Páginas

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Visita do prefeito Orlandinho ao presidente da Chesf causa repercussão positiva



A visita a sede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), localizada no Recife (PE), ocorreu na última quarta-feira (16/02). Orlandinho estava acompanhado do Governador Marcelo Déda, principal intermediário e porta-voz dos anseios de Canindé em relação à Chesf.

Na comitiva sergipana, além do governador de Sergipe, estava o secretário de Estado do Planejamento, Oliveira Júnior; o comandante do Corpo de Bombeiro de Sergipe, coronel Nailson Santos; o deputado estadual Jefferson Andrade e o secretário municipal de Gestão e Meio Ambiente, Kaká Andrade, que também é suplente do senador Eduardo Amorim.

Conforme relatou o prefeito Orlandinho, em entrevista concedida na última quinta-feira (17/02) a Rádio Xingó FM, durante o programa A Hora da Notícia, do jornalista Renê Alves, a participação do governador Marcelo Déda foi indispensável. Segundo Orlandinho, o governador, muito simpático e educado, apresentou a Dilton da Conti, presidente da Chesf, uma série de justas e necessárias reivindicações a companhia. Déda conseguiu explicar ao presidente da Estatal, de maneira convincente, que ações e parcerias envolvendo a Chesf, o estado de Sergipe e o município de Canindé, devem ser consolidadas urgentemente. Em outras palavras, disse Orlandinho, "A Chesf precisa mostrar mais a cara para os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Exceção é o estado de Pernambuco, único a ser beneficiado por programas e projetos da companhia hidrelétrica".

Para o prefeito Orlandinho Andrade, os benefícios da visita são inúmeros. "Conseguimos fazer com que a Chesf voltasse a atuar na região de Xingó. A partir de maio, ou junho deste ano, será inaugurado em nosso município um Agrupamento do Corpo de Bombeiros de Sergipe, significando mais segurança para a região. A Chesf entra com equipamentos, duas viaturas de combate a incêndios e duas ambulâncias. A prefeitura construirá o prédio que abrigará a guarnição, ao estado caberá fornecer os bombeiros e demais equipamentos", informou o prefeito Orlandinho. Nesta terça-feira (22/02), disse Orlandinho, o diretor administrativo da Chesf, Pedro Alcântara, vem a Canindé de São Francisco para dar continuidade ao entrosamento entre as instituições envolvidas.

Para o governador Marcelo Déda, a visita foi o começo de um bom relacionamento, o início de um novo pensar sobre a região. Na Agência de Notícias do governo do estado consta as seguintes declarações do governador: "Esta foi uma reunião muito produtiva, pois tivemos a oportunidade de travar um diálogo de conteúdo com a diretoria da companhia, a respeito do seu papel estratégico no nordeste brasileiro", avaliou o governador Marcelo Déda, ao final do encontro. Noutro trecho da matéria, "Debatemos sobre a importância da energia, não apenas voltada ao processo de industrialização e expansão da economia, mas também da inclusão social, a partir dos números positivos do programa ‘Luz para Todos' aqui na região", lembrou o governador. Outra declaração de Déda: "Canindé, como é a sede da usina de Xingó, tem uma série de temas que precisam da interlocução frequente com a Chesf. Um dos temas tratados tem a ver, sobretudo, com os imóveis e terrenos pertencentes à companhia que precisam de uma série de providências mútuas com a prefeitura para regularizar sua propriedade, visto que alguns deles são ocupados por órgãos e edifícios da prefeitura municipal", destacou Déda.

Segundo o prefeito Orlandinho, debateram-se assuntos diferentes sobre uma série de investimentos que a Chesf pode fazer em conjunto com o município de Canindé de São Francisco. "Discutimos sobre a implantação da Universidade Aberta, do Centro de Recepção ao Turista, da criação do Aeroporto, enfim, debatemos como, a partir de agora, a Chesf se fará presente em nossa região, incluindo os demais municípios da região Xingó", declarou Orlandinho Andrade.
"Às vésperas de uma reunião que teremos com a presidenta Dilma Rousseff, onde o nordeste inteiro estará reunido em Aracaju na próxima segunda-feira, 21, discutindo o futuro da região, para mim foi muito proveitoso conhecer a forma como a Chesf tem trabalhado na região e fora dela. Ficou claro que, não obstante à nova configuração do sistema, e à relação da Chesf com a Eletrobras, a companhia mantém o ‘DNA' nordestino tendo como alicerce da sua atuação aquilo que foi a razão da sua criação: oferecer a base, do ponto de vista da energia, para o desenvolvimento econômico e social", disse Déda em entrevista exibida no site do governo.

"Finalmente, após seis anos, conseguimos, com a força do governador Marcelo Déda, abrir as comportas de uma das mais importantes empresas do Brasil, e do sertão nordestino, uma das poucas instituições da administração federal que ainda destoava do discurso do governo do ex-presidente Lula, um governo democrático, transparente e "para todos", conforme revelava o slogan oficial", declarou o secretario de Gestão e meio Ambiente de Canindé de São Francisco, o engenheiro químico e também químico industrial Kaká Andrade, suplente do senador Eduardo Amorim e um dos interlocutores do encontro.

Para Kaká Andrade, a visita não serviu apenas para reivindicar, mas, acima de tudo, sensibilizar a direção da companhia, que se comprometeu a reabrir os olhos para o semi-árido sergipano e alagoano. "No próprio estatuto da Chesf, a responsabilidade social com a população dos municípios da região Xingó é uma prioridade. Com a parceria da Chesf, o prefeito Orlandinho Andrade vai ampliar, potencializar ainda mais a rede de proteção social instalada em Canindé de São Francisco durante a nossa gestão", enfatizou o secretário, citando alguns dos projetos patrocinados pela prefeitura de Canindé de São Francisco. "Temos a Casa da Criança Cidadã, um programa permanente de proteção as crianças vulneráveis, com aulas de música, capoeira, artesanato, atividades lúdicas educativas e recreativas; mantemos a Casa da Melhor Idade, dedicada aos cidadãos mais idosos; Criamos um belíssimo projeto de Inclusão Social para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais; Temos o Centro de Referência Social (CRAS), um dos primeiros a ser implantado no interior sergipano; implantamos o Centro de referência Especializada de Assistência Social, o CREAS; desenvolvemos um programa municipal de renda mínima para quase 3 mil famílias, uma bolsa mensal de R$ 100; enfim, somos o município que mais se desenvolve no alto sertão sergipanos e, sem sombra de dúvidas, o que mais investe no Social, pois queremos proporcionar crescimento com qualidade de vida para os nossos munícipes", explicou Kaká.

O prefeito Orlandinho endossa a posição do secretário e completa: "Quando a Chesf chegou aqui viviam cinco mil pessoas em Canindé, hoje somos quase 30 mil. A construção da hidrelétrica atraiu milhares de pessoas e famílias para a região, no entanto, após a conclusão da Usina de Xingó, encerrou-se também o relacionamento institucional da Chesf com a comunidade. Nos últimos seis anos, conseguimos diminuir o déficit social que, quando assumimos, encontramos no município. Mesmo sem o apoio desta empresa, conseguimos criar, com recursos próprios, uma rede de proteção social destinada a todos da comunidade. Entretanto, prefeitura e sociedade enfrentam o pior dos inimigos, o mais desgraçado de todos, o crack, a pior das drogas. Prefeitura, governos estadual, federal, sociedade

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA