Páginas

quarta-feira, setembro 21, 2011

O fenômeno da transferência de votos e a eleição para a prefeitura de Caninde de São Francisco





Há um mito em torno da idéia de transferência de votos por lideranças políticas cuja discussão está em voga nesse momento. Uma razão para que o tema esteja na moda é a sucessão de Orlandinho em 2012. Com o quadro atual, a gestao de Orlandinho ostentando altos índices de aprovação, o PSB de Valadares convidou a ex-prefeita Rosa Maria para ser o principal nome de oposdição no municipio. A expectativa é que Orlandinho possa eleger seu sucessor com base em sua incrível capacidade de transferência de votos. O fato de ser uma liderança política carismática reforça essa crença. Dessa forma, mesmo possuindo um bom candidato, a oposição ao poderia morrer na praia, vendo Orlandinho eleger um aliado para sucedê-lo. Um teste atual para a força do fenômeno da transferência de votos aconteceu na eleição para o governo, em que o prefeito Orlandinho elegeu um deputado estadual ( Jeferson Andrade ) dois deputados federais ( Rogerio Crvalho e André Moura ) além de ter implacado seu irmao KaKa Andrade na suplencia ao lado do senador Amorim. Além de ter sido o principal coordenador da campanha de de Marcelo Deda no sertao, onde Caninde de são Francisco deu a maior vitoria proporcinal ao candidato do PT.



Havendo êxito na empreitada, estar comprovado o tal fenômeno da transferência de votos.
Todavia, o que realmente importa para o eleitor é saber se o candidato representa a continuidade administrativa ou a mudança. Como tendência geral, o eleitor deseja continuidade de governos bem avaliados. De outro lado, se o mandatário tem alto índice de rejeição, a tendência é que a eleição seja dominada pelo desejo de mudança. No primeiro caso, o candidato governista tem ampla vantagem. No segundo, a vitória eleitoral é uma tarefa bem mais tranqüila para a oposição. Somente circunstâncias muito especiais podem alterar esse quadro. Essa tendência do eleitorado pode ser verificada na maioria das eleições (seja municipal, estadual ou federal), sendo uma regra. Os casos excepcionais são a exceção que confirmam a regra. Em 2011, caso o governo Orlandinho obtenha os índices de avaliação obtidos hoje, é natural que o eleitor deseje continuidade administrativa. Uma candidatura de oposição – Rosa maria – para ter sucesso deverá preservar o governo Orlandinho, inclusive adotando algumas de suas bandeiras – isto é, dialogar com o eleitorado de Orlandinho. Um candidato do governo terá maior facilidade de associar-se ao governo Orlandinho, e é uma vantagem que não pode ser menosprezada. Porém, o desejo de continuidade não pode ser confundido com transferência de votos.


Em Caninde de São Francisco, o governo municipa têm aprovaçao alta. Nesse caso, a eleição de Canindé é claramente de continuidade administrativa. Significa dizer que o candidato que identificar com maior êxito à administração municipal tem alta chance de sair vitorioso. Assim, a figura do prefeito Orlandinho é muito importante. Quanto mais o candidato de Orlandinho se identificar com ele, maiores serão suas chances de vitória.


Para complicar o cenário em Caninde o candidato de oposição com melhor chance (Rosa Maria) enfrenta a ambição de vários outros pre- candidatos a sucessao de Orlandinho, o que facilita ainda mais a situação.
De todo modo, a importância do fenômeno politico no sertao (Orlandinho Andrade) é respeitado por todo seguimento politico no estado.
Até agora corre nos bastidores, que do lado de Orlandinho estão de prontidão para sua sucessao os seguintes nomes: o Secretario Obra Alberto Vieira, gestor experimentado em outras pastas e que tem hoje seu nome cada vez mais forte junto a familia dos andrade, o vice-prefeito Marcondes Marinho, fiel amigo e detentor de um respeito singular pelo prefeito Orlandinho e que estar no projeto desde o inicio do mandato, Ednaldo da farmacia que tambem foi importante para que Orlandinho implantasse varias mudanças no municipio, o vereador Linduarte Torres , ex-presidente da câmara de vereadores e que é de uma fidelidade impressionante ao prefeito. Outro nome que pode surprender é do jovem Eliel Caetano. Poucos sabem, mais Eliel atua nos bastidores, tem uma forma de fazer politica diferente, muito atencioso e respeitado por todos. É sem duvida uma grata revelação no senario politico. Outro nome é do vereador Pank, é um politico de caracteristica popular. Tem hoje seu nome sitado em qualquer pesquisa eleitoral.


Do lado da oposição o principal nome é Rosa Maria. Sua pre-candidatura ganhou folego quando foi convidada pelo senador Valadares a fazer parte do quadro do PSB. A atitude do senador foi uma resposta ao conselheiro do Tribunal de Contas, Ulices Andrade pela falta de apoio na eleição passada. Com isso Valadares fortalece a candidatura de Rosa Maria e subira no palanque em 2011.


Sobre a pre- candidatura do deputado federal Heleno é natural sua posição. Lembramos que na eleição de 2008 ele tambem foi candidato, lancando sua candidatura e realizando algumas caminhadas pelas ruas de Caninde. Ele como outros pre-candidatos retrocederam em nome da governabilidade. Na minha opiniao sua atitude é para fortalecer o partido no estado e ter participação no futuro governo indicando alguns membros do partido. Tenha uma certeza, Pastor Heleno não pode ser substimado já provou isso.
Mais uma vez reafirmamos, a eleição de KaKa Andrade na suplencia do senador Amorim abriu novos horizontes para a regiao, e não se engane, KaKa andrade poderá assumir o senado em 2012.

4 comentários:

Anônimo disse...

SERÁ QUE BETO VIEIRA E LINDUARTE É ISSO MESMO QUE VOCES ESTÃO DIZENDO, NAS RUAS DIZEM BEM AO CONTRARIO.

Anônimo disse...

mim desculpe jornalista, mas vc está bem por fora da politica de canindé viu, sinceramente vc naum sabe nada do está passando. 1- orlandinho nas ultima eleição de governo teve uma queda muito grande de votos, a prova é propoção dos votos de ulices 2006 e de jerferson 2010. 2- vc citar os nomes de Beto vieira,eliel e linduarte vc está de brincadeira com o povo de canindé. 3- o nome menos ruim q o prefeito tem hoje em canindé é o de marcondes marinho. 4- pank candidato de orlandinho? depois das eleições da camara, duvido muito. 5- Rosa Maria nem sabe se pode ser candidata ou não, oq parece q não. 6- canindé hoje só se fala em quatro nomes para prefeito em canindé, LUCIANO GALINDO, JUAREZ DE VAVÁ,MARCONDES MARINHO E PANK exatamente nessa sequencia.

Anônimo disse...

muito tendencioso, um verdadeiro jornalista não expõe sua opinião particular.
Condiciona sim, o leitor a enveredar-se sobre sua posição, não pela indução

Anônimo disse...

O candidato será alguém de confiança, trabalhador, pois a cidade que mais cresce em Sergipe não pode parar!! Feliz Natal. E um 2012 de Vitórias!!!

VOCÊ NO MAPA