Páginas

terça-feira, agosto 10, 2010

Diógenes Brayner

Diógenes Brayner

Não se tratava de nenhuma novidade o apoio do prefeito de Lagarto, Manuel Messias Sukita (PSB), ao deputado federal Albano Franco, candidato independente ao Senado Federal. É fato que a inauguração do comitê do prefeito foi adiado de sábado – 31 de julho – para 07 de agosto (sábado passado), porque ainda não havia sido definida as bases do entendimento com Albano. A semana que o ilustrado prefeito pediu para pensar, não foi em outra coisa, mas exatamente nesses pormenores da última conversa para fechar questão. O governador Marcelo Déda sabia disso, assim como tinha conhecimento em Nossa Senhora da Glória, em Socorro e em tantos outros municípios que o prefeito apóia um ou outro candidato. O xis da questão não foi o apoio de Sukita a Albano, mas a presença dele em Lagarto para, provavelmente, subir ao palanque e, se possível, discursar.

Lógico que isso não ficava bem. Seria um equívoco imaginar que Marcelo Déda (PT), que apóia Dilmar Rousseff a presidente da República, estaria em um palanque ao lado de Albano Franco (PSDB), que apóia José Serra. É compreensível a questão de Sukita em seu município. O PSC, que tem como candidato ao Senado o deputado Eduardo Amorim, é a sigla que acomoda todos os seus adversários, os quais, segundo ele, também não votam em Valadares para o Senado Federal... e nem em Déda. O senador Valadares teve a postura correta ao retornar com o governador a Aracaju e evitar a inauguração do palanque, porque entendeu que o governador lidera uma chapa majoritária definida e não pode se deixar acompanhar por quem não a integra. O momento para o anuncio de Sukita a Albano Franco não foi adequado. O prefeito poderia ter esperado outra ocasião para fazê-lo. Evitaria todo esse mal estar que terminou sendo o assunto político do momento.

E a repercussão não foi boa.

O caso de Capela – onde há uma divisão clara de tendências – é o mesmo que acontece em vários outros municípios em que, nas eleições de 2008, PSB e PSC não estiveram unidos, independente de hoje comporem coligação majoritária estadual. A realidade das eleições em cada cidade é outra bem diferente do que se imagina em Aracaju, onde os grupos não são tão radicalmente divididos. Além disso, a presença do deputado federal Albano Franco, praticamente como franco atirador, provocou uma certa confusão no eleitorado, a ponto de aguçar certas divergências que não estavam tão expostas. Desde cedo que Franco declarou que não seria candidato para perder. Teve quem não acreditasse nisso e cometeu o equívoco de não dar importância, imaginando que tudo estava bem dividido. Está provado que não é assim...

Taticamente o candidato tucano atua como nunca o fez. Dispensou companhias e partiu a busca do segundo voto. Não atrapalhou ninguém. Usando o slogan do candidato verde ao Senado, ator Antônio Leite, não procurou saber quem era o primeiro, quis ser o outro e está conseguindo. Isso sem esquecer o deputado federal José Carlos Machado (DEM), que está no páreo e acredita que alcançará seus objetivos, através da transferência de votos, que naturalmente deve acontecer em sua campanha ao lado do governador João Alves Filho. Em Estância, por exemplo, o prefeito Ivan Leite (PSDB) apóia Marcelo Déda, e o seu primeiro candidato a senador é também o tucano Albano Franco. E assim está sendo em Itabaiana, em Propriá, onde o prefeito é do PT, e em tantas outras cidades que as lideranças votam em Amorim ou Valadares.

Na realidade, o que faltou aos candidatos ao Senado na chapa petista é que não se procurou o entendimento, a fidelidade, a busca pela unidade para que os majoritários fossem eleitos por completo. Neste momento, vive-se uma divisão que, de alguma forma, não favorece à coligação como um todo.

IBOPE

O Ibope vai realizar três pesquisas em Sergipe pela Rede Globo de Televisão, divulgadas e pagas pela afiliada TV-Sergipe.

Datas definidas: 25 de agosto, 16 de setembro e 02 de outubro.

VALADARES

Em entrevista à radio comunitária Boca da Mata, de Glória, o senador Valadares (PSB) explicou por que disse que estava chateado e seria candidato independente.

“Nesta eleição prevalece o interesse pessoal do candidato”, disse.

ALIANÇA

Valadares disse que nessa eleição, apesar de uma aliança com 10 partidos, “com raras exceções, as legendas não estão cumprindo o que foi acordado em convenção”.

“Basta colocar o mapa e ver o que ocorrer em alguns municípios”, disse.

NORMAL

Os candidatos a senador Eduardo Amorim (PSC) e Valadares (PSB) participaram da carreata realizada na Barra dos Coqueiros domingo passado.

Os dois se cumprimentaram e conversaram rapidamente.

EDUARDO

O candidato ao Senado Eduardo Amorim disse que o desejo do prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita de votar em Albano Franco (PSDB) para o Senado, “não é de agora”.

“Ele não precisa encontrar amuletos para justificar sua posição”, disse.

NORMAL

O deputado federal Albano Franco (PSDB), candidato independente ao Senado, disse que acha normal o governador Marcelo Déda (PT) não subir com ele nos palanques.

“Acho que ele deve ficar com os candidatos de sua chapa majoritária”, disse.

ELOGIOS

De qualquer forma, Albano elogiou a posição do prefeito de Capela, Manuel Sukita, de segurar o apoio “à minha candidatura”.

“O pessoal tem que entender que sou candidato independente”, lembrou Albano.

ESTÂNCIA

Em Estância, o prefeito Ivan Leite (PSDB) apóia abertamente a candidatura de Marcelo Déda a governador, e não participou da carreata ao lado de Déda em seu município.

Foi em outro carro acompanhado de Albano Franco.

VERDES

Antônio Leite, candidato ao Senado pelo Partido Verde, diz que é candidato independente e que apóia Eduardo Amorim para senador.

- A coligação com o PV foi um passo errado”, diz.

RODOVIA

João Alves Filho, candidato do DEM a governador, disse que dia 31 de março vai inaugurar a rodovia que liga Estância a Umbaúba que terá o nome do pai dele, Jorge Leite.

Claro, caso seja eleito ao Governo do Estado em outubro.

FEDERAL

André Moura, Rogério Carvalho, Valadares Filho, Almeida Lima e Heleno Silva – não nessa ordem – são os nomes mais certos para elegerem-se a federal.

Laércio Oliveira, Fábio Reis, Iran Barbosa e Marcio Macedo ainda disputam...

SUSANA

A deputada Susana Azevedo (PSC) disse ontem que nem o senador Valadares (PSB) e nem o deputado Eduardo Amorim (PSC) têm culpa da ascensão de Albano Franco (PSDB).

Segundo ela, Albano foi atrás do segundo voto em todos os municípios.

TELEVISÃO

Na visão de lideranças políticas, as eleições majoritárias começam a mostrar novo cenário a partir dos programas de televisão que começam na próxima terça-feira.

Isso acontece já nos primeiros 15 programas.

INTERIOR

O maior problema do programa eleitoral é que as emissoras de TV chegam muito pouco ao interior, cuja maioria dos habitantes usa antena parabólica.

O programa atinge mais a grande Aracaju.

ABORDAGEM

Pelo menos dois vereadores de Maruim trocaram o apoio a deputado federal. É que ficaram indignados com a abordagem feita e o desprezo pós-contato.

- Nós também precisamos de “carinho”, disse um deles.

Notas

A três meses da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, que será o maior já ocorrido, com 4,6 milhões de inscritos, o contrato com as empresas que organizarão a prova ainda não foi assinado.

Sem o acordo formal, Cespe/UnB e Fundação Cesgranrio - que aplicarão o exame - não podem iniciar nenhuma atividade, como a contratação de fiscais e examinadores.

0x0

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, deu a largada ontem à arrecadação de contribuições online. Em sua página na internet, há um espaço para receber doações de pessoas físicas, por meio de cartões de crédito.

Desde sexta-feira, o sistema vem operando em caráter experimental e já arrecadou quase R$ 12 mil - provenientes de 127 pessoas em 21 Estados.

0x0

Hoje, o Tribunal Superior Eleitoral e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançam em Brasília a edição 2010 da campanha Eleições Limpas, desenvolvida em parceria. O objetivo principal da iniciativa é conscientizar os eleitores da importância do voto e de seu papel na fiscalização do pleito.

Desta vez, o slogan da campanha é “Não vendo meu voto”.

0x0

A Polícia Civil de Alagoas investiga a existência de plano para matar juízes e promotores que atuam no combate ao crime organizado no Estado. As ameaças partiram do presídio federal de Catanduvas (PR), que abriga presos considerados perigosos de diversos Estados.

Cerca de 30 detentos de Alagoas estão presos no local.

0x0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta segunda-feira a importação do remédio Onicit, indicado para evitar náusea e vômito durante o tratamento de quimioterapia contra o câncer.

De acordo com a Anvisa, foram encontradas irregularidades durante inspeção feita em abril na fábrica OSO Biopharmaceuticals Manufacturing, nos Estados Unidos, onde o medicamento é produzido.

Twittando

Do Relatorio – “A família Gerdau está montando uma empresa na área imobiliária. Acha que esse é o caminho natural para a diversificação de seus negócios”.

De nilsonlima23 – “A campanha da coligação Em Nome do Povo já está emocionando bastante o povão. O acolhimento é tão forte que parece sua reta final!”

De emersonmaciel – “O amor limpa de rugas a fronte das mulheres, elimina os pés de galinha e acrescenta lindas covinhas ao sorriso. (Vinicius de Moraes).

De ValadaresPSB – “Percorrendo a mesma caminhada. Estar com Déda não me tira nenhum pedaço. A sua companhia me engrandece. Tudo farei para não prejudicá-lo”.

De cezar_britto – “O tempo se tornou curto para fazer todas as coisas de nossa vida. Então o curta como se fosse o único e o último”.

De 13Deda - Prefeitura não sabia o que era periferia até Jackson ser prefeito. É esse homem ilustre que vai ser o futuro vice-governador, afirma Déda.

De marcelotas – “Priorizar educação, diminuir impostos, baixar juros... Todos dizem saber o que fazer. Por que não fazem quando vencem as eleições?”

Do profanselmo – “Na legislação eleitoral não existe a proibição do uso de mini-trio. Porém, é preciso observar a legislação municipal sobre a altura do som”.

De AdemarQueiroz – “Campanha do TSE deixa de lado esclarecimento sobre votos brancos e nulos, que não valem para nada”.

brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA