Páginas

sexta-feira, maio 01, 2009

Câmara discute problemas dos aposentados do país


Escrito por Fernando Pereira

Na tribuna livre da Câmara Municipal de Aracaju, espaço reservado à participação popular, os vereadores de Aracaju receberam o senhor José Salomé dos Santos, representante do Sindicato dos Aposentados de Sergipe, na manhã de segunda-feira, 27/4.
Diretor Estadual de Assuntos Previdenciários, José Salomé ocupou o espaço para discutir assuntos referentes às dificuldades enfrentadas por todos os aposentados do país e os projetos que foram aprovados no Senado e que ora tramitam na Câmara Federal.
Iniciando a palestra, José Salomé pediu apoio aos vereadores, solicitando que fosse feita uma carta para ser endereçada aos parlamentares sergipanos no Congresso Nacional, para que lutem na busca da aprovação dos projetos 4.434/08, que repõe de forma escalonada e individual, em 5 anos as perdas sofridas nos benefícios , ao longo dos últimos dez anos; 01/07, que estende às aposentadorias e pensões o mesmo índice de reajuste concedido ao salário mínimo, e o 3.239/08, que extingue o fator previdenciário que reduz o valor da aposentadoria em até 40%.
Na avaliação do palestrante com a aprovação destes projetos, serão beneficiados mais de 9 milhões de aposentados e em consequência, cerca de 30 milhões de pessoas que compõe as suas famílias.
O vereador Valdir Santos (PTdoB), reconheceu a importância do tema e lamentou que grande parte dos aposentados deste país, tenha que continuar trabalhando, pois o valor recebido da aposentadoria não lhes oferece as condições necessárias para sustentar as suas famílias. "Por conta disso, mesmo após trabalhar tantos anos, estes brasileiros continuam passando muitas necessidades", frisou.
O vereador Nitinho (DEM) garantiu ao palestrante que a Câmara, com certeza irá providenciar esta carta por ele solicitada e que todos os vereadores a estarão assinando, pois todos entendem que este segmento da sociedade merece ser tratado com respeito.
Danilo Segundo (PSB) destacou a importância da organização da sociedade na busca por uma melhor condição de vida. Ele garantiu que mesmo com todas as falhas oriundas da burocracia existente no país, a previdência brasileira ainda é a melhor e mais eficiente do mundo. Segundo acredita que este tema deve ser discutido com muita atenção, pois como filho de aposentados, sabe muito bem as dificuldades que este segmento vem enfrentando.
Emmanuel Nascimento (PT) parabenizou o palestrante e disse reconhecer que os aposentados realmente passam por momentos de dificuldades, mas, é organizando-se e lutando pelos seus ideais, que a sociedade consegue avanços significativos. Sobre a presença do representante do Sindicato dos Aposentados no plenário da Câmara Municipal, Nascimento afirmou que a Casa é do povo e que as portas estão abertas não apenas para este, mas para todos, pois o objetivo maior é fortalecer o Legislativo, pois sem ele não será possível se exercer a democracia.
O vereador Emerson Ferreira (PT) parabenizou o palestrante pela organização e a luta pelos seus direitos e disse que este é o caminho. O parlamentar chamou a atenção dos trabalhadores de hoje para que entendam este movimento, pois com certeza serão os aposentados de amanhã. "Sem a busca por melhores condições, os jovens estarão vivendo o daqui a alguns anos, o que os aposentados de hoje vivenciam. Ou seja, serão usados pelo sistema e em seguida serão descartados, como se nada tenham representado".
O parlamentar Moritos Matos (PDT) destacou a importância do tema em debate e disse entender que é justa a reivindicação da categoria na busca por melhores condições de vida, além de lamentar que estas pessoas trabalhem e contribuam por mais de trinta anos e quando consegue se aposentar ainda tenham que continuar trabalhando para conseguir manter as suas famílias.
A vereadora Rosangela Santana (PT) disse que o fator previdenciário é o grande problema a ser discutido, haja vista que o mesmo vem reduzindo substancialmente o valor das aposentadorias. Outra providência que segundo a vereadora merece um amplo debate é o fato de termos no Brasil aposentadorias distintas, como por exemplo: a aposentadoria do serviço público, quando o servidor se aposenta com todos os seus direitos garantidos, ou seja com 100% dos seus vencimentos e a aposentadoria do setor privado, onde a aposentado perde 40% do valor que recebia na ocasião que conquistou o benefício. O salário mínimo também deve ser discutido com mais profundidade, pois existem distorções que merecem ser mais esclarecida para a nossa população.
Jailton Santana (PSC) afirmou que reconhece as dificuldades enfrentadas pelos aposentados, externou o seu apoio à categoria e disse que neste país o único aposentado que vive bem é o presidente da República, pois a grande maioria tem que trabalhar para sobreviver.
O vereador Juvêncio Oliveira (DEM) lamentou que as autoridades brasileiras nunca tenham atentado para este grave problema enfrentado pelos aposentados, quando grande parte se aposenta com oito ou 10 salários e com o passar dos anos, este valor vai sendo reduzido de forma drástica, porque não acompanha a inflação e porque na hora de reajustar o salário mínimo, os responsáveis pelo sistema econômico do país, apresenta sempre a desculpa de que se reajustar as aposentadorias no mesmo índice, estarão quebrando a Previdência.

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA