceria entre a União dos Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe ( UMESE ) e a empresa. Na oportunidade o presidente da UMESE Pastor Arivaldo José deu as boas -vindas aos jovens diretores da empresa e se comprometeu juntamente com a diretoria da UMESE analisarem o conteúdo da proposta de parceria.





























Dia histórico para a Policia Militar de Sergipe
Mais de 350 pessoas lotam Auditório do CDL em Aracaju
O dia 7 de Março de 2008 ficará na história da família militar de Sergipe. Foi nesse dia que no auditório do CDL a união das associações e principalmente a sociedade civil deram as mãos em prol de melhores salários para os bravos militares de Sergipe. Hoje essa classe ocupa o ultimo lugar de piores soldos pagos a um militar no Brasil. Até quando? Será que essa realidade poderá ser mudada? Para o Sargento Heleno e o Sargento Genival ambos da Policia Militar de Alagoas, esse quadro pode sim ser alterado. Segundo eles convidados especiais e palestrantes desse dia histórico em Sergipe, no seu Estado foi mudado. Hoje em Alagoas um policial ganha o equivalente a R$1.600,00 e chegara a Dezembro desse ano a 2.050,00. Sergipe com maior fonte de recursos de que Alagoas um bravo soldado ganha R$ 1.030,00.
Segundo Genival a união da tropa será importante para conseguir atingir os objectivos. “Agente conseguiu tudo na legalidade não pensamos em aquartelamento, sabemos que não é viável e só em ultimo caso quando não há acordo nenhum mais mesmo assim conseguimos dentro da lei esse feito. Hoje a tropa em Alagoas sai para trabalhar satisfeito e valorizado. Este ato em Aracaju não deixa de ser histórico, brigamos em Alagoas e hoje estamos em Sergipe dando nossa contribuição. O Tenente Alexandre vai precisar de todos e de muito apoio, e se ele não tiver esse apoio o processo será muito difícil. Pude constatar a presença de muitos oficiais e praças, médicos e policiais civis onde essa união vai aumentar e acontecerá no Brasil inteiro”. Ressaltou Genival Anastácio Moura. Já o Sargento José Heleno Secretario da Associação dos Subtenente e Sargento dos Militares de Alagoas, ao chegar em Sergipe visitando alguns locais de trabalho foi avisado do esvaziamento de muitas reuniões em prol da classe militar. “Ao chegarmos a Aracaju alguns colegas nus informaram que as pessoas não tinham interesses em participar de reuniões, e mim surpreendeu o numero de pessoas que ocuparam os lugares no auditório do CDL. Cerca de 40 pessoas ficaram em pé , totalizando mais de 300 pessoas presente no encontro. Avaliamos como positivo porque mostra que a classe se uniu entorno de um objetivo comum que é de conseguir um reajusto digno para os companheiros militar. Em termos de vencimentos nos no final do ano estaremos ocupando a 6ª posição no Estado no País à frente de Estados considerados ricos como o Rio de Janeiro. A luta resgatou 88% do poder aquisitivo dos salários dos PMS e Bombeiros. Nos entendemos que essa luta do Tenente Alexandre é viável pois a situação de Sergipe é melhor que o do Estado de Alagoas. Quando o Tenente Alexandre nus convidou, nos fizemos alguns pesquisas no site da Secretaria da Fazenda de Sergipe e detectamos que o Estado estar pronto para consentir o aumento tão esperado pela corporação”. Finalizou Sargento José Heleno. A Associação em Alagoas é presidida pelo Subtenente Leonardo Nicolau.
Na oportunidade o presidente da Associação dos Policias e Bombeiro Militares do Estado de Sergipe Tenente Alexsandro Lino agradeceu a presença dos Militares de Alagoas, Sargento José Heleno e Genival Anastácio, dos Deputados Augusto Bezerra e Venâncio Fonseca do presidente da Associação dos Médicos de Sergipe Dr. José Menezes, do presidente dos Agentes Prisionais , Cláudio Viana, do Sinpol, António Morais, do Sr. Marcos Sales da Casa Civil do Coronel Nilson do Bombeiro do presidente Néime dos cabos e Bombeiro

Assessoria de Comunicação: Cláudio Vascocncelos - claudiomidia@yahoo.com.br ( 9928-1035 )
Tenente Alexsandro Lino - Presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Sergipe. contato 9946-0123












quinta-feira, março 06, 2008




Bloco de oposição se reuni para ganhar as eleições na Barra dos Coqueiros


As eleições na Barra dos Coqueiros ganharam novo rumo. É que depois da pessima administraçao do atual prefeito Airton Martins a oposição se unio e criaram um bloco frente as eleições de 2008.

A frente é composta pelos políticos Dr. Ari PRB, o ex-prefeito Ivan PSDC e a atual vereadora Lanya Ribeiro PTB. Haverá uma pesquisa e aquele que estiver melhor sairá na majoritaria. É esperar para conferir.

segunda-feira, março 03, 2008


DEDA E SUAS ESTRELAS

O apagão virou moda em Sergipe desde o dia em que o governador do Estado, Marcelo Déda, assumiu o governo e nomeou suas estrelas. O apagão no governo Déda está sendo tão forte que até agora nenhuma estrela brilhou, e já faz um ano que a população esta aguardando o governo das mudanças se manifestar. A começar pela Segurança Pública que, segundo o governador, seria uma secretaria do seu crivo pessoal. Pelo que se vê, a população vive em clima de terror e a bandidagem toma conta da cidade. O federal Kércio Pinto ainda não disse para o que veio.O secretário de Estado da Fazenda, Nilson Lima, por sua vez, disse no plenário da Assembléia Legislativa que o governo já economizou mais de 150 milhões de reais. Onde se encontra essa fortuna que não está sendo aplicado nos devidos lugares? É um absurdo ver a Secretaria de Justiça no mesmo patamar que a SSP, com penitenciárias superlotadas e os presos em cárceres de dar nojo, em situação subumana, além das fugas constantes. As delegacias da capital parecem mais chiqueiros e as do interior nem existem. Isso sem falar do comando da polícia, que continua o mesmo da era João. É essa a segurança que Déda prometeu para os sergipanos?
A Secretaria de Educação é uma verdadeira propaganda enganosa. De educação, não tem nada. A saúde é de péssima qualidade. É só chegar no Hospital João Alves e nos postos de saúde para perceber. Já a antiga secretaria da ‘pobreza’, hoje chamada de Inclusão Social, comandada pela turbulenta Ana Lúcia, é um verdadeiro cabide eleitoral, que tem causado racha no PT e muita ciumeira.
E essa é apenas um relato das secretarias mais importantes do governo. Imagine as outras! É esse o governo da mudança? Como todo governo tem a sua ‘imagem’, a Secretaria de Comunicação Social tem na sua coordenação a desconhecida radialista e marketeira Eloísa Galdino, que tem mostrado as verdadeiras ‘facetas’ do governo. Ela não tem o menor talento para tratar a imprensa sergipana.
Em uma das suas poucas entrevistas, a um programa radiofônico, Eloísa disse que o secretário anterior, César Gama, tinha colocado um aparelho eletrônico com senha na Secom do Governo para que só as cartas marcadas tivessem acesso. E agora que tipo de senha os veículos de comunicação têm que usar para serem atendidos pela secretária?
Os boatos que correm nos corredores da própria Secom é que uns dos beneficiários da secretaria é o seu protegido, o apresentador de TV e jornalista Frank Menezes. Por que será? Isso mostra que as mamatas continuam da mesma forma dos governos anteriores. Com a palavra, a secretária Eloísa Galdino que, por sinal, comanda as publicidades de todas as secretarias, impedindo de certa forma que os secretariados escolham os veículos em que queriam anunciar.
Ela diz que só anuncia em veículo que tem audiência. E qual é a audiência que Eloísa tem? Galdino é criticada nos bastidores de todos os meios de comunicação e muitos jornalistas não têm a coragem de dizer a verdade na esperança de receber algumas cotas publicitárias para seus veículos, o que não é o caso desse periódico.
Abra os olhos, governador! Espera-se que Marcelo Déda faça uma limpeza nessas secretarias duvidosas e olhe para a segurança, educação e saúde, princípios básicos para uma vida digna. Assim, pode ser que consiga acabar com esse apagão estadual e com o estrelismo dos seus secretariados. O Estado tem que brilhar com verdadeiras ações que beneficiem a população sergipana. E tenho dito.


Jornalista Vada Reis



Canindeenses comemoram 21 anos de transferência da cidade
Dia Internacional da Mulher estará incluído nas comemorações


Na próxima semana, os moradores da antiga “Canindé de Baixo” comemoram a data de transferência e fundação da nova sede do município, hoje situada a 6 km de distância e a 300 metros acima do seu local original.

A transferência ocorreu em 1987, em razão da construção da Hidro Elétrica de Xingó, que represou as água do rio São Francisco, passando, assim, a oferecer riscos aos antigos ribeirinhos da velha “Canindé de Baixo”, habitada por pescadores, em sua maioria.

Durante os dias 06, 07 e 08 de março, a Prefeitura de Canindé de São Francisco desenvolverá extensa programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, dia 08.

O dia 06 de março, data em que se comemora a transferência da sede municipal, a prefeitura promoverá homenagem em dose dupla, parabenizando as mulheres e festejando a criação da nova Canindé de São Francisco. As comemorações dedicadas às mulheres estão sendo coordenadas pela primeira dama Joana Honorato.

Capim Grosso e Curituba, os mais populosos povoados do município, vão ter programações especiais, incluindo palestras, apresentações musicais e coquetel.


Salário mínimo sobe o dobro da inflaçãoe passa a valer R$ 412 em 1º de março
Governo Federal continua política de valorização dos trabalhadores enquanto Governo Orlandinho em Canindé continua política do arrocho e da desvalorização dos servidores com salários incompatíveis com a renda do Município de Canindé de São Francisco

O salário mínimo brasileiro passa a valer R$ 412,40 a partir do próximo sábado, 1º de março. O reajuste de 8,5% sobre o valor atual (R$ 380) representa o dobro da inflação acumulada pelo IPCA no período (4,1%) e dá continuidade à política de valorização do mínimo adotada pelo governo Lula como um importante instrumento de distribuição de renda e combate às desigualdades. Enquanto o governo Federal utiliza uma política de valorização do salário mínimo e, consequentemente,valorização dos trabalhadores o governo municipal de Canindé de São Francisco, Orlando Porto de Andrade o "Orlandinho", (PDT), continua uma política de desvalorização dos servidores de carreira. Canindé de São Francisco tem hoje uma arrecadação de pouco mais de R$ 5.000.000,00 (Cinco Milhões de Reais) por mês o que dá um montante anual de mais de 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais) por ano e, tem também, o maior PIB do Estado de Sergipe. Os salários dos servidores públicos municipais de Canindé estão entre os piores do Estado de Sergipe se comparado a capacidade orçamentária do município. São salários base R$ 380,00 para nível elementar, R$ 430,00 para servidores de nível médio e R$ 945,00 para servidores de nível superior. "O SINDISERVE-CANINDÉ (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé de São Francisco) tem feito levantamentos das médias salariais de cada categoria e o que constatamos é que as médias são altas e na verdade o que há é uma tremenda desigualdade salarial entre servidores que tem a mesma função, o mesmo cargo e o mesmo tempo de serviço devido a uma politica de gratificação sem nenhum critério, ferindo assim, o princípio da impessoalidade e da moralidade na administração pública". Diz Edmilson Filho, Presidente da Entidade. "Existem outros fatores que justificam a falta de uma política de valorização dos servidores públicos numa cidade tão rica e privilegiada como é Canindé. Um outro fator é a quantidade de comissionados que não trabalham e recebem salários gordissimos por sinal". Diz uma diretora do SINDISERVE-CANINDÉ. "O fato é que o SINDISERVE-CANINDÉ vem reivindicado a muito tempo reajuste salarial que compense as perdas salariais. No ano de 2000 os servidores de nível médio chegaram a ganhar até dois salários minímos e hoje percebemos estes profissionais nível médio tendo uma diferença de R$ 18,00 entre o seu salário e o salário minímo". Diz Rosiene Bezerra Titular Conselho Fiscal do SINDISERVE-CANINDÉ. "Não são pagos, como deveria ser, nem direitos garantidos, como, o pagamento do adicional de insalubridade aos servidores que estão expostos pondo em risco sua saúde no setor de trabalho". Diz Maria do Socorro Auxiliar de Enfermagem A administração pública municipal de Canindé coloca a impossibilidade de reajustar salário devido a Lei de responsabilidade Fiscal, pois, a Folha de Pagamento está no seu limite prudencial. "O que precisamos discutir não é o montante da folha e sim o por que do inchaço da Folha de Pagamento do município" ressalta Edmilson Filho, presidente do SINDISERVE-CANINDÉ e Vice-Presidente da FETAM/SE (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Sergipe). A Folha de Pagamento de Canindé é maior do que a arrecadação de mais de 50% dos municípios de Sergipe, a folha chega a pouco mais de 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais), então aí podemos constatar um alto valor, mas, é preciso saber quem é valorizado com isso. Canindé tem uma população de pouco mais de 22.000 habitantes o que não justifica um número tão alto de Cargos em Comissão. E com esse elevado número de cargos de confiança e contratados leva o serviço público municipal em Canindé a cair na ociosidade. Sem contar que além de desvios de função dos cargos em comissão a administração pública municipal paga Comissionado sem trabalhar. "É necessário moralizar o serviço público para poder atender as necessidades dos servidores públicos municipais de carreira e melhorar a vida do povo da nossa cidade". Diz Edmilson Filho.
Diretoria de Comunicação SINDISERVE-CANINDÉSindicato dos Servidores Públicos do Município de Canindé de São Francisco – SERua Domingos Alves Feitosa, 151 – MutirãoCEP: 49.820-000 – fone: (79) 9996-3729 / (79) 9936-9120E-mail: sindiservecaninde@hotmail.comCanindé de São Francisco – SE "Cruzar os braços em face da opressão é fortalecer o opressor"
Seis presidários de Canindé de São Francisco fogem na madrugada de sábado para domingo


Os individuos cerraram as grades e fugiram. Três policiais davam plantão no momento.
03/03/2008 - 08:19
Seis presos fugiram da Delegacia de Canindé do São Francisco na madrugada de sábado, 1, para domingo, 2. Segundo José Ferreira, funcionário da delegacia, os indivíduos cerraram as grades e fugiram pela parte superior do local, já que não existe telhado ou cobertura. No momento da fuga, três policiais faziam plantão na Delegacia de Canindé.

Dos seis foragidos, dois são provenientes de outros Estados. Um baiano da cidade de Irecê, acusado de porte e recepção de veículo roubado, e outro de Arapiraca, acusado de porte ilegal de arma. Sobre os outros quatro indivíduos, pesam as acusações de roubo a mão armada, porte ilegal de arma e estelionato. A polícia já deu início às buscas, inclusive em cidades vizinhas.
Fonte: infonet

VOCÊ NO MAPA