Páginas

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Heleno defende que grupo de Amorim lance candidato à Prefeitura de Aracaju



"A eleição em Aracaju está aberta. Se nosso grupo vacilar corremos risco de perder", diz o deputado


Por Raissa Cruz


De volta à Câmara Federal, o deputado Heleno Silva retoma seu trabalho em prol do sertão sergipano. O deputado afirmou nesta entrevista que está buscando junto ao Ministério da Integração Nacional ações para que o canal de Xingó irrigue aquela região. Como presidente de honra do PRB/SE e participante do grupo liderado pelo empresário Edvan Amorim (PR), Heleno diz também aqui que "a eleição para prefeito em Aracaju está aberta", e se seu agrupamento "vacilar", corre o risco de perder a oportunidade de lançar um candidato. Para Heleno, o grupo precisa também estar preparado para encarar a tentativa de volta do grupo do ex-governador João Alves Filho (DEM) à prefeitura da capital. "A oposição mostrou que reacendeu. O DEM mostrou que teve força em Aracaju, nas últimas eleições", destacou Heleno. O deputado fala ainda do interesse do seu partido em fazer prefeitos e vereadores em 2012 e da sua perspectiva para o mandato que já se inicia com o trabalho na Frente Parlamentar Evangélica.

Universo Político.com - Qual será a prioridade deste seu mandato? E qual projeto já planeja apresentar?
Heleno Silva - Vou retomar a minha luta pelo homem do campo e apoiar a Presidenta Dilma nos projetos de combate a fome e a pobreza. Entendo que o grande desafio da Câmara Federal é contribuir com as famílias brasileiras, principalmente no combate as drogas.

UP - O senhor liderará a Frente Parlamentar Evangélica. Já tem em mente quais projetos pretende defender nessa Frente?
H.S. - Faço parte da Frente Parlamentar Evangélica, estaremos na Câmara Federal sendo contra projetos que afrontam a família cristã brasileira. Já tivemos nossa primeira reunião e preparamos a nossa estratégia de trabalho.

UP - O projeto da cartilha contra a homofobia foi desaprovado por muitos parlamentares evangélicos. Qual a sua posição a respeito?
H.S. - É um desrespeito com as famílias brasileiras. O material gráfico da cartilha é totalmente fora dos padrões educativos às crianças e nós parlamentares iremos exigir que cada deputado tenha acesso ao material de divulgação contra a homofobia.

UP - Como homem que atua muito no sertão, para o senhor, há políticas públicas suficientes para benfeitoria do sertão sergipano? O governo Déda, por exemplo, tem atendido as expectativas dessa região?
H.S. - No Governo Lula o sertão avançou muito na qualidade de vida do nosso povo, programas como Bolsa Família, PRONAF, Garantia Safra, PAA, influenciaram muito para que o povo do sertão tivesse uma melhor qualidade de vida. Quanto ao Governador Marcelo Déda tem usado alguns instrumentos do Estado para dar sua contribuição, como exemplo, temos o microcrédito, apoiando as atividades produtivas.

UP - Algumas cidades declaram recentemente estado de emergência por conta da seca no sertão. Provavelmente, já estava previsto que isso aconteceria, tanto é que o prefeito de Poço Redondo, Frei Enoque, constantemente cobrava mecanismo além dos carros-pipas. O que o senhor pode fazer como parlamentar para evitar que o sertão continue a padecer com a falta de providências mais eficazes?
H.S. - Já estive com o Ministro da Integração Nacional e falei para ele das dificuldades enfrentadas pelo nosso povo sertanejo. A redenção do sertão é o canal Xingó que irá irrigar milhares de hectares de terra, trazendo com isso prosperidade para a nossa região transformando aquele lugar seco e árido em um celeiro produtor de alimentos.

UP - Como presidente de honra do PRB, o senhor afirma que está na lista de prioridades do PRB de Sergipe conquistar prefeituras em 2012? Em quais Municípios?
H.S. - Sim. Nosso partido irá crescer, nossa marca é o trabalho, queremos candidatos a prefeitos no nosso partido comprometido com o desenvolvimento municipal. Estamos em fase de filiação dos pré-candidatos a vereador e a prefeito na capital e no interior. Exemplo disso se verifica na cidade de Aracaju, onde estamos preparando um grupo de pré-candidatos capazes de elegerem três vereadores.

UP - Continua apostando no nome do ex-deputado pastor Mardoqueu para a prefeitura de Monte Alegre?
H.S. - O ex- deputado Mardoqueu é um nome muito bom, especificamente em Monte Alegre, o nome dele apareceu pela vontade popular. Vamos avaliar as condições políticas no momento do pleito e tenho certeza, se Mardoqueu for prefeito em Monte Alegre será o melhor para a história daquela cidade.

UP - Como atual aliado do governo Déda, o partido hesitará em fazer outras alianças para garantir bons quadros para disputar as prefeituras?
H.S. - A eleição de 2012 será uma prévia de 2014, cada partido pretende sair fortalecido com o maior número de prefeitos e vereadores. No que diz respeito às alianças cada diretório municipal será livre para compor com o grupo que melhor traga ganhos políticos a nossa agremiação.
UP - O senhor acha que o grupo liderado pelo empresário Edvan Amorim (PR), do qual o PRB participa, deveria lançar um nome para disputa na capital? Se o pleito fosse hoje, para o senhor, quem do grupo deveria estar concorrendo em Aracaju?
H.S. - A eleição para prefeito em Aracaju está aberta. Se o nosso grupo vacilar corremos o sério risco de perder. Entendo que cada partido que tiver o nome competitivo politicamente deve lançá-lo candidato. Em um eventual segundo turno nos encontraremos.

UP - O senhor acredita, então, que o grupo tem condições de lançar um nome em Aracaju independente da orientação do governador Marcelo Déda?
H. S. - Eu acho que tem que ser uma decisão amadurecida dentro do bloco político dos partidos que compõem o bloco de apoio ao governador. Você não pode em um ano e meio antes das convenções prever as conjecturas, agora entendo que no projeto dos partidos que estão com Déda há o interesse de lançar candidatos. Claro que nada acontecerá sem que tenha o aval político do governador que foi legitimado nas últimas eleições.

UP - Quando o senhor fala em "vacilar" e "correr o risco de perder" o senhor está fazendo menção à possibilidade de uma volta à prefeitura do governo João Alves Filho (DEM) - um dos nomes mais competitivos da oposição?
H.S. - A oposição mostrou que reacendeu. O DEM mostrou que teve força em Aracaju nas últimas eleições, e isso é público e notório. Então em política você não pode retirar das discussões coisas assim. O partido mostrou que tem potencial. Não sei bem, mas devem até ter outros candidatos. Mas eu não me preocupo com eles. Eu acho é que nosso grupo tem é que continuar trabalhando.

UP - Porque Amorim disse que não tinha carta branca para negociar em nome do PRB os espaços nas Secretarias? No caso, o PRB, e mais precisamente Heleno Silva, está ou não está com Amorim?
H.S. - Olha, Amorim é um grande aliado, que teve uma importância na minha campanha. Fazemos parte do grupo de partidos liderados por ele, mas como líder maior do meu partido, eu não abro mão de discutir os espaços do nosso partido, quer sejam grandes, quer sejam pequenos os espaços.

universo politico

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA