Páginas

terça-feira, agosto 30, 2011

O adeus a Zé Motorista: Ex-presidente da Câmara Municipal e Ex-prefeito por nove dias de Canindé de São Francisco


O adeus a Zé Motorista: Ex-presidente da Câmara Municipal e Ex-prefeito por nove dias de Canindé de São Francisco

Posse de Zé Motorista para Prefeito Municipal de Canindé de São Francisco



Canindé de São Francisco/SE - Recentemente Canindé de São Francisco perdeu um dos homens políticos que escreveu o seu nome na história por ser peça chave no processo de cassação que culminou na deposição da prefeita na época chamada Hortência Carvalho. Esse homem era José Caetano Sobrinho, também conhecido por “Zé Motorista”, e foi vítima de ataque cardíaco fulminante.
Adeval Marques

Zé Motorista sucedeu a Ademar Teles como presidente por ocasião do falecimento deste. Sendo vereador pela primeira e também única vez, teve uma missão muito importante e para a época, alguns diziam ser perigosa. Esse momento trata-se da cassação da prefeita Hortência Carvalho que foi Vice-prefeita de Delmiro de Miranda Britto onde ela assumiu por consequência da morte deste.

A tomada de decisão pelo Legislativo Municipal contrariaria o gosto do grupo de Jorge Luiz que na época era muito forte. Mesmo diante da situação delicada do momento, onde pressões vindas de extremos, animosidades, bravatas, conversas de tons e posições exageradas, além de “acertos” que eram emitidos a ele, a decisão de cassação foi submetida aos Parlamentares que votaram pela cassação de Hortência Carvalho. Ele estava convicto do seu dever de homem publico.

A cassação se deu de forma nervosa e no mesmo ato o advogado Adeval Tenório empossou a Zé Motorista como prefeito e seu mandato durou apenas nove dias e esse pequeno tempo foi devido ao erro do advogado.

Se José Caetano estivesse titubeado em vacilo, no momento da cassação, o rumo da história poderia ser outro e seu nome não teria o respeito que alcançou e ficaria escrito de forma covarde. Zé motorista era um homem de postura e convicções fortes. Sério e de bem, a sociedade soube lhe retribuir o respeito que conquistou para si.

José Caetano Sobrinho, conhecido como “Zé Motorista” foi vitima de um ataque fulminante de parada cardíaca e não resistindo teve a vida levada ainda com a idade de sessenta e nove anos. Ele era hipertenso e fazia uso constante de medicação para manter o ritmo cardíaco natural e precisava manter os horários dos remédios, ao despercebesse dessa prerrogativa foi vitimado e assim se foi, deixando um legado político que não maculou a sua imagem de homem de bem.

Na lembrança dos que o conheceram ficou a imagem do homem de bem, amigo fiel e de paz. Sua reputação de austeridade lhe creditaram todos os bons adjetivos ou qualificativos. Pai de família ele deixou seis filhos e tinha sessenta e nove anos quando se foi em relação aos amigos creio que deixou mais de um milhão, pois para cada um que conhecia se multiplicava por três.

A Câmara Municipal de Canindé de São Francisco autorizou que o corpo fosse velado no plenário da casa. Um verdadeiro aglomerado de pessoas estavam presentes onde podia-se perceber políticos, religiosos, cidadãos comuns, comerciantes e empresários, mulheres, crianças vindas de vários lugares vieram prestigiar ao ultimo momento a Zé Motorista. Foi sepultado no cemitério municipal de Canindé de São Francisco próximo ao tumulo do Ex-prefeito Jorge Luiz Carvalho e outras figuras locais.

Na foto: Adeval Tenório (Advogado), Valdir Cardos (Contador da Câmara Municipal na época), Everaldo Mariano (Vereador e amigo na (época) e José Caetano Sobrinho. Nesse tempo, segundo Everaldo Mariano, um vereador ganhava por 160 votos.

Fica registrado em nosso espaço a pequena homenagem ao amigo José Caetano Sobrinho.

Agradecimentos a Everaldo Mariano pelas fotos e informações.



fonte revistacaninde.blogspot.com

adeval marques

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA