Páginas

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Povoado Rio Fundo 3 abandonado pelo Poder Publico.

Estancia
Povoado Rio Fundo 3 abandonado pelo Poder Publico.
Moradores convivem com a falta de agua, energia, infraestrutura e médicos na unidade de saúde.
Localizado no município de Estancia, o povoado Rio Fundo 3 é considerado um dos maiores da região. Com quase 500 famílias, a região sofre pelo abandono dos setores públicos locais.
É comum ver varias donas de casa levantar-se cedinho para encher baldes e vasilhames de agua. Os constantes problemas da falta de agua no povoado Rio Fundo, decorrer de problemas envolvendo a Associação do Povoado, antigos gestores da prefeitura , passando pelo Ministério Publico do município. “Não tenho condição de abrir um poço artesiano e para não morrer de cedo recorro ao meu vizinho que divide o dele com a minha família”, relata à moradora. Não temos opções. O jeito é armazenar agua em casa mesmo. Precisamos cozinhar lavar roupas e tomar banho, lamenta dona Maria.
O agricultor Jose (nome fictício) conta que mora a 20 anos no povoado e entra prefeito sai prefeito e nada faz pelo povoado. “Na politica chega vários candidatos a vereador, a prefeito todos prometendo colocar agua, passou a eleição eles desaparecem”. Fala indignado o agricultor.

Saúde - Mais não é só a falta de agua que incomoda a população. Faltam médicos. Segundo os moradores, o atendimento de um profissional da saúde no povoado é feito apenas uma vez por mês. De acordo com uma das moradoras do povoado as mulheres gestantes tem carência de um pré-natal, muitas recorrem a parentes em Aracaju ou em outros municípios. No Rio Fundo é aguardada a inauguração de uma Clinica da Família que ao que parece só vai ser entregue ano que vem, não tem previsão de ser entregue.

Infraestrutura – O povoado é carente de uma praça, de uma quadra poliesportiva e as estradas de acesso ao povoado são precárias. Quando chove alaga tudo não tem saneamento básico. É comum ver as crianças com problemas respiratórios e de pele por causa da poeira.

Energia Elétrica – uma concessionaria responsável pela distribuição da energia no município é alvo quase que diariamente de reclamações por parte dos moradores não só do povoados Rio Fundo mais também de por parte de outros povoados, pela falta de energia e manutenção de lâmpadas nos postes. No Rio Fundo 3 é uma vergonha. Quase 70% dos postes não tem lâmpadas. Para o Sr. Ze Raimundo ex-presidente da Associação na rua dele a muito tempo a empresa não repõem lâmpadas e a noite para os moradores transitarem só com lanternas.

Dignidade – a nossa reportagem percorrendo a comunidade constatou que os moradores não pedem o impossível. Eles pedem dignidade.

Claudio Vasconcelos Jornalista e estudante do curso de Bacharelado em Direito

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA